Na manhã desta terça-feira (20), o deputado estadual progressista Wellington do Curso se pronunciou quanto à massiva apreensão de veículos que tem sido realizada pelo Governo do Maranhão. De acordo com os dados do Departamento de Estado de Trânsito do Maranhão, até o dia 14 de março de 2018, apenas no presente ano, já foram leiloados 1.502. Tem-se, assim, uma média de 20 carros leiloados por dia.
Wellington, que é autor do Projeto de Lei 99/2017 que proíbe a apreensão de veículos por não pagamento do IPVA, cobrou responsabilidade social por parte do Governador.
“O que parece é que, nessa ânsia de arrecadar, Flávio Dino está esquecendo dos impactos sociais dessa medida descontrolada. Em menos de 3 meses, só em 2018, já leiloaram 1.502 veículos. Vejam que, de forma inconstitucional, porque assim entende o STF, o governador está avançando nos carros e motos do trabalhador maranhense. Queriam o que? Que eu concordasse com uma crueldade e inconstitucionalidade dessa? Flávio Dino, respeite o maranhense que luta e se esforça para quitar as dívidas. Existem outros meios de punir que não a apreensão do bem. Não sou contra blitz. Ao contrário, defendo sim a realização de blitz para punir quem comete infrações. Agora, se há outros meios para quem não paga o IPVA, que o Governo aplique tais meios ao invés de leiloar os veículos dos maranhenses”, afirmou.
Ainda no mês de março, o deputado Wellington do Curso já formalizou representação ao Promotor de Defesa da Ordem Tributária e Econômica solicitando que ajuíze Ação com liminar para impedir a apreensão de veículos no Maranhão.
De acordo com os editais, Flávio Dino leiloou 3.211 veiculos só em 2015; em 2016, o número cresceu para 3.411. Em 2017, o número subiu para 4.792. Ao total, em apenas 3 anos, Flávio Dino já levou a leilão 11.414 veículos de maranhenses, isso sem mencionar os 1.502 veículos leiloados só em 2018.
Foto: Divulgação
Tive o meu carro apreendido porque não paguei o IPVA, mas não roubei e não matei ninguém. Aqui tá cheio de bandidos e o governo e a Segurança Pública se preocupa em tomar o meu veículo, mas apenas porque eu não tive condição de pagar e agora vai ser pior porque vou ter que pagar duas coisas, o IPVA e esse transporte do meu carro. Não sei o que fazer diante dessa situação tão difícil.
Lamentável, Izabel. Triste mesmo isso.
É o governo comunista arrochando o povo e tomando os bens que muitos conseguiram com todo o sacrifício isso é mais um absurdo desse governo que só sabe multar e cobrar mais e mais imposto.
De fato, precisamos olhar essa questão com mais preocupação.
Mas não torcendo pela volta da nefasta oligarquia Sarney que só causou atraso ao MA.
Nem eu pela manutenção da mudança que só existiu no papel.