Fique sabendo…

2comentários

Susto

Um incêndio atingiu na noite desta segunda-feira (6), o gerador do Hospital Centro Médico, no Monte Castelo. Os pacientes internados na UTI tiveram que ser transferidos de ambulância para outros hospitais. Os bombeiros conseguiram impedir que o fogo se alastrasse. Ninguém ficou ferido.

Esquartejamento

A OAB-MA vai acompanhar as investigações da morte e esquartejamento do detento Johnattan Kennedy Silva de Oliveira, na Penitenciaria de Pinheiro. Segundo a Polícia Civil, Johnattan teria sido assassinado a mando de líderes de uma facção criminosa do qual fazia parte.

Fake news

O candidato ao governo do Maranhão, Roberto Rocha (PMDB), determinou a criação de um setor jurídico interno e específico para combate às “fake-news”. Ele pretende acionar a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Eleitoral para responsabilização jurídica daqueles que são autores de propagação de notícias falsas durante as fases de pré-campanha e campanha eleitoral.

Representante

O secretário de Articulação Política, Ivaldo Rodrigues (PDT), representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), na sessão de reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. “Estou duplamente feliz, uma vez que estou aqui representando o prefeito Edivaldo Holanda, na casa ao qual pertenço”, disse.

Câmara

Dez dos trinta e um vereadores de São Luís vão disputar a eleição para deputado no Maranhão. Brigam por vaga na Assembleia Legislativa: Honorato Fernandes (PT), Bárbara Soeiro (PSC), Marcial Lima (PRTB), Estevão Aragão (PSDB), Ricardo Diniz (PRTB), Genival Alves (PRTB) e Silvino Abreu (PRTB). Para a Câmara dos Deputados disputam: Pedro Lucas Fernandes (PTB), Sá Marques (PHS) e Pavão Filho (PDT).

Assembleia

Dos quarenta e dois deputados estaduais maranhenses trinta e cinco disputam a reeleição. Nina Melo (MDB) vai apoiar a candidatura do pai Arnaldo Melo (MDB) e graça Paz (PSL) apoia o filho Guilherme Paz (PSL). Max Barros é o único que desistiu de concorrer à reeleição. Edilázio Júnior (PSD), Eduardo Braide (PMN) e Bira do Pindaré (PSB) disputam a eleição para deputado federal.

IPTU

A segunda parcela do IPTU 2018 vence nesta terça-feira (7). Os contribuintes devem ficar atentos ao calendário para os próximos meses. Anotem ai: setembro (dia 10), outubro (dia 5), novembro (dia 8) e dezembro (dia 7).

Famem

O governador Flávio Dino realizou hoje, uma visita de cortesia à Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). O governador recebeu uma placa em reconhecimento ao trabalho executado em favor do fortalecimento do municipalismo no estado.

Voto em trânsito

Termina dia 23 de agosto o prazo para transferência temporária do título de eleitor. Até agora, apenas 245 eleitores solicitaram a transferência no Maranhão. O voto em trânsito é previsto para presos provisórios, adolescentes em unidades de internação, membros das forças armadas, policiais federal, rodoviário federal, ferroviário federal, civis, militares, bombeiros e guardas municipais que estiverem em serviço por ocasião das eleições ou eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida. No Maranhão, haverá seções de voto em trânsito em Imperatriz, São Luís, Timon e São José de Ribamar. Para requisitar o voto em trânsito, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral portando documento oficial com foto.

2 comentários »

Ruy Scarpino acerta retorno ao Moto

5comentários

O técnico Ruy Scarpino acertou no fim de semana o seu retorno ao Moto.

Ele vai comandar a equipe nas competições que o Moto disputará em 2019: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Série D.

Ruy comandou o Moto em 2016 quando o time garantiu o título de campeão estadual e conquistou o acesso à Série C.

Em 2017, Ruy retornou ao Moto, mas acabou deixando o clube ainda no início da temporada.

Ruy definirá com a diretoria do Moto o planejamento e a formação da equipe para a próxima temporada. Ele espera ter a base da equipe que atuou nesta temporada e indicar algumas contratações pontuais.

O início da preparação do Moto para a temporada 2019 será no início do mês de dezembro deste ano.

Foto: Reprodução/ TV Mirante

5 comentários »

MP aciona professora por improbidade

0comentário

O Ministério Público do Maranhão ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa em desfavor de uma professora concursada da rede municipal de Lagoa do Mato, que não comparece às escolas nas quais foi lotada e colocou outra pessoa para exercer suas funções.

A manifestação, formulada pelo titular da Promotoria de Justiça de Passagem Franca, Carlos Allan da Costa Siqueira, é baseada no Inquérito Civil nº 10/2016-PJPF. O município de Lagoa do Mato é termo judiciário de Passagem Franca.

Substituição

Professora do ensino fundamental, Diomícia Guimarães foi aprovada em concurso público para a rede municipal de Educação e nomeada em março de 2005. A partir de abril de 2016, ela colocou uma pessoa não habilitada para trabalhar em seu lugar, pagando-a R$ 958 mensais.

Em setembro de 2016, o MPMA fez inspeção nas escolas municipais Centro do Ensino

Porto do Saber e Alexandre Costa, nas quais Diomícia é lotada, e constatou que ela não comparece ao local de trabalho, apesar de receber remuneração.

A diretora da escola Alexandre Costa informou que a professora foi lotada na unidade escolar em março de 2016. Apesar de a inspeção ter sido realizada em horário regular de aulas, a professora não estava no local e a lista de frequência também não continha o nome dela.

Segundo o MPMA, a servidora lucrou sem trabalhar, causou prejuízo ao patrimônio público e afrontou os princípios básicos da Administração Pública. Ela prejudicou, ainda, o ensino público, ao colocar uma pessoa que não era habilitada para lecionar.

Pedidos

O Ministério Público requer que Diomícia Guimarães seja condenada à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração recebida e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, mesmo que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

Foto: Arte/ Imirante

sem comentário »

Honorato lança candidatura na Baixada Maranhense

1comentário

O vereador e presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes realizou ontem (5), o lançamento de sua candidatura à deputado estadual, na cidade de Viana. Realizado no Sítio da Suely, o evento contou com a presença de militantes, dirigentes e candidatos petistas, membros e lideranças de movimentos sociais e sindicais, além de lideranças comunitárias da região e sociedade civil.

A tônica do discurso de todos que se pronunciam durante o lançamento, além do apoio ao projeto de Honorato rumo ao Legislativo Estadual, foi a defesa da liberdade e da candidatura do ex-presidente Lula.

Vereador de segundo mandato e único representante do PT no Legislativo Municipal, Honorato finalizou as falas, afirmando que aceitou o desafio da candidatura à deputado estadual, no intuito de ajudar o projeto da legenda de ampliar a representação nos legislativos.

“Aceitei o desafio da candidatura à deputado estadual após deliberações internas da corrente que integro no PT, a qual, visando o fortalecimento da atuação do partido, sobretudo, nos parlamentos, acabou sugerindo meu nome para a Assembleia”, explicou Honorato, que seguiu seu discurso destacando a necessidade de união de todos que acreditam e lutam pela liberdade e pela candidatura do ex-presidente Lula, preso de forma arbitrária, segundo o candidato.

“Precisamos nos unir e fazer ecoar aos quatro cantos desse País, que o povo quer é o Brasil feliz de novo com o nosso presidente Lula de volta. E que nossa defesa pela liberdade e pela candidatura do Lula não é infundada, pois, até hoje, não existem provas contra o nosso presidente, preso de forma arbitrária”, disse.

Concluindo o discurso, Honorato destacou as políticas e programas implementados nos governos petistas, alegando serem estes os “crimes” cometidos pelo ex-presidente, segundo a visão dos seus oposicionistas, que, de acordo com o candidato, só almejam a manutenção do status quo.

“Nosso presidente é sim um preso político, cujo crime cometido foi qual? Ter tirado o país da miséria e do mapa da fome, através do Bolsa Família e do Fome Zero? Ter dado oportunidade para o filho do pobre frequentar uma universidade e até estudar no exterior, através do ProUni e do Ciência Sem Fronteiras? Ter realizado o sonho da casa própria de milhões de brasileiros, através do Minha Casa Minha Vida? Ter levado o bico de energia pra quem mora nos confins desse Brasil, através do Luz Para Todos? É, pra eles lá de cima que têm medo de enfrentar o nosso presidente nas urnas, foram esses sim os crimes cometidos pelo nosso presidente. Porque, para eles, não existe esse papo de pobre subir na vida. O rico nasce rico e morre rico e o pobre nasce pobre e deve morrer pobre, porque nasceu para ser explorado pela elite. É a famosa manutenção do status quo”, concluiu Honorato.

(mais…)

1 comentário »

Homens são presos com 500 cartões do bolsa família

0comentário

Quatro homens foram presos nesse domingo (5) com cerca de 600 cartões de benefícios, sendo 500 do programa Bolsa Família e outros do Cartão Cidadão, no município de Governador Edison Lobão, a 730 km de São Luís.

De acordo com os policiais do 3º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos identificados como Micael André Silva Vale, Marcelo da Silva, Francisco Romário Costa Araújo e Bruno Henrique Lima Carvalho, estavam vindo do Complexo Turístico de Pedra Caída na região do município de Carolina a 860 km da capital, onde teriam gastado cerca de quatro mil reais.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos são naturais do município de Bacabal. Além dos cartões, os policiais apreenderam junto com o grupo uma máquina de cartão de crédito, um notebook e uma impressora. Após a prisão, os suspeitos foram encaminhados ao Plantão Central da Polícia Civil em Imperatriz que deverá conduzir as investigações no caso.

Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Leia no G1

sem comentário »

Falta de confiança ameaça futuro do Sampaio

2comentários

Não vai ser nada fácil a missão do técnico Paulo Roberto Santos no Sampaio. A derrota em sua estreia para o Criciúma foi um balde de água fria. Os erros dos últimos jogos se repetiram mais uma vez e ficou ainda mais evidente que o problema não era apenas treinador.

A prova disso foi que logo após a derrota, o técnico Paulo Roberto que já conta com seis reforços disse que o time precisa de mais jogadores ou melhor precisa de qualidade.

Para enfrentar a dura realidade, Paulo Roberto terá a dura missão de recuperar o emocional do elenco, pois a cada partida fica evidente a queda de confiança. Esse é sem dúvida o maior problema do Sampaio neste momento tão difícil.

Para piorar a situação, o torcedor também parece a não acreditar mais. Não vai mais aos jogos e dessa form, o Sampaio perde o seu décimo segundo jogador nesta luta contra o rebaixamento. Com a perda de confiança dos jogadores e da torcida, as coisas vão se complicando jogo a jogo.

Mas entendo que ainda é cedo para tudo isso. O Sampaio ainda tem 19 jogos pela frente que serão 19 decisões para a equipe tentar se livrar de mais um rebaixamento. Não é hora de ninguém jogar a toalha. O Sampaio ainda tem tempo para reagir, mas não pode mais ficar adiando para a próxima partida.

A reação tem que começar agora contra Coritiba, Guarani e Vila Nova que serão os próximos adversários do Tricolor.

Foto: Lucas Almeida

Leia no Globoesporte

2 comentários »

Pão com Ovo é sucesso em Teresina

0comentário

O Teatro 4 de Setembro em Teresina ficou pequeno neste domingo para a apresentação única da comédia Pão com Ovo.

Pela quarta vez, o trio César Boaes, Adeílson Santos e Charles Júnior se apresentou para uma plateia lotada de piauienses e maranhenses de Timon.

“Obrigado Teresina foi uma noite linda”, agradeceram os atores Adeílson Santos e Charles Júnior.

“Que noite linda. Obrigado, Teresina”, escreveu o ator e diretor César Boaes nas redes sociais.

Depois de Teresina, o elenco se prepara para viajar com destino a Salvador, onde se apresenta pela primeira vez, nos dias 1º e 2 de setembro, no Teatro Jorge Amado. A produção é do jornalista Jorge Thadeu.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Avante homologa candidatos a deputado

0comentário

O Avante anunciou os candidatos para os cargos de deputado estadual e para deputado federal durante convenção neste domingo (5), no Hotel Abbeville, no São Francisco, em São Luís. Durante o evento, o partido comandado por Hilton Gonçalo, prefeito de Santa Rita, também formalizou o apoio à candidatura a reeleição do governador Flávio Dino (PCdoB).

Apenas dois nomes da legenda foram homologados para a disputa proporcional, um para Assembleia Legislativa e o outro para Câmara Federal. Para a vaga de deputado estadual irá concorrer Ariston Ribeiro, que é vice-prefeito de Santa Rita. Já para o cargo de deputado federal, o partido terá Antônio Elizabeth Gonçalo, conhecido como Dr. Gonçalo. Ele é ex-prefeito de Pastos Bons.

Hilton Gonçalo falou da importância de eleger os representantes do partido. “Precisamos garantir a presença dos nossos membros na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, e aqui tenho a certeza que temos os melhores nomes, as melhores opções”, declarou.

O Avante irá integrar as chapas governistas tanto para a disputa de deputado federal como para deputado estadual. Na corrida eleitoral para a Câmara Federal, o partido vai se somar ao PCdoB/DEM/PRB/PTC/PPS/PPL/PTB/PROS/PSB/SD. Já na disputa por uma das 42 cadeiras da Assembleia Legislativa estará junto com PCdoB/PP/PR/PRB/DEM/PDT/PTC/PSB.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Dois turnos à vista

2comentários

A campanha pelo governo do Maranhão se reduziu a seis candidatos: Flávio Dino (PCdoB), Roseana Sarney (MDB), Roberto Rocha (PSDB), Maura Jorge (PSL), Ramon Zapata (PSTU) e Odívio Neto (Psol).

Mas é óbvio que a disputa em si se resume a quatro candidatos, numa espécie de três contra um pela possibilidade de um segundo turno.

É preciso deixar claro que, sem desmerecimento aos candidatos da ultra-esquerda, apenas três adversários podem, de fato, impedir que Flávio Dino possa ganhar um novo mandato. Os três principais adversários de Flávio Dino precisam somar mais de 50% dos votos para impedir que o comunista vença em primeiro turno.

A ex-governadora Roseana Sarney surge como a principal adversária do governador comunista e leva consigo pelo menos 1/3 do eleitorado, podendo avançar durante a campanha.

Os outros dois adversários de maior estrutura – Maura Jorge e Roberto Rocha – devem dividir outro 1/3 do adversário, somados aos dois candidatos da ultra-esquerda.

O resultado disso é que Flávo Dino terá que desenrolar se não quiser evitar os dois turnos na eleição de governador, o que não ocorre no estado desde as eleições de 2010.

E um segundo turno, qualquer que seja o seu resultado, já é uma derrota para qualquer governador em primeiro mandato. Sobretudo para os que pregaram a mudança de todos os conceitos ao assumir o mandato, caso do comunista maranhense.

Estado Maior

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS