Inclusão, respeito e acessibilidade. São esses os 3 pontos eu norteiam as atividades parlamentares do deputado estadual Wellington do Curso (PP) na Assembleia Legislativa do Maranhão. Por meio de reuniões populares com a comunidade, Wellington tem acesso direito às pessoas com deficiência, o que o fez defender a inclusão como uma de suas plataformas de atuação desde o início do mandato, em 2015.
Ao fazer referência ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado hoje (3), o deputado Wellington aproveitou para cobrar a efetividade de leis que garantem a inclusão.
“Hoje é Internacional da Pessoa com Deficiência. É o dia daqueles que são sinônimos de sensibilidade, mas também de força e são verdadeiros exemplos para cada um de nós. Desde o início do meu mandado, tenho feito a defesa das pessoas com deficiência: cobrei a acessibilidade na Assembleia Legislativa, realizei audiência pública para captar as principais demandas da população; defendi, inúmeras vezes, a implantação de Centros de Referência etc. Enquanto membro do Poder Legislativo, eu não posso efetivar nenhuma dessas solicitações (cabe ao Executivo, isto é, ao prefeito, governador etc). No entanto, continuarei dando voz aos anseios de cada um de vocês! Afinal, a acessibilidade não pode ficar só no papel e a verdadeira deficiência está naqueles que ignoram as necessidades alheias!”, pontuou Wellington.
Entre os vários projetos já apresentados pelo deputado Wellington estão o Projeto de Lei 185/2017 que cria o selo “Empresa Amiga de Pessoa com Deficiência”, incentivando a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; proposta que torna obrigatória a disponibilização do mobiliário adequado para alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida; otimização do Programa Travessia, entre inúmeras audiências públicas em que o parlamentar ouviu, diretamente, as pessoas com deficiência do Maranhão.