Tatuapé canta o Maranhão e leva título em SP

0comentário

Os maranhenses tem motivo dobrado para comemorar no carnaval de São Paulo.

A Acadêmicos do Tatuapé – a escola que cantou a história e as belezas do folclore e da cultura do Maranhão é a grande campeã do carnaval de São Paulo.

Com o enredo “Maranhão, os Tambores vão ecoar na Terra da Encantaria”, a escola da Zona Leste conquistou o bi campeonato.

A bicampeã do Carnaval de São Paulo mostrou a história, belezas e religiosidade da cidade que leva o nome do santo padroeiro, São José de Ribamar.

“Viva São José, viva o Maranhão”, disse o carnavalesco Wagner Santos que é maranhense.

Além da conquista da Tatuapé, vale registrar que a segunda colocada a Mocidade Alegre homenageou a cantora maranhense Alcione.

Foto: Ardilhes Moreira/G1

sem comentário »

Jogo com o Ceará é decisivo para o Sampaio

2comentários

A partida desta quinta-feira (14), às 21h45 (horário local), no Estádio Castelão, contra o Ceará é decisiva para as pretensões do Sampaio na Copa do Nordeste.

Com 4 pontos e ocupando a segunda colocação, o Sampaio assumirá a liderança do Grupo D em caso de vitória, pois o Ceará tem 6 pontos e 100 por cento de aproveitamento até aqui.

A vitória deixará o Sampaio 3 pontos à frente do CSA, desde que os alagoanos vençam o Salgueiro nesta terceira rodada.

Além disso, o Sampaio terá o confronto direto com o CSA, no Castelão e poderá sacramentar a sua classificação diante da sua torcida na última rodada.

Mas antes terá jogos importantes fora, contra Ceará e Salgueiro e como sempre se comporta muito bem nos jogos fora de casa, nem duvido que possa logo garantir a passagem à segunda fase jogando fora de casa.

Por tudo isso, a vitória diante do Ceará será um passo muito importante rumo à classificação.

Que o torcedor Tricolor entenda isso e vá ao Castelão apoiar a equipe.

Foto: Elias Auê/ Sampaio

2 comentários »

Ribamar resgata carnaval tradicional

0comentário

A folia segue tomando conta dos principais circuitos da folia de momo no terceiro maior município maranhense em população, São José de Ribamar. Os sete circuitos oficiais foram marcados por muita alegria e diversão na noite desta segunda-feira (12).

Além da Sede, onde uma verdadeira explosão de animação tomou conta de foliões dos mais variados destinos, o circuito Matinha, Viva Vilas e Vila Sarney Filho também deram o tom da diversão. Fantasiados ou não, o que importava mesmo era não deixar de acompanhar a batida cadenciada dos mais de 130 grupos que vem se apresentando desde a noite de sábado nos circuitos montados pela Prefeitura ribamarense.

Maria Rosa e Jose Carlos, visitantes do município de Imperatriz contam que já é o segundo que brincam carnaval na cidade balneária, e os planos vão se estender por vários anos. “É muito bom o carnaval daqui, além da segurança a gente se diverte com as apresentações”, disse o turista empolgado.

No circuito Parque Vitória, situação semelhante, uma verdadeira multidão lotou o espaço atraídos pelo som das atrações Fran Moreira, Scorpions e Vadiê. Nem mesmo a melhor idade ficou parada, até porque para dona Raimunda de Jesus, de 65 anos, idade por aqui é só uma questão de cabeça. “Eu amo carnaval e vou brincar até quando não poder mais”, disse a aposentada parabenizando a organização e reiterando que não perde uma edição.

Para o prefeito Luis Fernando, que vem percorrendo todos os circuitos oficiais do carnaval ribamarense, o carnaval deste ano é especial porque além de toda a diversão dos foliões, a cidade ganhou de presente uma homenagem que vai promover ainda mais seu potencial turístico.

“Me emocionei e continuo me emocionando. 65 anos de emancipação política e São José de Ribamar ganha uma homenagem que eleva sua imagem mais de 170 países, ou seja, a cidade integra agora a prateleira de destinos do mundo”, comemorou o prefeito.

Com o tema “São José na Passarela do Mundo”, o carnaval ribamarense pegou carona na grande homenagem que a escola paulista, Acadêmicos do Tatuapé, prestou ao município que completou 65 anos de história. Este ano, a agremiação campeã do carnaval 2017, desfilou na madrugada de sábado (10), samba-enredo que destacou a religiosidade da cidade que leva no nome, o Santo Padroeiro do Maranhão além de suas belezas e encantos.

A programação do carnaval ribamarense, segue até esta terça-feira (13), com apresentações de agremiações, genuinamente ribamarense, entre blocos organizados, afro, escolas de samba, bandas, artistas locais, dentre outros. A segurança dos espaços oficiais da folia, foi reforçado por homens da polícia militar, corpo de bombeiros além da Guarda Municipal e seguranças.

Foto: Divulgação

sem comentário »

DEM prepara filiação de Felipe Camarão

0comentário

O partido Democratas (DEM) prepara um grande evento possivelmente no fim deste mês, em Brasília para o lançamento do presidente da Câmara federal, Rodrigo Maia, como candidato à Presidência da República.

Na oportunidade, ocorrerá o ato de filiação de novos nomes ao partido, dentre eles o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão – avaliado como um dos principais gestores do governo Flávio Dino.

Felipe Camarão é um dos nomes especulados para vice na chapa encabeçada pelo governador Flávio Dino.

O anúncio da filiação de Camarão ao DEM foi feito pelo deputado federal e presidente do partido no Maranhão, Juscelino Filho.

“Recebi na sede do DEM o amigo e secretário estadual de Educação, Felipe Camarão, na oportunidade tratamos sobre ações da Seduc em vários município maranhenses e também sobre a data de sua filiação ao DEM que iremos fazer na última semana desse mês de fevereiro”, destacou Juscelino.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Campanha, denúncia e o silêncio

0comentário

O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, pré-candidato da deputado estadual pelo PCdoB, é um dos que já foram denunciados pelos deputados da base aliada ao governador Flávio Dino (PCdoB) por usar a máquina para cooptar prefeitos e lideranças pelo interior do Maranhão.

Um vídeo a que O Estado teve acesso com exclusividade, comprova que o comunista tem feito política eleitoral usando da estrutura do Executivo.

Nas imagens, Adelmo Soares aparece num evento do chamado Sistema SAF – composto pela pasta comandada por ele, além da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O caráter oficial do ato é revelado por um banner da secretaria na parede atrás do auxiliar dinista. E, apesar de o evento ser governamental, o discurso do comunista é eminentemente político eleitoral.

Primeiro ele defende a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), referindo-se aos adversários do petistas como “golpistaso”.

“Como dói a gente ver esses golpistas perseguindo o trabalhador, como o nosso presidente Lula. Eu tenho fé em Deus que Lula vai ser candidato e que nós vamos reconduzir Lula”, diz ele, sob aplausos dos presentes.

Adiante, usa até um slogan de campanha do governador Flávio Dino para sugerir a reeleição do aliado.

“Eu tenho fé em Deus que nós vamos reconduzir, de forma digna, de uma vez por todas o Maranhão vai sepultar o passado, para acreditar no futuro. De uma vez por todas nós haveremos de construir um Maranhão de todos nós”, completou.

E, finalmente, pede que os presentes continuem “marchando” junto com ele para “transformar o estado”.

“Vou me despedir, meu povo, com o coração transbordando de alegria, de felicidade, de fé, na certeza de que vamos caminhar juntos, marchando, transformando nosso estado”, concluiu.

Discursos – A denúncia de que secretários de Flávio Dino com pretensões eleitorais têm usado a estrutura do governo para angariar votos foi feita na quarta-feira da semana passada, 7, pelo deputado Raimundo Cutrim (PCdoB).

Ao citar o caso da deputada federal Cristiane Brasil – indicada do PTB ao Ministério do Trabalho – que foi flagrada em áudio, quando ainda era secretária da Prefeitura do Rio, em 2014, pressionando servidores públicos a conseguir votos para ela, o parlamentar destacou que há casos parecidos acontecendo no Maranhão.

“Aqui tem um secretário de Estado que foi a alguns prefeitos, e disse: ‘Olha, eu vou dar isto aqui para ti, para você votar em mim. Se não for, eu não dou’. Ora, secretário, são ações do governo”, criticou Cutrim, que não revelou o nome do secretário, mas citou alguns dos prefeitos assediados.

A denúncia acabou sendo endossada, no mesmo dia, pelo deputado Vinícius Louro (PR). E, no dia seguinte, pelos deputados Josimar de Maranhãozinho (PR), Sérgio Frota (PSDB) e Júnior Verde (PRB).

Mais

O governo Flávio Dino (PCdoB) adotou o silêncio como estratégia após o surgimento de denúncias de que alguns de seus auxiliares – notadamente os pré-candidatos a deputado federal e estadual – estão usando a estrutura do Executivo para cooptar prefeitos e lideranças Maranhão adentro.

PRP formalizou denúncia ao Mistério Público Eleitoral

O presidente estadual do Partido Republicano Progressista (PRP), ex-vereador Severino Sales, protocolou na sexta-feira, 9, na Procuradoria Regional Eleitoral, notícia de fato solicitando providências acerca das denúncias, de diversos deputados estaduais, de que secretário do governo Flávio Dino (PCdoB) estão usando a estrutura do o Executivo para angariar apoio político no interior do estado.

Os relatos dos parlamentares atingem diretamente o secretário de Estado da Agricultura, Márcio Honaiser (PDT), e o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares (PCdoB), ambos pré-candidatos a deputado estadual. Mas o pedido de providências do PRP cita, ainda, os secretários Márcio Jerry (PCdoB), da Comunicação e Asosuntos Políticos; Marcelo Tavares (PSB), da Casa Civilo; e Neto Evangelista (PSDB), do Desenvolvimento Sociail.

O processo foi encaminhado ao procurador regional eleitoral com atuação no Tribunal Regional Eleitoral, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco.

Na peça, o partido narra os depoimentos de deputados estaduais durante as sessões plenárias dos dias 7 e 8 de fevereiro. Nas duas ocasiões, a partir de um discurso de Raimundo Cutrim (PCdoB), vários parlamentares fizeram a mesma denúncia: secretários estão direcionando obras e ações do governo apenas a prefeitos e lideranças que lhes garantem apoio político nas eleições de 2018.

Para o PRP, as revelações feitas por membros da própria base governista na Assembleia denotam a existência do que o partido chama de “comportamento ilegal, criminoso, de natureza gravíssima”.

“À luz das graves denúncias acima reproduzidas, provenientes da própria base governista, não restam dúvidas de que há de fato, em plena execução, um comportamento ilegal, criminoso, de natureza gravíssima, por parte de alguns secretários de estado, caracterizando um verdadeiro abuso do poder político praticado no afã de angariar apoio político de prefeitos e lideranças políticas para suas campanhas eleitorais (compra de voto), circunstância esta que deverá ser combatida com veemência por essa Procuradoria Regional Eleitoral, o que desde já requer-se providências nesse sentido”, destacou Sales.

O Estado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS