São Luís é uma cidade turística que tem como um dos seus principais atrativos a orla marítima, por isso, a Prefeitura realiza ações diárias de limpeza nas praias da cidade para garantir um ambiente mais agradável para os frequentadores, moradores da Ilha e turistas. Infelizmente, um problema que compromete a beleza das praias da cidade é o descarte irregular de resíduos.
Por dia, cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET são recolhidas da faixa de areia. O lixo é recolhido da faixa de areia das praias da capital em ações que integram as políticas públicas de gestão de resíduos sólidos da gestão do prefeito Edivaldo.
Todos os dias agentes de limpeza trabalham na higienização da orla da capital, fazendo a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada das praias. Além dos agentes, são utilizadas ainda duas caçambas e uma retroescavadeira para recolher o lixo descartado irregularmente. Na faixa de areia, ao longo da Avenida Litorânea, uma das principais áreas turísticas da cidade, é mantido um plantão de varrição todos os domingos, com agentes de limpeza. Além disso, a via recebe ações programadas de capina e roçagem.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância de manter a faixa de areia limpa. “O lixo descartado irregularmente na faixa de areia das praias acaba sendo levado para o mar por causa da ação dos ventos. Atualmente, em todo o mundo discute-se o problema da poluição dos oceanos. São Luís é uma ilha, por isso, por orientação do prefeito Edivaldo, temos uma programação operacional específica para a faixa de praias para garantir a preservação do meio ambiente, além de deixarmos esse espaço sempre limpo para os frequentadores locais ou turistas”, disse.
Nas praias da cidade, a coleta é feita diariamente nos turnos diurno e noturno. A orientação do Comitê Gestor de Limpeza Urbana é que tanto moradores quanto comerciantes façam o acondicionamento do seu resíduo de forma adequada, colocando-os em sacos plásticos bem fechados.
Foto: Douglas Júnior
Isso é ótimo, espero que a contribuição possa partir da população também.
Deveria partir da população também.
É muito lixo gente, isso pode ser evitado se cada um fizer sua parte, não adianta só a prefeitura ir limpar
Que triste, quanta sujeira, ainda bem que o prefeito tá pegando pesado na limpeza e sim, donos de bares e frequentadores que deixam essa sujeirada toda!
Os maiores poluidores do mundo não são as industrias e sim as pessoas.O aquecimento global e talvez fim do mundo,será culpa de todos nós.Deus nos entregou a terra cheia de boas coisas e nós jogamos fora todos os dias até os dias de hoje. O governo brasileiro precisa jogar muito pesado com prisões permanente não dando direito a fianças descabiveis. Bousonaro neles!
Rodrigo vc nao frequenta as praias daqui, entao. Os bares descartam o lixo em qualquer lugar, além da má educação da população, as pessoas só sabem reclamar, o poder público faz sua parte e nós temos que fazer tbm
Em termo de notícias falsas, Zec Soares é campeão !
Me diga uma, apenas.
tem é que educar o povo! é brincadeira 20 toneladas de lixo em praia por dia, pois não termos tantos turistas e nem banhistas na nossas praias acho que essa quantidade é migue do Prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Junior. Prefeito está fazendo Fake News com lixo de prais kkkkkkk
Zeca Soares você divulgando esse Fake hummmm aí tem kkkk
Seria muita irresponsabilidade da Prefeitura de São Luís divulgar essa informação. Mas grave mesmo é a falta de educação das pessoas que sujam as praias. Nós deveríamos nos preocupar era com isso.