Andrea denuncia calote da Biosaúde

0comentário

Não foi por falta de aviso, a deputada Andrea Murad sempre denunciou o caos na gestão de funcionários que trabalham nos hospitais de competência do Estado. Ano passado, por exemplo, em maio de 2017 mais especificamente, tratou da Biosaúde e da EMSERH, e que no decorrer do ano vêm dando constantes calotes nos trabalhadores com salários reduzidos, atrasados e praticando várias outras ilegalidades trabalhistas como o não recolhimento do FGTS e INSS.

“Ano passado nós denunciamos o calote de R$ 100 Milhões que Flávio Dino deu nos profissionais da saúde que antes faziam parte da CORPORE e ICN, que foram demitidos e que deveriam ser contratados pela EMSERH, Empresa Maranhese de Serviços Hospitalares. Na época, por 18 meses sem nenhum vínculo empregatício, esses funcionários ficaram sem receber seus direitos trabalhistas, sendo contratados depois pela quarteirizada Biosaúde, instituto que ficou responsável pelos profissionais da saúde no lugar da EMSERH, dando calote em mais de 7 mil empregados”, explicou Andrea através das redes sociais. Reveja a denúncia da deputada aqui: goo.gl/BLjXd9.

Agora, com a decisão da Vara de Direitos Difusos, a justiça confirma o que a líder da oposição vem denunciando por meses. Foram bloqueados no último dia 10 quase R$ 40 MILHÕES para garantir o pagamento de salários e direitos trabalhistas de milhares desses funcionários.

“Estamos denunciando há 8 meses, quase que initerruptamente, cobrando do governador Flávio Dino atitudes enérgicas para resolver a desordem que está nas unidades com os pagamentos indevidos e salários atrasados. E mais, situação que poderia ter sido evitada se a EMSERH tomasse à frente e fizesse sua tarefa para a qual foi criada, portanto não poderia quarteirizar os serviços para a Biosaúde”, destacou a parlamentar.

sem comentário »

Moto e Maranhão empatam no Nhozinho

1comentário

Moto e Maranhão empataram por 1 a 1, no amistoso de preparação para o Campeonato Maranhense disputado no Estádio Nhozinho Santos.

O Moto abriu o placar no primeiro tempo em cobrança de pênalti de Jefferson. O MAC empatou numa cobrança de falta que Eloir desviou de cabeça.

No MAC, o meia Eloir chamou o jogo para si e foi o destaque. O meia Válber esteve mais uma vez irreconhecível. Fábio Lopes entrou no segundo tempo, mas nada acrescentou.

No Moto, Rafael Santos foi destaque na marcação. O volante Bruno Meneses alternou bons e maus momentos na partida. O time rubro-negro apresentou problemas na defesa.

O Moto estreia no Campeonato Maranhense no sábado (20), contra o Imperatriz, no Frei Epifânio, o MAC pega o São José, no Dário Santos, no domingo (21).

Foto: Lucas Almeida

1 comentário »

Honorato é homenageado na APECEF

0comentário

O vereador Honorato Fernandes (PT) foi homenageado durante a abertura da IV Copa de Basquete Master, promovida pela APCEF MA pelo apoio constante ao esporte e pela atuação no combate à violência contra a mulher.

O troféu feminino recebe o nome da professora Ieda Batista, mãe do vereador e militante dos movimentos sociais e no combate à violência contra as mulheres.

Mestra em Serviço Social, a professora Ieda Batista faleceu em 2008 e deixou grandes feitos na luta em defesa dos direitos das mulheres.

O troféu da modalidade masculina, pelo segundo ano consecutivo, homenageia o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Humberto Coutinho, que faleceu no início do ano.

A IV Copa APCEF terá mais de 30 jogos das modalidades masculino e feminino, durante os meses de janeiro e fevereiro. A Copa acontece no período de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro.

Durante os torneios, serão arrecadados alimentos que serão doados às instituições que abrigam mulheres em situação de risco.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Veja como ajudar jogador do Moto Club

0comentário

A história de Igor, camisa 10 do Moto Club na Copa São Paulo de Futebol Júnior, comoveu os companheiros e até adversários da equipe maranhense na primeira fase do torneio, em Taubaté.

Depois da eliminação na Copinha, Igor batalha em outra frente: tenta bancar o tratamento de um câncer no olho de seu filho Davi Lucas, de apenas dois anos. O garoto está no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo.

O jogador do Moto Club ainda não tem condições financeiras de bancar a estadia dele e da família em São Paulo, e, nas redes sociais, torcedores e até alguns times compartilham os dados de Igor para doações. Você também pode ajudar com qualquer valor.

Veja abaixo os dados da conta bancária para doações:

BANCO: CAIXA (operação 013)
AGÊNCIA: 1392
CONTA CORRENTE: 8790-1
CPF: 607.415.363-90
IGOR NEVES DO NASCIMENTO

Leia mais

sem comentário »

O recado importante de Sarney Filho

4comentários

A inauguração do segundo trecho duplicado da BR-135 foi sem dúvida o fato da semana, mas não pela entrega da obra em si, mas pelo episódio lamentável que teve como protagonistas o senador João Alberto, o próprio governador Flávio Dino e dois dos seus “meninos secretários”, refiro-me a Duarte Júnior e Clayton Noleto.

Mas não é esse episódio lamentável que quero destacar novamente. Para que não passe ainda mais despercebido, quero destacar um fato maior e mais importante registrado durante a solenidade.

O deputado federal e ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) lembrou o que foi determinante para que a obra fosse concluída, mesmo após tanto tempo de espera. Ele destacou a união da bancada maranhense e a importância da chamada emenda impositiva.

E aproveitou para pedir ao governador Flávio Dino (PCdoB) que o mesmo seja feito na Assembleia Legislativa.

Sarney filho foi bastante aplaudido neste momento. Que Flávio Dino compreenda o recado.

Atualmente, os deputados estaduais destinam as emendas, mas o governo só libera o que quer e quando quer. A PEC que torna obrigatória a execução das emendas parlamentares ao orçamento do estado foi vetada pela base de Flávio Dino na Assembleia Legislativa no ano passado.

Infelizmente o episódio que mencionei no início do post tomou conta do noticiário, mas sem dúvida o que verdadeiramente chamou a atenção foi o recado dado pelo ministro Sarney Filho não apenas a Flávio Dino, mas a toda classe política.

Pela relevância do assunto, ainda vale o registro.

Foto: Divulgação

4 comentários »

Moto honra compromisso com jogadores

0comentário

Com a temporada 2018 próximo de iniciar, o Moto Club garantiu pagamento dos jogadores. O grupo recebeu os valores na noite desta sexta-feira (12).

O responsável pelo pagamento foi o vice-presidente e diretor de administração e finanças, Natanael Jr, que esteve junto aos atletas realizado o pagamento de 50% dos salários. “Estamos honrando com o compromisso combinado com o grupo. Assim como os jogadores, a comissão técnica irá receber os salários. Acertamos metade dos valores antes da partida amistosa contra o MAC e vamos quitar a outra metade antes da viagem para Imperatriz”, revelou Natanael Jr.

O time rubro-negro estreia no Campeonato Maranhense 2018 contra o Cavalo de Aço, no próximo dia 20. O vice-presidente garantiu que os projetos do Moto Club estão em andamento e os vencimentos serão quitados mensalmente. “Nossos projetos estão dando certo e vamos honrar com os pagamentos, assim como premiações”, revelou.

A diretoria rubro-negra trabalha em conjunto para dar tranquilidade ao grupo, que foi montado para a disputa do Estadual e Série D do Campeonato Brasileiro. “A tranquilidade para o grupo trabalhar é importante, pois estão unidos e não podem se preocupar com situações extra-campo. O Moto Club vai conquistar seus objetivos dentro das quatro linhas”, finalizou Natanael Jr. vice-presidente do Moto Club.

Foto: Divulgação

sem comentário »

O Maranhão engatou marcha a ré

4comentários

O Maranhão vive hoje um drama impressionante: parece que engatou marcha a ré e tudo piorou nos últimos tempos. Isso não é apenas uma percepção generalizada, mas pode ser verificado por números. As estatísticas no Brasil ainda são publicadas com algum atraso, por isso os dados de que dispomos hoje são, na maioria, de até 2016, mas são esclarecedoras: o andar para trás é real.

Os números baixaram, o Maranhão criou 300 mil novos pobres, aumentou impostos liquidando comerciantes e, atrás de dinheiro, taxou automóveis e motocicletas que o Estado, para fazer caixa, tomou de pequenos e pobres empreendedores.

Alguns dados, que explicam muito, raramente são citados. Vejam, por exemplo, a situação dos jovens entre 16 e 29 anos, quando estão começando a vida. O IBGE os divide em quatro categorias: os que só estudam, os que estudam e estão ocupados (trabalham), os que só trabalham e os que não estudam nem estão ocupados. O ideal seria que essa última categoria fosse a menor. Até três anos atrás, o índice dos que não estudam nem trabalham estava melhorando, mas em 2016 piorou 13%. Os que estudam e trabalham caíram 27%, os que só estudam subiram 6% e os que só trabalham caíram 12,5%. O que isso explica? Que os jovens não encontram trabalho – 70% deles (23% maior que a média nacional). Os jovens e os adultos, pois em dois anos o número de pessoas ocupadas caiu em 106 mil. O de pessoas desocupadas, por outro lado, cresceu 58%, passando de melhores que a média nacional para piores. Em São Luís cresceu 61%, chegando a praticamente 1 entre cada 5 maranhenses maiores de 16 anos que têm condição de trabalhar!

Para qualquer lado que se olhe os números são ruins. O PIB – Produto Interno Bruto, que mede o conjunto de riqueza de uma região – maranhense caiu 3,3% em 2015 e 6,9% em 2016.

Somos hoje o único estado em que mais de metade da população vive abaixo da linha de pobreza. O número de pessoas com renda menor ou igual a meio salário mínimo aumentou, em 2016, cerca de 10%, passando a ser o dobro da média nacional.

O que mais se vê é abandono e desânimo. Estradas abandonadas – as estradas estaduais são consideradas pela Confederação Nacional dos Transportes as piores do país -; ruas e avenidas alagadas, como a Avenida dos Africanos e a orla do Araçagi; violência batendo recordes; obras, como a da Barragem do Bacanga, onde em setembro de 2015 afundou uma comporta, com atraso de 1 ano.

Para não ficar só no ruim, temos pelo menos uma boa notícia, a inauguração de uma obra do governo federal importante, que é a duplicação do trecho da BR-135 entre a Estiva e Bacabeira. É conquista de Roseana e da bancada federal do Maranhão, que se empenhou para que esse ponto de estrangulamento fosse superado. A obra foi inaugurada na quinta-feira, com presença de ministros e parlamentares, mostrando que o governo federal está trabalhando para nosso Estado.

Coluna do Sarney

4 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS