A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta sexta-feira o uso do Ranking Nacional de Clubes e de Federações como critério para a Copa do Nordeste 2019. A proposta tinha sido acertada ainda no ano passado. Antes, o regional somente tinha os campeonatos estaduais – campeão, vice ou terceiro lugar – como forma de classificação. O torneio continua com a fase preliminar, o “pré-Nordestão”, assim como em 2018. A entidade separou o mês de abril para o classificatório, lançou a tabela e o regulamento da competição.
O Nordestão continua com 16 clubes, mesma composição deste ano, com os times divididos em quatro grupos. Como vai funcionar a disputa agora?
1 – Os 9 campeões estaduais de 2018 da região garantem vaga direta à fase de grupos;
2 – Os melhores times de PE, BA e CE no RNC 2018 também vão à fase de grupos. PE, BA e CE são as federações melhores ranqueadas e têm três clubes na disputa;
3 – As quatro vagas restantes serão definidas na pré-Copa do Nordeste.
O ranking nacional de clubes também será usado para a escolha dos oito times que vão fazer parte da fase preliminar do torneio em 2019. As equipes de PE, BA, AL, RN, MA, PB, SE e PI melhores colocadas no ranking da CBF (tirando aqueles que conquistaram vaga direta) garantem participação para o torneio classificatório.
O pré-Nordestão 2019 será disputado em única fase. Os confrontos serão definidos através de sorteio, com os times ordenados pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2018, em jogos de ida e volta. A entidade separou as seguintes datas:
18/04/2018 e 19/04/2018 – Jogos de ida
25/04/2018 e 26/04/2018 – jogos de volta
Com a definição das datas, a CBF define os classificados da Copa do Nordeste mais cedo e corrige um problema do pré-Nordestão de 2018, que aconteceu em anos diferentes. CSA x Parnahyba e Flu de Feira x Globo se enfrentaram em agosto. Cordino x Treze e Itabaiana x Náutico só definiram classificação em janeiro, a três dias da fase de grupos da competição.
A Copa do Nordeste 2018 segue. A competição está na fase de grupos. CRB, ABC, Botafogo-PB e Sampaio Corrêa lideram suas chaves. Confira aqui a classificação e os jogos
Dessa forma, será que o morto clube, mesmo sendo rebaixado pela terceira vez no campeonato maranhense como se prenuncia, pode ser um dos representantes do Maranhão na Copa do Nordeste em 2019?