Foi identificado o administrador dos perfis fakes no Facebook da ex-governadora Roseana Sarney (MDB). Trata-se de Fabrício de Oliveira, titular de blog de Imperatriz, que pelas redes sociais sempre anunciou que trabalha para o governo de Flávio Dino (PCdoB) recebendo por anúncios em seu blog simplesmente “tirando nota”.
O nome de Fabrício Oliveira veio à tona quando uma montagem em uma foto de Roseana com o deputado Hildo Rocha, que teve o rosto trocado pelo do presidente Michel Temer, começou a ser divulgada em redes sociais por aliados do governador Flávio Dino. Até o atual secretário Estadual de Comunicação e Articulação Política, Ednaldo Neves, espalhou a foto falsa. No caso de Fabrício, ele era um dos que também tratou de postar a montagem.
A defesa da emedebista entrou com ação na Justiça pedindo a retirada do ar dos dois perfis fakes. Em sua decisão, o juiz eleitoral Clodomir Reis determinou, além da retirada do ar das páginas, que fossem identificados os administradores das páginas.
Cerca de uma semana depois, Fabrício Oliveira foi identificado como o autor das páginas que foram criadas unicamente para atacar pessoalmente a ex-governadora. Agora, Fabrício – que aparece em muitas fotos em rodas de conversas com governistas, entre eles o ex-secretário Márcio Jerry e o próprio Flávio Dino – terá de se explicar para a Justiça e responder pelo ato que cometeu. Lembrando que espalhar notícias falsas na internet é crime e vem sendo um dos principais alvos da Justiça Eleitoral, já que pode influenciar no pleito e prejudicar candidatos.
Ele já está preso desde a última segunda-feira, 23, não pela criação da página falsa no Facebook, mas por outro crime cometido que já teve julgamento definido e mandado de prisão decretado.
Mais ação
Crimes como o de espalhar fake news vêm sendo combatidos de todas as formas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelos meios de comunicação e também por alguns candidatos.
Até o Facebook vem trabalhando para evitar a disseminação de notícias falsas em suas páginas.
No entanto, todo esforço parece não ser o suficiente para evitar os fake news, pelo menos no Maranhão, onde as redes sociais são constantemente usadas para espalhar notícias falsas e pouca ação contra se é percebida.
Combate
E não são somente as fake news que precisam ser combatidas neste período de pré-campanha eleitoral no Maranhão.
Os excessos como pedido de voto abertamente em período vedado e também o uso da estrutura pública também vêm sendo combatidos.
A mais recente ação é a do MDB contra Flávio Dino e Eliziane Gama, que teriam usado um helicóptero da Polícia para ir a dois eventos políticos que não estavam previstos na agenda do comunista.
Estado Maior