Na raça, Moto bate o Altos e segue 100% na Série D

2comentários

A semana que começou com muita turbulência no Moto e que culminou com grave de jogadores e saída de treinador tinha tudo para ficar ainda pior horas antes da partida contra o Altos.

O temporal que caiu por volta de duas da tarde afastava o torcedor e castigava o gramado do Estádio Nhozinho Santos e aumentava as dificuldades para o Moto.

Quando a bola rolou, o jogadores do Moto logo mostraram que estavam dispostos a manter 100% na competição, mas do outro lado havia um adversário perigoso.

Se faltou futebol, sobrou garra, raça e muita vontade no Moto.

A partida foi marcada pelo equilíbrio e poucas chances de gol. Na raça e no abafa, o Moto quase marca numa cobrança de escanteio de Márcio Diogo que Betão desviou no travessão. O Altos assustou num contra-ataque com Manoel.

O gol da vitória rubro-negra saiu aos 38 minutos do segundo tempo. Vitor Salvador rouba a bola no meio-campo e tenta o passe para Val Barreto. A bola bate na zaga e sobra para Vitor Salvador mandar uma porrada para o gol 1 a 0. era o gol “salvador”.

Com o resultado, o Moto mantém 100% de aproveitamento e a primeira colocaçào no grupo A5 com 9 pontos ganhos. O Altos é o segundo com 4 pontos.

O Moto volta a jogar no domingo, contra o Altos, no Piauí.

Pelo grupo A4, o Cordino bateu o 4 de Julho por 2 a 0, em Teresina e subiu para a segunda colocação. Em Juazeiro do Norte, Guarani-CE e Imperatriz empataram por 1 a 1.

Foto: Lucas Almeida

2 comentários »

Luis Fernando autoriza revisão do Plano Diretor

0comentário

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, assinou na manhã da última sexta-feira (04) a Ordem de Serviço autorizando o início da Revisão do Plano Diretor do Município. O documento, criado em 2006 na primeira gestão de Luis Fernando, nunca havia sido revisado, embora devesse passar por reformulações a cada dez anos, em razão do crescimento populacional e territorial da cidade, fatores que segundo o prefeito, comprometem o desenvolvimento do município.

“Temos aí uma defasagem de 12 anos, ou seja, o plano deveria ter sido revisado em 2016, mas infelizmente não foi feito, assim como tantas ações igualmente importantes, que também deixaram de ser priorizadas”, lamenta o prefeito, lembrando ainda que durante a sua campanha já discutia com a população por meio dos seminários do Planeja as prioridade e rumos da cidade para os próximos anos.

Luis Fernando explicou ainda que a revisão do Plano será prioritariamente feito e discutido, com a população ribamarense. “É a população que vai definir as necessidades. A revisão do Plano Diretor vai contemplar, dentre outros aspectos, à configuração territorial, políticas públicas de desenvolvimento, função social e econômica do município, preservação ambiental, infraestrutura, urbanismo, serviços de utilidade pública, regionalização e diretrizes político-administrativas”.

A representante da empresa que vai executar a revisão do Plano, Jussara Nogueira, antecipou que o processo já desencadeado para reformulação do documento vai passar por algumas fases e a expectativa é que até agosto deste ano, o Plano seja concluído.

“Estamos realizando o diagnóstico e mapeamento. Em seguida serão realizadas oito audiências públicas contemplando todas as regiões administrativas, inclusive Zona Rural. O objetivo é ouvir a demanda população, afinal o Plano é uma ferramenta estratégica pensada, para auxiliar na condução do desenvolvimento do município”, explicou.

A fase das audiências públicas, funcionaram como fóruns onde a população, além de apontar as necessidades, também apontam soluções nas mais diversas. As reuniões ocorrerão com a presença do prefeito, o vice-prefeito, Eudes Sampaio, além de vereadores, secretários municipais.

A revisão do Plano ainda deverá passar pela sistematização do documento com apresentação da leitura técnica e comunitária dos artigos que deverão compor o plano bem como a discussão e aprovação final do texto base do Plano Diretor. A previsão, é que em agosto deste ano, o documento siga para apreciação e aprovação na Câmara Municipal.

Foto: Divulgação

sem comentário »

PSDB reúne 5 mil em ato com Alckmin no MA

1comentário

O PSDB Maranhense reuniu ontem (5), em São Luís, mais de cinco pessoas para participar do evento ” Maranhão Presente: encontro de lideranças socialdemocratas, ato organizado para recepcionar e confirmar as pré-candidaturas de Geraldo Alckmin à Presidência da República e de Roberto Rocha ao Governo do Estado do Maranhão. Durante o evento, foram ainda reafirmados os nomes de Zé Reinaldo e Alexandre Almeida para disputar as duas vagas ao Senado pela sigla tucana.

No pátio do Multicenter Sebrae, o boi de Nina Rodrigues animou os militantes e fez todo mundo dançar ao som de suas toadas.

O encontro contou com as presenças de muitos políticos, tais como o deputado federal Waldir Maranhão, a deputada estadual Graça Paz, o deputado estadual Wellington do Curso, Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz e pré-candidato a deputado federal, além de prefeitos, vereadores, lideranças políticas e caravanas de filiados e militantes de todo o Maranhão, que lotaram o auditório Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae.

Com quase 30 anos de experiência na vida pública, Roberto Rocha exaltou a trajetória política de Geraldo Alckmin que, segundo ele, reúne todas as condições necessárias para ser o próximo presidente da República. “É de um político assim que o Brasil precisa: sério, íntegro, ético e honesto. Alckmin representa o que temos de melhor na gestão pública brasileira, uma gestão focada em resultados em todos os setores”, afirmou. Ao fim de seu pronunciamento, Roberto Rocha presenteou Alckmin com um tucano artesanal, uma simbologia do Nordeste caipira.

Visivelmente feliz, em um discurso leve, mas cheio de propostas de desenvolvimento para o Brasil, Alckmin falou um pouco sobre as alternativas que devem ser priorizadas para que o País volte a crescer. Ele defendeu maiores investimentos na educação básica do ensino infantil, na segurança pública, diminuição das desigualdades regionais e investimentos para que sejam gerados mais emprego e renda para os brasileiros.

Geraldo Alckmin, que, quando governador até abril deste ano teve sua gestão em São Paulo avaliada como uma das melhores do Brasil, elogiou Roberto Rocha e os pré-candidatos maranhenses pela sigla tucana. “Eu aprendi que, tão importante quanto as bandeiras dos partidos, são as mãos que impunham essas bandeiras. A política é feita de pessoas e montamos aqui o melhor time. Roberto Rocha é um dos melhores senadores do Brasil e será o melhor governador do Maranhão. Montamos um time campeão, e é com esse time que nós vamos caminhar a partir de hoje”, concluiu.

Foto: DIvulgação

1 comentário »

Delegado da PF é morto ao reagir a assalto em casa

0comentário

O delegado da Polícia Federal, Davi Farias de Aragão, 36 anos, foi assassinado, na noite desse sábado (5), por três bandidos, que invadiram a residência do policial para assaltar, segundo a Polícia Civil. O crime foi em uma casa localizada na Avenida Atlântica, na Parai do Meio, no bairro Araçagi, que fica no município de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. O delegado Davi Aragão comandava o Departamento Fazendário da Polícia Federal no Maranhão.

De acordo com o delegado Jefrey Furtado, plantonista na Superitendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o latrocínio (homicídio em situação de assalto) foi por volta das 23h. No local, amigos e familiares comemoravam o aniversário de cinco anos da filha da vítima.

Os assaltantes invadiram a residência aproveitando uma casa vizinha, que estava desocupada no momento. Eles pularam o muro e entraram na casa da vítima, sendo dois pelo quintal e outro pela lateral. A polícia confirmou que os três chegaram a pé até o endereço e perceberam que havia movimento na casa quando um entregador deixou uma pizza pedida pelas pessoas na reunião familiar.

A polícia identificou o trio responsável pelo latrocíonio como Davi Costa Martins, um identificado apenas como Leandro e Wanderson de Morais Baldez. Este foi preso na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Luizão, quando procurou por socorro por ter sido ferido em um dos braços por conta dos tiros, pois, pelas informações já levantadas pela Polícia Civil, houve luta corporal entre os três bandidos e o delegado. A vítima sofreu três disparos de arma de fogo no abdomên, além de facadas e mordidas pelo corpo.

“Tendo em vista os elementos materiais e testemunhais, esta é a linha mais plausível que seguimos (latrocínio). Desde o meio-dia estava sendo realizada uma festa da filha do delegado, com familiares e amigos íntimos. Então os três indivíduos entraram na residência com uma arma tipo pistola, que depois viemos a saber que era um simulacro (arma de brinquedo). Eles anunciaram o assalto e começaram a subtrair objetos como relógios, celulares e bolsas na varanda. Em dado momento, eles resolveram entrar na residência, onde estavam as crianças, e neste momento os ânimos começaram a se exaltar e foi depois disso que os indivíduos entrarm em luta corporal com o delegado. A briga foi até o campo de futebol, quando o delegado foi atingido mortalmente por mais um disparo. A luta seria para ter o domínio de uma arma de fogo, e nós não sabemos ainda se uma arma que estaria com os bandidos ou se a arma do delegado, uma pistola”, disse o delegado Jefrey Furtado.

“Segundo o Wanderson, eles estavam circulando atrás de uma vítima. Como eles viram um movimento no local, invadiram a residência no intuito de assaltar”, disse o delegado Jefrey Furtado.

A Polícia Civil, por meio do delegado Jefrey Furtado, informou ainda que Wanderson de Morais Baldez deveria estar sendo monitorado por tornozeleira eletrônica por já responder por crime, contudo quando ele foi capturado pelos policiais, estava sem o devido equipamento.

Leia mais

sem comentário »

UFMA deve apertar professores que faltam aulas

0comentário

A Justiça Federal determinou que a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) deve promover com urgência mudanças no controle do cumprimento das horas-aula pelos alunos, verifique faltas e preveja reposição de aulas.

A decisão aconteceu após uma Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Federal. O MPF que diz que estudantes dos cursos de Medicina e Direito informaram que professores têm faltado sem justificativa por várias vezes nos horários designados para as aulas, o que comprometeria o cumprimento da carga horária e do conteúdo ministrado.

Diante da reclamação, foi instaurado inquérito para apurar as ausências de professores. Sobre as faltas, a investigação colheu informações da UFMA e da Controladoria Geral da União (CGU). Foi repassado ao MPF que a CGU realizou auditoria, compareceu às salas de aulas e verificou as faltas injustificadas, inclusive mediante entrevistas com alunos dos cursos.

Por sua vez, a UFMA disse que todo o controle era realizado por meio de um sistema informatizado, o SIGAA (Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas), e que os professores estariam dispensados de registro diário de ponto, por força de decreto federal.

Porém, a CGU informou ao MPF que o controle feito por meio do SIGAA era ineficiente para o registro. A partir disso, foram requisitadas comprovações documentais à UFMA em relação ao cumprimento da carga horária dos professores de diversos cursos no período de um ano, mas a instituição não apresentou a documentação.

Segundo o MPF, a omissão da instituição, porém, revela falha no controle do cumprimento de carga horária dos professores, o que permite a que os professores faltem sem qualquer apuração ou reposição das aulas. Esse fato representaria um enorme prejuízo ao conteúdo programático e, consequentemente, frustra o direito à educação de centenas de alunos.

Dessa forma, pela decisão da Justiça Federal, a UFMA deverá implantar, com urgência, um sistema eficiente de controle do cumprimento das horas-aula pelos docentes, que deve registrar em endereço eletrônico, de forma pública, a data, horário e a sala nos quais a aula foi ministrada, bem como a presença/ausência de alunos e professores.

Fica imposto às chefias de departamento o registro diário, a fim de comprovar o cumprimento do ano letivo mínimo, previsto no art. 47, caput, da Lei n. 9394/96. Em caso de descumprimento das imposições, a multa diária de R$ 10.000,00 foi estipulada à Universidade.

Em nota ao G1, a UFMA disse apenas que o Acórdão nº 2729/2017, expedido em 19/02/2018, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), que trata do controle de cumprimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão dos docentes, é dirigido a todas às Instituições Federais de Ensino Superior e aos respectivos hospitais universitários, portanto, não somente para a UFMA.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Moto pega o Altos para manter 100% na Série D

0comentário

O Moto enfrenta o Alto-Pi, neste domingo, às 15h30, no Estádio Nhozinho Santos pelo Campeonato Brasileiro Série D.

O duelo vale a liderança do grupo A5. O Moto tem 6 pontos e 100% de aproveitamento. O Altos com 4 pontos é o segundo colocado.

O Moto atravessou uma semana de muita turbulência, inclusive com greve de jogadores por conta de atraso de salário e troca de treinador.

Luis Miguel vai fazer a sua estreia, assim como o meia Márcio Diogo que foi regularizado. O atacante Val Barreto que se recuperou de lesào retorna ao time.

O time do Moto será: Rodrigo Ramos, Dieguinho, Wanderson, Betào e Chico Bala. Rafael Santos, Romero, Márcio Diogo e Everlan, Shalinson e Val Barreto.

Pelo grupo A4, o Cordino enfrenta o 4 de Julho, às 16h, no Albertão, em Teresina. Pelo grupo A6, O Imperatriz pega o Guarani, no Estádio do Junco, em Juazeiro do Norte, também às 16h.

Tudo sobre Moto e altos você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: Lucas Almeira

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS