Imperatriz goleia e encaminha classificação

1comentário

O Imperatriz aplicou a segunda goleada consecutiva dentro de casa pelo Campeonato Brasileiro Série D, no Frei Epifânio D’Abadia.

O Cavalo de Aço fez 4 a 0, diante do Belo Jardim-PE e praticamente garantiu a classificação para a próxima fase da competição como um dos melhores segundos colocados.

Os gols do time maranhense foram marcados por Kanu, aos nove minutos, e Júnior Chicão, aos 33 do primeiro tempo. No segundo tempo, Kaká ampliou, aos 31 minutos, e Wanderley fechou o placar, aos 40 minutos.

Além de garantir a classificação, o Imperatriz assumiu a liderança do grupo A6 com 9 pontos e só perde a liderança se o America-RN pelo emnos empatar com o Guarani de Juazeiro-CE, neste domingo.

Na última rodada, o Imperatriz decide a primeira posição no grupo diante do América-RN, no domingo (17), no Barretão, às 18h.

As outras duas equipes maranhenses que disputam a competição jogam neste domingo. O Moto pega o Sparta, às 16h, em Araguaína, no Tocantins. O Cordino recebe o Interporto-TO, às 15h30, no Leandrão, em Barra do Corda.

Foto: Marcelo Júnior

1 comentário »

Prefeitura amplia atendimento por acupuntura

0comentário

A dona de casa Orquídea Serrão de Sousa, 65 anos, sempre ia à Unidade Mista de Saúde da Prefeitura de São Luís que funciona no bairro do São Bernardo para consultar, mas desde o início deste mês ela está experimentando um novo tipo de atendimento que não é da medicina convencional. Com muitas dores no quadril, ela está sendo tratada com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui acupuntura, homeopatia, plantas medicinais, ventosas, mocha e várias outras terapias da medicina tradicional chinesa. “Desde o começo achei muito bom porque tem melhorado minhas dores, e acho que é um tratamento humanizado que faz a gente se sentir muito bem”, avalia.

Muitos desses procedimentos estão disponíveis em unidades da rede municipal de saúde e são bastante procurados. O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, diz que a gestão pretende expandir a oferta das PICs. “Além da Unidade Mista do São Bernardo, temos esse serviço também nos centros de saúde do Turu, Cohab e Vila Embratel, e vamos trabalhar para ampliar a oferta, porque são terapias que fortalecem o trabalho que já fazemos na prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde”, diz.

A enfermeira Goreth Bandeira, responsável pelas PICs na Unidade Mista do São Bernardo, explica que devido à grande demanda foi definido um dia exclusivamente para esse tipo de atendimento, que é indicado principalmente para alívio da dor, mas também apresenta bons resultados em casos de cefaleia (dor de cabeça), insônia, estresse e na melhoria do estado geral de saúde de diabéticos e hipertensos. “Atendemos todas as sextas-feiras dez pacientes com vários tipos de patologias e todos relatam uma melhora rápida nos sintomas, mas é importante ressaltar que eles não abandonam o tratamento tradicional, pois o acompanhamento médico continua sendo indispensável”, diz.

A utilização das PICs tem colaborado para fortalecer os vínculos entre a unidade de saúde e públicos específicos, como idosos e gestantes, que estão participando de grupos de meditação, também uma prática que proporciona bem estar. O programa de Práticas Integrativas está incluído como parte da Atenção Básica desenvolvida pela Prefeitura de São Luís, e são os agentes comunitários de saúde que identificam os pacientes que podem ser tratados com as PICs e fazem o encaminhamento deles para atendimento.

Foto: A. Baeta

Leia mais

sem comentário »

Semana marca combate à violência contra crianças

0comentário

Integrante do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, onde possui assento representando o parlamento de São Luís, o vereador Raimundo Penha (PDT) participou, esta semana, de dois grandes atos que tiveram como objetivo conscientizar os moradores da capital sobre a importância de combater e denunciar qualquer tipo de abuso ou violência praticado contra crianças e adolescentes.

Na sexta-feira, no Centro de São Luís, Penha participou de uma grande caminhada promovida pelo CMDCA, que saiu da Praça Maria Aragão e percorreu várias vias até à sede da prefeitura, onde ele e demais representantes de segmentos da sociedade organizada foram recebidos pelo prefeito Edivaldo.

Já neste sábado, na região da Cohab/Cohatrac, o vereador participou de outra grande caminhada, desta vez promovida pelo Conselho Tutelar, que saiu da Igreja Católica do Cohatrac até a Igreja Católica da Cohab.

Penha estava acompanhado dos vereadores Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Osmar Filho – este último também do PDT e que foi eleito recentemente presidente da Câmara Municipal de São Luís para o biênio 2019/20.

Também participaram do ato alunos da Unidade Integrada Cônego Ribamar Carvalho; UEB Primavera; UEB Rúben Goulart; Colégio Cenaza; além de representantes do Djoma; Unicetma; Acetma; Conselho Municipal de Saúde; Conselho do Pacto pela Paz; CRAS; CREAS e Projeto Doando Alegria.

As atividades fizeram parte da programação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças, comemorado sexta-feira.

Raimundo Penha, é importante destacar, apresentou recentemente projeto de lei que determina a obrigatoriedade para que ações e contatos telefônicos do Conselho Tutelar sejam divulgadas no ambiente das escolas das redes pública e privada de ensino da capital maranhense.

De acordo com a proposta, que está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, os estabelecimentos públicos e privados de São Luís deverão afixar, em locais visíveis e de fácil acesso, cartazes com dados explicativos sobre o Conselho Tutelar e suas competências; além do número telefônico da sua respectiva circunscrição.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sampaio e Campinas abrem decisão da LBF

0comentário

Domingo (25) é dia de final da Liga de Basquete Feminino  – temporada 2018 (LBF). Em quadra, as equipes do Vera Cruz Campinas e do Sampaio Basquete começam a decidir quem será o campeão do principal torneio de basquete feminino do país. Do lado do time paulista está o favoritismo por ter tido a melhor campanha sem ter perdido um jogo sequer. Em compensação, o Sampaio Basquete, que tem a segunda melhor campanha no geral, chega a esta final bastante motivado após conseguir eliminar o Uninassau Basquete nas semifinais. O Jogo 1 da série melhor de cinco ocorre às 15h, no Ginásio da Ponte Preta, em Campinas.

Se por um lado o Vera Cruz Campinas chega a esta decisão de forma invicta, o que dá ao time paulista um ligeiro favoritismo, é justamente este mesmo aspecto que motiva ainda mais o Sampaio Basquete. A equipe maranhense está disposta a quebrar a invencibilidade do rival justamente na hora mais importante de um campeonato: em sua final.

Na fase classificatória, Sampaio Basquete e Vera Cruz Campinas se enfrentaram em duas oportunidades. No primeiro turno, em São Luís, o time maranhense fez um jogo bastante equilibrado, mas acabou sendo derrotado nos detalhes por 53 a 41.

Naquela ocasião, a armadora Meli Gretter, com 13 anotados, desequilibrou a favor do time paulista. Nem mesmo os 10 pontos da armadora Brihanna Jackson foram suficientes para mudar a história da partida

Quando se enfrentaram no segundo turno, o Sampaio Basquete mostrou força para jogar de igual para igual com o Vera Cruz Campinas. Com muita disposição tática, a equipe tricolor perdeu os dois primeiros quartos, mas se encontrou nos períodos finais e, por muito pouco não conseguiu vencer fora de casa

Se a final da LBF promete ser equilibrada, é preciso planejar alternativas para surpreender o adversário. O técnico do Sampaio Basquete, Virgil Lopez, garante que sua equipe deverá mudar algumas coisas para o duelo deste domingo, em Campinas.

“Estou montando algo bem diferente para surpreender, tirar a confiança do time do Campinas  porque elas estão jogando bem. Se a gente conseguir colocar um pulguinha atrás da cabeça delas já no primeiro jogo, vamos aumentar as nossas chances de vencer”, explicou.

(mais…)

sem comentário »

Prefeitura e Senai certifica 120 alunos ribamarenses 

0comentário

Cerca de 120 alunos, entre jovens e adultos, receberam na tarde desta quarta-feira (16) o certificado de conclusão dos cursos oferecidos por meio de parceria realizada entre a Prefeitura de São José de Ribamar e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

A parceria possibilitou a oferta dos cursos de Pintor Imobiliário, Confeitaria, e Assistente Administrativo, áreas que segundo o prefeito Luis Fernando, além de aquecer a economia local, também gera frentes capacitadas de trabalho e renda.

“São José de Ribamar vive hoje um processo de reconstrução e desenvolvimento, onde a capacitação gera um resgate da dignidade humana, dando ainda a possibilidade de ocupação, ou seja, oportunidades para nossos jovens e adultos no mercado de trabalho”, disse o prefeito, lembrando que em sua última gestão, a economia ribamarense representou cerca de 54% do Produto Interno Bruto (PIB).

Luis Fernando ainda complementou que não existe capacitação sem oferta de educação, anunciando, na oportunidade, a criação da primeira turma de graduação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) de Ribamar, que já oferece para o próximo vestibular, vagas para o curso superior na área de Administração.

“Sonhamos muito, mas não sonhamos sozinhos. Contamos com parceiros fortes a exemplo do IFMA, que anuncia o primeiro vestibular para o Campus de Ribamar e também o SENAI que, além dos cursos de capacitação, também vai construir uma das maiores escolas profissionalizantes que vai oferecer cerca de mil vagas”, detalhou o prefeito.
(mais…)

sem comentário »

IBGE aponta mais de 851 mil analfabetos no Maranhão

0comentário

O Maranhão é o estado com a segunda maior taxa de analfabetismo do país, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2017. Os dados divulgados nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que mais de 851 mil maranhenses não sabem ler e escrever um bilhete simples.

No ano passado, o Maranhão esteve apenas atrás de Alagoas no comparativo com os estados com a maior taxa de analfabetismo. Alagoas teve 18,2%, enquanto o Maranhão atingiu 16.7%, que é o mesmo valor registrado em 2016.

Comparando com os dados nacionais, a taxa no Maranhão é maior que o dobro do país, que é de 7% de analfabetos. Em números totais, há 11,5 milhões de analfabetos no Brasil.

A análise dos dados mostra que a desigualdade persiste: a concentração é maior nas regiões Norte e Nordeste, no grupo daqueles com 60 anos ou mais e entre as pessoas que se declaram pretas ou pardas.

Grupo com mais analfabetos

O analfabetismo no Maranhão se destaca a partir dos 60 anos de idade, que representa quase metade dos maranhenses analfabetos, com 47,9%. Em comparação com 2016, essa faixa etária apresentou crescimento na taxa de analfabetismo de 0,1%.

O IBGE no Maranhão também destacou que a população idosa analfabeta representa 396.000 pessoas, sendo um passivo que acompanha ao longo de tempo a realidade educacional do estado. Em 2016, esse percentual foi de 46,1%, representando 387.000 pessoas. O supervisor de disseminação de informações do IBGE no Maranhão, José Reinaldo, apontou que faltam ações específicas para este público.

“São pessoas que deveriam ter sido alfabetizadas e não foram. É um passivo que, para recuperar, precisa haver uma campanha a parte. Os idosos estão vivendo mais e é preciso realizar um trabalho específico com essa população”.

G1 entrou em contato com o Governo do Maranhão para obter retorno sobre os números do IBGE e do estado não diminuir o número de analfabetos de 2016 para 2017. Em nota, a Secretaria de Educação disse que está investindo no combate ao analfabetismo. Para reverter o quadro, informou que foi implantado em 2016 a jornada de alfabetização do Maranhão, com ‘Sim, Eu Posso!’, e só neste primeiro ano já alfabetizou 70% dos inscritos. Ou seja, dos 14.040 alunos do programa, 9.368 já estariam escrevendo suas primeiras linhas em municípios atendidos pelo ‘Plano Mais IDH’.

Além disso, a Seduc disse que ampliou o “Sim Eu Posso!” para a alfabetização de aproximadamente 19 mil pessoas em 15 municípios com o baixos indicadores sociais, e que o Governo Federal reduziu os investimentos do Programa Brasil Alfabetizado no Maranhão, diminuindo a meta de 20 mil alfabetizandos no penúltimo ciclo (2016) para, apenas, 6.500 em 30 municípios (2017), cujas ações encerram neste ano.

Leia mais

sem comentário »

É preciso agir mais

1comentário

A decisão liminar do juiz da Corte Eleitoral do Maranhão, Eduardo Moreira, determinando a retirada do vídeo do Solidariedade em que aparece o governador Flávio Dino (PCdoB) fazendo pedido de voto explícito em evento transmitido pela internet, ainda não é o suficiente para barrar os abusos que estão ocorrendo neste período de pré-campanha no Maranhão.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) tem atuado contra crimes eleitorais que vêm sendo cometidos, faltando pouco mais de quatro meses para o primeiro turno das eleições deste ano.

Até o início do mês de maio, existiam somente duas ações da PRE por propaganda eleitoral antecipada. Com tantas pré-candidaturas anunciadas, tantas as propagandas – principalmente via internet -, reuniões partidárias dentro do Palácio dos Leões e até espionagem de adversários pela Polícia Militar, o Ministério Público Eleitoral identificou somente duas irregularidades.

Foram necessários dois pedidos de voto explícito, aberto e direto do governador Flávio Dino em evento do Solidariedade e outro de pré-candidato do PCdoB para que ações fossem dada entrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o abuso que pode sim desequilibrar o pleito.

Mais uma denúncia

Durante a tarde desta sexta-feira, 18, a PRE divulgou a informação que estava acionando o governador Flávio Dino pela segunda vez.

Agora porque em evento de lançamento da pré-campanha de Duarte Júnior, o governador pediu votos ao seu ex-auxiliar.

Segundo a PRE, a irregularidade foi maior ainda porque o evento foi transmitido pelas redes sociais, ou seja, não se restringiu ao ato político intrapartidário.

Outros casos

Ainda espera-se respostas da PRE a respeito das mais de 50 nomeações de capelães no sistema de Segurança feito por Flávio Dino.

E também em relação a espionagem de adversários determinada por coronel da PM que tem ligações com o PCdoB.

Nos dois casos, o Ministério Público Eleitoral foi provocado com representações interpostas pelo PRP.

Estado Maior

1 comentário »

Sampaio busca reabilitação contra o Brasil de Pelotas

1comentário

O Sampaio tenta a reabilitação no Campeonato Brasileiro Série B, neste sábado (19), contra o Brasil de Pelotas, às 21h, no Estádio Bento Freitas.

O time maranhense ocupa a incômoda 17 posição e está na zona de rebaixamento. A campanha ruim neste início de competição provocou inclusive a demissão do técnico Francisco Diá.

O Sampaio tenta reagir na competição, agora sob o comando de Roberto Fonseca que estreou no quarta-feira com a excelnte goleada sobre o Vitória-BA, pela Copa do Nordeste, no Castelão, em São Luís.

O time do Sampaio deverá jogar com Andrey; Bruno Moura, Joécio, Maracás e Alyson; Willian Oliveira, Diego Silva, Fernando Sobral, João Paulo de Bruninho; Carlão (Alvinho).

Tudo sobre Sampaio e Brasil você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: Lucas Almeida

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS