Edivaldo e Itapary vistoriam obra na Deodoro

1comentário

O prefeito Edivaldo e o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Maranhão, Maurício Itapary, vistoriaram, na manhã desta terça-feira (24), as obras de revitalização da Praça do Pantheon que integra o Complexo Deodoro. Executados pelo órgão federal, em parceria com a Prefeitura de São Luís, os serviços compreendem a requalificação da área que deve se tornar novo cartão postal da capital. A obra do complexo – que inclui o conjunto urbano formado pelas Praças Deodoro e Pantheon, as Alamedas Silva Maia e Gomes de Castro e a Rua Grande – está inserida nas ações do PAC Cidades Históricas.

“Esta obra é de grande importância para São Luís por se tratar da requalificação de uma região central, histórica e que concentra o maior polo comercial da capital. A revitalização, que era um anseio de décadas do povo, traz benefícios para a paisagem urbana, gera emprego e renda e resgata o espaço como ponto turístico e de vivência da população. Estamos muito felizes por poder acompanhar o andamento da obra e participar desse momento”, destacou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, do vice-prefeito Julio Pinheiro e membros da gestão municipal.

No novo projeto, a configuração da Praça Pantheon foi reformulada e, a partir da escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite, foi criado um espaço que unifica as duas praças, Pantheon e Deodoro, ampliando a área de domínio do pedestre. Na área, já foram executados serviços de drenagem superficial e instalação da tubulação para nova iluminação da praça. A obra se encontra em fase de pavimentação em piso de concreto lapidado e granito serrado.

As próximas etapas incluem a instalação do mobiliário urbano, com bancos das pedras de lioz existentes no local, lixeiras e novos pedestais para os bustos que retornarão à praça em local de destaque. Para o espaço, está sendo proposta também uma nova configuração da iluminação pública, com a utilização de luminárias mais eficientes. A nova área possibilitará, ainda, a implantação de serviços necessários para atender a demanda dos usuários, como banheiros públicos.

A previsão é entregar a obra durante as festividades de aniversário da cidade, em setembro. O superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, destacou o apoio que o poder público tem oferecido ao órgão. “Procuramos, com essa obra, devolver à população de São Luís um logradouro público que pertence à população. Esse é um trabalho que conta com o apoio da Prefeitura para a sua execução”, disse.

Foto: A. Baeta

1 comentário »

Assis Filho lança Inova Jovem no Maranhão

0comentário

Na sexta-feira (27), o projeto Inova Jovem será lançado em São Luís, no Maranhão. A cerimônia de lançamento acontecerá às 9h30 no Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Avenida Mário Andreaza, s/n, no Bairro da Liberdade. O evento contará com a presença do secretário nacional de juventude Assis Filho, parlamentares, representantes do governo, da Prefeitura e de movimentos sociais.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) realizará também o lançamento do programa na próxima segunda-feira (30) em Timon e Caxias. A cerimônia será realizada às 10h na Prefeitura Municipal, avenida General Sampaio, nº 5, Centro, em Caxias e às 15h no Plenário José Elouf da Câmara dos Vereadores, avenida Paulo Ramos, nº 110, Centro, em Timon.

As aulas do Inova Jovem, projeto que tem como objetivo transformar a vida de jovens, especialmente negros e negras, que vivem em comunidades vulneráveis à pobreza e/ou violência através do empreendedorismo, acontecem entre os dias 7 a 11 de maio em São Luís, 4 à 8 de junho em Timon e entre 11 e 15 de junho em Caxias.

Essa será a primeira etapa do Inova Jovem no Maranhão, estado no qual outras turmas e lançamentos municipais serão realizados pela SNJ. Os jovens matriculados terão aulas de planejamento, inovação, técnicas de venda e divulgação e muito mais.

Inova Jovem

Diante dos dados do Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ), lançado em dezembro de 2017 pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) em parceria com a Unesco e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a SNJ desenvolveu, dentro do pacote de ações Brasil Mais Jovem, o projeto Inova Jovem. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens de comunidades vulneráveis por meio de aulas e mentorias. Com isso, espera-se gerar renda e autonomia para a juventude mais afetada pela falta de emprego, educação e mais exposta à violência.

Locais:

27/04 – 9h30 – Conselho Cultural Comunitário da Liberdade, Avenida Mário Andreaza, s/n, Bairro Liberdade – São Luís/MA
30/04 – 10h – Prefeitura Municipal, avenida General Sampaio, nº 5, Centro – Caxias/MA
30/04 – 15h – Plenário José Ribamar Elouf da Câmara dos Vereadores, avenida Paulo Ramos, nº 110, Centro – Timon/MA

Foto: Divulgação

sem comentário »

PGR vai analisar pedido de intervenção no MA

4comentários

O pedido de intervenção federal na Segurança Pública do Maranhão proposto pela deputada Andrea será analisado afirmou a Procuradoria Geral da República ao Jornal Hoje, mas não deu prazo para a decisão.

A Representação está com a procuradora Geral, Dra. Raquel Dodge, e se acatada afastará do cargo o secretário Jefferson Portela e o comandante da Polícia Militar, coronel Luongo. Nos seus lugares serão nomeados interventores, provavelmente oficiais do Exército.

Tudo para garantir eleições limpas, livres, sem o uso da Polícia Militar em benefício de Flávio Dino que quer repetir o que fez nas eleições municipais de 2016 quando, com a força opressora da polícia, conseguiu reverter resultados em muitos municípios a exemplo de Coroatá.

Clique aqui e veja a reportagem 

4 comentários »

Moto apresenta reforços para a Série D

5comentários

Após a vitória por 1 a 0 sobre o Assu-RN, na estreia fora de casa no Campeonato Brasileiro Série D, o Moto se reapresentou e iniciou a preparação para o duelo contra o Sparta-TO cheio de novidades.

Foram apresentados mais dois reforços: o meia Maicon Talheti e o volante Dener.

Além desses dois jogadores, o Moto deve anunciar nesta quarta-feira, o acerto com o meia-atacante Márcio Diogo que está no Ríver-PI.

A diretoria trabalha agora para regularizar os reforços e colocar todos à disposição do técnico Marcinho Guerreiro. O zagueiro Ramon contratado na semana passada também deverá ser regularizado e deve ficar como opção no banco de reservas.

Além dos reforços, o atacante Val Baiano que se recupera de contusão deve voltar ao time.

Fora de campo, os dirigentes buscam recursos para aliviar a situação dos jogadores que estão com salários atrasados.

Para tantar amenizar o problema, jogadores e torcida se uniram em uma campanha para tentar levar o maior número de torcedores ao Nhozinho Santos no domingo, às 15h45, quando o Moto enfrenta o Sparta.

Foto: João Ricardo

5 comentários »

Deputados vão ou não criar CPI e ouvir policiais?

2comentários

O deputado Sousa Neto (PRP) busca assinaturas de parlamentares para dois pedidos de CPI na Assembleia Legislativa.

O primeiro pedido vai apurar o uso da Polícia Militar para minitorar adversários políticos do governador Flávio Dino (PCdoB). O outro requerimento busca apurar a denúncia feita pelo policial militar Fernando Paiva Moraes Júnior teria sido coagido pelo secretário de Segurança Pública Jefferson Portela a delatar o deputado Raimundo Cutrim (PCdoB).

Até aqui, apenas nove parlamentares, além de Sousa Neto assinaram os requerimentos. Pelo visto, a maioria dos parlamentares não quer ver tudo isso esclarecido.

Nesta quarta-feira, os deputados decidem se aprovam ou não o requerimento proposto pelo deputado Eduardo Braide (PMN) para que os três oficiais da Polícia Militar que assinaram a circulçar que monitorava políticos da oposição será votado na Assembleia.

Além de Eduardo Braide, o requerimento foi subscrito por dez parlamentares: Max Barros (PMB), Wellington do Curso (PSDB), Andrea Murad (PRP), Souza Neto (PRP), Edilázio Júnior (PSD), Adriano Sarney (PV), Josimar de Maranhãozinho (PR), Nina Melo (MDB), Graça Paz (PSDB) e Alexandre Almeida (PSDB).

A aprovação ou não desse requerimento vai mostrar muita coisa. Se aprovado, será uma boa oportunidade para ouvirmos a versão dos policiais envolvidos, mas se a base governista não aprovar estará tentando esconder alguma coisa.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

2 comentários »

Braide critica falta de diálogo com professores

0comentário

O deputado Eduardo Braide defendeu nesta terça-feira (24), durante a reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a emenda de sua autoria à MP 272/2018, que garante o cumprimento do Estatuto do Magistério.

“O Estatuto do Magistério é claro ao estabelecer que os reajustes dos vencimentos dos professores devem acontecer no mês de janeiro. Por outro lado, o STF já decidiu que o índice de reajuste dos vencimentos deve ser o mesmo para todos da categoria e a MP do Governo estabelece o contrário: datas e percentuais diferentes para os reajustes na mesma categoria. É justamente isso que a emenda que apresentamos visa corrigir, assegurando o cumprimento de uma lei, que é o Estatuto (Lei n° 9.860/2013)”, afirmou o parlamentar.

Na ocasião, Eduardo Braide criticou a falta de diálogo com os professores antes da edição da Medida Provisória.

“Os professores não foram ouvidos em nenhum momento pelo Governo sobre essa Medida Provisória. Isso é um relato dos próprios professores. Um verdadeiro absurdo. São eles que estão nas salas de aula, vivendo a realidade da educação, que é bem diferente do que as propagandas mostradas pelo Governo do Estado”, assegurou.

Ao final da reunião da CCJ, a MP 272/2018 foi retirada de pauta e, a pedido do deputado Eduardo Braide, firmado o compromisso de ouvir os professores para as devidas correções na medida antes da votação.

“É importante garantir que os professores sejam ouvidos e todas as propostas analisadas antes de votar essa Medida Provisória. O Governo do Estado precisa entender que as injustiças dessa Medida Provisória prejudicam de forma grave os professores do nosso Estado. Vamos continuar lutando para que o Estatuto do Magistério seja cumprido e os professores, que vivem a realidade da educação, devidamente respeitados”, concluiu o parlamentar.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Sampaio pode ter novidades contra o Ríver

0comentário

Nada de mistão. O Sampaio terá força máxima na partida decisiva contra o Ríver-PI, pela pré-Copa do Nordeste, nesta quarta-feira (25), às 19h15, no estádio Castelão. O duelo vale vaga na Copa do Nordeste em 2019. O Moto, atual campeão maranhense já está garantido na competição.

Para evitar surpresas, além de colocar todos os titulares em campo, o técnico Francisco Diá deve inclusive promover estreias dos novatos Alvinho (atacante) e Esquerdinha (meia). O time será o mesmo que perdeu para o Guarani, em Campinas, pela Série B, mas com essas novidades.

No primeiro jogo em Teresina, o Sampaio chegou a abrir vantagem por 2 a 0, mas vacilou e acabou cedendo o empate aos piauienses nos acréscimos.

As duas equipes jogam por uma vitória simples. O empate por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis, mas o Sampaio quer evitar essa possibilidade para que não aconteça como na Copa do Brasil quando foi eliminado, nos pênaltis pela Ponte Preta.

Foto: Lucas Almeida

 

sem comentário »

Ele nunca tem culpa?

8comentários

O governador Flávio Dino (PCdoB) decidiu derramar todo o seu ódio nas redes sociais depois que a notícia de politização da Polícia Militar do Maranhão ganhou divulgação nacional. Dino, como sempre, culpou o Grupo Mirante pela circular da PM que determinava a espionagem de adversários políticos do governo estadual.

Segundo o comunista, ele não determinou a ordem para espionar – ou intimidar os seus adversários. Mas fica uma questão: que notícia nos veículos nacionais ou mesmo locais disse que a ordem partiu do governador? Em momento algum.

No entanto, quando uma ação é feita numa gestão, a referência sempre é para o gestor principal. Em um estado, no caso, é para o governador. O problema de Flávio Dino – durante todo o seu governo – é que as ações que ele considera boas, a determinação é dele, orientação sua. Mas quando o caso é ruim, o governador esquece de suas funções inerentes ao cargo – que seria de chamar a responsabilidade para si e resolver o problema – e opta por culpar terceiros. Atitude de quem não gosta de ser contrariado.

Ora, se Dino usa a tática de culpar seus adversários e, quando convém, seus subordinados pelas derrapadas em sua administração, qual seria a dificuldade de usar a PM para acompanhar de perto quem não concorda com seu governo?

Estado Maior

8 comentários »

Prefeitura intensifica limpeza em espaços públicos

6comentários

A Prefeitura de São Luís, sob a orientação do prefeito Edivaldo, está intensificando os serviços de limpeza em áreas públicas da cidade como praças e outras áreas verdes para garantir à população locais agradáveis para descanso e lazer. Estão sendo executados serviços de capina, varrição, troca de lixeiras, lavagem e outros. Além de melhorar a aparência desses locais, os serviços contribuem para a eliminação de focos de insetos transmissores de doenças.

As ações de limpeza nas praças e áreas verdes da cidade são feitas de modo a garantir que todos os locais recebam os serviços com o mesmo período de tempo. Com isso, controla-se o crescimento da vegetação e evita-se o acúmulo de resíduos. Esta semana, somente na região central de São Luís já receberam ações de limpeza as praças Nauro Machado, do Reggae, Maria Aragão, Pedro II, Desterro e Valdelino Cécio. Além das ações de limpeza, são feitas as trocas das lixeiras instaladas nas praças. Recentemente foram trocadas as papeleiras da Praça da Misericórdia.

Importante área de lazer e de prática de atividades físicas e culturais, o Parque do Bom Menino, localizado no Centro de São Luís, começou a receber serviços de roçagem, para conter o crescimento da vegetação daninha no local, o que vai melhorar a prática de corrida e caminhada no parque. A Praça Benedito Leite, também no Centro, recebeu serviços de lavagem esta semana. A higienização com detergente elimina germes que possam provocar algum tipo de contaminação.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância deste trabalho. “A sensação que o lixo traz para os espaços públicos é de degradação e abandono, por isso, a orientação do prefeito Edivaldo é para realizarmos ações permanentes de conservação e limpeza nestes espaços. Estes logradouros são pontos importantes de concentração das pessoas, por isso, temos ações frequentes de limpeza, para garantirmos um ambiente limpo e agradável para os cidadãos”, disse.

Além da execução dos serviços de limpeza nas praças, a Prefeitura de São Luís segue com ações diárias de limpeza urbana. Esta semana já foram executadas ações de capina nas avenidas dos Holandeses, Camboa, Daniel de La Touche, Carlos Cunha, no Canal do Cohatrac e no São Bernardo. Os bairros Anjo da Guarda, Chácara Brasil e Jardim Eldorado receberam ações de remoção mecanizada para a limpeza de pontos de descarte irregular de resíduos sólidos.

Foto: Douglas Jr.

6 comentários »

Edilázio ironiza defesa de Flávio Dino

2comentários

O deputado estadual Edilázio Júnior (PSD), ironizou as várias versões de defesa apresentadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB), a respeito do escândalo nacional de monitoramento da Polícia Militar a políticos que fazem oposição ao Palácio dos Leões.

Para o parlamentar, a grande “mentira” de todo o caso, é o próprio chefe do Executivo.

“A palavra da moda hoje nas redes sociais é fake News. Aí vieram agora dizer que esse ofício que partiu da Polícia Militar não existe. A grande fake news em toda essa história chama-se Flávio Dino. O governador Flávio Dino que é a grande mentira do Maranhão”, ironizou.

Edilázio repudiou o ato de espionagem da PM aos políticos de oposição e revelou que os parlamentares de oposição já haviam sido alertados, desde o início da atual legislatura, de um monitoramento ilegal autorizado pelo Governo.

“Todos nós aqui, nesta Casa, deputados de oposição, sabemos que somos monitorados, que esse Guardião [sistema de escuta telefônica] funciona para nos ouvir. Eu pelo menos, por duas vezes, já fui informado por irmão de um delegado, do monitoramento. Em um restaurante ele me disse: ‘Olha, Edilázio, tu e mais alguns deputados de oposição, alguns blogueiros, alguns jornalistas estão sendo monitorados’. Então de forma velada nós sempre soubemos que isso acontece”, disse.

Edilázio afirmou que o ato da PM remete à ditadura e cobrou uma atuação enérgica do Ministério Público no caso.

“Cobramos aqui que o Ministério Público possa atuar, que nós possamos ter uma eleição limpa, que o cidadão possa ir e vir para aonde quiser, sem ter uma polícia partidária Ninguém  fez um concurso público para ser policial mandado por Governo”, finalizou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

2 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS