Edivaldo inicia obra no Cohaserma

3comentários

A Prefeitura de São Luís deu início às obras na Rua Fernando de Noronha, Cohaserma. A via havia sido interditada de forma irregular com a construção de um muro que foi removido pelo poder público municipal na última sexta-feira (9), atendendo ao que preconiza a Lei Municipal de Muros e Calçadas e o Código de Posturas do Município.

A obra permitirá a ligação da Avenida Daniel de La Touche com a Rua Sete, ampliando o acesso ao bairro. Além da desobstrução da rua, foram realizados no local serviços de limpeza, com eliminação de ponto de descarte irregular, iluminação e obras de infraestrutura que estão em andamento com os serviços de terraplanagem para pavimentação da via, que tem cerca de 400 metros de extensão.

O trabalho, que está em andamento, atende a uma reivindicação dos moradores, satisfeitos com a resposta efetiva da gestão do prefeito Edivaldo que restaura, com a obra, a mobilidade na via, bem como em todo o bairro Cohaserma e áreas adjacentes. Órgãos municipais como Blitz Urbana, Comitê Gestor de Limpeza Urbana e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão envolvidos na ação. A desobstrução da rua foi fruto de um trabalho realizado pela Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semhur), que liberou o espaço público da via que havia sido interditada com a construção irregular de um muro que cercava um condomínio.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, enfatizou que a obra possibilitará melhorias no trânsito da região. “Com essa obra estamos criando uma importante via interbairro entre o Cohaserma e avenida Daniel de La Touche. Com investimento em obras de infraestrutura, estamos contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana no Cohaserma e bairros vizinhos, dando funcionalidade a uma via antes intrafegável”, pontua o titular da Semosp.

A ação de desobstrução da via também incluiu a limpeza da área com a remoção mecanizada dos resíduos sólidos descartados irregularmente na região. Os serviços de limpeza serão intensificados na área, a fim de evitar o surgimento de novos pontos de descarte irregular.

Foto: A. Baeta

3 comentários »

Bacabal terá curso de Medicina

2comentários

Após cinco anos de luta do deputado estadual Roberto Costa (MDB) junto com o  senador João Alberto (MDB), o curso de medicina é aprovado em Bacabal. A publicação saiu no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (9), por meio da Portaria nº 152.

O parlamentar fez diversas cobranças à Prefeitura para que apresentasse recursos visando garantir a instalação do curso, visto que avaliação feita pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação, havia reprovado a cidade para receber o Curso por falta de estrutura.

O deputado Roberto Costa lembrou que,  desde 2013, vem lutando para implantação do curso de medicina, onde se reuniu, na época com ministro da Educação, Aluízio Mercadante, que autorizou o curso no município. Porém, mesmo com a aprovação, a Prefeitura de Bacabal deveria se manifestar para que a instalação se efetivasse. Como não houve a manifestação, por falta de preenchimento de formulário no site do Ministério da Educação, todo o processo acabou sendo arquivado.

Diante desta situação, o deputado Roberto Costa e o senador João Alberto não desistiram e continuaram lutando incansavelmente, buscando uma nova aprovação. Em uma audiência realizada em Brasília, com o presidente Michel Temer e o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o parlamentar teve a garantia de uma nova aprovação do curso para  Bacabal.

Depois disso, uma nova visita foi realizada pela Comissão do Ministério da Educação em Bacabal constatando, que o município não tinha estrutura para receber o curso, os postos de saúde não funcionavam adequadamente, não tinham médicos, falta de medicação, os salários dos funcionários atrasados e o Hospital Municipal não teria condição de fazer uma cirurgia.

Após tomar conhecimento, o deputado usou a tribuna da Assembleia e exigiu que a Prefeitura apresentasse recursos visando garantir a instalação do curso, visto que a avaliação que o Ministério da Educação fez, através da Secretaria de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação, reprovou a cidade para receber o Curso de Medicina, por falta de estrutura.

O deputado Roberto Costa conta sobre a felicidade desta autorização do curso de medicina, após toda essa luta.

“A luta é nossa e do povo de Bacabal, após várias audiências junto com senador João Alberto ao Governo Federal, conquistamos essa aprovação. Há mais de cinco anos, nós conseguimos colocar Bacabal dentro da relação para ser agraciada com direito a instalação do curso de Medicina. É uma alegria e uma satisfação, saber que os estudantes de Bacabal terão a oportunidade de fazer o curso de medicina na sua cidade, oportunidade, também, para toda a Região do Médio Mearim. Hoje, coroamos essa vitória com a nossa população”, destacou.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Pão com Ovo é homenageado na Câmara

0comentário

A Câmara de São Luís prestou uma justa homenagem, na tarde desta segunda-feira (12), aos atores da comédia Pão com ovo que é sucesso absoluto de público por onde tem se apresentado.

Os atores Adeílson Santos, César Boaes e Charles Júnior foram homenageados com placas de Honra ao Mérito em sessão solene.

O requerimento foi de autoria do presidente Astro de Ogum e aprovada por unanimidade por todos os vereadores.

Participaram da sessão em homenagem aos atores do Pão com Ovo, os vereadores Astro de Ogum, Honorato Fernandes, Concita Pinto, Ricardo Diniz, César Bombeiro, Aldir Júnior e Josué Pinheiro, além de familiares e amigos dos atores.

Na foto, o trio até que ficou com cara de parlamentar…

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ministério Público aciona Júnior Marreca

0comentário

Em Ação Civil Pública por improbidade administrativa, o Ministério Público do Maranhão requereu a concessão de liminar para a decretação da indisponibilidade de bens do ex-prefeito de Itapecuru-Mirim e atual deputado federal Antonio da Cruz Filgueira Júnior, conhecido como Júnior Marreca.

Júnior Marreca, que foi prefeito de Itapecuru-Mirim em dois mandatos seguidos – de 2005 a 2008 e 2009 a 2012 –, está sendo acionado por irregularidades cometidas na execução de um convênio firmado, em 2011, entre o Município e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) para a construção de uma quadra poliesportiva coberta no valor de R$ 371.267,42.

A 1ª Promotoria de Justiça de Itapecuru-Mirim, que tem como titular a promotora de justiça Flávia Valéria Nava Silva, pediu a indisponibilidade de bens do deputado para garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário.

Em 2015, a 1ª Promotoria instaurou um procedimento administrativo para acompanhar a execução do referido convênio. O relatório de inspeção realizado no local, em abril de 2016, revelou que a “quadra não foi totalmente construída” e que foram observadas “apenas algumas colunas e parte da cobertura, não havendo estrutura suficiente que caracterize uma quadra poliesportiva”.

Durante o procedimento Reinaldo Cruz Rodrigues, proprietário da construtora Perfil Ltda, responsável pela obra, declarou, em depoimento ao Ministério Público, que os trabalhos foram interrompidos porque o Município deixou de pagar a empresa. Ele disse que paralisou a obra em setembro de 2012 e que nunca foi procurado pela gestão municipal para concluí-la.

O Ministério Público requereu que Júnior Marreca seja condenado, além do ressarcimento integral dos danos no valor de R$ 371.267,42, mais correção monetária, à suspensão dos direitos políticos por  oito anos; ao pagamento de multa civil no valor de duas vezes o valor do dano; e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

Foto: Agência Câmara

sem comentário »

Encontro de reis em São Luís

0comentário

Quem sabe não se torne um dos encontros épicos como aqueles na Praça Castro Alves, durante o Carnaval de Salvador. O dia 23 de março sem dúvida alguma ficará na memória dos apaixonados, os que saberão aproveitar uma noite histórica, marcante, envolvente e repleta de sucessos.

Dois ícones, duas estrelas, dois artistas consagrados na música e que carregam na bagagem mais de 30 anos de carreira, de sucesso, de música e de muita história com o Brasil e claro, com o Maranhão.

Da micareta na Av. Litorânea a festas exclusivas, mas nenhuma como essa, que terá apenas eles, os dois que reúnem os maiores fãs do Brasil. Bell Marques e Durval Lelys, nem precisamos falar mais nada. É arrepiante só de pensar nesse encontro de amizade.

De “Olivença” a “Selva Branca”, ou “Saia Rodada” a “Gladiador”, uma noite com repertório especial, que trará momentos de nostalgia e ficar parado, sem cantar, sem dançar e sem se emocionar, vai ser bem impossível.

O local escolhido não poderia outro, o mesmo do “Bell Marques – Só as Antigas”, o mesmo da famosa “Feijoada do Reino”, um ambiente que por si só, já retratada incríveis experiências e dessa vez, não será diferente.

Na rua, o comentário é apenas um: “É Bell! É Durval, os dois juntos. Vai ser marcante”. Tem Belém, Fortaleza, Rio de Janeiro, Teresina, ou quem sabe, um pouco do Brasil que marcará presença, todos comentando na rede social o encontro de reis, afinal, sabem quem uma festa assim, não é todo dia que acontece e nem em toda cidade.

Então se prepare e antecipe seu ingresso do “MAM” – O Maior Axé do Mundo, com Bell Marques e Durval Lelys, dia 23 de março, a partir das 20h, no Rio Poty Hotel. Abertura do evento será com o DJ The Paul, com os maiores clássicos da história da axé music.

Ingressos

Os ingressos estão à venda na Loja 4Mãos Store (São Luís Shopping, sem taxa), Bilheteria Digital (Shopping da Ilha, Rio Poty Hotel e Rio Anil Shopping, com taxa) e Lojas Degraus (Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping, com taxa). O setor arena custa R$ 100, a Área Vip, R$ 180 e o Espaço Gold custa R$ 210. Venda on-line no site www.bilheteriadigital.com

Serviço

O quê: MAM – O Melhor Axé do Mundo
Onde: Rio Poty Hotel
Quando: 23 de março
Atrações: Bell Marques, Durval Lelys e DJ The Paul
Vídeos: https://youtu.be/JI-laR_SYC4 / https://youtu.be/M_FrMxWTkLM
Informações: (98) 3016-6663
Realização: 4Mãos Entretenimento

Foto: Divulgação

sem comentário »

Rompimento no Italuís deixa bairros sem água

1comentário

Um novo rompimento na adutora do Sistema Italuís deixa 154 bairros de São Luís sem água nas próximas 24 horas.

O rompimento foi registrado por volta do meio-dia, desta segunda-feira (12), no Km 38 da BR-135, no Campo de Periz.

Em nota, A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que já adotou providências para que o problema seja resolvido em até 24 horas.

Veja a lista dos bairros atingidos:

Zona 1

Centro; São Pantaleão; Madre Deus; Goiabal; Codozinho; Vila Bessa; Belira; Lira; Parte da Areinha; Macaúba; Apicum; Camboa; Vila Bangu; Diamante; Vila Passos; Coréia de Baixo; Coréia de Cima; Sítio do Meio; Alto da Boa Vista; Retiro Natal; Liberdade; Tomé de Sousa; Fé em Deus; Floresta; Retiro Natal e Monte Castelo.

Zona 2

Apeadouro; Irmãos Coragem; Bairro de Fátima; Bom Milagre; Parque Amazonas; Alemanha; Caratatiua; Vila Ivar Saldanha; Alto da Vitória; João Paulo; Jordoa; Vila Palmeira; Barreto; Túnel do Sacavém; Santa Cruz; Vera Cruz; Cutrim; Radional; Coroado; Parque Pindorama; Parque do Nobres; Redenção; Barés; Filipinho; Sítio Leal; Sacavém; Coheb do Sacavém; Santo Antônio; Vila Conceição; Bom Jesus; Vila dos Frades; Parque Timbira; Alto do Parque Timbira; Primavera; Sítio do Pica Pau Amarelo; Coroadinho.

Zona 4

São Cristóvão; Tirirical; Solar das Mangueiras; Parque Universitário; João de Deus; Sítio Pirapora; Vila Itamar; Parque Jaguarema; Parque Sielândia; Residencial Canaã; Alameda dos Sonhos; Vila Lobão; Parque Roseana Sarney; Santo Antônio; São Bernardo; Vila Brasil; Cohapan; Jardim São Cristóvão; Residencial João Alberto; Parque Sabiá.

Zona 5

Alto do Calhau; Calhau; Cohafuma; Conjunto Basa; Ilhinha, Jaracaty; Jardim São Francisco; Loteamento Boa Vista; Loteamento Jaracaty; La ravardiere; Ponta D’Areia; Ponta do Farol; Residencial Novo Tempo; Recanto dos Nobres; Renascença I e II; Residencial Ana Jansen; São Marcos; São Francisco; Vila Conceição I e II; Av. Litorânea; Angelim Velho; Bequimão; Cohajoly; Cohama; Condomínio Villagio Esperança; Conjunto Angelim; Residencial Marfim; Conjunto Boa Morada; Conjunto Vinhais; Eco Villagio; Maranhão Novo; Parte do Primavera; Turu; Planalto Cohaserma; Planalto Vinhais I e II; Recanto Vinhais; Residencial Jaqueira; Residencial Vinhais II e III; Rio Anil; Vila Fialho; Villagio do Angelim; Vivendas da Cohama; Vinhais Velho; Olho D’água, Parte do Habitacional Turu.

Zona 6

Jambeiro; Porto da Vovó; Sá Viana Novo; Sá Viana Velho; UFMA; Vila Bacanga; Vila Dom Luís; Vila Isabel; Vila Cerâmica; Vila Primavera; Vila Embratel; Vila Nova; Bonfim; Vila Verde; Fumacê; Anjo da Guarda; São Raimundo; Alto da Vitória; Gancharia; Vila São Luís; Vila Ariri; Vila Mauro Fecury I e II; Conjunto Taguatur.

Foto: Adria Rodrigues/ TV Mirante

1 comentário »

Ademar Bandeira deixa direção do Socorrão

1comentário

Como parte das ações para a melhoria na área da Saúde da capital maranhense, as direções nos Socorrões estão sendo modificadas. Ademar Bandeira deixou a direção do Socorrão I, no Centro, para coordenar programa estratégico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) que deverá traçar um novo modelo para o setor.

Com a saída de Bandeira, a atual diretora do Socorrão II, na Cidade Operária, Bernadete Veiga Ferreira, assume o cargo do Socorrão I. No lugar dela assume Dorinei Câmara, que ocupava o cargo de diretora administrativa da unidade.

De acordo com secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, a realocação de Ademar Bandeira contribuirá para o novo formato que a área está ganhando na capital. “A sua experiência será aproveitada para continuarmos melhorando as ações da Saúde em São Luís”, explicou o titular da Semus.

A Prefeitura de São Luís tem feitos diversos investimentos na Saúde, mesmo em um momento de desfinanciamento do setor, por parte do Governo Federal. Nos últimos cinco anos, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem trabalhado na reestruturação do sistema de saúde pública municipal, que é formado por quase 100 equipamentos de saúde, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), unidades mistas, unidades de saúde mental, Hospital da Mulher, Hospital da Criança, Centro de Testagem e Aconselhamento, Hospitais de Urgência e Emergência, centro de especialidades médicas, laboratórios, entre outros.

Foto: Luciano Dias/ Imirante.com

1 comentário »

Sampaio busca classificação inédita

0comentário

O Sampaio tem na próxima quinta-feira (15), às 19h15, no estádio Castelão, a sua mais importante partida na temporada e pode fazer história na Copa do Brasil ao se classificar pela primeira vez para a 4ª fase da competição.

Depois do empate, em 0 a 0, com a Ponte Preta, em Campinhas, o Sampaio recebe o time paulista valendo vaga na próxima fase.

Mais do que uma simples classificação, a vitória garantirá mais R$ 1,8 milhões nos cofres de Sampaio ou Ponte Preta.

Após a desclassificação precoce no Campeonato Maranhense e da derrota para o Ceará, na Copa do Nordeste, a ideia é blindar a equipe para que esses tropeços recentes não atrapalhem o time na Copa do Brasil. É hora de esquecer os tropeços e seguir em frente.

É claro que ninguém gostou da eliminação no Maranhense e da derrota para o Ceará, mas o torcedor terá que compreender que na medida em que a equipe vai avançando as dificuldades aumentam.

De fato, a Copa do Brasil é uma outra competição, na qual o Sampaio vai muito bem, assim como na Copa do Nordeste, mesmo com a derrota no fim para o Ceará e não acredito que possa atrapalhar a equipe.

Neste sentido, o torcedor terá papel fundamental e pelo resultado alcançado na primeira partida terá a obrigação de lotar o Castelão e empurrar a equipe rumo à classificação inédita.

E o Sampaio tem todas as condições para seguir adiante.

Foto: Fábio Leoni / PontePress

sem comentário »

Glalbert Cutrim se reúne na Vila Itamar

0comentário

O deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), acompanhado de Júlio França (PDT), secretário adjunto de desenvolvimento regional, esteve, na última terça-feira (6), na Vila Itamar, onde participou de reunião com um grupo de moradores. O encontro teve como objetivo encontrar soluções para diversos problemas enfrentados pela comunidade ao longo dos últimos anos.

Francisco Ramos, o Chicão, morador do bairro há trinta anos, falou da importância da participação do deputado no encontro. “A visita do deputado Glalbert Cutrim a nossa comunidade, fortalece a esperança de que podemos mudar muita coisa em nosso bairro”,  destacou Chicão.

O deputado parabenizou os moradores pela vontade em transformar a realidade do bairro.

“O primeiro passo para melhorar a qualidade de vida de onde moramos já foi dado por vocês, que é a vontade de se unir em buscar de avanços para o bairro. Podem ter certeza que daqui por diante, estarei junto nesse desafio, que tenho certeza, em pouco tempo, conseguiremos grandes conquistas”, avaliou Glalbert Cutrim.

Foto: Divulgação

sem comentário »

UFMA oferecerá disciplina sobre ‘golpe’

12comentários

A Universidade Federal do Maranhão resolveu adentrar na polêmica e também irá ofertar o curso “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”. A primeira universidade a disponibilizar o curso foi a UNB (Brasília-DF), depois foi seguida pela UNICAMP (Campinas-SP) e Universidades Federais da Bahia e Amazonas.

Entretanto, a iniciativa da UNB gerou uma reação quase instantânea do Ministério da Educação. O MEC, através do ministro Mendonça Filho (DEM), acionou a AGU (Advocacia Geral da União), o TCU (Tribunal de Contas da União) e o MPF (Ministério Público Federal), para saber se os criadores da disciplina não teriam cometido improbidade administrativa pelo fato de “promover uma disciplina que não tem base na ciência, é apenas promoção de uma tese de um partido político”.

A UFMA decidiu entrar na polêmica e confirmou, através do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA (PPGHIS), que ofertará a disciplina “O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil”.

A ideia da UFMA é oferecer a disciplina ainda neste primeiro semestre e teria como objetivo discutir e refletir, do ponto de vista das Ciências Humanas e Sociais, as razões e as consequências dos acontecimentos que culminaram no impeachment da então presidente Dilma Roussef.

De acordo com o coordenador da disciplina, o professor Lyndon de Araújo, trazer a questão desse momento da política brasileira para a sala de aula é importante devido aos desdobramentos desse acontecimento, que são perceptíveis até os dias de hoje: “A importância de ter uma disciplina como essa no programa, está no fato de pensarmos em refletir de maneira crítica esse momento político que nós estamos vivendo hoje, e que é resultado direto do que nós consideramos como golpe parlamentar, jurídico e midiático que aconteceu em 2016”, pontuou.

A disciplina será ministrada por outros professores, Arleth Borges e Marcus Baccega. Apesar de ser em nível de mestrado, a disciplina será aberta ao público e tem carga horária de 30 horas. Com vagas limitadas, a matrícula poderá ser feita até o dia 19 de março e as aulas ocorrerão a cada 15 dias, todas as quartas, das 8h às 12h.

Blog do Jorge Aragão

12 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS