Filho de Jackson critica aumento da pobreza no MA

0comentário

O médico Igor Lago, filho do ex-governador Jackson Lago, criticou, nas redes sociais, a realidade sobre a pobobreza no Maranhão que, segundo ele, nem mesmo a melhor propaganda feita pelo mais competente marqueteiro pode

“Ficamos mais pobres! Sim, o governo do Maranhão, com os seus programas “Mais”, foi premiado com o Mais Pobreza!, conforme os dados do PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio -, recentemente divulgados, comparando os anos 2016 e 2017. Na pobreza extrema, ou seja, aqueles que vivem com menos de 6,65 reais por dia, a calcular com o dólar a preço de ontem, 3,50 reais, o Maranhão tinha em 2016 na região metropolitana 99.661 pessoas e, em 2017, infelizmente, apesar de todos os “esforços” comunistas, esse número aumentou 48%, isto é, subiu para 147.029 pessoas.

“A falácia e a demagogia dos atuais governantes podem ludibriar aos incautos e ingênuos mas, mesmo assim, estes se deparam com a dura realidade não mostrada nas milionárias propagandas”, finalizou.

Foto: Reprodução/ Facebook

sem comentário »

Marcinho Guerreiro troca o Moto pelo Imperatriz

12comentários

O técnico Marcinho Guerreiro trocou mesmo o Moto pelo Imperatriz.

Com salários atrasados e em meio a uma crise administrativa e financeira sem fim, o técnico campeão maranhense se apresenta amanhã cedo ao Cavalo de Aço.

Marcinho havia deixado o Moto após a vitória por 2 a 1 sobre o Sparta-TO, pelo Campeonato Brasileiro Série D. Quem aguenta tanta bagunça?

Por telefone, Marcinho deixou claro que gostaria de permanecer no clube, mas a incerteza quanto ao futuro da equipe o levou a sair. Ele tem toda razão, pois o Moto não tem diretoria e, atualmente é um clube onde todo mundo manda, faz e acontece.

Além do problema salarial, presidente e vice do clube batem cabeças e o Conselho Deliberativo tem comportamento passivo e lento. Por tudo isso, o futuro do Moto na Série D está comprometido, mesmo com todo o empenho e compromisso dos jogadores “guerreiros” afetados diretamente por essa falta de comando.

O resultado é esse ai. Já houve o anúncio do nome de Luis Miguel que assume nesta quarta-feira (2) em meio a uma greve de jogadores.

Mas a pergunta que fica é: bem mas vão pagar os jogadores antes do retorno aos treinos e da apresentação do novo treinador?

Tudo isso ocorrendo e o Moto tem jogo decisivo com o Altos no próximo domingo…

Foto: Reprodução/ TV Mirante

12 comentários »

Alunos  fazem ‘vaquinha’ para participar de torneio

1comentário

Um grupo de estudantes do Instituto Federal do Maranhão, do Campus Monte Castelo, em São Luís, realiza uma ‘vaquinha online’ para arrecadar recursos e custear as despesas de uma viagem para participar do Torneio Internacional de Robôs (ITR), que será realizado de 6 a 9 de junho em São Paulo, na Universidade ENIAC.

O evento é a principal competição da área e conta com participações de estudantes de todo o mundo. A equipe maranhense vai se apresentar em duas modalidades: sumô e viagem ao centro da terra. O torneio é um evento dedicado para difusão da Robótica no ambiente escolar da Educação Básica até a Educação Superior.

Composta por três alunos do curso Sistemas de Informação do IFMA – Alan Jucá, Kelly Ribeiro, Yasmim Araújo – a equipe é uma das classificadas na final nacional do TJR Torneio Juvenil de Robótica de 2017, ou seja, uma das melhores colocadas por nível em cada desafio conforme constam nos resultados publicados, e demais equipes oriundas de outros países.

No entanto, para ir até São Paulo, mostrar e defender os resultados de suas pesquisas, o grupo precisa arrecadar R$ 3 mil. A ‘vaquinha’ servirá para pagar passagens aéreas, além de auxiliar com parte do custo de hospedagem e alimentação de todos os membros da equipe durante os quatro dias do torneio.

“A gente quer ir à competição não só para competir. Queremos apresentar nosso trabalho e mostrar nosso potencial. Pedimos a ajuda de vocês. Quem não puder doar, pode compartilhar e mandar para conhecidos, o que já nos ajuda bastante também”, explica o integrante da equipe Alan Jucá, de 20 anos.

Modalidades

A equipe maranhense do IFMA vai participar da competição de robótica em duas modalidades. Sumô e viagem ao centro da terra. A primeira consiste em programar um robô para tirar o adversário do ringue. Já na categoria ‘viagem ao centro da terra’, o robô é programado para seguir um percurso, resgatar uma “vítima” e voltar, tudo isso seguindo uma linha.

“Estamos ansiosos e felizes em participar de um dos maiores eventos de robótica do mundo. Mostrar para todos que também temos conhecimento sobre tecnologia e ciência e que a cada dia estamos avançando nesta área de conhecimento”, disse a estudante Yasmin.

De acordo com o professor e coordenador da equipe, Santiago Sinézio Andrade Filho, a participação dos estudantes nestas duas competições mundiais possibilita uma interação com novas tecnologias, culturas diferenciadas e uma experiência única.

Faça a sua contribuição aqui

1 comentário »

Tati comanda grande vitória do Sampaio na LBF

0comentário

Precisando da vitória, o Sampaio Basquete foi para cima de Presidente Venceslau, e com um segundo tempo sólido, derrotou a equipe paulista por 76 a 62, diante de sua torcida no Ginásio Castelinho, em São Luís.

A ala Tati Pacheco foi o principal fator individual na quadra, com 29 pontos – novo recorde pessoal em 7 temporadas na LBF. Pelo time paulista, destaque para a dupla argentina Macarena D’Urso e Agustina Leiva, que fizeram 20 e 17 pontos.

Com o resultado, as equipes voltam à quadra na noite desta quarta-feira (3), às 20 horas, para definir quem avança às semifinais da LBF. O vencedor da série enfrentará a Uninassau ou o Funvic/Ituano (time paulista vence a série por 1 a 0).

A partida começou com Presidente Venceslau controlando o placar, estando na frente pelos primeiros oito minutos. A equipe da casa conseguiu virar no fim do primeiro período, iniciando a reação que culminaria com a grande performance no segundo quarto. Com 63% de conversão, o Sampaio teve 11 pontos de Tati Pacheco (com duas bolas de três), limitou o ataque paulista a 41% e fez o dobro de pontos na parcial 24×12 – 39×23 no placar geral.

Presidente Venceslau voltou melhor no terceiro período e reduziu a diferença com 15 pontos combinados das argentinas, mas o time da casa manteve-se na ponta e ainda venceu o último quarto por 23 a 18, encerrando a vitória com uma cesta de três de Leila a dois segundos do fim.

Jackson foi a única boliviana além de Tati a pontuar em dígitos duplos. A chilena Ziomara Morrison pegou 13 rebotes e anulou Barbara, que teve apenas 5 pontos e outros 5 rebotes. Por Venceslau, Izabela também anotou 12 pontos.

“Defendemos bem na maior parte do jogo e tivemos tranquilidade pra achar as bolas certas no ataque. Acredito que isso foi bem determinante para nossa vitória de hoje. Sobre minha atuação, foi fruto do bom trabalho coletivo que fizemos e eu estava confiante; consegui aproveitar bem os arremessos”, disse Tati Pacheco, cestinha do jogo. A ala tricolor ainda disse do que o time precisa para a terceira partida.

Foto: Aidê Rocha

sem comentário »

Estadão mostra farra dos capelães no governo Dino

0comentário

A deputada Andrea Murad (PRP) foi quem denunciou a farra dos capelães no governo Flávio Dino em março deste ano, no dia em que mais 10 cargos de capelães foram criados para o quadro da Polícia Civil, somando mais de 50 cargos de capelania, às vésperas das Eleições 2018. Esta semana, o repórter enviado pelo Estado de S. Paulo repercutiu a farra no governo comunista.

“De olho nos votos dos evangélicos, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem estreitado as relações com os grupos religiosos do Estado. Nos últimos meses, Dino aumentou de 14 para 50 o número de capelães contratados pelo governo estadual. A maioria dos novos cargos foi entregue a líderes evangélicos, alguns deles filiados a partidos da base de Dino”, escreveu Ricardo Galhardo em texto publicado no portal do Estadão.

Na época, a parlamentar destacou a ação protocolada pelo PRP que denunciou ao Ministério Público Eleitoral a distribuição de cargos para lideranças políticas ligadas a igrejas evangélicas.

“São pastores do PDT, PP, PTB, PPS, DEM, PSC, PR. Gente que trabalhou em campanha eleitoral de Flávio Dino, nomeados capelães para se reafirmar um compromisso político e sair garimpando votos dos fiéis pelo Maranhão afora. Lideranças religiosas que detêm também espaço na mídia e influência no maior número de eleitores. Por que não fazer concurso público? Não, Flávio Dino está loteando mais uma vez seu governo com lideranças religiosas em troca de votos este ano. Isso é abuso de poder, com a captura de diversos líderes, evangélicos, católicos, para a empreitada político-religiosa-eleitoral”, fatos denunciados por Andrea e também repercutidos pelo Estadão.

Foto: Nestor Bezerra

sem comentário »

Crise, omissão e futuro comprometido no Moto

7comentários

A passividade do Conselho Deliberativo e os sucessivos erros da diretoria do Moto podem comprometer o futuro do clube na Série D.

O clube perde tempo precioso para tentar estancar a crise que vem afundando o Moto nos últimos anos.

Ontem, dois fatos contribuíram ainda mais para agravar o que já está ruim. De um lado a desastrosa e infeliz coletiva do presidente em exercício Natanael Júnior e do outro uma reunião do Conselho Deliberativo que não decidiu absolutamente nada.

O Moto, ontem deveria ter entrado com um pedido de efeito suspensivo no plantão da Federação Mararanhense de Futebol (FMF) para tentar suspender a decisão que afastou por três anos o presidente Célio Sérgio. Só devem dar entrada no recurso amanhã.

Natanael não tem condições de tomar decisões pelo Moto. Célio Sérgio também não, mas até que as coisas se resolvam, o Conselho Deliberativo deveria agir com agilidade para acalmar as coisas e não deixar que essa crise afeite ainda mais o elenco.

Até lá, o Moto pode, definitivamente perder o técnico Marcinho Guerreiro que entregou o cargo e especulam a sua ida para o Imperatriz. Mas acredito que ainda esteja aguardando o desfecho final dessa crise na diretoria e pode permancer, mas a possibilidade de saída é enorme face à indefinição no time rubro-negro.

Precipitado e desesperado, Natanael já anunciou até um novo técnico, o português Luís Miguel já teria acertado com o Moto e assumiria nesta quarta-feira (2).

Os jogadores permanecem em greve por atraso no pagamento de salários e mesmo com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte em mãos, o presidente em exercício Natanael Júnior não quita pelo menos mais uma folha em atraso.

As horas passam, os dias passam e a situação no Moto só se agrava e pelo andar da carruagem é pouco provável até que o time sequer entre em campo domingo contra o Altos.

O fato é que essa situação já foi longe demais e infelizmente o torcedor assiste a tudo passivamente.

7 comentários »

Iphan e Prefeitura iniciam obra na Deodoro

0comentário

A Praça Deodoro teve parte do antigo piso retirado, nesta semana, dando prosseguimento às obras de requalificação do Complexo Deodoro, da qual fazem parte o conjunto urbano formado ainda pela Praça Pantheon, as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e a Rua Grande. Os serviços estão sendo executados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís e estão inseridos nas ações do PAC Cidades Históricas.

“O Centro da cidade, local de grande importância histórica e também comercial, ganhará um novo ambiente. As obras, fruto dessa parceria entre o Iphan e a Prefeitura, revitalizarão um espaço que é da população, que há tempos aguardava estas melhorias que virão não só no aspecto paisagístico e urbanístico, mas também econômico, com o incremento do comércio e do turismo na área”, destacou o prefeito Edivaldo.

De acordo com o projeto, haverá um novo reordenamento do espaço urbano, com fins a priorizar o pedestre e possibilitar a interação social. “Este conjunto urbano tem papel de destaque e importância para o turismo e a economia da cidade. O projeto de requalificação nasceu da importância histórica e do uso e ocupação dessas áreas que são de relevância. Os serviços estão dentro do cronograma previsto”, pontuou o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, Maurício Itapary.

A etapa na Praça Deodoro segue com a terraplanagem de parte da área, colocação do novo pavimento de concreto e granito; e instalação de mobiliário urbano – bancos e lixeiras. As ações de manutenção arbórea são executadas pela Prefeitura, por meio do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), que realiza serviços de poda das árvores, plantio e replantio de espécies para favorecer o paisagismo na área.

Foto: A. Baeta

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS