Delegada Nilmar assume a Seic

1comentário

A delegada Nilmar da Gama Rocha será a nova superintendente de Investigações Criminais do Maranhão.

A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, em entrevista na Rádio Mirante AM nesta sexta-feira (23).

Ela assume no lugar do delegado Tiago Bardal que foi exonerado ontem (23) por suspeita de envolvimento com milícia.

Nilmar estava na Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP).

Foto: Reprodução/ TV Mirante

1 comentário »

Desemprego cresce no Maranhão, aponta IBGE

3comentários

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13,3% dos maranhenses estavam desempregados até o quarto trimestre de 2017.

São 359 mil pessoas dentro deste índice, o que deixa o Maranhão empatado em quinto lugar com o Piauí em todo o nordeste. Foram 7 mil desempregados que se somaram aos 352 mil registrados no mesmo período do ano anterior.

A estatística representa o número de trabalhadores subutilizados no país, reunindo as pessoas que poderiam trabalhar, mas estão desocupadas e os que trabalham menos de 40 horas semanais.

Entre as mulheres, o índice de desemprego chegou a 14,3% (161 mil pessoas) até o último trimestre de 2017. Para os homens, o número chegou a 12,5% (199 mil pessoas) no Maranhão. Segundo o IBGE, o motivo é a presença mais forte dos homens no mercado de trabalho.

No Maranhão o desemprego é maior entre os jovens entre 18 e 24 anos, com um percentual de 27,4% (826 mil pessoas). São 14 mil jovens desempregados nessa faixa etária a mais do que em 2016. Em segundo lugar aparecem os adolescentes entre 14 e 17 anos com 20,6% (552 mil pessoas) de desocupados, com 21 mil pessoas a mais no comparativo com o ano anterior.

Por fim, o último levantamento da PNAD trouxe uma novidade: O número de pessoas desalentas, que corresponde à população que está fora do mercado de trabalho por não conseguir emprego, não possuir experiência, ser muito jovem ou idosa, ou porque não encontrou vagas disponíveis na região onde mora, mas se tivesse conseguido estaria disponível para assumir a vaga.

Nesse novo quesito o Maranhão aparece com o segundo maior contingente no país, com 410 mil pessoas desalentadas.

Em nota, o Governo do Maranhão informou que, para garantir oferta de emprego, determinou a implantação dos programas Mais Empregos, que disponibilizou quase 5 mil novas oportunidades de trabalho com carteira assinada, tanto em empresas de grande porte quanto em micro e pequenos empreendimentos.

Leia mais no G1

3 comentários »

Ricardo Murad denuncia abandono de hospital

3comentários

O ex-secretário de Saúde e ex-deputado estadual Ricardo Murad denunciou, nas redes sociais, a situação de abandono do Hospital de Matinha

“Recebi de um amigo triste e decepcionado com o abandono do Hospital de Matinha. A Baixada Maranhense recebeu uma rede de hospitais do Programa Saúde é Vida que implantamos pois lá tínhamos um vazio assistencial gigantesco. Construímos o Macrorregional de Pinheiro, iniciamos o Hospital Geral de Viana e vários hospitais de pronto atendimento municipais como o de Matinha em diversos municípios”, disse.

Ricardo Murad lembrou que quando foi secretário deixou o hospital funcionando plenamente e que o governo na época garantia repasse de recursos financeiros para assegurar o funcionamento.

“Para todos assegurávamos custeio mensal de R$ 100 mil, ambulância e apoio técnico além de integrarem a rede Estadual coordenada pela nossa Central de Regulação. Uma pena, mas iremos reconstruir e tocar o programa em todo o Maranhão”, afirmou.

Foto: Divulgação

3 comentários »

Penha apoia Fórum de Pessoas com Deficiência

3comentários

O vereador Raimundo Penha (PDT) reuniu-se, nesta sexta-feira (23), com representantes do Fórum Metropolitano das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia.

O parlamentar garantiu apoio irrestrito a várias reivindicações feitas pela entidade, dentre elas a criação, no âmbito do município de São Luís, da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e Patologia; instalação de uma coordenação na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde para tratar de assuntos relacionados a este público; além de promover visita in loco as obras de recuperação da Praça Deodoro com o objetivo de averiguar se os serviços atendem aos requisitos de acessibilidade previstos em lei.

Raimundo Penha classificou o encontro como extremamente proveitoso e de máxima importância, uma vez que trata-se de uma ação em defesa de pessoas que, historicamente, sempre tiveram seus direitos negados.

Segundo o vereador, que aceitou convite para participar de uma nova reunião do Fórum Metropolitano na Escola de Cegos, na próxima semana, as reivindicações propostas serão defendidas por ele forma veemente na Tribuna da Câmara Municipal.

“São reivindicações mais do que justas. Todos que fazem o Fórum podem contar com o meu total apoio”, garantiu o vereador.

Foto: Divulgação

3 comentários »

Edilázio prestigia projeto em Barreirinhas

1comentário

 O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) participou da comitiva do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV), na ocasião do lançamento das ações referentes ao Projeto Redeser – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil, realizado em Barreirinhas.

O evento contou com a participação de Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e com o prefeito de Barreirinhas, Albérico Filho.

O projeto integra, somente na primeira, etapa, quatro municípios: Barreirinhas, Água Doce, Tutóia e Matões.

Nas etapas seguintes, 18 municípios serão atendidos de forma direta pelo Redeser. Ao todo, contudo, cerca de 89 cidades deverão ser alcançadas, levando-se em consideração as áreas de influência. Além de Maranhão, há estratégias definidas para a região do Araripe, no Ceará; sul do Rio Grande do Norte, e norte da Paraíba (Seridó); Uauá, na Bahia, e Xingó, em Alagoas.

Para Edilázio, um avanço no que diz respeito ao processo de desertificação do estado. Ele destacou o trabalho de recuperação de nascentes de rios e do solo, melhoramento da produção agrícola e a melhor qualidade de vida para a população.

O parlamentar afirmou que vai acompanhar de perto as ações realizadas nos quatro primeiros municípios alcançados e colocou o seu gabinete à disposição das comunidades que serão atendidas.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Torcedor do Sampaio está devendo muito

9comentários

Tenho dito aqui que o torcedor do Sampaio está devendo e muito nesta temporada. O time vai muito bem nas competições que vem disputando e mesmo assim o torcedor não comparece em peso para prestigiar os jogos do Sampaio.

Vejam só a campanha Tricolor em 2018. O time é líder do Campeonato Maranhense e franco favorito ao título.

Na Copa do Nordeste, bateu o todo poderoso Ceará e é líder do Grupo D. Tem a classificação praticamente encaminhada para a segunda fase.

Na Copa do Brasil, o Sampaio está na terceira fase, após eliminar Independente-PA e Parana-PR. Vai enfrentar agora a Ponte Preta.

Mesmo com a excelente campanha, apenas 5.690 torcedores, destes 4.448 pagantes foram ao Castelão na partida de ontem contra o Paraná.

Com o time vooando e liderando todas as competições não sei mais o que o torcedor do Sampaio está esperando para lotar o Castelão.

Não é possível que é apenas modinha ou que o torcedor só vai quando está ganhando.

Mas, então, porque o torcedor não vai agora que o time está ganhando tudo?

Foto: Lucas Almeida

9 comentários »

Tiago Bardal diz ser vítima de perseguição

0comentário

O delegado Tiago Bardal se manifestou sobre as suspeitas lançadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) a ele em relação à participação em um grupo criminoso com participação de policiais. Três militares foram presos, além de outras cinco pessoas envolvidas em contrabando e supostamente outros crimes na Região Metropolitana de São Luís. Bardal disse que sofre uma perseguição e ainda não entende o motivo. Ele foi exonerado do cargo de superintende da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

Tiago Bardal disse que não conhece nenhuma das pessoas presas na operação e que foi abordado por policiais militares duas horas antes da operação e cerca de 5 km de distância do local em questão. Ele confirmou que estava no Quebra Pote, por volta das 23h de quarta-feira (21) e que a operação começou 1h de quinta-feira (22).

“Nós estávamos trabalhando (quando abordado), só que preciso ser chamado formalmente para poder explicar. Nem da minha exoneração fomos comunicados. Eu tomei conhecimento também que foi pedida minha prisão. Mas se eu tivesse envolvido neste caso, teria que ser autuado em flagrante como os outros foram, e isso não aconteceu pelo fato de não ter provas, não ter elementos. Se eu fizesse parte desta organização, poderia avisar os outros para fugirem, pois fui abordado e liberado cerca de duas horas antes da operação. Aí a operação aconteceu e todos foram presos”, disse Bardal em entrevista ao Acorda Maranhão, na Rádio Mirante AM.

O ex-superintendente disse ainda que até a manhã desta sexta-feira (23) não havia recebido comunicação oficial de ninguém, portanto iria trabalhar normalmente na sede da Seic até ser chamado para poder se explicar.

“Há quase dez anos a gente trabalha só combatendo o crime organizado e eu não sei o motivo dessa perseguição agora. Por anos, deixei de lado minha família em prol do sistema de segurança pública. Até baleado já fui. Então, só queria ser chamado para prestar esclarecimentos quando meu nome foi citado. Só isso. Eu liguei o dia todo (quinta) para todos, inclusive o delegado geral (Leonardo Diniz), e ninguém me atendeu. Desligaram na minha cara”, declarou.

Foto: Arquivo/ TV Mirante

Leia mais no G1

sem comentário »

Agentes recebem treinamento em Ribamar

0comentário

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, abriu oficialmente na tarde desta quarta-feira (22), a II Mostra Municipal da Educação Popular, EDPOPSUS. O evento, voltado aos Agentes Comunitários, de Endemias, Auxiliares de Saúde Bucal além de outros profissionais do SUS é realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Escola Politécnica, e segue com aulas semanais na sede do Cursinho Pré-Vestibular.

O curso que terá duração de quatro meses e total de 160h, vai trabalhar a capacitação dos eixos voltados à promoção, proteção e recuperação da saúde e atenção básica como forma de prevenção para alta complexidade, o que segundo o prefeito Luis Fernando, é uma medida que diminui custos e potencializa o trabalho dos agentes que é feito com muito amor.

“Estamos buscando aqui aperfeiçoamento e conhecimento. Os agentes que já possuem a experiência com a população, são de extrema importância no processo de atendimento, pois são eles os primeiros que orientam e conduzem os pacientes para a busca do tratamento correto”, enalteceu o prefeito.

“Tive a oportunidade e agradeço a Deus por isso”, lembrou o prefeito, “quando da minha primeira gestão em 2005, garantir por lei a estabilidade funcional dos agentes e tornar muitos pais e mães de família, servidores efetivos do município”.

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar também que já está em processo de estudo, a elaboração do Plano de Cargos e Carreiras da categoria.

Para a agente de saúde, Rita Modesto, a ação coopera para o bom andamento da atividade nos bairros do município. “O prefeito Luis Fernando sempre valorizou o nosso trabalho e temos certeza que a capacitação vai colaborar e muito para adquirirmos ainda mais conhecimento”, disse a agente recebendo o kit com o manual para a capacitação.

Além da agente, o secretário de saúde, Tiago Fernandes, explica que o kit também será disponibilizado para todos os demais servidores que atuam na área de saúde.

“Todos os participantes deverão receber o manual que apresenta as diretrizes do curso de Educação Popular, que objetiva fomentar nos profissionais da saúde a busca por informações que venham assistir ainda mais o público com qualidade”, finalizou o secretário.

Foto: Wanderson Silva

sem comentário »

Prefeitura capacita empreendedores em SL

0comentário

Realizada desde junho de 2017 pela Prefeitura, a Feirinha São Luís é uma oportunidade de renda para quase 100 permissionários, além de outros vendedores e estabelecimentos localizados no entorno da Praça Benedito Leite, local onde ocorre o evento, sempre aos domingos, das 7h às 15h. Para fortalecer o trabalho desses empreendedores, foi realizada, na manhã dessa quinta-feira (22), no auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM), palestra de capacitação com incentivo para a formalização de Micro Empreendedores Individuais (MEI).

A capacitação foi uma ação conjunta da Semapa e da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA). A ação contou ainda com o apoio das secretarias municipais de Fazenda (Semfaz) e Habitação e Urbanismo (Semurh).

Para o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, a capacitação é mais uma estratégia para levar para a formalidade bons negócios. “Por determinação do prefeito Edivaldo, estamos proporcionando dinamização da economia local, acesso às políticas públicas e a aproximação entre poder público e micro empreendedores, onde todos ganham, com acesso a informações valiosas, e, assim, fortalecemos o programa Feirinha São Luís”, explicou o secretário.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino Raposo, reforçou a importância do evento. “Esta é mais uma ação da Prefeitura de São Luís, que estimula o desenvolvimento produtivo da cidade, gerando emprego, renda e independência financeira das pessoas”, pontuou o secretário.

A Feirinha foi pensada com o objetivo de estimular à economia criativa, fortalecendo os pequenos produtores da capital e servindo como meio para escoamento da produção agrícola familiar, além de reocupar o Centro Histórico.

Integrando o projeto desde o início, a produtora agrícola, Theya Ferraz acredita que o cadastro no MEI traz benefícios tanto para o empreendedor como para o cliente. “O melhor de tudo é que você tem mais reconhecimento como empreendedor, o seu produto chega ao mercado trazendo a certeza para o cliente da qualidade e segurança, além de garantir direitos e benefícios para o empreendedor”, destaca a empreendedora.

Fotos: Renato Carvalho

Leia mais

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS