Albérico ganha Prêmio Nacional do Turismo

1comentário

O prefeito Albérico Filho foi o grande vencedor do Prêmio Nacional de Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo como Inovação Tecnológica no Turismo com o projeto Voucher Digital implantado em sua gestão em Barreirinhas, nos Lençois Maranhenses.

O prêmio é fruto da coragem de colocar o projeto pra frente, é fruto do convencimento da nossa Câmara de Vereadores, que aprovaram a lei que regulamentou a atividade. É fruto da visão empreendedora também do nosso Conselho do Turismo, formado pelo poder público e da iniciativa privada de Barreirinhas.

Ao contrário do que falam, o Voucher não é pago, ele é a emissão da nota fiscal dos passeios oferecidos em nossa cidade (coisa que todos os serviços ou compras, em qualquer lugar do país, já praticam).

A diferença é que traz para a atividade turísticas aquelas empresas que querem tratar bem e com segurança os turistas, padronizando atendimento, padronizando a qualidade do transporte, disponibilizando ao turista todas as informações dos prestadores de serviço (toyoteiros, guais, agência, pilotos de lancha, etc…) e visa manter a concorrência leal entre nossos empresários. Tudo isso com treinamento oferecido em parceria com o Sebrae de Barreirinhas.

“Obstáculos existem, e sempre existirão. Criticas sempre devem ser ouvidas, e serem filtradas para buscarmos a excelência, mas esse prêmio dado pelo Sebrae nacional mostra que algo de muito bom essa ferramenta traz para a cidade. Obrigado vereadores, obrigado conselho, obrigado empresários por ainda acreditarem no turismo de nossa cidade. Venham, turistas, Pois nossa cidade está de braços abertos”, destaca Albérico.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Maranhão e Pinheiro decidem a Copa FMF

0comentário

Maranhão e Pinheiro vão decidir a Copa FMF – competição que garante o campeão no Campeonato Brasileiro Série D em 2019.

O Maranhão se classificou após vencer o São José por 2 a 1, no estádio Castelão. O MAC marcou com o zagueiro Wanderson logo no início da partida. O São José empatou com Luís Felipe, cobrando pênalti.

Quando tudo parecia que o São José que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0 se classificaria, o MAC encontrou o gol salvador aos 51 minutos, Numa cobrança de escanteio, o goleiro Rodrigo Ramos desviou de cabeça e a bola sobrou para Samuel marcar o gol da classificação.

Na outra semifinal, o Pinheiro que havia sido derrotado pelo Santa Quitéria por 1 a 0, foi impiedoso no estádio Costa Rodrigues e goleou o Santinha por 5 a 0.

Por ter melhor campanha na competição, o Pinheiro tem a vantagem e além de fazer a segunda partida em casa, joga a decisão por dois resultados iguais.

sem comentário »

Umbelino Ribeiro nega desvios de recursos em Turiaçu

0comentário

O prefeito de Turiaçu, Umbelino Ribeiro declarou desconhecer qualquer tipo de desvio de verba pública no município. A suspeita veio através de um relatório divulgado esta semana pela Controladoria Geral da União (CGU), que aponta de contratos e movimentações financeiras suspeitas na Prefeitura de Turiaçu.

Umbelino Ribeiro afirma que não houve sequer uma notificação do órgão fiscalizador sobre o caso.

“Recebi essa notícia de surpresa, venho realizando um mandato limpo, honesto e dialogando com todos que desejam alguma resposta. A informação chegou ao meu conhecimento através da imprensa, estou à disposição para colaborar com o que for preciso, tenho certeza que as informações serão mais detalhadas na fonte oficial, ao invés de sites e páginas da internet”, garantiu Umbelino Ribeiro.

Investimentos

Os investimentos realizados pelo prefeito de Turiaçu, Umbelino Ribeiro durante sua gestão já estão sendo colhidos pelos moradores, em especial, as crianças e adolescentes. Em apenas dois anos, escolas e unidades de saúde foram ampliadas e reformadas. A Unidade de Ensino Básico Ieda Viana Ribeiro, foi reformada recentemente com serviços de pintura, colocação de piso, forro, a aquisição de novas mesas, cadeiras e toda infraestrutura necessária para o ambiente escolar.

(mais…)

sem comentário »

Adriano vai a Justiça contra aumento de impostos

3comentários

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) votou contra o Projeto de Lei nº 239/2018, que aumenta o imposto sobre a gasolina (cuja alíquota era de 25% e agora será de 28,5%), diesel e outros produtos. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira (5), pela maioria governista na Assembleia Legislativa. Adriano avisou que vai ingressar na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) para reverter a situação. “Este projeto de lei inconstitucional, é um Frankenstein que trata de vários assuntos ao mesmo tempo”, afirmou Adriano.

“O governo comunista tem condições de fazer economia cortando gastos desnecessários e tornando a administração pública mais eficiente, mas optou pelo aumento de impostos, prejudicando a todos os maranhenses. Em quatro anos, este governo quebrou as finanças do Estado, dilapidou o fundo de previdência dos servidores públicos, desperdiçou mais de R$ 200 milhões em propaganda e comunicação, mas não aplicou em projetos de desenvolvimento e, agora, quer que o contribuinte, o povo maranhense, pague a conta da sua irresponsabilidade”, declarou.

O projeto deve ser sancionado nos próximos dias pelo Executivo e o aumento passará a vigorar a partir de março de 2019. O projeto prevê aumento de imposto para outros itens como armas e munições, bebidas alcoólicas, cervejas e chopes, bebidas isotônicas, bebidas energéticas, embarcações de esporte e de recreação (inclusive esquis aquáticos, kites e jets ski), rodas esportivas para automóveis, veículos aéreos não tripulados ou remotamente pilotados (tipo drones), outras aeronaves de uso civil, joias de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados, de metais preciosos e de pérolas naturais ou cultivadas, de pedras preciosas ou semipreciosas, pedras sintéticas ou reconstituídas.

Veja como foi a votação:

Contra o aumento de impostos: Adriano Sarney (PV), César Pires (PV), Roberto Costa (MDB), Wellington do Curso (PSDB), Léo Cunha (PSC), Max Barros (PMB) e Nina Melo (MDB)

A favor do aumento de impostos: Antonio Pereira (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Cabo Campos (PEN), Levi Pontes (PCdoB), Edivaldo Holanda (PTC), Edson Araújo (PSB), Fábio Macedo (PDT), Franscisca Primo (PCdoB), Glalbert Cutrim (PDT), Hemetério Weba (PP), Júnior Verde (PRB), Marcos Caldas (PTB), Neto Evangelista (DEM), Paulo Neto (DEM),  Rafael Leitoa (PDT), Marco Aurélio (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Ricardo Rios (SD), Rogério Cafeteira (DEM), Sérgio Frota (PR), Stênio Rezende (DEM), Valéria Macedo (PDT), Vinícius Louro (PR) e Zé Inácio (PT)

Abstenção: Eduardo Braide (PMN)

Foto: Agência Assembleia

3 comentários »

São Luís celebra título de Patrimônio da Humanidade

3comentários

Há 22 anos uma equipe de avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) percorreu ruas, becos, ladeiras e escadarias de São Luís para fazer a avaliação que recomendaria a qualificação de Patrimônio Cultural da Humanidade à Ilha do Amor. O reconhecimento oficial veio no dia 6 de dezembro de 1997, em Nápoles, na Itália. Em 2018, a cidade comemora 21 anos do título e contabiliza um pacote de intervenções que contempla 44 obras que integram a política de valorização do Centro Histórico e ações de reocupação do lugar.

Executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, essas obras estão resgatando o apogeu da Cidade dos Azulejos e da Atenas Brasileira, como também é conhecida a capital do Maranhão.

A bela São Luís, que encantou os avaliadores com os seus belos casarões, azulejos e com toda sua história e conjunto arquitetônico formado por casarões seculares, atualmente recebe o maior volume de obras já realizado nos últimos 30 anos. Uma parte delas já está concluída e outras ainda estão em andamento. O fato é que pouco a pouco São Luís resgata exemplares arquitetônicos e históricos imprescindíveis para a memória cultural da população local e enche os olhos dos turistas nacionais e internacionais.

“Celebramos com muita alegria os 21 anos do título de Patrimônio da Humanidade a esta São Luís que está recebendo dezenas de obras de revitalização do seu Centro Histórico e ações importantes de reocupação do nosso principal cartão-postal. Reafirmamos nosso compromisso de fazer muito mais para a preservação da nossa história, da memória do nosso povo e das suas tradições e cultura”, afirmou o prefeito Edivaldo.

(mais…)

3 comentários »

Sampaio e Moto são os melhores no ranking da CBF

3comentários

Sampaio e Moto são os dois melhores clubes do Maranhão segundo o ranking da CBF. Na publicação da tarde desta quarta-feira, o Tricolor aparece na 38ª colocação, a melhor entre os clubes maranhenses, com 3.862 pontos, enquanto o Rubro-Negro é o 65º com 1.209 pontos.

A lista de clubes do Maranhão é completada com o Cordino em 107º, com 534 pontos, seguido pelo Imperatriz, na 111º colocação com 527 pontos e o MAC fecha a lista, aparecendo em 128º com 442 pontos. A Federação Maranhense manteve o 15º lugar de 2017 com 6.574 pontos.

Em relação ao ranking divulgado em 2017, o Sampaio ganhou uma posição e somou 109 pontos a mais. O Moto também ganhou uma posição, mas teve um decréscimo de dois pontos. O maior crescimento entre os clubes foi do Cordino, que saltou 50 posições e ganhou 279 pontos em relação a última temporada.

O Imperatriz ganhou 54 posições e somou 274 pontos a mais. A maior queda foi do Maranhão, que perdeu 33 posições e 218 pontos. A Federação Maranhese fechou com acréscimo de 442 pontos.

O ranking da CBF considera apenas as competições nacionais disputadas nos últimos cinco anos. O título da Copa do Nordeste de 2018 do Sampaio não é considerado para cálculo.

Foto: Elias Auê / Sampaio Corrêa

Globoesporte.com

3 comentários »

Governistas aprovam ‘pacote de maldades’ de Dino

0comentário

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (5), o projeto de lei de autoria do Executivo que aumenta os impostos em várias áreas no Maranhão, o chamado “pacote de maldades”. Veja como foi a votação:

Votos contra

Roberto Costa (MDB), César Pires (PV), Adriano Sarney (PV), Wellington do Curso (PSDB), Léo Cunha (PSC), Max Barros (PMB) e Nina Melo (MDB)

Votos a favor

Antonio Pereira (DEM), Bira do Pindaré (PSB), Cabo Campos (PEN), Levi Pontes (PCdoB), Edivaldo Holanda (PTC), Edson Araújo (PSB), Fábio Macedo (PDT), Franscisca Primo (PCdoB), Glalbert Cutrim (PDT), Hemetério Weba (PP), Júnior Verde (PRB), Marcos Caldas (PTB), Neto Evangelista (DEM), Paulo Neto (DEM),  Rafael Leitoa (PDT), Marco Aurélio (PCdoB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Ricardo Rios (SD), Rogério Cafeteira (DEM), Sérgio Frota (PR), Stênio Rezende (DEM), Valéria Macedo (PDT), Vinícius Louro (PR) e Zé Inácio (PT)

Abstenção

Eduardo Braide (PMN)

Antes da votação, os deputados ligados ao governador Flávio Dino rejeitaram um requerimento do deputado Adriano Sarney (PV) para que a votação fosse nominal.

Com o apoio da galeria que estava lotada, a Oposição resistiu até quando foi possível, mas o governo com maioria esmagadora acabou aprovando o projeto de Flávio Dino.

Um dos aumentos aprovados incidirá sobre a gasolina, cuja alíquota era de 25% e agora será de 28,5%. Óleo diesel e biodiesel terão aumento de 2% na alíquota do ICMS passando de 16,5% para 18,5%.

O projeto aprovado aumenta o imposto de outros ítens como: armas e munições; bebidas alcoólicas, cervejas e chopes; bebidas isotônicas, bebidas energéticas, embarcações de esporte e de recreação, inclusive esquis aquáticos, kites e jets ski, rodas esportivas para automóveis, veículos aéreos não tripulados ou remotamente pilotados, tipo drones, outras aeronaves de uso civil; joias de metais preciosos ou de metais folheados ou chapeados, de metais preciosos e de pérolas naturais ou cultivadas, de pedras preciosas ou semipreciosas, pedras sintéticas ou reconstituídas.

O projeto deve ser sancionado ainda esta semana pelo governador e o aumento passa a vigorar a partir de março de 2019.

sem comentário »

Barreirinhas recebe etapa do Beach Soccer

0comentário

A partir desta quinta-feira (5) até o próximo domingo (9), a cidade de Barreirinhas será palco da quinta etapa do Campeonato Maranhense de Beach Soccer, competição promovida pela Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. As disputas ocorrerão na Arena do Módulo, montada no bairro Riacho, com a participação de seis seleções municipais.

Dona da casa, a Seleção de Barreirinhas é uma das favoritas à conquista da etapa, que classificará os dois primeiros colocados para a fase final do Campeonato Maranhense. Além dos barreirinhenses, a quinta etapa contará com participação das seguintes equipes: Primeira Cruz, Santo Amaro, Urbano Santos, Itapecuru-Mirim e Humberto de Campos.

As seis seleções foram distribuídas em duas chaves. Na fase de grupos, as equipes jogam entre si dentro de suas respectivas chaves e as duas primeiras colocadas avançam às semifinais. Os vencedores das semifinais, além de se tornarem finalistas da etapa, se classificam para a fase final da competição, que ocorrerá em janeiro de 2019 em São Luís.

Nesta quinta-feira, duas partidas vão abrir as disputas da quinta etapa do Maranhense de Beach Soccer. Às 18h30, Humberto de Campos enfrenta Urbano Santos e, na sequência, a bola rola para Barreirinhas x Santo Amaro. A entrada na Arena Módulo é gratuita.

Após a realização de quatro seletivas, oito seleções já estão classificadas para a fase final do Campeonato Maranhense de Beach Soccer: São Luís, Paço do Lumiar, Pinheiro, Santa Helena, Parnarama, Matões, Trizidela do Vale e Lima Campos.

No site da FMBS (www.beachsoccerma.com.br) e em suas redes sociais oficiais (@beachsoccerma), estão disponíveis todas as informações da competição estadual. Vale lembrar que os jogos da etapa de Barreirinhas serão transmitidos ao vivo pelo site oficial da federação.

O Campeonato Maranhense de Beach Soccer de Seleções Municipais é uma realização da Federação Maranhense de Beach Soccer (FMBS) e conta com o patrocínio do governo do Estado e da Cerveja Glacial por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Maior proporção de pobres do país está no Maranhão

0comentário

O Maranhão possui o maior número de pessoas vivendo em situação de pobreza, segundo revela a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 54,1% dos maranhenses vivem com menos de R$ 406 por mês, que é considerado o valor estipulado pela pesquisa.

Ainda segundo o IBGE, mais de 81% dos maranhenses não possui saneamento básico adequado, e a média nacional é de 35,9% da população. Além disso, 32,7% das pessoas não tem acesso à coleta direta ou indireta de lixo e para 29,2% não há abastecimento de água.

Cerca de 3% da população vive sem nenhum tipo de renda no Maranhão, quando a média nacional é de 2,4%. Além disso, 24,3% vive com renda de um quarto a meio salário e outros 27,4 % vive com renda entre meio a um salário-mínimo no estado.

O levantamento que foi realizado em 2017, mostra que a Região Nordeste é a que possui o maior percentual de pessoas nesta condição, com cerca de 14,7% da população. Atrás do Maranhão ficam os estados de Alagoas (48,9%) e Piauí (45,3%).

O estado de Santa Catarina possui o menor percentual de pobres (8,5%) de sua população está abaixo da linha da pobreza. Logo em seguida, aparecem os estados do Rio Grande do Sul (13,5%) e Distrito Federal (13,9%).

Em comparação com o ano anterior, o Maranhão apresentou crescimento no percentual de pessoas em condições de extrema pobreza. Em 2016, o índice era de 52,4%. Nos últimos dois anos, o estado continua sendo o único a atingir mais da metade da população nas condições de extrema pobreza.

Leia no G1

sem comentário »

ACM é contra ‘pacote de maldades’ de Flávio Dino

0comentário

E tem crescido o número de pessoas e entidades que começam a se posicionar contra o pacote de maldades do governo Flávio Dino. Por conta exatamente desse crescimento, que acontece naturalmente após o conhecimento do tal pacote, o governador exige pressa na aprovação do Projeto de Lei 239/2018, na Assembleia Legislativa.

Agora foi a Associação Comercial do Maranhão (ACM), que através do presidente Felipe Mussalém, criticou o pacote de maldades do governo Flávio Dino. Em vídeo, o presidente da ACM deixou claro que o maior prejudicado com a eventual aprovação desse projeto será o consumidor.

“Não é o empresário que paga imposto. Quem paga imposto é a sociedade, quando compra um produto ou consome um serviço. O empresariado ou o empresário repassa o valor do imposto. Se o imposto aumenta, o valor do produto aumenta. Se o empresário não zera isso, ele precisa enxugar a sua empresa, fazer demissões, cortes e é contra isso que a gente quer o seu apoio”, afirmou.

Felipe Mussalém deixa claro que o pacote de maldades não foi, em momento algum, discutido com o empresariado maranhense. Ou seja, apesar de dizer que é uma gestão que prega diálogos, o Governo Flávio Dino só ‘senta à mesa’ quando lhe é conveniente, como durante as campanhas eleitorais.

“Mais uma vez, no finalzinho do ano, o governo do Estado nos presenteia com um pedido de aumento de impostos enviado em caráter de urgência para a Assembleia Legislativa. Esse pedido de aumento não foi discutido com a classe empresarial, não foi discutido com a sociedade, não fez parte da pauta do Conselho Empresarial do Maranhão e a gente quer a possibilidade de discutir para que a gente possa manter, lógico, as contas do estado, porém sem sacrificar a população que já é tão sofrida, com pagamento de impostos sem retorno”, finalizou.

O pacote de maldades tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa e só não foi votado na segunda-feira (3), por conta de um pedido de vista do deputado Eduardo Braide, que apresentará uma emenda para distorcer os inúmeros equívocos do projeto.

Entretanto, a tendência, pela pressa do Governo Flávio Dino, que não quer debater o projeto, ele será votado em Plenário nesta quarta-feira (5).

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS