Todo mundo sabe que a culpa do fracasso do Sampaio e do rebaixamento que é questão de jogos é toda do presidente do clube Sérgio Frota e ele não foge da sua responsabilidade.
Isso é normal em um time de futebol. Quando o time está ganhando aparece gente para tudo, principalmente para “puxar o saco”, mas quando está “debaixo de taca”, o culpado é um só.
Ou é o técnico que no geral é demitido ou o presidente do clube e no Sampaio não é diferente.
O torcedor pode e deve “chorar” o fracasso, mas não pode jamais deixar de reconhecer o passado recente. Nem vou falar que o Sampaio é outra equipe hoje e muito se deve à gestão, marcada sim por grandes conquistas e fracassos.
Não estou fazendo nenhuma defesa de Sérgio Frota. Ele é adulto e tem a capacidade de responder pelos seus atos e, portanto não precisa de nenhum jornalista para “tentar” defendê-lo. Não é esse o meu propósito, mas me sinto à vontade para falar sobre assunto após todos esses anos dedicados ao esporte no Maranhão.
No mesmo ano, o Sampaio foi do céu ao inferno com a conquista inédita da Copa Nordeste e o rebaixamento que se aproxima na Série B, mas isso pouco importa ao torcedor que gosta mesmo de valorizar o que de pior acontece. As desgraças aparecem mesmo mais do que as glórias!!!
Caiu???? Tudo bem isso é do futebol e no futebol você pode ganhar, empatar ou perder. Temos que ter maturidade para entender isso.
E maturidade neste momento é o que precisam os torcedores, dirigentes e em especial o principal responsável que Sérgio Frota.
Digo isso após ter acesso a um áudio (antigo é verdade) de uma discussão que considero inócua entre Sérgio Frota e um torcedor. O áudio que ganhou repercussão nas redes sociais não leva à nada. Sérgio Frota e a torcida do Sampaio querem o melhor para o clube, mas nem sempre isso acontece.
Esse tipo de postura não vai mudar o que aconteceu, principalmente por parte do seu dirigente que deve ouvir sem ódio e sem gerar ainda mais problema para si. Sérgio Frota deve ouvir as críticas com humildade e buscar aprender com os erros. O torcedor deve e pode fazer as suas críticas, mas sem agressões, deboche ou qualquer coisa desse tipo.
Será que Sérgio Frota errou porque quis prejudicar ou manchar a história do Sampaio exatamente pelas suas mãos? Não acredito nisso.
Errou sim… E digamos que jogou dinheiro fora com tantas contratações erradas, mas não fez de forma proposital.
Muito dizem que o Sampaio vai cair no ano em que mais teve recursos. Mas os recursos foram gerados pelas conquistas do próprio clube e não pelo torcedor que só vai ao estádio na “onda” dos grandes jogos. Mas muito dinheiro não significa tudo. Se fosse assim grandes clubes que já cairam na Série A não amargariam a vergonha do rebaixamento. É preciso boa gestão e bom planejamento e, infelizmente, neste ano, o Sampaio não teve.
O Sampaio é grande e vai saber se erguer em 2019. Com Sérgio Frota ou não, o Sampaio vai sair disso.
E finalmente para que eu não seja julgado como alguém que está escrevendo para “babar” Sérgio Frota, espero que o Sampaio e o seu presidente aprendam com os seus próprios erros e que dêem a volta por cima.
Para começar respeito, paciência e diálogo são valores fundamentais nessa caminhada que não vai ser fácil, mas que o Sampaio já trilhou outras vezes e soube sair vitorioso ao final.
Foto: Lucas Almeida
Você é do meio politico e esportivo, não é inocente e sabe que com as amarras estatutárias feitas por SF, ninguem honesto e propositivo pode hoje chegar perto da gestão do Sampaio.
Entào denuncie, vá à Justiça uma vez que você conhece bem do que está falando.
Zeca, com o miserê do estado do Maranhão, o futebol, como qualquer outro esporte, não tem como crescer mesmo. E vai piorar com o ultra nacionalismo, com perfil facista, que irá governar o país, aumentando impostos e reduzindo salários, por meio do confisco de renda, via reformas pontuais mentirosas. É só aguardar, meu amigo!
Sampaio, Moto e MAC não têm mais futuro, infelizmente. A tendência é sucumbir de vez, como já aconteceu com o Fênix, Tupan, Boa Vontade, Vitória do Mar, Ferroviário e tantos outros.Por outro lado, só vejo uma saída, estranha, mas talvez uma saída: Criarmos um novo clube, juntando todos, para defender o estado, pelo menos na parte norte, já que o sul, invadido por cearenses, baianos e pernambucanos, nem se sente maranhense mesmo.
….”Sérgio Frota deve ouvir as críticas com humildade e buscar aprender com os erros….”
“….E finalmente para que eu não seja julgado como alguém que está escrevendo para “babar” Sérgio Frota, espero que o Sampaio e o seu presidente aprendam com os seus próprios erros e que dêem a volta por cima”.
Comento: SF ditador, prepotente, arrogante pessimo administrador aprender com os proprios erros???? Se ele não aprendeu com os erros de 2016????
Hoje o problema do Sampaio é o proprio SF se ele realmente gosta do Clube deve se afastar e deixar novos modelos de gestão mais modernos ser adotados.
Quanto a “Babação” nem é preciso cometar pois esta explicito em todo o texto.
Jefferson eu não dependo de futebol, de políticos e muito menos de Sampaio para sobreviver. Não tente me julgar por você. Mas você pelo visto é o cara, então mostre a cara e faça melhor. Falar é fácil.
Digo a você o seguinte: vá lá e assuma. Mostre que você é o cara capaz de tocar um time de futebol nesse futebol falido do Maranhão.