Por Zeca Soares • sábado, 11 de agosto de 2018
A candidata ao governo do Maranhão, Roseana Sarney (MDB), registrou sua candidatura nessa sexta-feira (10), no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), em São Luís. Roseana tem como vice, o empresário Ribinha Cunha (PSC).
Roseana Sarney representa a coligação “O Maranhão quer mais”, que conta com MDB, PSC, PSD, PMB, PV e PRP.
A convenção partidária que definiu Roseana como candidata ao governo do Maranhão foi no dia 29 de julho, um domingo, no Espaço Renascença, em São Luís. Na oportunidade, a chapa lançou também os ex-ministros Sarney Filho (PV) e Edison Lobão (MDB) para as duas vagas ao Senado Federal.
A época da convenção, Roseana disse que a prioridade será trabalhar pela proteção das pessoas com maiores necessidades. “Nós estamos iniciando a campanha agora e estamos preparando o programa de governo, mas já a princípio posso dizer que a prioridade maior é a proteção e o cuidado as pessoas, principalmente aquelas mais carentes. Reabrir os hospitais, voltar como o Viva Luz, com o Viva Água e fazer outros projetos para a inclusão dos nossos jovens no mercado de trabalho, atração de investimento”, finalizou.
Foto: Biné Morais
Leia no G1
Categoria Notícias • Política | Tags Candidatura, Governo do Maranhão, Roseana Sarney, TRE
Por Zeca Soares • sábado, 11 de agosto de 2018
Para que as obras de requalificação do Centro de São Luís, realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís, sigam o cronograma planejado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fará algumas modificações no trânsito, com alteração de sentido de fluxo e nas paradas de ônibus instaladas na Rua do Passeio, a partir desta segunda-feira (13). As obras no Centro compreendem o Complexo Deodoro (formado pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Silva Maia e Gomes de Castro) e ainda Rua Grande, Praça Pedro II e Praça da Mãe d’Água.
A alteração se dá pela necessidade de continuidade dos serviços executados nas primeiras quadras da Rua Grande e entrono. Assim, a Rua do Passeio, no que compreende às duas primeiras quadras e a Rua de Santana, no trecho entre a Rua do Passeio até Rua do Outeiro, serão interditadas para o desenvolvimento das obras de revitalização.
Com a interdição parcial da Rua do Passeio, fez-se necessário a inversão do sentido de fluxo da Rua do Outeiro, que funciona sentido Rua das Cajazeiras/Deodoro, para atender a demanda dos veículos que seguem sentido Praça Deodoro/Rua Cajazeiras. A Rua Grande, no trecho que compreende entre a Rua Urbano Santos até a Rua do Outeiro (em frente ao Iema), também terá o sentido de fluxo do trânsito invertido, para dar acesso à Rua do Outeiro.
Os ônibus do sistema de transporte coletivo de São Luís que trafegam pela Rua do Passeio, irão circular pela Rua do Outeiro até a Rua das Cajazeiras, e de lá seguindo itinerário normal. As paradas de ônibus também situadas nesta região sofrerão alterações. As paradas de ônibus também situadas nesta região sofrerão alterações.
As paradas da Alameda Gomes de Castro (enfrente ao Banco do Brasil) serão remanejadas para a Rua Grande e as localizadas na Rua do Passeio serão distribuídas ao longo da Rua do Outeiro.
Vale ressaltar que a Avenida Gomes de Castro, na Praça Deodoro, e a Rua da Paz, não estão interditadas e seguem sentido normal. Os veículos que transitam na Rua de Santana sentido Rua do Passeio irão trafegar normalmente, Já os veículos que seguem da Deodoro com sentido Rua do Passeio, podem transitar pela Rua Grande e Rua do Outeiro (já com novo sentido de fluxo) e desviar pela Rua da Inveja até a Rua do Passeio.
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís
Categoria Notícias • Política | Tags Centro de São Luís, Prefeitura, SMTT, trânsito
Por Zeca Soares • sábado, 11 de agosto de 2018
O ato que ratificou o apoio do grupo político da família Baquil ao deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), aconteceu na segunda-feira (6), durante encontro no município de Tutóia. Participaram da reunião o ex-candidato a vereador Geraldo da Granja, Geovane, os ex-vereadores Alexandre, Jamilson e a vereadora Jamilza Baquil.
A família Baquil é uma das mais tradicionais na política do município, e desde 1992, quando James Baquil foi eleito pela primeira vez, sempre elegeu um vereador, mantendo-se quase sempre com a melhor votação no Poder Legislativo local. Foi assim em 2016, com a eleição da vereadora Jamilza Baquil; em 2008 com o ex-vereador Alexandre Baquil que também foi eleito Presidente e em 2000, com o ex-vereador Jamilson Baquil, Presidente da Câmara por três mandatos consecutivos.
Durante o encontro, Alexandre, que foi candidato a prefeito em 2016 ficando em segundo lugar, destacou a importância de ter um deputado jovem e atuante como aliado. “Glalbert é jovem, atuante e já conquistou importante espaço no cenário político devido a forma séria que conduz seu mandato, e tê-lo como aliado, certamente resultará em benefícios para o nosso município. Aqui estamos selando mais do que uma parceria política, estamos apontando para um futuro melhor para nossa cidade”, destacou o ex-vereador.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Baquil, Glalbert Cutrim, Tutóia
Por Zeca Soares • sábado, 11 de agosto de 2018
Nunca foi tão oportuno o ditado popular que diz: “você colhe aquilo que planta”.
Demitido do governo Flávio Dino (PCdoB) para abrigar um novo aliado visando a eleição, o ex-secretário de Desporto e Lazer, Márcio Jardim que tanto chorou para garantir uma das duas vagas na chapa do comunista para o Senado vai ter que se contentar com muito pouco.
Márcio Jardim apostou tudo e colou no ex-presidente Lula, mas o PT e Flávio Dino lhe disseram não.
O que ele vai receber em troca ninguém sabe, mas o ex-secretário de Dino anunciou que vai apoiar a candidatura de Weverton Rocha (PDT) ao Senado.
Isto na prática não significa absolutamente nada, pois Marcio Jardim que mostrou não ter valor algum dentro do Partido dos Trabalhadores, também não tem voto algum e no máximo vai fazer que está apoiando alguém. Ou isso ou nada. E Jardim ainda se humilha para oferecer apoio a Weverton.
Márcio Jardim vai mais uma vez fazer campanha para alguns que mais na frente, certamente retribuirão com mais uma punhalada pelas costas.
Foto: Reprodução/ Twitter
Categoria Notícias • Política | Tags Márcio Jardim, PT, Senado, Weverton Rocha
Por Zeca Soares • sábado, 11 de agosto de 2018
Foi estranha a forma como a Associação dos Magistrados do Maranhão (Amma) se posicionou a respeito de ataques pessoais e profissionais desferidos contra a juíza Anelise Reginato, que decretou a inelegibilidade do governador Flávio Dino (PCdoB) por abuso de poder cometido em 2016 na eleição para a Prefeitura de Coroatá.
Questionada diante das ofensas sofridas pela juíza, a entidade, por meio de sua assessoria, informou que só se posicionaria após reunião da Direção Executiva (sem data para ocorrer). Mas na manhã de ontem acabou por divulgar nota repudiando os ataques contra a magistrada. O apoio, contudo, só veio após nota da juíza Anelise Reginato se desligando da Amma, alegando omissão da entidade em sua defesa.
No cruzamento das notas, estranha-se as declarações do presidente da associação, Augusto Santos, ao afirmar que a juíza estava tendo toda a assistência da entidade. Mas por qual motivo Anelise Reginato pediria desfiliação da Amma se “toda a assistência” estava sendo prestada?
O fato é que a nota na Amma “a favor” da magistrada somente foi emitida após pressão da opinião pública e do próprio ato de Reginato de se desligar da associação. A defesa, contudo, não fez qualquer referência ao fato de o governador Flávio Dino ter chamado publicamente a decisão da juíza eleitoral de “frágil” e “factoide”.
Certamente, a magistrada esperava mais.
Estado Maior
Categoria Notícias • Política | Tags AMMA, Anelise Reginato