Sampaio tropeça e segue na zona de degola

5comentários

O Sampaio ficou no empate por 0 a 0, contra o Juventude, no Estádio Castelão pelo Campeonato Brasileiro Série B.

A partida foi cheia de oportunidades e de cartões. Foram cinco amarelos e um vermelho para o Sampaio e seis amarelos para o Juventude.

O Sampaio perdeu várias chances de gol, principalmente no primeiro tempo e repetiu o problema da falta de pontaria que tanto vem atrapalhando a equipe.

Além da decepção com o resultado, a torcida mais uma vez deixou a desejar. Quando o Sampaio mais precisa a torcida desaparece?

Com o resultado, o Sampaio permanece na 17ª colocação, com 16 pontos e permanece na zona de rebaixamento. O Juventude está na 13ª colocação com 18 pontos.

O Sampaio volta a jogar contra o Goiás, às 20h30 de sexta-feira (20), no Castelão. O Juventude recebe o CRB, sábado (21), às 16h30, no Alfredo Jaconi.

Foto: Lucas Almeida

5 comentários »

Edilázio visita Barreirinhas e Tutóia

0comentário

O deputado estadual Edilázio Junior, pré-candidato do PSD a uma vaga na Câmara Federal, intensificou a sua pré-campanha no interior do estado no início desta semana.

Na segunda-feira (16), o parlamentar visitou a cidade de Tutóia. Lá, participou, ao lado do deputado Fábio Braga, de um almoço oferecido por José Aldo, liderança política da região e pelo ex-prefeito Raimundo Nonato, o Diringa.

Vereadores, lideranças comunitárias, presidentes de partidos e aliados do pré-candidato o recepcionaram no ato. Edilázio ainda participou da abertura de um tradicional festejo da região.

Logo após a agenda em Tutória, Edilázio seguiu para o município de Barreirinhas.

Na ocasião ele realizou uma visita política ao prefeito da cidade, Albérico Filho, que o apoia na cidade. Albérico apresentou a obra de construção do Parque de Vaquejada do município, que está sendo edificado com recursos próprios e que será inaugurada na próxima semana, com a tradicional Vaquejada de Barreirinhas. O local já recebeu calçamento e iluminação. Está em fase de infraestrutura das demais áreas.

Ao longo da semana Edilázio visitará outros municípios.

Foto: Divulgação

sem comentário »

TRE multa Flávio Dino e Duarte Júnior

0comentário

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão decidiram unanimemente, na sessão da segunda (16) multar os pré-candidatos Flávio Dino e Duarte Júnior a multa de 5 mil reais cada um por uso de propaganda antecipada em ação proposta pela Procuradoria Regional Eleitoral. Ambos concorrem a governador e deputado estadual, respectivamente.

No voto apresentado à Corte, o relator da matéria, desembargador Cleones Cunha, que também é corregedor do TRE-MA, observou que a minirreforma eleitoral, introduzida por meio da lei n° 13.165/2015, quebrou algumas regras no que tange à propaganda eleitoral antecipada, possibilitando a alusão à pretensa candidatura, bem como a exaltação das qualidades pessoais dos pré-candidatos e determinados atos que poderão ter cobertura dos meios de comunicação social, inclusive via internet, desde que não incluam “pedido explícito de voto”, sob pena de incidir na multa prevista no §3° do artigo 36 da Lei das Eleições.

“No presente caso, funda-se a representação em alegada propaganda eleitoral antecipada, materializada no fato de que o pedido de voto consistiu especialmente na fala do governador Flávio Dino ao dirigir-se ao público presente ao evento de lançamento da candidatura de Duarte Júnior. Restou demonstrado o pedido explícito de votos quando da evocação, por Flávio Dino, de que não bastaria votar em Duarte Júnior, sendo necessário, também, realizar efetiva campanha em seu favor, atrelando-se, ainda, ao seu número de legenda, “65”. Pelo que explicitado no discurso, ao afirmar que ‘não é só votar’, ficou configurado o pedido de voto aos presentes, vez que, dentro de uma lógica comum de interpretação, a frase propalada por Flávio Dino equivale a dizer que, além de votar no candidato Duarte Júnior, deve-se fazer campanha para a sua pessoa”, explicou o corregedor.

Na representação, a Procuradoria Regional Eleitoral pontuou que Duarte Júnior, por meio de página pessoal na internet, bem como por meio do facebook, publicou vídeos e notícia sobre evento de lançamento de sua pré-candidatura ao cargo de deputado estadual pelo PCdoB, ocorrido no dia 28/04/2018, no auditório do Rio Poty Hotel. Enfatizou que o pedido de voto realizado durante o evento, que foi aberto ao público, dirigiu-se à população em geral, não se limitando ao âmbito intrapartidário, e que as postagens e os vídeos publicados não possuem nenhum tipo de restrição de acesso, podendo ser o conteúdo acessado por qualquer usuário, ou até mesmo por não usuário, o que leva à conclusão de que as mensagens foram dirigidas aos eleitores em geral. Sustentou que as imagens constantes da página eletrônica do representado Duarte Júnior também demonstram a ocorrência de propaganda eleitoral antecipada, com destaque para a presença de cartazes com os dizeres “Juntos para avançar mais”. Aduziu que o sentido da expressão “pedido explícito de votos” constante da legislação não se limita à tradicional expressão “vote(m) em mim” ou “peço o seu voto”, mas envolve também qualquer mensagem verbal, gestual ou simbólica que tenha equivalência prática, de forma que qualquer pessoa mediana possa identificar o pedido. Acrescentou que a exposição da figura de Duarte Júnior não se deu com o objetivo de fazer mera menção a sua pretensa candidatura ou exaltação de suas qualidades pessoais, sugerindo também ser ele o candidato mais apto ao exercício da função pública pretendida.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Prefeitura realiza Passeio Serenata em São Luís

0comentário

Daniel de La Touche, Marquês de Pombal, Ana Jansen e Dom Sebastião. Esses são alguns personagens importantes da história da capital maranhense que se apresentarão ao público do Passeio Serenata, que acontece nesta quarta-feira (18), a partir das 19h. A atividade faz parte do Programa Férias Culturais, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), com o objetivo de promover a cultura e valorizar a história da cidade.

O Passeio Serenata apresenta aos turistas e ludovicenses a história da capital maranhense, por meio de música, interpretações teatrais e informações de um guia de turismo. A concentração acontece na Praça Benedito Leite e um guia de turismo acompanha o público, que segue pelo Centro Histórico ao som de músicas regionais e que fazem parte do cancioneiro popular nacional.

O Passeio Serenata contribui de forma significativa para que os turistas conheçam a cidade. A secretária municipal de turismo, Socorro Araújo, explica que a programação do Férias Culturais inclui, além do Passeio Serenata, o Conheça São Luís nas Férias e o Roteiro Reggae. “Todas as atividades mostram ao participantes detalhes importantes de São Luís e da sua história. O nosso objetivo é educar e, ao mesmo tempo, entreter o público”, afirma.

A rota Passeio Serenata tem início na Praça Benedito Leite, seguindo pela Avenida Dom Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua da Alfândega, mostrando também os detalhes do Beco Catarina Mina e da Rua Portugal, finalizando o passeio na Praça da Praia Grande. Todo o caminho será acompanhado por um guia de turismo, além do músico João Soeiro e dos personagens dos atores da companhia teatral Tramando Teatro, que vão surgindo ao longo do passeio.

O Programa Férias Culturais conta também com as edições do Conheça São Luís nas Férias na próxima quinta-feira (19) e no dia 26 deste mês, ambos às 16h, e com o Roteiro Reggae, no dia 25 de julho, às 19h. A concentração de público antes de iniciarem os passeios, será na Praça Benedito Leite.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Luis Fernando conclui audiências do plano diretor

0comentário

Na noite desta segunda-feira (16), centenas de pessoas lotaram as dependências do Salão do Turismo, na Sede do município de São José de Ribamar, para a última Audiência Pública que debate e sugere alterações para a atualização do Plano Diretor Municipal, composto por três leis: Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial; Uso e Ocupação do Solo; e o Código de Obras e Edificações.

No total, foram realizadas oito audiências, iniciadas no mês de junho. As representações puderam ser ouvidas para a composição de sugestões que pudessem contribuir para atualização do plano que prevê a organização da cidade. Na oportunidade, o prefeito Luis Fernando, que coordenou todas as audiências juntamente com o vice-prefeito, Eudes Sampaio, esclareceu pontos importantes da proposta e lembrou que o Plano Diretor deverá guiar o desenvolvimento sustentável do Município pelos próximos anos.

“Estamos desde o dia 20 de junho promovendo audiências públicas em pontos estratégicos da cidade e hoje finalizamos o total de oito, tudo isso no sentido de ouvir a população, até porque somos nós que moramos aqui e precisamos pensar em conjunto o nosso município para os próximos anos”, disse o prefeito ribamarense.

Além das audiências, urnas também foram posicionadas nas respectivas regiões onde foram realizadas as reuniões, no sentido de estimular a população na oferta de contribuição de sugestões. Finalizado o processo de discussões abertas com a comunidade, que deve acontecer até o final de julho, Luis Fernando explica que o próximo passo será compilar todas as informações e sugestões obtidas, para então enviar a proposta ao Legislativo.

(mais…)

sem comentário »

Ruy Scarpino deve retornar ao Moto

3comentários

O técnico Ruy Scarpino é o alvo do Moto para a temporada 2019.

O treinador que estava no Campinense-PB e que foi eliminado nas quartas de final da Série D já foi procurado por dirigentes do Moto. Ele deverá vir a São Luís nas próximas semanas para fechar o seu retorno ao clube.

Ruy disse que pretende deixar tudo fechado com o clube e iniciar o trabalho entre o fim de novembro ou início de dezembro e espera que o clube consiga manter a boa base da equipe que disputou a temporada.

Em 2019, o Moto terá quatro importantes competições em seu calendário: Campeonato Maranhense, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Brasileiro Série D.

Ruy Scarpino comandou o Moto em 2016 e conquistou o título de campeão maranhense e o acesso à Série C.

Em 2017, deixou o time ainda no início da temporada. No segundo semestre dirigiu o Maranhão e chego às quartas de final da Série C, sendo eliminado pelo Operário-PR que depois viria a ser campeão da competição.

Este ano comandou o Campinense-PB. Foi finalista do Campeonato Paraibano e na Série C chegou às quartas de final, sendo eliminado nos pênaltis pelo Ferroviário-CE.

Sem dúvida, o nome de Ruy Scapino é um bom nome neste momento e o acerto agora, além da manutenção do elenco e continuidade do trabalho deste ano são fundamentais para que o Moto possa montar uma boa equipe e voltar a brilhar no cenário nacional.

Foto: Reprodução/ TV Mirante

3 comentários »

Seap deve uma boa explicação…

3comentários

Uma série de documentos obtidos pelo Blog do Gilberto Léda pode ser a confirmação de que existe, de fato, uma espécie de “acordo” entre o Governo do Maranhão e facções criminosas pelo controle da violência nos presídios.

A primeira referência a essa política foi feita em 2016 pelo advogado Luis Antonio Pedrosa, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA (reveja).

“As mortes do sistema foram controladas na base das concessões a facções criminosas e aos setores mais retrógrados do sistema”, declarou ele à época.

Os documentos publicados agora podem confirmar a tese.

O primeiro deles é uma espécie de formulário de “Pedido de Transferência”, com timbre do Governo do Estado.

Nele, o detendo – que terá sua identidade preservada por questões de segurança – apenas preenche campos, identificando-se, informando o nome da organização criminosa e anunciando o desejo de ser remanejado de unidade prisional para uma que “abrigue a facção” à qual pertence.

Alega questões de segurança.

O documento a que o blog teve acesso foi preenchido no dia 21 de maio deste ano, e encaminhado à direção da Unidade Prisional de Ressocialização São Luís II.

Menos de um mês depois, no dia 13 de junho, o diretor da unidade, Auro Astério Pereira, produz um memorando, encaminhado o detendo para a Casa de Assistência ao Albergado e Egresso (CAAE) de São Luís.

Trata-se, em última análise, da institucionalização do acordo entre facções e o poder público.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que o interno Manoel Galdino Gomes Acácio foi transferido para outra unidade prisional porque o mesmo encontra-se em regime semiaberto. A Secretaria esclarece que não há um formulário padrão, com timbre do Governo do Estado, para pedidos de transferência de presos, tendo em vista que este tipo de solicitação pode ser feita pelo próprio interno, de próprio punho, ou por vias judiciais.

A Seap esclarece que nada impede que o preso faça qualquer solicitação à direção da unidade, visto que esta será devidamente analisada e, caso esteja de acordo com os trâmites jurídicos, será concedida ou não pela autoridade competente.

A plena aplicação do artigo 84 da Lei de Execuções Penais (LEP), que prevê a separação de presos quando houver ameaça da integridade física, moral ou psicológica pela convivência com os demais, resultou em dois períodos de um ano sem ocorrências de homicídios no Complexo Penitenciário São Luís. Portanto, a Seap reitera que tem garantido a integridade física dos apenados e, consequentemente, a redução no número de homicídios.

3 comentários »

Ricardo Murad anuncia apoio a Roseana

1comentário

O ex-deputado estadual Ricardo Murad (PRP) anunciou nesta terça-feira (17), a sua desistência da pré-candidatura ao Governo do Maranhão.

Murad confirmou durante reunião do PRP que apoiará a pré-candidatura da ex-governadora Roseana Sarney.

“Acima dos nossos sonhos, devemos tomar as decisões certas no momento certo. A hora é de união, de unidade, de todos juntos caminharmos para uma grande vitória. Por isso em nome do Maranhão e das pessoas que sempre estiveram ao meu lado, renuncio a minha candidatura para apoiar Roseana ao governo e derrotar aqueles que não foram capazes de fazer a mudança que prometeram”, disse em vídeo.

Além do apoio à ex-governadora Roseana Sarney, Ricardo Murad anunciou que será candidato a deputado federal e que trabalhará pela reeleição de Andrea Murad e Sousa Neto para a Assembleia Legislativa.

Foto: Reprodução

1 comentário »

PF combate golpes via WhatsApp

0comentário

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16), a Operação Swindle, com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens.

Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília.

O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas “emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e 171, §3º e 288 do Código Penal Brasileiro.

Foto: Douglas Pinto

 

sem comentário »

Rasteira em Lula

0comentário

A parceria entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) em prol da pré-candidatura do deputado federal Weverton Rocha (PDT) ao Senado soa como uma rasteira simbólica ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem Dino defendia de forma fervorosa meses atrás.

Dino e Ciro subiram ontem no mesmo palanque, formalizaram aliança para as eleições 2018 e apoio ao pedetista Weverton, um dos nomes do comunista na chapa majoritária.

Não haveria nada de anormal no ato político, não fosse a crise criada pelo próprio governador no mês de maio, ocasião em que ele sugeriu ao PT a desistência da pré-candidatura de Lula à Presidência da República e uma união dos partidos de esquerda em favor do nome de Ciro. O posicionamento foi destacado em reportagem publicada no dia 8 daquele mês no portal do jornal Folha de S. Paulo.

Naquela oportunidade, o PT desautorizou Dino.

A presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, declarou que o nome de Ciro não passaria “nem com reza” pelo partido.

Constrangido e com a imagem desgastada nacionalmente, Flávio Dino recuou no mês seguinte e criticou publicamente a prisão do ex-presidente da República em seu perfil em rede social.

Também passou a tratar Ciro de “amigo” a partir dali, em vez de pré-candidato a presidente.

Com o ato de ontem, contudo, fez renascer nos petistas a desconfiança a respeito de suas reais intenções ao elevar a voz, vez ou outra, em favor de Lula.

Esse Dino…

Foto: Divulgação

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS