Feirinha celebra o Dia da Mulher

0comentário

Nesse domingo (11), a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura por orientação do prefeito Edivaldo e coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em alusão ao dia 8 de março, celebrou o Dia Internacional da Mulher. Uma das novidades desta edição foi a presença no local do Consultório Móvel com a oferta de serviços na área de saúde. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação da Feirinha incluiu ainda a ações de beleza voltadas para o público feminino, atrações culturais, produtos da agricultura familiar e artesanato.

A Feirinha ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultuira familiar. Durante todo este mês, serão celebradas no espaço as conquistas femininas e a luta por igualdade

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, celebrar o Dia da Mulher tem uma grande importância social e corrobora a política de valorização implementada na gestão do prefeito Edivaldo. “Por tudo o que elas representam socialmente, fibra, garra, lutas e vitórias, as mulheres merecem ser valorizadas sempre”, destacou o secretário.

A cada edição o público da Feirinha se depara com uma novidade. O Consultório Móvel foi a deste domingo. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou a unidade móvel de saúde Consultório Volante com a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação (tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela), testes rápidos e preventivo de câncer de colo uterino. O Consultório Volante é uma novidade da Prefeitura, resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho que também acompanhou as ações da unidade na Feirinha.

O secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação e explicou que a unidade vai possibilitar atendimentos médico (pediátrico, clínico geral e ginecologista) e odontológico em áreas onde não têm Unidade Básica de Saúde. “É mais uma alternativa de acesso aos serviços de saúde, pois com isso poderemos chegar a comunidades bem distantes; além de atender também em grandes eventos, oferecendo novas alternativas à população”, disse o secretário.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sampaio bate o Blumenau na LBF

0comentário

Em partida realizada na manhã deste domingo, o Sampaio Basquete repetiu o script da última partida e sofreu para bater o Blumenau, por 55 a 50, no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA) O triunfo é o sétimo da equipe na LBF – o quinto seguido – e mantém o time na vice-liderança da competição, com 77,8% de aproveitamento e 16 pontos na tabela. Com uma vitória e uma derrota na viagem ao nordeste, Blumenau figura na quinta posição, com 40% na campanha e 14 pontos.

A armadora norte-americana Briahanna Jackson foi a cestinha da partida, com 14 pontos e ainda teve 9 rebotes. Joice Coelho também veio bem do banco, adicionando 13 pontos em 26 minutos em quadra. Bibiano teve 10 pontos e foi a única jogadora de Blumenau a alcançar dígitos duplos na pontuação.

Ainda assim, Blumenau dominou a partida na volta do intervalo. Apesar de marcar apenas 13 pontos, conseguiu limitar o ataque do Sampaio a 33% de aproveitamento e abrir dois de vantagem. Foi então que o Sampaio resolveu definir. Com Ziomara em dia ruim (apenas 1 ponto em 28 minutos), Tati Pacheco, Joice Coelho e Vitória Marcelino chamaram a responsabilidade e somaram 15 dos 19 pontos do tricolor no último quarto para arrancar a quinta vitória seguida.A

pesar disso, foi Blumenau quem começou melhor a partida, com Mariana Camargo convertendo todos os sete pontos tentados e liderando a parcial 18×8 da equipe de Santa Catarina no primeiro quarto. Porém, a ala/armadora não pontuaria mais na partida, anulada pela defesa do Sampaio, que se acertou e tratou de devolver a mesma parcial no segundo período para levar a partida à igualdade no intervalo em 26 pontos. Blumenau também sofreu baixa com a lesão da ala Perez, que torceu o tornozelo ainda no primeiro período e ficou fora do resto do jogo.

‘O momento chave foi quando a gente conseguiu acertar a defesa. Passamos a pressionar e causamos alguns erros delas. Fomos mais agressivas no ataque também, e essa mudança de atitude foi a chave pra gente conseguir essa vitória. É ótimo jogar em casa, com torcida empurrando. Isso também leva a gente pra cima e faz a gente querer mais, em busca da vitória’, disse a ala Tati Pacheco.

Foto: Paulo de Tarso jr.

sem comentário »

Luís Fernando presta contas em Ribamar

0comentário

Lançada pelo prefeito Luis Fernando, na última sexta-feira (9), a I Edição do Informativo da Gestão Municipal, desenvolvido pela Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Assessoria de Comunicação. O documento é uma síntese da prestação de contas, referente às ações realizadas durante o ano de 2017.

O anuário reúne as principais ações de cada secretaria municipal, desenvolvidas no primeiro ano de gestão. Durante o lançamento, Luis Fernando detalhou que o objetivo da peça, é alcançar a população e de forma direta e concreta, apresentar as ações desencadeadas ao longo do ano em todas as frentes da administração.

“Desde o primeiro dia de gestão iniciamos nossa missão que tem sido árdua com o único objetivo: reconstruir o que foi destruído. Já avançamos na recuperação de mais de 200km de vias, mais de 40 logradouros públicos, consolidamos o sonho de milhares de famílias entregando mais de mil escrituras definitivas de imóveis distribuídas”, pontuou o prefeito.

Na Saúde, foram sete Unidades Básicas, além de uma Academia entregues ao longo do ano. Já na educação, os profissionais tiveram reajustados os vencimentos, qualificação de mais de mil professores, implantação de duas escolas militares além da retomada da construção do Liceu Ribamarense III. A unida vai atender novos 400 alunos do município.

“Estamos alcançando a qualidade devida e requalificando toda a estrutura sucateada, devolvendo escolas dignas, postos e hospitais que de fato atendam às necessidades de cada ribamarense”, elencou, falando ainda da juventude que agora voltou a sorrir, com a capacitação para o mercado de trabalho de mais de 2.500 jovens.

Além da Saúde, Educação, Juventude, Infraestrutura, o Informativo 2017 também apresenta números relacionados à coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares que ultrapassa a casa de 50 mil toneladas, seguida da coleta mecanizada que chegou ao final do ano passado alcançando quase 47 mil toneladas retiradas das ruas e logradouros púbicos.

De acordo com o chefe da Assessoria de Comunicação, Matias Marinho, o Informativo 2017 também apresenta em seu primeiro anuário, ações de igual representatividade nas demais áreas da gestão, como por exemplo, o fomento da cultura por meio de incentivo para o resgate da cultura de rua, carnaval e festas populares além do turismo que vem sendo aquecido pelo fortalecimento das ações promocionais.

“Buscamos por determinação do prefeito Luis Fernando reunir os números que na verdade quantificam o trabalho que vem sendo feito também nas áreas da Segurança, Agricultura, Assistência Social, Ambiente, Regularização Fundiária, Esporte, e Previdência Social”, detalhou.

Na área da Segurança, salários foram reajustados, aquisição de aparato de segurança, como motos, carros e quadriciclos além de processo de capacitação da Guarda Municipal para o uso de arma de fogo.

Na Agricultura, somente no Compra Local Municipal foram investidos mais de R$500 mil reais só em 2017 além da Feira do Produtor e o Caminhão do Peixe. Fornecimento de mais de 18 mil refeições por meio do Cozinha Escola desenvolvido pela Assistência Social além das campanhas educativas do Praia Legal que já alcançou três grandes equipamentos de turismo e lazer, a exemplo das praias do Meio, Araçagy e Panaquatira.

O Informativo 2017 assim como outras informações sobre as ações da Prefeitura de São José de Ribamar podem ser acompanhadas diariamente pelo site ww.saojosederibamar.ma.gov.br.

Foto: Wanderson/Tinda

sem comentário »

Penha e Edivaldo na Vila Isabel

0comentário

O vereador Raimundo Penha (PDT) participou, neste último sábado (10), de visita à Rua Senador Pompeu, no bairro Vila Isabel, onde acompanhou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no trabalho de vistoria de obras de drenagem e construção de uma praça.

“Mais uma vez, o prefeito Edivaldo mostra compromisso com o povo da área Itaqui-Bacanga, em especial os moradores da Vila Isabel. Esta obra de drenagem, que deverá ser entregue em, no máximo, um mês, é de extrema relevância e oferecerá muito mais qualidade de vida à população”, avaliou o parlamentar.

O prefeito Edivaldo também destacou a relevância dos trabalhos.

“Estamos dando continuidade ao trabalho que foi iniciado ainda na nossa primeira gestão. Aqui, na rua Senador Pompeu, está em fase adiantada uma grande obra que envolve drenagem profunda, asfaltamento, calçada, meio-fio e construção de uma praça. Por onde temos andado ouvimos repetidamente a população dos bairros afirmar que há mais de três décadas aguardam por obras essenciais que na nossa gestão estão sendo executadas”, disse.

Na semana passada, é importante destacar, Raimundo Penha acompanhou o prefeito na solenidade que autorizou o início da obra de construção   da ponte da Rua do Comércio, via também situada na Vila Isabel.

A nova ponte, que substituíra uma de madeira, tratou-se de pleito defendido por Penha durante todo o ano de 2017.

O parlamentar, inclusive, apresentou requerimento pleiteando o serviço e visitou o local várias vezes.

Também participaram da vistoria das obras na Rua Senado Pompeu o deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC); o vice-prefeito Júlio Pinheiro (PCdoB); o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo; além de lideranças comunitárias.

sem comentário »

Sousa Neto visita Paço do Lumiar

0comentário

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) esteve visitando, neste sábado (10), o município de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís.

O parlamentar que busca a sua reeleição para a Assembleia Legislativa está intensificando as visitas aos municípios maranhenses.

Em Paço, Sousa foi recebido amigos e lideranças importantes como o líder comunitário Paulo Sampaio, além de Ricardinho do Salão e Marcelo Coutinho.

Sousa Neto também esteve nos bairros Maiobão, Novo Horizonte e Armindo Reis, onde foi muito bem recebido pela comunidade.

Leia mais

sem comentário »

Futuro dos servidores estaduais em risco

1comentário

Por Adriano Sarney

O Regime Próprio de Previdência dos Servidores (RPPS) do Maranhão se encontra em situação de desequilíbrio atuarial e financeiro, contrariando dispositivos constitucionais e legais. Isto significa que os servidores estaduais correm o risco de não terem as suas aposentadorias asseguradas no futuro.

O rombo na Previdência estadual é estimado, na melhor das hipóteses, em mais de R$ 10 bilhões de 2018 a 2027 (10 anos), conforme demonstra o relatório “Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores”, na página 37 do Anexo de Metas Fiscais na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018 (LDO 2018), que pode ser acessado no site da Secretaria de Planejamento do Maranhão (Seplan) (clique aqui).

Já o desequilíbrio financeiro, também na melhor das hipóteses, é de R$ 4,7 bilhões no mesmo período. A probabilidade desse desequilíbrio financeiro ser muito superior a esse volume é alta, considerando-se a disparidade das informações entre o Anexo da LDO e os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária publicados até 2017.

O Governo do Estado é sabedor desse desequilíbrio e não tornou efetivamente público o assunto, pois teria de enfrentar o desgaste político de ter que discutir o reequilíbrio do Fundo de Previdência. Essa situação fica mais agravada pelas ações do Estado que refez toda a regulamentação do funcionamento do Conselho do Fundo e, por último, autorizou a avaliação de um imóvel, o Sítio Santa Eulália, para ser vendido de forma a abrigar a “Cidade do Judiciário”. Isso vai alterar a situação patrimonial do Fundo sem que se conheça efetivamente a sua real situação atuarial, financeira e patrimonial.

Todas as ações adotadas pelo Estado foram feitas de forma a ludibriar o conhecimento amplo que os funcionários públicos e a sociedade maranhense deveriam ter do assunto.

Para finalizar, e com o intuito de ter recursos financeiros no curto prazo, alocou R$ 145 milhões destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) para cobrir já em 2018 o pagamento de aposentadorias e pensões da área educacional, contrariando julgados e o entendimento do Conselho Nacional de Educação.

Tal ação retira do sistema educacional a possibilidade de aplicação em todas as ações previstas na legislação para o MDE como o pagamento dos profissionais ativos da educação, manutenção, construção e reformas de escolas, programas de formação continuada, implantação de bibliotecas e outros. Para se ter uma comparação exata, prevê a aplicação de R$ 30 milhões anuais no Programa Escola Digna e retira da Educação R$ 145 milhões para compor o pagamento de aposentadorias de pensões de responsabilidade do Fundo. Isto pode ser verificado nas páginas 423, 424 e 425 da Lei Orçamentária Anual (LOA) no seguinte endereço da Seplan (clique aqui).

Todo esse emaranhado em que o Governo meteu o Estado merece atenção por parte de todos os servidores públicos estaduais, assim como dos órgãos fiscalizadores estaduais e federais. A sociedade não pode deixar os comunistas quebrarem, além das contas do governo, também a previdência dos servidores.

Foto: JR Lisboa/ Agência Assembleia

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS