Justiça revoga prisão de acusados de contrabando

0comentário

A Justiça Federal revogou nesta segunda-feira (30) a prisão de oito acusados de envolvimento na quadrilha de contrabando de armas, bebidas e cigarros no Maranhão. A decisão dá liberdade condicional aos que ainda não tinham sido beneficiados com a prisão.

São eles: o ex-vice prefeito de São Mateus, Rogério Sousa Garcia, delegado Tiago Mattos Bardal, coronel Reinaldo Elias Francalanci, soldado Fernando Paiva Moraes Junior, major Luciano Fabio Farias Rangel, sargento Joaquim Pereira de Carvalho Filho, além de Galdino do Livramento Santos e Evandro da Costa Araújo.

Dentre todos os citados, apenas o ex-superintendente de investigações, Tiago Bardal, não poderá ser solto. Ele ainda cumpre outra prisão preventiva no âmbito estadual relacionado a um caso de contrabando em Viana. A defesa do delegado tentou habeas corpus nesse caso, mas teve o pedido negado.

Leia mais

sem comentário »

Sampaio Basquete tem duelo decisivo no playoff

0comentário

Uma partida decisiva. É desta maneira que a equipe do Sampaio Basquete, que tem o patrocínio da Cemar e do governo do Estado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, encara o duelo desta terça-feira (1º) contra o Presidente Venceslau, válido pelas quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – temporada 2018. Os dois times se enfrentam às 11h, no Ginásio Castelinho, em São Luís. A entrada é gratuita.

Para a equipe maranhense, a partida desta terça-feira é de vida ou morte. Dono da segunda melhor campanha na fase classificatória, o Sampaio Basquete não começou bem os playoffs e acabou sendo derrotado no Jogo 1, realizado no interior paulista no sábado passado (28) por 58 a 57.

O revés fora de casa obriga, agora, as comandadas do técnico Virgil Lopez a vencerem o Jogo 2 em São Luís para forçar a realização de um terceiro encontro contra Presidente Venceslau. Para conseguir se recuperar na série e seguir vivo na LBF, o Sampaio Basquete quer contar com apoio de sua torcida para lotar o Castelinho na manhã desta terça-feira.

“Eu espero e confio que o pessoal vai encher o ginásio. A gente precisa do sexto jogador que eles sempre foram”, disse a experiente pivô Êga.

Capitã do Sampaio Basquete, Êga sabe que apenas o incentivo das arquibancadas será suficiente para que o time tricolor saia de quadra com a vitória e leve a decisão da vaga para as semifinais para o terceiro jogo. Segundo a pivô, a equipe maranhense terá de voltar a jogar com uma defesa sólida contra Presidente Venceslau.

“No Jogo 1 faltou um pouco do nosso carro-chefe, que é a defesa. A gente não estava atenta o jogo todo na rotação defensiva. A ânsia de querer resolver no ataque acabou fazendo que individualizássemos o jogo. Precisamos melhorar nossa defesa”, analisou.

Caso o duelo desta terça-feira termine com vitória do Sampaio Basquete, o time tricolor leva a decisão das quartas de final para o Jogo 3, que ocorrerá novamente em São Luís devido o time maranhense ter terminado em segundo na fase classificatória. Nesse caso, Sampaio e Presidente Venceslau voltarão à quadra do Ginásio Castelinho na quarta-feira (2), às 20h.

Apesar de ter terminado a fase classificatória na segunda colocação, o Sampaio Basquete não teve vida fácil no duelo contra o Presidente Venceslau nesta edição da LBF. Dono da sétima melhor campanha, a equipe paulista já conseguiu vencer o time maranhense. Além do triunfo no Jogo 1 das quartas de final, Presidente Venceslau já havia derrotado o Sampaio Basquete no primeiro turno por 60 a 52 em jogo no interior paulista.

Em contrapartida, o Sampaio Basquete devolveu a derrota quando atuou em São Luís. Diante de sua torcida, a equipe tricolor venceu por 55 a 42.

Foto: Paulo de Tarso Jr.

sem comentário »

Flávio Dino age para atrair votos de evangélicos

0comentário

O jornal O Estado de São Paulo, um dos principais do Brasil, trouxe uma reportagem sobre as medidas que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem feito para atrair os votos dos evangélicos. O assunto já havia sido abordado na imprensa local, mas agora ganhou destaque nacional.

O Estadão com a reportagem “Dino age para trair apoio de evangélicos” destaca que o comunista realizou uma “farra de capelães” e o fato de querer a deputada federal Eliziane Gama na sua chapa majoritária como candidata ao Senado, mesmo sabendo que a parlamentar votou a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que Dino sempre classificou como golpe. Veja abaixo a reportagem.

De olho nos votos dos evangélicos, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), tem estreitado as relações com os grupos religiosos do Estado. Nos últimos meses, Dino aumentou de 14 para 50 o número de capelães contratados pelo governo estadual. A maioria dos novos cargos foi entregue a líderes evangélicos, alguns deles filiados a partidos da base de Dino.

Além disso, o governador deve destinar uma das vagas ao Senado em sua chapa à deputada Eliziane Gama (PPS-MA), ligada à Assembleia de Deus. A manobra causou descontentamento do PT, que pleiteava a vaga.

No dia 15 de março o PRP, que integra a oposição a Dino na Assembleia Legislativa do Maranhão, protocolou uma notícia de fato junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) na qual acusa o governador de “abuso do poder eleitoral” por causa da contratação dos capelães.

Segundo a denúncia, Dino criou uma “seita política-administrativa-religiosa eleitoral” com a indicação dos novos capelães para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – em um discurso a pastores ele prometeu criar outros 10 cargos para a Polícia Civil.

Dos 34 novos postos, apenas 10 foram destinados à Igreja Católica. Os outros 24 foram entregues a líderes evangélicos. Os salários, segundo a denúncia apresentada ao MPE, vão de R$ 6 mil a R$ 21 mil. Entre eles estão religiosos filiados ao PDT, PTB, PP, PPS e DEM, todos partidos que integram a base aliada do governo Dino.

Outro capelão, o pastor major Caetano Jorge Soares, apoiou publicamente a campanha de Dino em 2014, conforme o portal do PC do B. Já o pastor Venino Aragão de Souza, da Igreja Universal do Reino de Deus, comanda um programa na TV Difusora, retransmissora da TV Record no Maranhão.

Demanda. As nomeações seguem as normas legais e a escolha dos nomes é uma prerrogativa do governador. Em nota assinada por todos os capelães, o governo justifica as contratações dizendo que o aumento do efetivo policial fez crescer a demanda por serviços religiosos nos quartéis.

“Em decorrência do investimento do atual governo nas corporações militares, aumentando de forma significativa seu efetivo e, consequentemente, o crescimento da necessidade de apoio espiritual, pastoral com o objetivo de resgatar valores sensíveis com a comunidade, com a própria família do policial, havendo a necessidade do correspondente aumento de oficiais capelães, bem como, da regionalização dessas capelanias”, afirma a nota.

Durante a Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Maranhão, em dezembro do ano passado, Dino, que costuma se definir como um “comunista, graças a Deus”, falou o que pensa sobre a relação entre política e religião.

“Nós garantimos um princípio muito especial, o princípio do estado laico. O estado laico não é um estado antirreligioso, há às vezes uma confusão em relação a isso. O estado laico é aquele cujo governante não protege uma Igreja em particular. Para ser laico de verdade, um estado abrange, acolhe e estimula todas as Igrejas. E isso nós temos feito”, disse.

Em outra frente, Dino tenta integrar os evangélicos na composição de sua chapa. A deputada Eliziane Gama (PPS-MA), ligada à Assembleia de Deus, maior denominação neopentecostal do Brasil, deve ficar com uma das vagas para a disputa pelo Senado.

A escolha irritou o PT, um dos principais aliados de Dino. Eliziane votou a favor do impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff e tentou convocar o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para depor na CPI da Petrobrás. Além disso, o PT quer indicar o ex-secretário de Esportes e Lazer do Maranhão Márcio Jardim para a vaga.

Dino justifica a escolha dizendo que o PT já está representado em seu governo e agora precisa ampliar sua aliança.

Blog de Jorge Aragão

sem comentário »

Presidente do Moto critica conselho e mídia

4comentários

O presidente do Moto, Natanael Júnior que assumiu o cargo após a punição imposta pelo Tribunal de Justica Desportiva (TDJ) concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (30).

O clima nos bastidores do Moto que já não é dos melhores ficou ainda pior, pois o alvo principal do dirigente foi o Conselho Deliberativo. E repetiu várias vezes que vem administrado o Moto com recursos do próprio bolso. Ele disse ter a prestação de contas de todos os recursos que gastou no Moto.

Natanael deixou claro a interferência de conselheiros e disse que não aceita a intromissão destes em sua gestão. Disse que o Conselho Deliberativo serve para fiscalizar, mas jamais interferir na administração do clube. Disse que a sua missão no futebol é passar o futebol maranhense a limpo, a começar pelo Moto.

O presidente da FMF, Antônio Américo também foi alvo do dirigente rubro-negro.

O dirigente demitiu ao vivo, o diretor de futebol Daniel Meneses sob a acusação de que ele recebe dinheiro por fora na contratação de jogadores.

Natan acusou a imprensa, especialmente a Rádio Mirante AM de não promover o esporte e citou nominalmente a mim e ao comentarista Roberto Fernandes. A imprensa de maneira em geral critica a gestão no Moto, mas a única responsável é a Rádio Mirante AM.

No fim da entrevista, Natanael disse que me acionará na Justiça pelo fato de ter afirmado que a empresa dele recebeu a verba do Mateus pela Lei de Incentivo ao Esporte.

A informação divulgada em meu blog foi confirmada pelo então presidente Célio Sérgio ao ser supreendido com a notícia da liberação da verba e que Natanael Júnior teria a empresa responsável para fazer a captação de recursos ao Moto.

Bom diria apenas ao presidente do Moto o seguinte. Se o dinheiro não foi recebido pela sua empresa onde estaria então? Será que é correto uma verba liberada por um patrocínio oriundo de uma Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Maranhão não cair diretamente ao seu destinatário? Não seria mais correto cair na conta do Moto?

Durante a coletiva, o dirigente disse que conversará hoje com o técnico Marcinho Guerreiro que entregou o cargo e aproveitou para fazer mais uma promessa aos jogadores, comissão técnica e funcionários e disse que pagará uma folha essa semana.

Definitivamente….

Foto: Reprodução/ Facebook

4 comentários »

Prefeitura divulga São João de São Luís no Pará

1comentário

Ê, São João! A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), começou a divulgação do São João 2018 em diversas cidades do Brasil. Depois de levar uma mostra da festa para São Paulo e para o Paraná, é a vez do vizinho estado do Pará conhecer mais da cultura ludovicense. A iniciativa integra a política de incentivo ao turismo, implementada na gestão do prefeito Edivaldo. Com a indiciativa espera-se aumentar o número de turistas na capital, contribuindo desta forma para a geração de emprego e renda.

Entre os dias 3 e 6 de maio, será realizada uma grande ação nas cidades paraenses de Parauapebas e Marabá. A divulgação começará ainda na viagem São Luís/Parauapebas, quando, no vagão social do trem da Vale, será feita uma apresentação de bumba meu boi. O encerramento, no percurso Marabá/São Luís, também receberá a ação.

A titular da Setur, Socorro Araújo, destaca que essa é uma ação contínua realizada na gestão do prefeito Edivaldo, que tem incentivado, ao longo dos anos, a divulgação do potencial turístico da capital maranhense. “Nós fazemos a divulgação do nosso destino turístico em lugares importantes para tornar o turismo ainda mais rotativo. O Pará é o segundo estado do Brasil que mais envia turistas para a nossa cidade, então nós estamos valorizando o público paraense, tentando atrair cada vez mais pessoas para São Luís”, afirmou a secretária.

Grande arraial

O trem da Vale comporta 1.500 pessoas, sendo o público distribuído entre trabalhadores e visitantes das cidades por onde ele passa. O vagão social, onde serão feitas as apresentações do bumba meu boi, é voltado para eventos. Quem estiver no trajeto também poderá participar de oficinas que ensinarão a tocar instrumentos do bumba meu boi e também a dança da manifestação folclórica. “Vai ser um grande arraial em movimento. A gente vai decorar os vagões e deixar o trem todo temático sobre o São João. A música vai conquistar todos os passageiros durante o trajeto”, explica a secretária Socorro Araújo.

Vale ressaltar que essa ação faz parte de uma série de trabalhos realizados pela Prefeitura de São Luís para fomentar o turismo na cidade. No início do mês de abril, também foram levadas apresentações culturais para a cidade de São Paulo, no sentido de incentivar o turismo durante o período junino. A escolha dos estados de São Paulo e do Pará, neste ano, para a divulgação do São João, se deve ao fato desses serem os estados que mais enviam turistas para a capital maranhense, segundo pesquisas da própria Setur.

Além do trem da Vale, também haverá apresentações no Portage Shopping, em Parauapebas, e no Shopping Pátio Marabá, em Marabá. Os ambientes também serão decorados com o tema São João e todos serão convidados para a festa no mês de junho.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Roberto Costa participa do lançamento do Inova Jovem

0comentário

O deputado Roberto Costa (MDB) participou, ao lado do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, do lançamento do programa “Inova Jovem”, do governo Federal, no Conselho Cultural Comunitário da Liberdade. Também participaram o secretário adjunto extraordinário de Juventude do Maranhão, Paulo Romão; o conselheiro nacional  da Juventude, Valber Neto; o coordenador municipal de Juventude da Prefeitura de São Luís, Ulisses Fernandes; o presidente do Centro de Integração Sociocultural Aprendiz do Futuro, Maycon Lopes e o presidente da Funasa, André Campos.

O secretário Assis Filho salientou o apoio do deputado nas ações do projeto. “É uma parceria importante, pois o deputado Roberto Costa tem uma concepção de implantação de políticas públicas para a juventude no Maranhão e carrega uma experiência muito boa. Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, ele nos acrescenta no que diz respeito a temas relacionados a empreendedorismo”.

As aulas do “Inova Jovem”, projeto cujo objetivo é transformar a vida de jovens (especialmente jovens negros residentes em comunidades vulneráveis à pobreza e/ou violência) por meio do empreendedorismo, acontecerão de 7 a 11 de maio, em São Luís, de 4 a 8 de junho, em Timon, e de 11 a 15 de junho, em Caxias. Os jovens assistirão a aulas de planejamento, inovação, técnicas de venda e divulgação e muito mais.

Diante dos dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), lançado em dezembro de 2017, pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a SNJ desenvolveu, dentro do pacote de ações “Brasil Mais Jovem”, o projeto “Inova Jovem”. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens de comunidades vulneráveis por meio de aulas e mentorias. Com isso, espera-se gerar renda e autonomia para a juventude mais afetada pela falta de emprego, educação e exposta à violência.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Roberto destaca que candidatura é irreversível

0comentário

O senador Roberto Rocha (PSDB), em conversa com jornalistas, deixou claro que sua candidatura ao governo estadual é irreversível.

Segundo o tucano, não é uma questão pessoal a decisão de disputar o governo do Maranhão.

Ele tem compromissos tanto com a direção nacional do PSDB quanto com os futuros candidatos a deputados estadual e federal pelo ninho tucano.

Novo tucano

E ainda sobre o PSDB, é esperada nova filiação ao ninho tucano no Maranhão. O futuro novo tucano é de Imperatriz.

Deverá assinar a ficha de entrada na sigla Carlinhos Amorim, que ainda faz parte do PDT, mas devido a decepções com os aliados no comando do estado, quer deixar o partido.

As conversas estão acontecendo e pelo PSDB quem comanda é o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira.

Estado Maior

sem comentário »

A irresponsabilidade dos dirigentes do Moto

24comentários

A irresponsabilidade dos dirigentes do Moto parece não ter limites e pode comprometer ainda mais o futuro do clube na Série D.

Se dentro de campo os jogadores demonstram total comprometimento com o clube, o mesmo não podemos dizer de seus dirigentes que demonstram total descaso com o atraso de salários de jogadores e funcionários.

No treinamento da sexta-feira, um conselheiro compareceu ao CT para dizer que iriam pagar pelo menos uma folha. Nova promessa no sábado, mas ninguém apareceu. Prometeram novamente pagar no domingo antes do jogo, mas somente ontem à noite, após a vitória contra o Sparta é que apareceram para pagar a metade da folha de janeiro. Um absurdo.

Desde a semana passada, o Moto recebeu R$ 150 mil do patrocínio do Mateus, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. O blog do Zeca Soares apurou que os recursos teriam sido depositados na empresa do vice-presidente Natanael Júnior que é quem administra os projetos do Moto. O que foi feito com esse dinheiro?

Nem o presidente Célio Sérgio e muito menos os conselheiros tinham conhecimento que o patrocínio tinha sido pago. Mas, mesmo ao tomar conhecimento, os dirigetes foram omissos e não efeturaram o pagamento.

Com os R$ 150 mil e o dinheiro da renda da partida entre Moto e Sparta seria suficiente para pagar uma folha e meia, mesmo assim, pagaram apenas a metade de janeiro que faltava.

Resultado da total irresponsabilidade dos dirigentes, os jogadores do Moto decidiram entrar em greve novamente, no que estão mais do que certos, pois pelo visto a irresponsabilidade dos dirigentes já está indo longe demais. O técnico Marcinho Guerreiro já entregou o cargo.

Por tudo isso e por tudo que já acompanhamos este ano e pelo bem do Moto, Célio Sérgio e Natanael Júnior deveriam ser expulsos do clube….

Foto: Lucas Almeida

24 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS