A Prefeitura de São Luís, com o objetivo de dar mais mobilidade e fluidez ao trânsito da capital realiza mais uma intervenção na Avenida Guajajaras no trecho de interseção com a Avenida Santos Dumont (São Cristóvão). A ação vai reduzir o tempo de espera de veículos no cruzamento, proporcionando ainda maior segurança aos pedestres que transitam na região. A nova intervenção soma-se a cerca de trinta outras já executadas na gestão do prefeito Edivaldo em várias regiões de São Luís com impacto positivo no trânsito e na qualidade de vida da população.
As obras, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), já estão em fase de conclusão. Os trabalhos consistem na mudança geométrica da via, com a retirada das ilhas de retorno em frente à Paróquia de São Cristóvão e no fechamento do retorno no sentido Aeroporto/Avenida Santos Dumont.
Atualmente, a interseção da Avenida Guajajaras com a Santos Dumont funciona com uma rotatória semaforizada, com três equipamentos que operam com três tempos de abertura. Com a nova intervenção e o fechamento de um dos acessos (Guajajaras – sentido Aeoporto/Santos Dumont) a interseção funcionará com dois semáforos, reduzindo o tempo de espera dos condutores.
Permanecem inalterados os sentidos da Avenida Santos Dumont/Guajajaras (Aeroporto e Forquilha), assim como Guajajaras/Forquilha sentido Santos Dumont e retorno para a Forquilha.
A SMTT destaca que todas as vias do entorno da área modificada passarão por adequação com nova sinalização horizontal e vertical para a orientação correta dos motoristas e pedestres que transitam no local, segundo informou o titular da secretaria, Canindé Barros.
Neste ano quatro novos complexos viários foram entregues pela Prefeitura de São Luís – Turu, Cohab, São Cristóvão e Forquilha, este com o apoio do Governo do Estado. Outras obras estão em andamento como a intervenção em um trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, próximo ao Hospital São Domingos. A Jerônimo de Albuquerque é um dos corredores de transporte mais críticos da capital e com a intervenção terá significativas melhorias para condutores e pedestres.
As intervenções no trânsito da capita estão sendo feitas com recursos próprios da Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado e por meio de convênio com a iniciativa privada por meio de parceria com entidades geradoras de tráfego, conforme Lei 4.052, de 13 de março de 2002. Devido à ampliação do empreendimento, que pode culminar em mudanças no trânsito do trecho, a empresa deve promover ações de compensação e neste caso, medidas que venham a contribuir com a mobilidade urbana.
Foto: Maurício Alexandre