Um dia inteiro de atividades educativas e recreativas acontece nesta quarta-feira (29), na terceira edição da ‘Campanha Estadual de Incentivo à Leitura’, realizada pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
A Campanha, que acontece em todo o Brasil, no Maranhão tem como tema “Dia de Ler. Todo Dia. Por um Maranhão de Leitores”. O objetivo é despertar o interesse de jovens e crianças para o livro e a leitura e sua importância enquanto instrumento de transformação social.
A abertura foi na escadaria da Biblioteca Pública Benedito Leite, com a participação da Banda de Música do Bom Menino das Mercês e do secretário Diego Galdino (Sectur).
A programação contará com oficinas, contação de histórias, lançamento de livros, palestras, exposições, performances, inserções literárias, dentre outras. As atividades serão realizadas simultaneamente. Na parte da tarde as atividades ficarão por conta da Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária.
Em São Luís, a Campanha será realizada no período da manhã na Biblioteca Pública Benedito Leite, ocupando todos os seus espaços, do estacionamento ao auditório. No período da tarde, o evento acontece no Circo Escola, da Cidade Operária. Faz parte da programação, ainda, a instalação de um Ponto de Leitura no Terminal da Integração da Praia Grande.
Em outras cidades do estado serão utilizados os espaços das Bibliotecas Municipais e dos Faróis do Saber.
Participam da Campanha a Secretaria de Estado da Educação-SEDUC/Supervisão de Bibliotecas Escolares, SEMED/Ensino Fundamental e Educação Infantil, Biblioteca Pública Municipal de São Luís, Casa de Cultura Josué Montello, Rede de Bibliotecas Comunitárias Ilha Literária, Clube do Livro Maranhão, Academia Maranhense de Letras, Academia Ludovicense de Letras, Associação dos Livreiros do Maranhão – ALEM, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, Museu dos Capuchinhos, Conselho Regional de Biblioteconomia – CRB/13ª, Departamento de Biblioteconomia da UFMA, Voluntários Vale, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Rede de Bibliotecas Faróis do Saber e Bibliotecas Públicas Municipais do Maranhão.
Foto: Divulgação