Frota de ônibus é ampliada no carnaval

0comentário

Com o objetivo de manter a organização do trânsito e a oferta do transporte coletivo urbano durante o Carnaval 2018, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), irá realizar alteração na frota, em horários específicos, e nos trajetos dos ônibus que circulam pelo Centro da cidade. Das 14h do dia 11 de fevereiro até as 14h do dia 14, o transporte coletivo irá operar com o total da frota que circula normalmente aos sábados.

Os trajetos dos ônibus serão alterados por conta do fechamento parcial da Avenida Beira-Mar e do Anel Viário. As linhas que operam pela Ponte do São Francisco, por exemplo, com destino Terminal da Praia Grande e Centro, devem desviar pela Rua das Paparaúbas e seguir pela Ponte Bandeira Tribuzzi em direção à Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida e Anel Viário, para, então, seguir o itinerário normal.

As Linhas que operam pela Avenida Getúlio Vargas (Monte Castelo) com destino ao Terminal da Praia Grande via Rua Rio Branco, devem passar pela Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida, Anel Viário e segue itinerário normal. Já as linhas que operam pela Ponte Ponte Bandeira Tribuzzi, devem desviar Camboa, Avenida Venceslau Brás, Deodoro, Rua da Paz, Avenida Magalhães de Almeida e Anel Viário.

Por conta do desfile de passarela, antes de seguir o itinerário normal, as linhas que operam pela Avenida Beira Mar sentido Bacanga/Areinha/Avenida dos Africanos, devem desviar na Fonte do Bispo, Rua das Cajazeiras, Avenida Guaxenduba e Areinha.

A SMTT informa, ainda, que durante o período de carnaval as equipes de plantão de trânsito e transportes estarão trabalhando 24hs por dia, e as solicitações de apoio podem ser realizadas por meio dos telefones 3214-1123/3214-1149.

A fim de atender a demanda de usuários que participarão do Ora São Luís e do Retiros Culturais que acontece na quarta-feira (14), uma frota de 27 ônibus irá garantir o transporte de passageiros. A frota estará operando até o final do evento. Os coletivos sairão no sentido da Avenida Beira Mar para o Viva, retorno da Reffsa e terminal da Praia Grande e, posteriormente, seguirão até o ponto final de cada linha.

Entre as linhas disponibilizadas estão Vicente Fialho, Divineia/ São Luís Shopping, Cohatrac IV, Janaina Riod, São Raimundo, Cidade Olímpica, Piquizeiro, Vila Sarney, Gapara e Vila Nova/ Sol Nascente.

Foto: Maurício Alexandre

sem comentário »

Moto anuncia atacante Val Barreto

3comentários

Em meio a uma grave crise financeira e administrativa e da saída de jogadores por conta da falta de pagamento de salários e de propostas de outras equipes, o Moto anunciou a contratação do atacante Val Barreto.

O atacante de 32 anos que já atuou no futebol maranhense no Imperatriz estava no Castanhal do Pará.

Dentre outras equipes, Val Barreto já atuou no Clube do Remo, Uberlândia, Mogi Mirim, Cuiabá, Santa Cruz e Mirassol.

Por conta do período de carnaval, Val Barreto não deverá estrear na partida com o Cordino, no dia 18 de fevereiro pelo Campeonato Maranhense.

Foto: Igor Mota/O Liberal

3 comentários »

TCE suspende carnaval em dois municípios

0comentário

Atendendo a representações formuladas pelo Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) concedeu, nesta sexta-feira (09), medida cautelar determinando a suspensão de gastos com recursos municipais no carnaval dos municípios de Paraibano e Gonçalves Dias.

As representações com pedido de medida cautelar se encontram nos processos de nº 1759/2018 e 1802/2018, que podem ser consultados no site do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

As Representações apontam que os prefeitos Zé Hélio (PT) e Toinho Patioba (PSDB) ainda não efetuaram o pagamento dos terceirizados e, mesmo assim, pretendiam realizar festividades carnavalescas com recursos próprios, o que vai de encontro à Instrução Normativa Nº 54/2018, que dispõe sobre despesas com festividades realizadas pelos poderes executivos municipais maranhenses, considerando ilegítima qualquer despesa custeada com recursos públicos municipais — até mesmo aqueles decorrentes de contrapartida em convênio — com eventos festivos quando o município estiver em atraso com o pagamento da folha salarial, incluindo terceirizados, temporários e comissionados, e ainda em estado de emergência ou de calamidade pública decretados.

A procuradora Flávia Gonzales Leite, chefe em exercício do MPC, nos pedidos de medida cautelar, solicita às prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias que dispensem contratação ou realização de quaisquer gastos relacionados ao carnaval deste ano de 2018, incluindo os chamados “lava-pratos”, enquanto os pagamentos atrasados não forem regularizados. Também solicita que seja determinado aos gestores que suspendam qualquer pagamento às pessoas físicas e jurídicas contratadas para prestação de serviços relacionados ao carnaval, como bandas e artistas, estrutura de palco, som, iluminação, blocos, dentre outros.

Os documentos anexados ao despacho revelam indícios suficientes de que as prefeituras de Paraibano e Gonçalves Dias se encontram inadimplentes em relação à folha salarial de servidores e, mesmo assim, pretendiam custear o Carnaval local, indícios que incluem consulta ao Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratação Pública – SACOP e até notícias extraídas da internet.

As normas referentes à competência dos Tribunais de Contas brasileiros para fiscalizar estão fixadas nos arts. 70 a 74 da Constituição Federal, segundo a simetria com o Tribunal de Contas da União determinada em seu art. 75. Nesse ponto, destaca-se a parte final do caput do art. 73, que confere ao Tribunal de Contas o poder regulamentar próprio dos Tribunais do Poder Judiciário (art. 96), ou seja, o constituinte de 1988 conferiu ao Tribunal de Contas o poder de elaborar seu regimento interno e dispor sobre a sua competência e funcionamento.

É vasta a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aproveitando esses dispositivos no sentido de reconhecer a autonomia das Cortes de Contas para deliberar os procedimentos necessários à operacionalização de suas atribuições.

Foto: Divulgação/ TCE

sem comentário »

Mano Borges lança MonoBloco

0comentário

O cantor e compositor Mano Borges está lançando o CD ManoBloco vol.1 com canções em ritmo de carnaval.

O CD trás canções que são clássicos do carnaval brasileiro como “A filha da Chiquita bacana”, “Samba, suor e cerveja”, “Atrás do Trio elétrico” e “A luz de Tieta”, de Caetano Veloso; “Sete mares”, de Moraes Moreira e “Eu quero é botar meu bloco na rua”, de Sérgio Sampaio.

Tem também a belíssima “A Flor do Samba dela” – uma homenagem à escola Flor do Samba e composições suas como “Ferve o frevo/Eu vou”, “Só cachaça/ Tudo acabou”, “Espelho”, “Levante malê” e “Vai na fé”, dentre outras.

Com essas canções no repertório, Mano estará presente no circuito do Carnaval maranhense, nos quatro dias de folia com um show que vale à pena conferir.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Francisca Primo apoia campanha no carnaval

0comentário

Com a chegada do período carnavalesco, a violência contra a mulher aumenta de forma assustadora. Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres do Governo Federal foi registrado um aumento de 88% nas denúncias de violência sexual no carnaval de 2017 em relação ao ano anterior através da Central de Atendimento à Mulher (Disque 180).

Sempre atuante nas mobilizações que beneficiam as mulheres, o Governo do Maranhão lançou nesta quarta-feira (7) uma grande campanha de combate ao assédio sexual no Carnaval, que vem com o tema “Não tô a fim. Sem permissão, não toque em mim – Assédio é Crime”. Durante o período momesco serão realizadas, ações de abordagens ao público, panfletagem e distribuição de informativos em todos os espaços de folia.

Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Contra a Mulher e deputada estadual, Francisca Primo (PCdoB) manifestou seu apoio à causa.

“Estendo meu total apoio para esta campanha que visa reconhecer e assegurar direitos às mulheres, haja vista que na mente de muitos foliões impera o “pode tudo no carnaval” esquecendo que o assédio sexual é um crime”, afirmou

Além do Governo do Maranhão, a Assembléia Legislativa e o Tribunal de Justiça também desenvolvem ações contra o assédio às mulheres no carnaval.

Diante de uma situação de violência a mulher, podem ser acionados os seguintes canais de atendimento do Sistema de Justiça e Segurança: Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (98) 3214 – 8649/8651; Ministério Público do Estado do Maranhão (98) 3219 1849/1924; Patrulha Maria da Penha (98) 99219 3671; 2ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (98) 3194 5400; Defensoria Pública do Estado do Maranhão (98) 32315819/3221 6110 e Casa da Mulher (98) 3198 0100.

sem comentário »

Futuro do Moto é totalmente incerto

9comentários

É crítica a situação financeira no Moto Club. Mal a temporada começou e um mês e meio de salário atrasado já atormenta os jogadores que aos poucos começam a pedir para sair.

Esta semana foram dois. Embora tenham dito que Jeferson Araújo e André Mensalão pediram para deixar a equipe por conta de “propostas melhores” que teriam recebido, a realidade financeira do clube é que assusta a todos e não será nenhuma surpresa que outros atletas peçam para sair nos próximos dias.

A crise financeira que tomou conta do Moto no segundo semestre e levou o clube ao rebaixamento na Série C no ano passado, juntamente com os erros de contratação da diretoria continuam ameaçando o futuro do Moto.

A atual diretoria já provou que é incapaz de administar o clube, pois além de não conseguir recursos para pagar atletas, comissão técnica e funcionários, vive cometendo erros e mais erros que podem afundar ainda mais o Moto.

E imaginem você que, em meio a esse cenário, o Moto ainda tem um presidente e um vice que não falam a mesma língua há muito tempo. Melhor assim para os adversários que agradecem.

Já disse aqui que o Moto tem na política representantes fortes que um dia precisaram do clube e fizeram os seus nomes. Mas, hoje, o Moto para eles é apenas uma paixão que querem ver apenas de longe.

O futuro do Moto é incerto. Se o time dentro de campo é o líder temporário do Campeonato Maranhense, o futuro, nas próximas rodadas pode estar comprometido, pois sem pagamento, o Moto começa a ficar sem time e sem qualquer luz no fim do túnel.

9 comentários »

Diversidade marca Carnaval em São Luís

0comentário

A folia momesca será aberta oficialmente nesta sexta-feira (9), às 19h, na Praça Nauro Machado, com uma grande festa em que será entregue simbolicamente a chave da cidade à Corte Momesca.

O Carnaval de Todos 2018, realizado pela Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão, se estende até a Quarta-Feira de Cinzas (13), nos circuitos oficiais. Os foliões poderão brincar e aproveitar toda a diversidade cultural da capital na Passarela do Samba, Circuito Beira-Mar, Circuito Madre Deus, APA Itapiracó, Praça da Lagoa e Espigão Costeiro.

O secretário municipal de Cultura, Marlon Botão destacou a grandiosidade da festa. “O Carnaval de Todos e resultado de parceria exitosa da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado. Os circuitos oficiais acolhem a diversidade e tradição de nossa cidade, levando essa cultura também aos bairros da capital. É uma festa preparada para toda família, com muita alegria e segurança, da melhor forma que se deve brincar o Carnaval”, enfatizou o gestor.

“Por determinação do Governador Flávio Dino, iniciamos o planejamento para o Carnaval deste ano ainda em setembro do ano passado, para garantir uma festa bonita, que valoriza a tradição do Maranhão e muito segura. Tivemos quatro finais de semana de um pré-Carnaval muito bem sucedido e estamos certos de que mais uma vez vamos alcançar este sucesso em todos os circuitos de rua, passarela e bailes no período oficial do Carnaval”, pontuou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Foto: Lauro Vasconcelos

Clique aqui e veja a programação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS