18 de julho de 2018 - Zeca Soares

Presos novos suspeitos de golpes no whatsapp

2comentários

A Polícia Civil do Maranhão prendeu na tarde desta quarta-feira (18), na zona rural da cidade de São Vicente de Férrer, Erick Raphael dos Reis Teixeira e Ivanilde Nogueira Amaral. Os dois estavam foragidos e são suspeitos de fazer parte de uma quadrilha especializada em clonar linhas de telefone móveis através do aplicativo Whatsapp e que fez autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo como vítimas.

De acordo com a polícia, o bando clonava as linhas telefônicas, se passavam pelas autoridades e pediam dinheiro aos contatos salvos no chip. Eles alegavam que tinham seu limite de transferência bancário excedido e solicitavam que a pessoa da lista de contatos fizesse uma transferência complementar para uma conta dada pelo falsário.

Em alguns casos os golpistas encaminhavam boletos a serem pagos pelas vítimas, que acreditavam estar fazendo um favor. Os suspeitos clonaram os aparelhos da governadora do estado do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, além de vários deputados federais, estaduais e Ministros de Estado.

Em março deste ano, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e o ex-ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social), todos do MDB, tiveram os telefones fraudados e pediram investigação policial sobre o caso.

Outras prisões

A operação desta quarta (18) foi em continuidade da Operação Fraud, deflagrada na terça (17), e que prendeu em São Luís quatro suspeitos de integrar a quadrilha que aplicava golpes pelo aplicativo Whatsapp.

Dentre eles estava Leonel Silva Pires Júnior, que seria o chefe da organização. Segundo a polícia, ele teria utilizado a sua empresa para conseguir chips e trocar. Leonel cancelava o chip real e resgatava no chip normal.

G1

2 comentários »

Autismo é tema de roda de conversa

0comentário

Nesta sexta-feira (20), a Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís, realizará uma roda de conversa com mães de pessoas com autismo, integrantes do Grupo Ilha Azul. O evento, que começará às 16h, marca o encerramento da Ocupação Trapiche, que exibe a mostra “Eu e/em meus primeiros passos”, da artista Milena Vale Chiacchio, que possui deficiência mental.

O momento é uma oportunidade para troca de experiências entre as mães do Grupo Ilha Azul e também para os demais entenderem como é a vida de uma criança diagnosticada dentro do espectro autista, todas as suas dificuldades e superações, além de evidenciar a importância da existência de grupos de apoio, tanto para as crianças com a síndrome, quanto para os pais, que muitas vezes têm que lidar com o preconceito e também com a falta de informações mais aprofundadas sobre o tema.

De acordo com Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche, a proposta do evento não só comunga com a mostra em exposição, mas também contribui para minimizar o preconceito existente. “O tema da última roda de conversa da Ocupação Trapiche #8 vem contribuir para a disseminação de informações sobre um assunto tão importante que é visto muitas vezes de forma preconceituosa pela sociedade. É um assunto delicado, que merece ser tratado com todo o cuidado e respeito e nada melhor do que trazer pessoas que têm conhecimento de causa para abordar o tema”, disse.

O autismo é uma síndrome que afeta o sistema nervoso e pode ocasionar dificuldade de comunicação e de interação social, o comportamento repetitivo e o interesse obsessivo por certas ações ou objetos. Não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém uma equipe multidisciplinar composta por terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, dentre outros, podem ajudar no desenvolvimento de diversas habilidades e melhorar o convívio social, acadêmico e profissional da pessoa com autismo.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Maura Jorge é multada por propaganda antecipada

0comentário

Após representação proposta pelo Ministério Público Eleitoral no Maranhão, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) decidiu, por unanimidade, na sessão do dia 4 de julho, multar os pré-candidatos Maura Jorge e Samoel Campelo, que concorrem ao Governo do Estado e ao Senado Federal, respectivamente.

Além do pagamento da multa, no valor de R$ 5 mil, os candidatos foram condenados a promover a remoção de todos os outdoors com suas imagens no prazo de dois dias.

Entenda o caso – Em representação proposta ao TRE no dia 18 de maio, o procurador regional Eleitoral Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco pontuou que Maura Jorge fez propaganda eleitoral antecipada por meio de outdoors localizados em São Luís (MA), na Avenida dos Holandeses, na Avenida Daniel de La Touche e na Avenida São Marçal, locais de grande circulação na cidade, o que é vedado pela legislação eleitoral. Foi constatado que as peças publicitárias apresentavam a imagem de Maura Jorge e Samoel Campelo, ao lado do pré-candidato à presidência da República Jair Bolsonaro, com os seguintes dizeres “Todo apoio aos pré-candidatos”.

Ainda de acordo com o procurador, a ação constitui indisfarçável propaganda eleitoral extemporânea, tendo em vista o propósito de introduzir sua imagem, desde já, ao eleitorado, para captar votos previamente.

sem comentário »

Andrea destaca apoio a candidatura de Roseana

6comentários

A decisão está tomada. O gigante da saúde, Ricardo Murad, disputará um cargo para a Câmara Federal e a deputada Andrea Murad buscará sua reeleição para Assembleia Legislativa. O PRP, legenda que fazem parte, apoiará a ex-governadora Roseana Sarney (MDB).

Através das redes sociais, Andrea comentou a decisão como uma recompensa dos seus esforços pela candidatura de Ricardo Murad ao lado de Roseana.

“Meus esforços foram recompensados. Vocês me conhecem e sabem que não fujo da luta. Dedico meu mandato em defesa dos maranhenses contra esse governo que só nos trouxe decepções.  Flávio Dino prometeu muito e quase nada fez, a não ser terminar algumas obras de Roseana. E agora juntando a experiência dos dois, Ricardo e Roseana, vamos recuperar tudo que foi desfeito. Principalmente a qualidade das upas e dos hospitais. Vou ser candidata novamente a deputada Estadual dando tudo de mim para sairmos com uma grande vitória”, disse Andrea. (veja aqui).

A parlamentar também esteve em reunião com a pré-candidata Roseana ontem (17), quando Ricardo Murad oficializou o apoio a ex-governadora. Em vídeo, também publicado nas redes sociais, o ex-secretário da saúde anunciou que não será mais pré-candidato ao governo do Maranhão e que “a hora é de união e de humildade” para alcançar uma importante vitória.

“Acima dos nossos sonhos, devemos tomar as decisões certas, no momento certo. A hora é de união e de humildade e todos juntos caminharmos para uma grande vitória. Por isso, em nome do Maranhão e das pessoas que sempre estiveram ao meu lado, renuncio a minha candidatura para apoiar Roseana e derrotar aqueles que não foram capazes de fazer a mudança que prometeram. A esperança vai vencer a frustração”, disse Ricardo.

Foto: Divulgação

6 comentários »

Sindicância acusa coronel da PM por espionagem

0comentário

Uma sindicância sigilosa feita pela Polícia Militar do Maranhão apontou quatro responsáveis pela determinação de espionagem de opositores do governo Flávio Dino, inclusive um coronel que foi filiado a seu partido, o PCdoB. A apuração poupou, no entanto, o comando da corporação.

Segundo o governo, os quatro policiais envolvidos foram questionados e deverão apresentar sua defesa para que eventuais medidas sejam tomadas. Diz que a determinação de espionagem foi ilegal.

Candidato a deputado estadual em 2014, o coronel Heron Santos foi responsabilizado por ordenar, em abril, que comandantes informassem “as lideranças que fazem oposição (…), que podem causar embaraços no pleito eleitoral” (saiba mais).

Heron havia sido convidado informalmente pelo comandante-geral da PM do Maranhão, Jorge Luongo, a realizar um planejamento da chamada Operação Eleições 2018.

O subcomandante-geral, Pedro Ribeiro, orientou outro coronel, Zózimo Neto, a dar o apoio necessário a Heron na tarefa.

Por iniciativa própria, sem submetê-la a aprovação de seus superiores, segundo a sindicância, Heron instruiu Zózimo a ampliar a orientação para unidades do interior.

Zózimo repassou a ordem ao tenente coronel Emerson Farias Costa, que, na ausência do superior, assinou o ofício, extrapolando sua competência, “haja vista que não havia qualquer tipo de delegação de seu chefe imediato”, assinalou o investigador.

Segundo a apuração, o coronel Heron passou a cobrar Costa, a major Ana Paula Fróes Barros e um soldado sobre os resultados do monitoramento.

Em resposta, a major repassou o pedido de informações e, para isso, convocou reunião com PMs e determinou a elaboração de um e-mail para as unidades do interior.

Foram responsabilizados o coronel Heron, o tenente Costa, a major Ana Paula por “ter faltado com a verdade” na reunião com PMs em que exigiu celeridade na cobrança das informações do interior, e o major Antônio Carlos Araújo Castro, “por ter utilizado sem autorização a assinatura do coronel Markus Lima”.

Foto: Albani Ramos

Folha de São Paulo

sem comentário »

Desfalques atormentam o Sampaio na Série B

7comentários

A notícia pode ser velha, mas tem sido este o dia-a-dia do Sampaio.

Após o jogo com o Juventude que o Sampaio teve quatro desfalques e acabou empatando por 0 a 0, agora o Tricolor terá mais problema.

Serão nove, os desfalques na partida contra o Goiás na próxima sexta-feira (20), às 20h30, no Estádio Castelão pela Série B.

O meia Esquerdinha foi expulso e os laterais Bruno Moura e Alyson receberam o terceiro cartão amarelo contra o Juventude.

O meia João Paulo que cumpriu suspensão está vetado por conta de uma lesão muscular.

Os volantes Diego Silva e Willian Oliveira, o meia Wellington Rato e os atacantes Jheimy e Bruninho seguem se recuperando de contusão.

Mas com desfalque ou sem desfalque o Sampaio precisa desesperadamente vencer o Goiás para deixar a zona de rebaixamento. O Sampaio é o 17] colocado com 16 pontos.

Foto: Lucas Almeida

7 comentários »

Posicionamento de Braide ainda gera expectativa

0comentário

Além da composição definitiva das chapas majoritárias e das alianças para as eleições proporcionais, o que tem mais gerado expectativa às vésperas das convenções partidárias é o posicionamento do deputado estadual Eduardo Braide (PMN).

Considerado por muitos pré-candidato ao Governo do Maranhão, Braide tem adotado um silêncio sepulcral sobre o assunto, mas deve romper com o tal silêncio nos próximos dias e, na opinião deste Blog, confirmar que irá mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal.

O curioso é que praticamente todos os oposicionistas consideravam importante a entrada de Braide na disputa pelo Governo do Maranhão. Muitos entendem que a sua candidatura seria a certeza de que a disputa seria em dois turnos, mas apesar disso, absolutamente ninguém viabilizou e/ou disponibilizou legendas para tentar viabilizar a pré-candidatura dele.

Já Braide, bem posicionado no xadrez político, desde o fim das eleições de 2016, permaneceu aguardando o momento certo de se posicionar, afinal o silêncio foi interessante para ele, que mesmo sem mexer uma peça no tabuleiro, segue com seu nome ventilado em uma disputa majoritária, e essa exposição toda, inclusive nacionalmente, será primordial para uma disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Sendo assim, Braide nos próximos dias deverá confirmar que buscará uma vaga na Câmara Federal e entra na disputa como um dos favoritos para ser o mais bem votado na capital maranhense, o que lhe credenciaria ainda mais para uma disputa majoritária municipal em 2020.

A dúvida agora é se Braide fechará aliança com o PSDB de Roberto Rocha e Zé Reinaldo, diga-se de passagem, que foi justamente o ex-governador quem sempre lhe deu apoio para sua eventual pré-candidatura ao Governo do Maranhão, ou formalizará uma aliança com o PSL, apoiando a pré-candidatura de Maura Jorge.

Foto: Agência Assembleia

Blog do jorge Aragão

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/

© 2000-2025 imirante.com - Todos os direitos reservados.

Twitter Facebook RSS