Edilázio aponta estado de exceção na gestão Dino

0comentário

O deputado estadual Edilázio Júnior, pré-candidato a deputado federal pelo PSD, repudiou na sessão de ontem, na Assembleia Legislativa, a crise institucional e a situação de “insegurança jurídica”, vivenciada pelos maranhenses, segundo ele na gestão Flávio Dino.

“Estamos vivendo um momento muito delicado no país em decorrência dessa crise, mas aqui no estado a situação é mais notória. Lá nos Estados Unidos tem Little Havana, que é um bairro em Miami, que faz referência a Cuba. Aqui no Maranhão nós estamos vivendo a “Little Venezuela”, ainda que de forma amena, com relação ao desabastecimento de produtos como lá vem ocorrendo. Mas, pior que isso,0 aqui em nosso estado nós estamos vivendo uma insegurança jurídica”, disse.

O parlamentar citou a censura imposta ao Sindicato dos Policiais Civis e a perseguição a uma empresa, o que fere a Constituição Federal.

“O governador Flávio Dino, juntamente com o secretário de Segurança [Jefferson Portela], não satisfeito com o sindicato dos policiais, que colocou um outdoor apenas com a verdade, dizendo que o governo estava investindo apenas 1% do seu orçamento em segurança, ordenou que a empresa responsável pelos outdoors retirasse dali aquela imagem do governador ditador, com o secretário. […] Agora a empresa vai ter de devolver o dinheiro ao sindicado, porque o contrato estava em vigência. É uma perseguição sem fim”, afirmou.

Ele também criticou a aprovação de matérias, no Legislativo Estadual, que ferem a Constituição.

“Vimos aqui hoje a mudança da Constituição Estadual, passando por cima da Constituição Federal, para defender interesse eleitoreiro do governador Flávio Dino, assim como na Venezuela, onde Nicolas Maduro mudou a Constituição para poder ser reeleito ad aeternum. […] Mas a nossa democracia, as nossas urnas não vão permitir que ele se reeleja”, finalizou.

Foto: JR Lisboa / Agência Assembleia

sem comentário »

Jota Pinto comemora centenário da Liberdade

1comentário

Uma grande programação, reunindo diversos segmentos culturais, marcou na última quinta-feira (24),as comemorações pelo centenário de fundação da Liberdade.

A festa seguiu pela madrugada de sexta-feira (25), data em que surgiu o bairro, no ano de 1918, tendo como origem o antigo Matadouro de São Luis, que hoje dá lugar a Unidade de Educação Básica Mário Andreazza, onde também funcionou o Centro de Ensino Nerval Lebre.

As comemorações tiveram início com uma missa campal, celebrada pelo Padre Ribamar e acompanhada por centenas de fiéis e em seguida, apresentações do Boi da Liberdade, Cacuriá Assacana ,Cacuriá Rabo de Saia, Dança Portuguesa Tradição de Portugal, Quadrilha Asa Branca ,Bloco Afro Neto de Nanã, Grupo “os Manos”, Shayanne Ketellem e Banda Mesa de Bar, que fechou as apresentações, já na madrugada de sexta-feira (25), após os parabéns e corte do bolo.

Para o pré-candidato a deputado estadual Jota Pinto, lembrou de sua história de vida que começou exatamente no bairro da Liberdade”Eu só tenho a agradecer por todos os momentos maravilhosos que até hoje vivo na Liberdade. Aqui eu me criei e dei início a minha família. Me casei aqui, minhas filhas nasceram aqui e até hoje, meus irmãos, minhas irmãs e minha mãe moram no bairro. ” disse.

No sábado (26), foi realizado o programa “Todos por São Luis” durante todo o dia, no Viva Liberdade. Na oportunidade, foram oferecidas ações de saúde, oficinas de artesanato, atendimento do CRA’s, vacinação, exames e atendimentos com vários especialistas, além da distribuição de toneladas de peixes, por meio do programa “Peixe Solidário”, realizado pela Prefeitura de São Luis.

A vereadora Concita Pinto, que já destinou emendas para melhorias na comunidade, afirmou que ninguém faz nada sozinho e agradeceu aos colegas de parlamento, Raimundo Penha, Antônio Garcês e ao presidente do conselho cultural do bairro, Marco Antônio, por estarem unidos em prol do bem comum.

“Todos podem dar as mãos para fazer o melhor pela comunidade, e foi exatamente isso que fizemos. Juntamos forças e através de uma grande parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, proporcionamos uma grande comemoração aos moradores da Liberdade”, afirmou a Patriota.

Fotos: DIvulgaçào

1 comentário »

A polícia e a sensação de segurança…

0comentário

Uma reportagem exibida pela TV Mirante, abre uma nova polêmica e que merece a reflexão de todos.

Uma grande movimentação da Polícia Militar, por meio do 8º Batalhão e do Batalhão Tiradentes, foi percebida no bairro da Cohama em São Luís. Tudo isto por conta da ‘Operação Saturação’. A reclamação da comunidade é por conta dos constantes assaltos.

Carros e motos foram parados e os policiais fizeram a revista minuciosa de condutores e demais pessoas. Vários ônibus foram alvos também da operação.

Durante a operação, o subcomandante Geral da Polícia Militar, deu uma declaração no mínimo polêmica e que mostra o quanto nós estamos vulneráveis.

“A polícia está nas ruas para garantir a ordem pública e proporcionar uma sensação de segurança”, disse.

Bom, viram só…. Estamos vivendo uma “sensação de segurança”.

Foto: Reprodução/ TV Mirante

sem comentário »

Como o Sampaio perdeu um jogo que estava ganho?

0comentário

O torcedor que lotou o Castelinho sentiu o golpe com a derrota do Sampaio para o Vera Cruz, na quarta partida decisiva na Liga de Basquete Feminino num Castelinho completamente derramando de gente.

Até o início do terceiro período, o Sampaio sobrava no jogo que tinha clima de festa. Veio o apagão e a virada incrível do time de Campinas. É claro que dez, oito, seis pontos não é uma grande diferença, mas da forma como a partida se desenvolvia, tudo levava a crer que a vitória seria tranquila.

A derrota por 62 a 51 deixou a série decisiva empatada em 2 a 2 e a decisão será no domingo, em Campinas.

O Sampaio vai tentar se recuperar do golpe e tem time para isso, mas não pode jamais repetir os erros de ontem quando, de repente começou a errar demais no ataque e literalmente deixar de marcar.

O Sampaio perdeu porque foi precipitado demais. Forçou jogadas desnecessárias, abidicou de arriscar os arremessos de três pontos e, principalmente relaxou na marcação.

Foi assim que Melisa Gretter, a dona e cestinha da partida com 31 pontos, bateu o próprio recorde na competição e desequilibrou o confronto que o Sampaio tinha tudo para vencer.

Aliás, nas três derrotas do Sampaio para Campinas nesta decisão, Meli fez o que quis e jogou solta. Resta saber se vai continuar jogando assim no último confronto.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

sem comentário »

Francisca Primo aponta avanço na Segurança Alimentar

0comentário

Na manhã desta quarta- feira (30) a deputada estadual, Francisca Primo (PCdoB) fez uso da tribuna para destacar os avanços da Segurança Alimentar e Nutricional, em nível nacional e estadual, apontando a lei de n° 13.666/18 que inclui educação alimentar e nutricional no currículo escolar nas disciplinas de Ciências e Biologia sancionada na Presidência da República no dia 16 de maio.

A parlamentar chamou atenção para o fato do Estado do Maranhão, já ter dado o seu primeiro passo nesse quesito, através da Lei nº 10.110/14. “Essa lei de minha autoria, inclui nas escolas estaduais as orientações de Segurança Alimentar e Nutricional na forma que especifica, despertando o interesse dos alunos na valorização de uma alimentação saudável” ressaltou a deputada.

Ainda em discurso, a deputada destacou a excelente produtividade neste mês de maio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) coordenada pela presidente, Concita da Pindoba e do Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES).

“Foi realizado durante o mês, a capacitação para elaboração do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, Oficina de Operacionalização de SISAN para vários municípios entre outras atividades. Parabenizo as cidades de Peritóro e Pedreiras por serem referência nessa área e espero que os outros municípios elaborem seus planos, para termos uma melhor atuação neste trabalho e uma otimização de recursos” apontou a parlamentar.

Foto: JR Lisboa / Agência Assembleia

sem comentário »

Honorato Fernandes visita Presidente Dutra

0comentário

O vereador e presidente do PT de São Luís, Honorato Fernandes (PT) iniciou a semana cumprindo agenda em atividades no município de Presidente Dutra. Na cidade foi recebido pelo Dr. Orlando e Karita. Durante a visita o vereador reforçou as ações do movimento  em defesa da liberdade e da candidatura do presidente Lula.

Honorato iniciou as atividades de sua agenda em Presidente Dutra participando de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, que discutiu o processo de interiorização do Serviço Travessia, na modalidade melhor idade, através do Serviço Travessia Melhor Idade. O serviço possibilitará às pessoas idosas o deslocamento porta a porta de suas residências até o local onde realizam suas consultas médicas.

“É uma satisfação enorme estar aqui acompanhando a expansão do Projeto Travessia para os municípios do interior do Estado. Um projeto de importância ímpar, por meio do qual o Governo do Estado proporciona inclusão social e cidadania à população maranhense. Aproveitei para falar sobre a experiência exitosa deste programa em São Luís, ” disse o parlamentar, que, em fevereiro deste ano, publicou em suas redes sociais e em outras plataformas virtuais, texto de sua autoria ressaltando a importância do projeto Travessia.

Honorato aproveitou a visita ao município de Presidente Dutra para mobilizar a população da região em prol da campanha em defesa da liberdade e da candidatura do ex-presidente Lula. Em solidariedade ao ex-presidente, o vereador tem percorrido o Maranhão conversando com a população e pretende ampliar a rede popular de resistência à prisão de Lula.

“Não vamos nos conformar com a prisão do nosso presidente Lula. Uma prisão que se deu através de um processo político, arbitrário e cheio de falhas. É preciso resistir e juntar forças para a luta, pois o que o povo brasileiro quer é o nosso grande líder, Lula, livre e presidente”, destacou o presidente do PT de São Luís, durante o bate papo com a população de Presidente Dutra.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Prefeitura de Santa Rita investe na pesca e agricultura

0comentário

O prefeito Hilton Gonçalo segue investindo nos produtores rurais de Santa Rita. Na última sexta-feira (25), a Secretaria de Pesca fez a entrega de alevinos para os que trabalham com a piscicultura no município. Ao mesmo passo, a Secretaria de Agricultura segue investindo no plantio sustentável, projeto este que visa o manejo do solo com responsabilidade e gerando bons resultados na produção.

Os alevinos entregues pelo prefeito Hilton Gonçalo aos criadores vão gerar toneladas de peixes, entre eles tilápias, tambaqui e outros. O objetivo da Prefeitura de Santa Rita é tornar o município um dos maiores exportadores do produto para o Maranhão e futuramente até para fora do estado.

Já com o Projeto do Plantio Sustentável, a Prefeitura de Santa Rita tem retirado milhares de pneus velhos que são descartados em rios, aterros sanitários, bueiros, comprometendo o meio ambiente e trazendo problemas nas áreas urbanas.

Os pneus tem servido como vaso, os quais estão sendo utilizados para plantar verduras, hortaliças e demais plantas que produzem frutos. Os canteiros criativos, ajudam a preservar o meio ambiente e não trazem nenhum risco a saúde.

A Prefeitura de Santa Rita tem como objetivo tornar o município auto-suficiente quanto a produção de itens alimentícios, tanto na pesca como agricultura.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Manifestações da Madre Deus viram Patrimônio Imaterial

0comentário

Foi aprovado por unanimidade na sessão da última segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Projeto de Lei Nº 105/2018, de autoria do deputado estadual Roberto Costa (MDB), que declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão as manifestações culturais da Região da “Grande Madre Deus”.

O deputado Roberto Costa destacou o poderio cultural. “Sabemos que a região da Madre Deus é um celeiro cultural, que congrega manifestações culturais carnavalescas e juninas, além de outros festejos e festanças. Local que serve de inspiração para poetas e compositores. É secular em sua tradição, a Madre tem o coração aberto para receber quantos a ela se dirigem para viver momentos de festa, alegria e descontração para celebrar a vida – fazendo jus a esta honrosa e reconhecida homenagem”, acrescentou o parlamentar.

Atualmente, o celeiro cultural é compreendido, além da Madre Deus, pelos bairros adjacentes como Goiabal, Fonte do Bispo, Lira, Belira, Codozinho, Macaúba e outros. Compõe-se de 46 manifestações populares, que se apresentam durante os períodos pré-carnaval e carnaval, junino, de páscoa como o Bumba Meu Boi de Matraca da Madre Deus, Bloco Fuzileiros da Fuzarca, Escola de Samba Turma do Quinto, Boizinho Barrica, Bloco Bicho Terra, Bloco Máquina de Descascar Alho e outros.

O bairro tem inúmeros festejos ao longo do ano, durante os quais as principais ruas ficam tomadas por turistas e pela população ludovicense, que veem ali uma forma agradável e descontraída de brincar e de manifestar a sua religiosidade. Os Festejos são: de São Sebastião, São João, São Pedro, São Roque, São Pantaleão.

Sobre a Madre Deus

A “Grande Madre Deus” está localizado a sudoeste da cidade de São Luís e surgiu inicialmente como “Ponta de Santo Amaro”, onde, no século XVIII, foi erguida uma ermida para “Nossa Senhora da Madre Deus, Aurora da Vida” que, por sua vez, originou a denominação atual bairro, lhe concedendo vereação em 1º de dezembro de 1713.

Com mais de três séculos de existência e constituída á margem direita do rio Bacanga, a Madredivina – que já foi colônia de pescadores, numa época em que a Companhia de Fiação e Tecidos da Cânhamo, a Companhia de Fiação e Tecelagem São Luís e a própria pesca geravam as únicas fontes de recursos necessários á sobrevivência das famílias que ali residiam – guarda em páginas históricas, costumes, e tradições que corroboram a sua existência enquanto pátria por demais generosa, que, de tantos artistas e consequentes formas expressivas de demonstrar a sabedoria criativa, foi parturiente e os embalou até os dias de hoje.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Ecos do absolutismo

0comentário

Em 2006, com a eleição do governador Jackson Lago (PDT), iniciou-se um ciclo de absolutismo e perseguição à imprensa e aos adversários nunca antes visto na história do Maranhão.

Qualquer um que ousasse se posicionar contrário aos interesses do governo estabelecido sofria, imediatamente, perseguição jurídica e midiática e desmoralização com claro objetivo de intimidar novas ameaças ao establishment.

É preciso deixar claro que Jackson, desde os tempos de prefeito, sempre foi um democrata, que convivia perfeitamente com as críticas. O problema é que, com Jackson, chegou ao governo uma penca de gente não admitia perder o que achava ter conquistado.

Esse período absolutista e obscuro passou com a retomada do poder por Roseana Sarney (MDB), em 2009. Mas o mesmo obscurantismo perseguidor daqueles tempos voltou agora na gestão do governo Flávio Dino (PCdoB). Voltou com boa parte daqueles que tocaram o terror entre 2006 e 2009, mas também com outros, ainda mais sedentos de poder.

Hoje, qualquer um que ousa discordar do governo comunista é massacrado por uma turba que gravita em torno de sua gestão e quer impor o pensamento a qualquer custo.

Dino é assim, não afeito a críticas e perseguidor de contrários. Mas assusta o fato de que agentes públicos, que deveriam garantir a isonomia de processos políticos, aceitem ser usados por gente intolerante e incapaz de conviver com a crítica.

Se Flávio Dino e sua claque conseguem perseguir quem não reza em sua cartilha – políticos, jornalistas, servidores públicos -, o clima já estaria insuportável em um estado só sob a égide comunista. Mas quando as instituições acabam sendo usadas para atender a essa turma, aí torna-se irrespirável o ambiente político.

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS