Roberto propõe Frente para acompanhar enchentes

1comentário

O deputado estadual Roberto Costa (MBD), preocupado com a situação de milhares de famílias desabrigadas devido às enchentes nos municípios, causadas pelas fortes chuvas no estado, propôs a criação de uma Frente Parlamentar, nesta quarta-feira (11), para acompanhar e prestar assistência às cidades maranhenses atingidas.

Roberto Costa ressaltou a importância da Frente Parlamentar para acompanhar a população afetada nesta que considera uma situação de calamidade. “Temos vários municípios maranhenses nessa situação, como Bacabal, Trizidela do Vale, Pedreiras, Imperatriz, Marajá do Sena, Tuntum e outros. Precisamos dar esse apoio urgente às famílias. Não somente levá-las para quadras ou ginásios esportivos, mas acompanhá-las, oferecer estrutura, prestar assistência com alimentos, medicamentos, atendendo suas necessidades. Por isso, proponho essa Frente Parlamentar para que, juntos com o Governo do Estado e o Governo Federal, possamos fazer essa articulação”.

Segundo Roberto Costa, os municípios não podem ficar como Bacabal, sem um plano emergencial para garantir condições necessárias às famílias desabrigadas. “É preocupante a situação de Bacabal, que tem famílias e crianças deslocadas para quadras esportivas, mas sem estrutura e assistência de boa qualidade a elas. Temos de dar alimentos, condições de higiene, assistência social. Mas isso não está ocorrendo em Bacabal. Desse modo, devemos articular com as autoridades competentes para que todos os municípios possam ser acompanhados e assistidos, inclusive Bacabal”.

A Frente Parlamentar tem como finalidade prestar assistência humanitária à população atingida, fazer o reestabelecimento dos serviços essenciais e recuperar áreas atingidas, mapear essas áreas e efetuar ações preventivas. Será constituída por representantes de todas as correntes de opinião política da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Foto: Agência Assembleia

1 comentário »

Andrea Murad critica inércia de Flávio Dino

1comentário

A deputada Andrea Murad apresentou nesta quarta-feira (11) um requerimento pedindo que a Assembleia Legislativa crie uma Comissão para que os deputados acompanhem a situação das cidades que foram atingidas pelas fortes chuvas. Ela também está encaminhando uma série de pedidos de informações aos órgãos estaduais.

“Vou pedir informações juntos aos órgãos competentes, Secretaria de Desenvolvimento Social e Casa Civil, o que foi realizado até agora pelo Comitê de Prevenção e Acompanhamento a Inundações no Estado, desde a sua criação, em 2016, até hoje. Em paralelo, estou entrando com um pedido para a Assembleia criar uma Comissão que visite esses locais e acompanhe o trabalho do poder público nessas áreas, assim como propor soluções e garantir que as famílias recebam de forma ágil todo o atendimento necessário”, explicou a deputada.

Na sessão plenária, a parlamentar criticou a ausência e a falta de solidariedade do governador Flávio Dino nos últimos dias, em relação ao caos gerado pelas fortes chuvas no Maranhão.

“Enquanto o Maranhão está agonizando, sofrendo com as inundações e enchentes, ele estava lá querendo aparecer na mídia nacional, barrado tentando visitar Lula em Curitiba. Nada contra, desde que ele cumprisse seu papel de governador e olhasse pelos maranhenses primeiro, que estão aqui numa crise seríssima, que estão penando, sem casas, com suas vidas devastadas. Ao invés de ficar só em postagem em rede social para dizer que está trabalhando, devia era dizer o que o comitê de prevenção e acompanhamento de inundações, criado por ele em março de 2016, fez nesses dois anos para prevenir e amenizar esse caos que hoje assistimos nos municípios maranhenses. Tem que largar de blá blá blá em rede social, levantar da cadeira e ir olhar de perto a situação. Esse é o papel de um governador”, discursou.

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário »

Edivaldo entrega 10 novas ambulâncias do Samu

0comentário

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) fez nesta quarta-feira (11) a maior entrega de ambulâncias da história do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) em São Luís. São 10 novas unidades em funcionamento que agora passam a compor a total reestruturação que o Samu vem passando na gestão do pedetista.

“Quando assumimos a Prefeitura, a situação do Samu era muito difícil, com pouquíssimas ambulâncias rodando, o que acabava deixando a cidade desassistida. Colocamos como prioridade, trabalhamos muito e hoje a realidade é outra. Temos um serviço que foi totalmente reestruturado e, com essa entrega das novas ambulâncias, teremos ainda mais agilidade ao atendimento móvel de saúde, garantindo maior eficácia no serviço prestado e a redução do tempo-resposta às chamadas feitas pela população”, afirmou o prefeito Edivaldo.

Com o reforço dos veículos novos a meta da gestão do pedetista é reduzir o tempo de atendimento às chamadas da população e ampliar o serviço, que somente no ano passado realizou mais de 16 mil atendimentos. A frota do Samu conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, para realizarem o socorro aos pacientes com problemas que requerem intervenção ainda mais imediata.

A entrega das novas ambulâncias integra os diversos avanços conquistados na gestão Edivaldo, como a entrega das bases centralizadas, que hoje já são cinco: São Bernardo, Maracanã, Anjo da Guarda, Vila Vicente Fialho e Cidade Olímpica, além da base principal no Filipinho. Ao descentralizar as bases do Samu, a gestão municipal diminuiu o tempo de resposta às ocorrências, pois estão instaladas em pontos estratégicos que permitem uma abrangência maior do atendimento das ocorrências e no menor tempo possível.

Foto: A. Baeta

sem comentário »

Val Barreto decide ficar no Moto para Série D

4comentários

Após anunciar a saída do seu principal goleador no Campeonato Maranhense, o atacante Val Barreto, a diretoria do Moto confirmou que o jogador fica no clube para a Série D.

A confirmação da permanência de Val Barreto foi feita pelo diretor de futebol, Daniel Menezes.

O pedido de rescisão do contrato de Val Barreto chegou a ser encaminhado à Federação Maranhense de Futebol (FMF), mas foi cancelada.

Val Barreto teria propostas de clubes da Série B como Sampaio e Paysandu, mas não houve avanço nas negociações e o jogador vai permanecer mesmo no time rubro-negro.

Foto: Lucas Almeida

4 comentários »

Francisca Primo repudia ofensas contra mulheres

0comentário

Em tempos de mídias sociais que envolvem declarações polêmicas de vários usuários das redes, chama atenção as postagens de agressões contra as mulheres.

Ao tomar conhecimento de uma postagem com este tema, a deputada estadual, Francisca Primo defendeu as mulheres em discurso na tribuna na sessão plenária desta quarta-feira (11) e recebeu o apoio dos deputados da casa.

Recentemente, um senhor publicou em sua rede social, uma frase ofensiva que foi direcionada à deputada Manuela D’ Ávila, pré-candidata à presidência pelo PCdoB, pelo fato de uma viagem da mesma para Montevidéu no Uruguai para denunciar a prisão do ex–presidente Lula.

Enquanto mulher e parlamentar, Francisca Primo repudiou a frase polêmica e fez um alerta para a sociedade. “Não podemos aceitar esse tipo de declaração, pois hoje foi com a Manuela e amanhã pode ser com qualquer outra mulher. Quero alertar e deixar o meu repúdio para essas agressões direcionadas as mulheres pois é sabido por todos que discriminação é crime amparado pela Lei Maria da Penha e Código Penal. Ontem, nós aprovamos aqui o Fundo de Combate à Violência contra a Mulher, então é justamente para combater esse tipo de crime que vem acontecendo em redes sociais” ressaltou a deputada.

Ainda em discurso a parlamentar fez um convite para todos os deputados, comparecerem na reunião de audiência pública com a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Maranhão para apresentação das metas fiscais referente ao 3º quadrimestre do exercício de 2017 que será realizada no dia 12 de abril.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Rodrigo Ramos vai encarar desafio das urnas

5comentários

O goleiro Rodrigo Ramos que acabou de conquistar o título de campeão maranhense pelo Moto está disposto mesmo a encarar o desafio das urnas na eleição de 2018.

Ele contou ao Blog do Zeca Soares que aceitou um convite do PSL e fala com entusiasmo da sua pré-candidatura a deputado estadual.

“Há 4 meses eu recebi um convite do vereador Chico Carvalho que é do PSL e confesso que fiquei balançado com a possibilidade de lutar por uma cadeira na Assembleia. Eu fiquei bem pensativo durante todo esse tempo e conversando com a minha esposa, com amigos mais próximos, com pessoas do meio político e todos eles me incentivaram bastante a acreditar nesse projeto. Eu já havia recebido convite antes para disputar uma eleição, mas apenas agora me senti à vontade para encarar esse desafio”, disse.

Há 15 anos morando no estado e tendo jogador por Imperatriz, Sampaio, Maranhão e Moto, o goleiro e capitão rubro-negro disse conhecer a dificuldade de quem faz esporte no Maranhão que, segundo ele não tem representatividade.

“A bandeira que eu vou defender é o esporte em primeiro lugar, pois tenho acompanhado que tudo depende também da política. Tenho amigos em todas as modalidades esportivas aqui no Maranhão e eles tem tido pouco ou nenhum apoio dos atuais políticos que se dizem políticos do esporte como vereadores e deputados. Poucos deles vieram ou vivem do esporte como eu vivo. São 15 anos vivendo aqui no Maranhão e eu conheço bem as dificuldades do esporte e, principalmente dos atletas não apenas no futebol, mas em outros segmentos, pois eles não possuem representatividade na política”, contou.

Rodrigo Ramos disse que a sua pré-candidatura não é oportunismo por conta da conquista recente do Moto.

“Não é uma coisa que nasceu da noite para o dia. Não estou aproveitando o momento de uma conquista do Moto, por exemplo para me promover. É uma coisa que eu vinha trabalhando há muito tempo. Eu quero trabalhar realmente para que o esporte do Maranhão cresça não apenas o futebol, mas todas as modalidades. Me dói ver os talentos maranhenses espalhados nos semáforos em busca de ajuda para participar de competições fora do Maranhão por total falta de apoio e assim continuarem fazendo o que mais gostam”, destacou.

Aos 38 anos, o goleiro do Moto disse não pensar em aposentadoria ainda e que pretende ajudar o Moto a conquistar o acesso à Série C.

“Eu estou com 38 anos, mas me sinto muito bem ainda. Acabei de fazer um excelente Campeonato Maranhense com atuações muito marcantes e que contribuiram muito para o Moto chegar onde chegou juntamente com os meus companheiros. Eu quero jogar mais no mínimo por dois anos, mas é claro que tudo vai depender do que vai acontecer na minha vida daqui em diante, principalmente em relação com essa questão da candidatura e se a gente conseguir êxito nessa batalha é lógico que eu terei que escolher entre uma coisa e outra. Por enquanto vou continuar jogando porque estou com muita vontade e pronto para lutar pelo acesso do Moto à Série C que é o clube que tenho contrato e quero continuar jogandol”, finalizou.

Foto: Lucas Almeida

5 comentários »

Braide cobra acompanhamento de inundações

0comentário

O deputado Eduardo Braide usou a tribuna nesta quarta-feira (11), para cobrar o funcionamento do comitê criado pelo Governo do Estado com o objetivo de prevenir e acompanhar casos de inundações no Maranhão. O Comitê foi criado por meio do Decreto 31.536, em 11 de março de 2016.

“O Comitê foi criado logo no início do segundo ano do Governo Flávio Dino. É preciso saber quais ações foram executadas por esse comitê desde a sua criação, uma vez que temos acompanhado que as fortes chuvas têm castigado diversas cidades maranhenses nos últimos dias”, disse o parlamentar.

O Decreto 31.536 prevê, dentre outras ações, o mapeamento de áreas com maior risco de inundações, além da elaboração de planos preventivos e de contingência para a redução da vulnerabilidade das comunidades que sofrem por causa das chuvas.

“O Decreto assinado pelo governador é claro. Desde 2016, o Maranhão deveria ter um plano de contingência e o mapeamento das áreas de risco atualizados, justamente para evitar que centenas de maranhenses fiquem desabrigados sem ter a quem recorrer ou para onde ir. É óbvio que não se pode ter controle sobre as ações da natureza. Contudo, é de responsabilidade do Governo do Estado proteger, amparar os maranhenses que enfrentem essas situações. E olha que há cidades que historicamente passam pela mesma situação todos os anos”, afirmou Eduardo Braide ao mostrar fotos das cidades alagadas.

Durante o pronunciamento, o deputado anunciou ter requerido do Governo do Estado informações sobre o funcionamento do Comitê criado em 2016.

“Fiz um requerimento objetivo, pedindo informações sobre o funcionamento do comitê. Primeiro, quais as ações efetivadas por esse comitê desde a sua criação até hoje; segundo, que o Governo encaminhe para a Assembleia, cópia do mapeamento de áreas dos municípios do Estado com maior risco de inundações; e, por último, que sejam encaminhadas a esta Casa cópias dos planos preventivos e de contingência para a redução da vulnerabilidade nas áreas de risco. O comitê foi criado desde 2016. Eu espero que esteja funcionando e que atenda a população que tem sofrido, caso contrário, fica clara a omissão e a inoperância por parte do governador do Estado, que assinou o decreto”, finalizou Eduardo Braide.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Lideranças manifestam apoio a Gil Cutrim

1comentário

A segunda etapa do projeto “Gil na Estrada”, cujo objetivo é conversar diretamente com a população e agentes da classe política para construir uma plataforma colaborativa de propostas que serão defendidas por Gil Cutrim em Brasília, na condição de deputado federal, teve início na cidade de Miranda do Norte e passou ainda por Matões do Norte e Cantanhede; sendo finalizada em Lago Verde e Bacabal.

Na primeira parada, o ex-prefeito de São José de Ribamar e ex-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) foi recebido pelo vice-prefeito Joubert Sérgio (PSDB), com quem dialogou sobre a conjuntura política nacional e ações públicas direcionadas para o desenvolvimento da região do Médio Mearim.

Em Matões do Norte, o encontro aconteceu na Câmara Municipal e contou com as presenças dos vereadores Joaquim da Agricultura (presidente), Nilson Grande, Josué Muniz, Valdenê das Pedras, Sinhozinho e Waltinho das Coivaras.

Gil Cutrim recebeu o apoio do grupo político liderado pelo prefeito Padre Domingos Costa (PSB). “Trata-se de um político jovem, arrojado e que defende o fortalecimento do municipalismo. Nosso grupo político enxerga no Gil uma representatividade importante que teremos em Brasília”, afirmou Padre Domingos.

Dezenas de professores se reuniram na sede do Sindicato dos Trabalhadores, em Cantanhede, para receber Gil Cutrim. O encontro foi marcado por discursos emocionados de apoio ao pré-candidato. “Eu tenho absoluta certeza que a classe de professores de Cantanhede vai te apoiar, vai te ajudar, porque a sua vitória é nossa também”, disse a professora Maria do Carmo.

A convite do prefeito Francisco Clidenor (PPS), de Lago Verde, Gil participou de inaugurações de novas obras na cidade e destacou o trabalho realizado pelo governo municipal. “Neste momento, contam-se os municípios que estão entregando novas obras e, mais raro ainda, os que fazem mais de cinco entregas em um só dia. Isso demonstra o compromisso que o prefeito tem com a população”, avaliou o pré-candidato.

Em Bacabal, o evento foi realizado no Hotel Santa Maria, onde Gil Cutrim se reuniu com militantes do PDT e várias lideranças políticas e comunitárias se filiaram ao partido. Para o suplente de vereador, Nego Lindo, Gil é um dos melhores nomes à Câmara Federal pelo Maranhão. “Precisamos de gente igual a você, Gil Cutrim, comprometido com o povo do Maranhão”, declarou.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Ingressos para show de Roberto Carlos à venda

1comentário

Os ingressos para o show de Roberto Carlos, que será realizado no dia 12 de junho, no estacionamento do São Luís Shopping estarão disponíveis para venda a partir desta quarta-feira (11) na Bilheteria Digital (Shopping da Ilha) e Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping).

Após temporada de grande sucesso realizada em Portugal, com as casas de espetáculo lotadas em todas as apresentações e depois de seis anos sem cantar em São Luís, Roberto Carlos promete mais uma vez emocionar o público maranhense.

Entre os sucessos que serão apresentados, temos o mais recente, a canção Sereia, da novela das 21 da Globo “A Força do Querer”, de Glória Perez.

O cantor, que em novembro de 2015 foi homenageado pelo Grammy Latino como personalidade do ano, lançou o CD “Primeira Fila”, gravado em Londres, no Estúdio Abbey Road, desperta todo o carinho e admiração nos milhões de fãs que o acompanham pelo Brasil e pelo mundo.

Um ícone da credibilidade, romantismo, da religiosidade e da família. Roberto Carlos vai sem dúvida alguma arrebatar os fãs com mais um show impecável ao lado de sua orquestra e coral.

Serviço

Evento: Show Roberto Carlos em São Luís
Local: Estacionamento do São Luís Shopping
Data: 12 de junho – Dia dos Namorados
Abertura dos portões: 19h30
Classificação: 16 anos

Valores dos ingressos:

Setor azul numeradas/ 1º lote

– R$ 380,00 – Inteira
– R$ 190,00 – Meia

Setor amarela numeradas/ 1º lote

– R$ 280,00 – Inteira
– R$ 140,00 – Meia

Setor branco/ 1º lote

– R$ 100,00 – Inteira
– R$ 50,00 – Meia

Ponto de venda: 4Mãos Store (São Luís Shopping) e Bilheteria Digital (Shopping da Ilha)
Vendas online: www.myticket.com.br
Informações: (98) 3016-6663 / @4MAOS
Realização: DC7, Multi Entretenimento, Solo Muisc e 4Mãos Entretenimento

Foto: Divulgação

1 comentário »

Mas e agora as coisas vão mudar no Moto?

7comentários

A conquista do título maranhense e a garantia do Moto nas competições nacionais em 2019 pode devolver a tranquilidade ao time rubro-negro com o possível retorno de conselheiros e apoiadores que se distanciaram do clube.

Por conta de desacertos e caminhos errados seguidos pela atual diretoria, alguns conselheiros se afastaram do clube, mas com a chegada do time à final e a conquista do Campeonato Maranhense as coisas parecem que vão melhorar.

Mas, mesmo com a possibilidade do retorno desses “conselheiros” ou “motenses ilustres”, como queiram, o Moto deve também buscar outras formas de cumprir os compromissos financeiros com atletas, comissão técnica e funcionários.

Ontem à noite, por exemplo, um conselheiro ofereceu um jantar aos campeões estaduais em uma churascaria da cidade. Foi muito bom o reconhecimento, mas não é apenas disso que o Moto necessita.  A ajuda deve ser permanente, independente de quem esteja lá, afinal o Moto é maior que tudo e todos.

Se os conselheiros não “aceitam” os métodos dos atuais dirigentes que mudem isso ou que de fato assumam o clube. Tenho dito que os dirigentes do Moto são vítimas desse modelo de “pão e circo” que existe dentro do clube.

O Moto tem nomes importantes em seu conselho e com condições financeiras de ajudar realmente o clube, mas que infelizmente não ajudam como poderiam. Espero, sinceramente que essa conquista ajude a mudar isso.

Que o título de campeão maranhense consiga unir todos os motenses para que possam juntos colocar o clube onde ele deve estar ou do contrário tudo não passará de mais um jogo de interesses.

Foto: Divulgação

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS