Edilázio aponta calote do governo Dino em Balsas

0comentário

O deputado estadual Edilázio Júnior, pré-candidato do PSD a uma vaga na Câmara Federal, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar do governador Flávio Dino (PCdoB), o repasse de mais de R$ 600 mil à Sociedade Beneficente São Camilo, que por meio de um convênio, presta serviços de Saúde no município de Balsas.

O calote de 12 meses do convênio tem resultado em atraso nos salários de profissionais da saúde, sobretudo de médicos, que fizeram um apelo a Edilázio na semana passada por uma cobrança ao chefe do Executivo Estadual.

A Sociedade Beneficente São Camilo é o mesmo Hospital São José, que realiza mais de 800 procedimentos ambulatoriais e mais de 400 internações mensais na assistência Materno-Infantil e que também atende pacientes dos municípios de São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso, Riachão, Fortaleza dos Nogueiras e Sambaíba.

Ao todo, o governo deve um montante de R$ 613.719,98 mil à entidade, o que tem resultado no atraso de salários aos profissionais de saúde.

“Venho fazer um apelo aqui ao senhor governador e ao secretário de Saúde, senhor Carlos Lula, para que paguem os médicos que tanto trabalharam e tanto fizeram pela Saúde de Balsas antes de o hospital macrorregional ser inaugurado ali naquela cidade. Estive no município, tive a oportunidade de conversar com diversos profissionais da Saúde naquele município e todos sofrem com o atraso de um ano, mais de um ano na verdade, da Associação Beneficente São Camilo que desde 2017 prestavam serviço por meio de um convênio para o Estado”, afirmou.

Edilázio lembrou que o descaso do chefe do Executivo para com os profissionais da saúde e o calote na entidade fere o discurso de Flávio Dino de valorização, transparência, investimento e respeito ao setor.

“Existe um parecer técnico encaminhado pela SES há um ano para a Secretaria de Planejamento do Estado, para que o orçamento dos profissionais seja pago, mas até o momento não foi autorizado. A Os profissionais estão precisando desse recurso e fizeram um apelo para que o governador tenha a sensibilidade honre os seus compromissos”, completou.

O governo ainda não se manifestou sobre o tema.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Roseana vai usar tecnologia para formar mão de obra

3comentários

A candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), afirmou em entrevista ao JMTV 1ª edição nesta quinta-feira (13) que, se eleita, pretende usar tecnologia nas escolas para a formação de mão de obra e ajudar na entrada dos jovens no mercado de trabalho. (Clique aqui e veja a entrevista na íntegra).

A ideia é aplicar na grade curricular do ensino médio cursos profissionalizantes na área digital. O programa seria aplicado em todas as escolas estaduais de ensino e os cursos serão voltados para as áreas de criação de jogos, aplicativos e web design.

“Precisamos colocar na nossa grade curricular do ensino médio, o ensino profissionalizante para dar a oportunidade a esses jovens e que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Então para isso nós estamos pensando e vamos fazer, colocar na grade do ensino médio cursos da área digital. Como cursos de preparação desses alunos para eles poderem fazer jogos, fazerem web design, fazer aplicativos e esses melhores alunos desses cursos poderão nos ajudar na rede fundamental”, explicou.

Roseana Sarney afirmou também que deve investir na geração de empregos com o retorno de grandes empresas para o estado.

“A Suzano está ai e está avançando. Você sabe que a Suzano já trouxe mais de cinco fábricas internas e criou mais emprego na região? O que não foi adiante foi a refinaria, que aliás vamos voltar a brigar pela refinaria. Eu acredito nesse projeto. Mesmo com as condições da Petrobrás ou algum grupo privado. Quando foi feito o estudo da refinaria o Maranhão era o estado melhor localizado e que tinha melhores condições para ter a refinaria aqui”, afirmou.

Questionada sobre o baixo índice do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado durante sua gestão como governadora, Roseana falou que não se sente responsável e que os índices cresceram ao longo dos anos.

“Nós, quando assumimos o governo pela primeira em 1995, pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) o nosso estado era considerado de baixo desenvolvimento. Em 2010, quando nós também estávamos no governo, o IDH do Maranhão passou a ser médio desenvolvimento. Então nós sempre melhoramos. Eu não considero que o Maranhão tenha piorado durante as minhas gestões, acho que o Maranhão melhorou”, disse.

A candidata também falou que, nos últimos anos, algo em torno de 300 mil maranhenses retornaram para a linha de pobreza.

“O que eu tenho a dizer é que os últimos quatro anos do meu governo, nós conseguimos tirar da pobreza absoluta em torno de 500 mil pessoas. E eu acho que você deve estar muito bem informado que, durante esses últimos três anos, voltaram para a área de pobreza mais de 300 mil pessoas. Então o que está acontecendo: o Maranhão em vez de estar avançando, ele está retrocedendo”, declarou.

Leia no G1

3 comentários »

Bárbara mostra força política no São Cristóvão

0comentário

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) que é candidata a deputada estadual realizou uma grande caminhada no São Cristóvão e mostrou a sua força política na região.

Moradora do bairro São Cristóvão, Bárbara foi recebida com muito carinho e respeito por todos e renovou o compromisso de trabalhar mais pelo desenvolvimento da região.

“A receptividade foi maravilhosa. As pessoas demonstraram o carinho e respeito que o bairro tem pela gente e pela minia história. Sempre estive ao lado daquela gente nos melhores e piores momentos e estou buscando o caminho da Assembleia para que eu possa fazer ainda mais por todos que moram no São Cristóvão e região. Eu e o meu marido Albino Soeiro só temos a agradecer a todos pelo carinho e dizer que vou continuar trabalhando cada vez mais para todos eles”, disse Bárbara Soeiro.

“Fizemos um lindo e emocionante evento, a nossa vida sempre foi pautada na ética, respeito e acima de tudo fé em Deus, são esses requisitos que nos dão a certeza que estamos no caminho certo, o nosso muito obrigado a cada amigo e amiga que fez parte deste momento, que Deus abençoe e um abraço 100%.”, acrescentou.

Bárbara Soeiro segue com sua agenda política em São Luís e hoje participa de reunião com moradores da região Itaqui-Bacanga. No sábado (15), a agenda será em Penalva pela manhã e à tarde participa de reunião com grupo de quilombolas, em Cajapió. No domingo (16) pela manhà terá ato em Santo Antônio dos Lopes e à tarde visita Arari.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Roberto dialoga com estudantes e defensores

0comentário

Roberto Rocha, candidato ao cargo de governador do Maranhão pelo PSDB(MA), participou na terça-feira (11), no auditório da Faculdade Estácio (Centro), do “Diálogo com os Candidatos”, promovido pela ADPEMA – Associação de Defensores Públicos do Estado do Maranhão e DPE/MA – Defensoria Pública do Estado do Maranhão em parceria com a Faculdade Estácio.

Para uma plateia formada de defensores públicos, além de professores e universitários, Roberto Rocha falou sobre as propostas do seu Plano de Governo, denominado e registrado em cartório como “Caderno de Boas Idéias”, sobre o qual o candidato explicou estar constituído com mais de 180 propostas dispostas em dois eixos: preparar o Maranhão, com cinco principais temas e preparar os maranhenses, com outros cinco temas.

O candidato relacionou, ainda, as potencialidades do Maranhão em riquezas naturais, principalmente em águas, referindo-se às doze bacias hidrográficas que banham o estado. Por meio de sua atuação parlamentar como Senador da República, desde março de 2017, Roberto Rocha, tem capitaneado a realização de Seminários de Revitalização dos Rios Maranhenses, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil, bem como de políticos, empresários, gestores, estudantes, ambientalistas, dentre outros profissionais de diversas áreas, para a problemática do assoreamento dos rios. Em todo o ano de 2017, foram realizados seis seminários ao longo das principais regiões do estado.

Ao falar sobre economia,Rocha afirmou que acredita no Maranhão como detentor de um grande potencial econômico ainda não explorado, e que, administrado como deve, pode tirar a população maranhense das estatísticas com maior índice de pobreza do país. Disse ser candidato porque não se conforma com uma situação, segundo ele, de forte contradição: um estado potencialmente rico, mas, com um povo empobrecido.

O candidato elogiou a iniciativa das instituições organizadoras do “Diálogo com os candidatos”, destacando que o contato do público jovem presente com os candidatos enriquece o processo eleitoral, como um ato de democracia.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Moto celebra 81 anos de glórias no futebol

3comentários

O Moto comemora hoje (13), 81 anos de glórias no futebol maranhense. Ao todo, o clube conquistou 26 títulos de campeão Estadual, o último deles este ano.

A maior sequência foi o heptacampeonato conquistado entre os anos de 1944 a 1950.

Apesar da dificuldade financeira que o Moto atravessa, 2018 foi um ano de conquistas, pois o título do Estadual colocou o clube de volta à Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro Série D em 2019. O time será comandado na próxima temporada pelo técnico Ruy Scarpino que já acertou o seu retorno.

Para celebrar a data, o clube promove duas missas – uma na igreja da Conceição, no Monte Castelo, às 17h e a outra na igreja São Judas, no João Paulo, às 19h.

Além disso, a diretoria do Moto programou a festa para lançamento do novo uniforme confeccionado pela Kanxa e da loja do clube, na Fanzine, na Beira-Mar, nesta sexta-feira (14), às 19h.

Parabéns, Papão!!!!

Foto: Lucas Almeida

3 comentários »

Os programas sociais

2comentários

O governador Flávio Dino (PCdoB) tenta impedir a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) de mostrar em seu programa no horário eleitoral que ele acabou com os programas sociais que existiam na gestão anterior. Mas não tem como argumentar que, de fato, ele encerrou projetos como o “Viva Luz”, o “Viva Água” e o “Primeiro Emprego”, que garantiram geração e distribuição de renda nos mandatos da emedebista.

Para tentar evitar que Roseana continue a falar desses projetos, Dino entrou com representações na Justiça Eleitoral. O objetivo é proibir a adversária de dizer que ele destruiu as bases que ela deixou. Mas Flávio Dino não tem como se explicar diante dos fatos.

Foi durante o governo dele, de fato, e não no dela, que se tornou a cobrar contas de luz e de água de todos os cidadãos maranhenses, muitos dos quais com consumos insignificantes para os padrões de cobrança. Foi em seu governo, e não no dela, que o Maranhão gerou 312 mil pessoas que entraram na linha da pobreza extrema. Portanto, é Dino quem precisa dar explicações aos maranhenses.

A polêmica é tamanha que até o candidato a deputado federal e ex-secretário de Saúde Ricardo Murad (PRP) já entrou no debate. Ele garantiu que Roseana retomará todos os programas sociais, “Viva água”, “Viva Luz”, “Primeiro Emprego” e ainda vai implantar o “Viva Gás”. “Só não vai voltar é o programa ‘Toma Moto’, provocou Murad, usando outro calcanhar de Aquiles do comunista.

Estado Maior

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS