Prefeitura promove dia de vacinação contra gripe

0comentário

A Prefeitura de São Luís realizará neste sábado (12) o Dia D de Vacinação contra a Gripe. A vacinação acontecerá em 63 unidades de saúde e mais 10 postos volantes e contará com a participação de cerca de 650 profissionais. A meta é vacinar mais de 230 mil pessoas que estão nos grupos de risco. A ação, executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), integra as atividades da Campanha Nacional contra a Influenza, coordenada pelo Ministério da Saúde.

A campanha de vacinação tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas acima dos 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, além da população privada de liberdade, dos funcionários do sistema prisional e das pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, explica que a intenção é fortalecer as ações da campanha e atingir a meta de vacinação. “A Prefeitura de São Luís mobiliza suas equipes para imunizar o máximo de pessoas contra os tipos mais comuns de vírus da gripe, e assim, diminuir a possibilidade de complicações causadas pela doença”, pontua o secretário.

Para ampliar o alcance da ação, além das unidades de saúde, a Prefeitura de São Luís está disponibilizando 10 postos volantes que estarão à disposição da população em locais como Convento das Mercês, Tropical Shopping, Associação dos Moradores da Ilha da Paz, Igreja Evangélica Templo da Esperança, Capela São Paulo, Capela Santo Antônio, Alto São Sebastião, Inhauma, Cajueiro, Igarau e Residencial 2000.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Fernando Sarney é reeleito para conselho da FIFA

5comentários


O empresário maranhense Fernando Sarney foi reeleito nesta sexta-feira (11) membro do Conselho da Conmebol na FIFA, no 69º Congresso Ordinário da Confederação Sul-Americana de Futebol.

Além de representar o futebol brasileiro na Conmebol, Fernando Sarney que é vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é membro do conselho Executivo da FIFA.

Para representantes da Conmebol no Conselho da Fifa, foram eleitos o brasileiro Fernando Sarney, o colombiano Ramón Jesurún, o uruguaio Wilmar Valdez e a equatoriana María Sol Muñoz.

Ontem (10), a Conmebol reinaugurou sua sede administrativa, na cidade de Luque, no Paraguai. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, apresentou a remodelação do prédio e suas novas instalações. O evento também contou com a presença do Conselho da Conmebol e do presidente da FIFA, Gianni Infantino.

O projeto da reforma foi iniciado em 2017, com o objetivo de criar um ambiente de trabalho mais adequado aos conceitos contemporâneos de gestão. O edifício passou a ter escritórios abertos e espaços que facilitam a integração dos setores, eliminando barreiras física e aumentando a comunicação e a produtividade.

Alejandro destacou que a Conmebol vem promovendo a transparência e as mudanças estruturais a ideia de portas abertas para o futebol do continente. Na cerimônia desta quinta, ele teve a companhia de dirigentes, colaboradores e jornalistas esportivos, que fizeram um tour pela nova sede.

“Com os novos espaços, se constrói uma identidade corporativa verdadeira para obter melhores resultados do trabalho em equipe. Esta é a casa dos países que compõem a Conmebol”, afirmou Domínguez.

Foto: Divulgação/ Conmebol

5 comentários »

PRP protocola nova ação contra ‘farra dos capelães’

0comentário

Um aditivo assinado pelos deputados estaduais do PRP, Andrea Murad e Sousa Neto, e pelo presidente da legenda, Severino Sales, foi dado entrada em Brasília esta semana para que seja juntado à representação da deputada Andrea Murad protocolada em 4 de maio.

Naquela data, a parlamentar apresentou a forma clara e transparente com que a Polícia Militar do Maranhão está servindo ao PCdoB para promover a “espionagem” e o levantamento de dados dos líderes de oposição ao governador Flávio Dino nestas eleições 2018. Apresentando ainda todos os documentos oficiais da própria PMMA, determinando a missão eleitoral que visava beneficiar o projeto de reeleição do comunista.

“Primeiro entrei com a Representação para que a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge, diante de todos esses fatos graves relatados, determine a intervenção no sistema de segurança pública do estado, porque entendo que toda essa estrutura está sendo utilizada pelo governador Flávio Dino para beneficia-lo nas eleições deste ano. Isso é crime grave, isso é abuso de poder, isso precisa de uma intervenção federal imediata. E achamos agora necessário incluir nesta minha representação um aditivo tratando de outros fatos comprovados como a nomeação abusiva de capelães nos órgãos de segurança como bombeiros, polícias civil e militar, onde muitas lideranças religiosas filiadas a partidos políticos foram nomeadas com salários altíssimos para promover campanha a Flávio Dino. Além de outros fatos que demonstram que não é de hoje que o comunista abusa do uso de membros da corporação”, explicou Andrea Murad.

O aditivo, além de apresentar a farra nas nomeações de capelães sem concurso público no Maranhão, também apresenta a utilização de milícia de militares, denominado nas Eleições de 2012 de “Serviço de Inteligência do 36”, repercutido nacionalmente, quando Flávio Dino apoiava seu candidato a prefeito Edivaldo Holanda Jr.  Na reunião dos policiais, com a presença do próprio candidato, citam ainda um grande projeto para 2014 (eleição de Flávio Dino).

Outro fato presente na peça trata-se de quando Flávio Dino ainda era presidente da Embratur, onde chegou a organizar uma reunião com militares maranhenses, em Brasília, para formar os “comitês militares” nas Eleições 2014. Todos os fatos estão comprovados em áudio e vídeo, demonstrando ilícitos gravíssimos para fins político-eleitoral.

“É claro que a gente fez essa aproximação com o senhor com a maior timidez. Mas nós vamos nos mobilizar. Essa equipe que tá aqui vai mobilizar para dar apoio para o que for de melhor para nós…”, disse um dos policiais presentes na reunião com o então presidente da Embratur, Flávio Dino, em Brasília.

Para o deputado Sousa Neto e o presidente Severino Sales, o aditivo demonstra a prática de Flávio Dino de utilizar essa estratégia desde as Eleições 2012, e que agora em 2018 o pleito corre sérios riscos.

“Primeiro em forma de milícias e depois, quando governador de Estado, utilizando a própria corporação das polícias estaduais, tanto para conquistar rebanhos de religiosos através da nomeação de capelães, quanto para fazer a espionagem de todos os adversários políticos do governador no interior do estado”, disse Sousa Neto.

“Como presidente do PRP, entendo que todas as legendas merecem participar de eleições limpas e justas, pelo princípio democrático, pelo Estado Democrático de Direito, pela soberania popular, pela legitimidade das eleições, por tudo que nos assegura a Constituição. E pelo que percebo, as eleições deste ano estão viciadas e cada vez mais atingidas pela prática abusiva do atual governador Flávio Dino que irá se consolidar em mais um pleito eleitoral se não ocorrer a intervenção federal no sistema de segurança”, disse Severino Sales.

Fotos: Nestor Bezerra

sem comentário »

Moto terá duas mudanças para jogo com o Altos

1comentário

O Moto está definido e terá novidades para a partida de domingo contra o Altos, às 15h45, no interior do Piauí, pelo Campeonato Brasileiro Série D.

O técnico Luís Miguel fará duas mudanças na equipe. O meia Everlan, expulso será substituído por Doda.

A outra modificação será a entrada de Vitor Salvador no lugar de Romero, mas por opção técnica.

Vitor Salvador (foto) entrou muito bem no time no segundo tempo do jogo com o Altos e foi autor do gol da vitória por 1 a 0.

O atacante Ricardo Maranhão que retornou aos treinos após se recuperar de contusão será poupado. O atacante Naoh treinou durante a semana e ficará como opção no banco de reservas.

O time do Moto terá: Rodrigo Ramos, Dieguinho, Betão, Wanderson e Chico Bala. Rafael Santos, Vitor Salvador e Doda. Shalinson, Val Barreto e Márcio Diogo.

Com 9 pontos ganhos e 100 por cento de aproveitamento, o Moto lidera o grupo A5 e garantirá a classificação para a segunda fase com um empate e duas rodadas de antecedência.

Foto: Lucas Almeida

1 comentário »

Serviços dos Correios são normalizados em Bacabal

1comentário

A pedido do deputado Roberto Costa (MDB), o superintendente estadual de Operações dos Correios do Maranhão, Ricardo Barroso, garantiu que o serviço do órgão será regularizado no município de Bacabal e em toda a região do Médio Mearim. Nesta quinta-feira (9), foram encaminhados dois veículos para Bacabal e a entrega das correspondências do tipo Sedex e PAC foi reiniciada, bem mantida a frota de veículos que realiza o trabalho.

De acordo com o parlamentar, mais de seis mil volumes enviados por meio de Sedex não foram entregues aos destinatários em Bacabal.

“Estivemos em Bacabal e ouvimos essa reclamação das pessoas. Cobramos uma solução imediata para o problema, pois a cidade não pode ficar sem esse serviço. As pessoas pagam e querem agilidade. Pode ser, inclusive, uma medicação importante. Por isso, convidei o superintende a vir ao meu gabinete e pedi a solução do problema. A notícia boa é que, logo após essa audiência, dois veículos foram encaminhados para Bacabal e, hoje mesmo, o serviço será retomado”.

Ricardo Barroso esclareceu. “Quero agradecer o convite do deputado Roberto Costa e dizer que é importante esclarecermos essa situação. Em abril, tivemos uma paralisação do fornecedor da frota dos veículos, mas não foi por falta de pagamento. Essa situação de Bacabal não é isolada. Outros municípios encontram-se na mesma situação. Mas tivemos o retorno positivo, pois já foram liberados dois veículos para Bacabal e, hoje, retomaremos o trabalho”, explicou.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Preso homem que atirou e matou delegado da PF

2comentários

Davi Castro Martins, de 18 anos, terceiro suspeito de participar do latrocínio do delegado da Polícia Federal Davi de Farias Aragão, entregou-se à polícia na noite dessa quinta-feira (10). Ele foi direto para a sede da Superitendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), em São Luís. Lá, segundo a polícia, Davi disse onde estava a arma do delegado, que foi levada após o crime. Os policiais seguiram a informação e recolheram a pistola em uma casa na Vila Luizão. O G1 tenta contato com a defesa do suspeito.

Davi Martins estava sendo procurado por policiais militares, civis e federais. Na primeira tentativa de localizá-lo, pela manhã, no Residencial Amendoeira, no Maracanã, zona rural de São Luís, ele não foi encontrado. Mais tarde, segundo o delegado George Marques, por meio de um advogado, houve contato com os policiais para acertar detalhes da rendição de Davi. Assim, os policiais foram à noite, novamente no Residencial Amendoeira, e lá prenderam Davi Martins que aguardava a polícia na Rua 1. Ele foi levado imediatamente para a Superintendência de Homicídios e Porteção à Pessoa (SHPP), onde foi interrrogado.

“Basicamente ele repetiu em depoimento a mesma história que os outros falaram. A ideia era assaltar pessoas que passam pela Praia do Meio, mas como viram movimento na casa, eles resolveram cometer o assalto na residência. Pelas imagens que temos do assalto, eles estavam com uma faca e um simulacro (arma falsa)”, disse o delegado da SHPP, George Marques, que confirmou que a única arma de fogo utilizada no crime era a do delegado.

Antes de Davi, a polícia já havia capturado Wanderson de Morais Baldez, de 21 anose apreendido um adolescente de 17 anos, que segundo os policiais, confessaram a participação no latrocínio. Os outros dois disseram em depoimento que o responsável pelos disparos foi Davi.

Leia mais

2 comentários »

Jota Pinto destaca eleição na Câmara de São Luís

0comentário

O deputado Jota Pnto (PEN) destacou a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, na sessão plenária desta quinta-feira (10), para o biênio 2019-2020. Ele enfatizou a vitória da chapa liderada pelo presidente eleito, vereador Osmar Filho, em decisão unânime.

A chapa era composta ainda pelos vereadores Astro de Ogum (vice-presidente); Nato Júnior (2º vice-presidente) e Josué Pinheiro (3º vice-presidente). Foram eleitos também os vereadores Chico Carvalho (1º secretário), Francisco Chaguinhas (2º secretário), Beto Castro (3º secretário), Concita Pinto (4ª secretaria) e Afonso Manoel (5º secretário).

“Uma chapa de consenso e que elegeu um jovem talentoso, que é Osmar Filho. Com maestria e sabedoria, ele soube conquistar os votos dos 31 vereadores”, disse Jota Pinto.

O deputado elogiou também a gestão do ex-presidente da Casa, vereador Astro de Ogum, que, segundo ele, conseguiu reestruturar a Câmara Municipal de São Luís.

“A Câmara está reestruturada, com painel de votação e todos os vereadores com computadores em suas bancadas. Nós temos de elogiar o trabalho do vereador Astro de Ogum. Deixo os parabéns a ele e ao presidente eleito, Osmar Filho, com votos de sorte e sucesso a todos”, concluiu.

Foto: Kristiano Simas/ Agência Assembleia

sem comentário »

Realidade nua e crua

0comentário

O governo Flávio Dino (PCdoB) investe pesado para vender uma ideia de segurança no Maranhão, mas uma realidade se impõe a ele: o aumento considerável da violência em seu mandato.

São assassinatos, latrocínios, roubo a bancos e caixas eletrônicos, explosões de carros-fortes, tráfico de armamentos pesados e de drogas e até balas perdidas fazendo vítimas nas comunidades. E isso não é contrapropaganda. É a realidade nua e crua do dia a dia do maranhense.

Os números não mentem, jamais, diria o professor. E eles mostram que o índice de homicídios cresceu 16% durante o mandato do comunista. A propaganda esconde esta realidade e fala de investimentos.

A realidade nua e crua é vista diariamente pelo cidadão; a esposa de um prefeito foi sequestrada, um delegado de polícia federal foi morto após assalto, outro só não morreu porque reagiu contra os bandidos, que agiam em plena luz do dia.

Um empresário está internado após receber um tiro no rosto, durante assalto à casa de sua mãe. E duas vítimas de bala perdida foram registradas nos últimos dias.

São números da violência que Dino não pode esconder.

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS