Audiência na Assembleia debate feminicídio

1comentário

A vereadora Bárbara Soeiro (PSC) participou, nesta segunda-feira (13), de uma audiência pública, na Assembleia Legislativa sobre Feminicídio. O tema é bastante oportuno face os sucessivos casos de agressões às mulheres que tem sido registrado nos últimos meses no Maranhão.

A audiência teve a participação de deputados, vereadores, autoridades diversas ligadas ao Direito e a Proteção, além de familiares e amigos de vítimas do feminicídio no Maranhão.

Entre os debatedores participaram a Juíza de Direito da 2ª Vara da Mulher, Helena Heluy; Viviane Azambujam, coordenadora do Departamento de Feminicídio no Maranhão, secretária Estadual da Mulher, Teresinha Fernandes;  coordenadora das Delegacias do Estado do Maranhão,Kasume Tanaka, coordenadora do Fórum de Violência contra a Mulher, Mary Ferreira, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, coronel Augusta, presidente do Conselho Estadual da Mulher, Lúcia Gato; diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena e os deputados Valéria Macedo, Francisca Primo, Eduardo Braide e Roberto Costa.

Bárbara Soeiro (PSC) que representou a Câmara de São Luís na audiência tem dedicado o seu mandato a defesa da Mulher. Ela é autora da Lei 6.257/17, que institui o dia 13 de novembro, como o Dia Municipal de Visibilização e Combate ao feminicídio.

“A data é referência de mobilização para fomentações de idéias, divulgação de leis, conscientização de direitos e divulgação de mecanismos que trabalhem a coibição da violência contra a mulher”, disse.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

1 comentário »

Dino leva Gastão em helicóptero a Anapurus

3comentários

O governador Flávio Dino (PCdoB) esteve nesta segunda-feira (130, em Anapurus. Para surpresa de muitos, ele chegou acompanhado do seu novo “aliado” político, o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (PROS).

Anapurus é base eleitoral de Gastão Vieira que é pré-candidato a deputado federal.

“Hoje o dia de inaugurações e início de obras será em Anapurus e São Bernardo”, escreveu Flávio Dino no Twetter.

“Em Anapurus, junto com a prefeita Vanderly, participei da entrega, pelo governador, de várias obras, como asfaltamento de ruas da cidade, de uma quadra poliesportiva e de material esportivo, além do compromisso com a recuperação do Balneário Rio Estrela, construído com emenda minha… Portanto, quero agradecer a acolhida da prefeita de Anapurus, Vanderly e do líder político de São Bernardo, Coriolano Almeida e de seus filhos Coraninho e João Almeida. Agradecer também ao governador Flávio Dino pelo convite para participar de reencontros eleitorais muito significativos para mim”, destacou Gastão no Facebook.

Segundo o Blog Atual7, O helicóptero que Flávio Dino usou de forma particular ao dar carona para um agente político sem lotação no alto escalão do Poder Executivo, o que abriria brecha para eventual legalidade, custou R$ 16,5 milhões aos contribuintes maranhenses e foi adquirido em 2010, pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), para combater o crime e socorrer emergências médicas.

O Atual7 procurou o Governo do Maranhão e Gastão Vieira para se posicionarem sobre o assunto, e aguarda retorno.

Clique aqui e veja o vídeo

3 comentários »

Após denúncia, governo pagará vigilantes

1comentário

Depois da denúncia da deputada Andrea Murad no sábado, o governo do estado correu para contatar os vigilantes que trabalham no Hospital Carlos Macieira na tentativa de resolver o atraso de 3 meses de salário, motivo que fez boa parte deles parar as atividades.

Para garantir a guarda no hospital, a SES também teve que recrutar vigilantes de outras unidades para cobrirem o HCM, segundo informações que chegaram até a deputada. A medida veio com a promessa da secretaria resolver o problema nesta segunda-feira e garantir o retorno dos vigilantes. Poucos voltaram de fato, sábado apenas 6 compareceram para cumprir o expediente e no domingo, três fizeram a vigilância de todo o Hospital Carlos Macieira.

Enquanto isso, o HCM segue desfalcado na área da vigilância. Após essa denúncia, a parlamentar vem recebendo relatos de vários outros atrasos nos salários de funcionários da área da saúde.

Foto: Nestor Bezerra

1 comentário »

Honorato repudia atos discriminatórios

1comentário

Na manhã de hoje (13), utilizando a tribuna da Câmara Municipal, o vereador Honorato Fernandes (PT) repudiou o sentimento de intolerância que têm motivado atos discriminatórios e crimes de ódio cada vez mais recorrentes.

No pronunciamento, o parlamentar destacou alguns casos que ganharam repercussão na semana passada, como os atos discriminatórios sofridos por alunos do IFMA, no Rio de Janeiro, o comentário racista feito pelo jornalista que apresentava o Jornal da Globo, William Waack, e a postura infeliz do sub prefeito de São Luís, Fábio Henrique, que se referiu aos trabalhadores(as), que protestaram, na última sexta-feira (10), no Dia Nacional de Luta, como desocupados.

Feminicídio

O parlamentar destacou, durante o pronunciamento, a importância das ações de combate aos crimes de ódio, como a caminhada pelo fim do feminicídio, realizada no último sábado (11), na Avenida Litorânea. O ato fez parte das atividades da I Semana de Combate ao Feminicídio, promovida pelo Governo do Maranhão, por meio do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil.

“Deixo meu abraço fraterno a todos que puderam participar da passeata, ato importante e que fortalece os movimentos de combate ao feminicídio. Aproveito a oportunidade também para pedir que a população também ajude a combater este crime bárbaro e covarde, denunciando todo e qualquer tipo de agressão e violência contra a mulher”, disse Honorato, ressaltando a relevância da denúncia de quem testemunha o ato criminoso.

(mais…)

1 comentário »

Times nordestinos entre a degola e o acesso

2comentários

Faltando poucas rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, vamos dar uma geral sobre a participação dos clubes nordestinos no Campeonato Brasileiro. Quem sobe e quem desce. Com destaque para o Sampaio que garantiu o retorno à Série B em 2018.

Na Série A, Vitória-BA e Sport-PE lutam, desesperadamente contra o rebaixamento e terão que vencer pelo menos três jogos. O Sport tem uma sequência bastante complicada, pois enfrentar Palmeiras (F), Bahia (C), Fluminense (F) e Corinthians (C). O Vitória terá pela frente Chapecoense (F), Cruzeiro (C), Ponte Preta (F) e Flamengo (C).

Quem está bem é o Bahia com 46 pontos e na 9ª colocação tem vaga neste momento na Sulamericana, mas briga por vaga na pré-Libertadores.

Na Série B, o Ceará, com 60 pontos ocupa a 3ª colocação e garantirá o acesso amanhã se vencer o Paysandu-PA e o Internacional-RS vencer o Oeste-SP. Por outro lado, Santa Cruz-PE, Náutico-PE e ABC-RN já foram rebaixados para a Série C.  A situação para os nordestinos só não foi pior porque três equipe da região ascenderam da Série C.

Na Série C, CSA-AL conquistou o acesso à Série B e o título da Terceirona. Também subiram Fortaleza-CE e Sampaio-MA. Foram rebaixados para a Série D, o Moto-MA e ASA-AL. Caíram duas, mas subiram duas da Série D.

Na Série D, outras duas equipes nordestinas que foram muito bem e garantiram acesso à Série C foram: Globo-RN que foi vice-campeão e Juazeirense-BA.

Foto: Lucas Almeida

2 comentários »

Juiz decreta prisão de agressor de ex-mulher

6comentários

O juiz Clésio Coelho Cunha, decretou a prisão preventiva de Lúcio André Genésio por conta de agressões físicas a sua ex-companheira, a advogada Ludmila Rosa Ribeiro da Silva. O pedido de prisão foi protocolado pelo Ministério Público, por meio da promotora Bianka Sekkef Sallem Rocha. O delegado de Polícia Civil, Válber Braga, que arbitrou fiança ao agressor, também deve ser investigado pela Corregedoria a pedido da Justiça.

Em declaração ao Ministério Público, a vítima revelou que já foi agredida várias vezes, inclusive quando estava grávida. Em uma das agressões, na cidade de Pinheiro, Lúcio Genésio chegou a ser preso em flagrante.

Disse ainda ao MP que no sábado, dia das agressões, ela começou a ser espancada desde a Lagoa da Jansen até próximo ao seu condomínio, no bairro Cohama. Ele a expulsou do veículo, quebrou seu celular e foi embora. Não demorou muito, voltou com o mesmo carro e a forçou entrar no condomínio onde continuou com a agressão física.

Ela relata que conseguiu sair do carro e pediu socorro. Os gritos chamaram atenção dos vizinhos, que lhe socorreram. A Polícia Militar foi chamada e conduziu Lúcio André Genésio até a delegacia. A advogada está com marcas por todo corpo e o olho esquerdo ela nem consegue abrir.

Diante dos fatos, o Ministério Público pediu e a Justiça decretou a prisão preventiva do agressor.

Outro aspecto destacado pela promotora Bianka Sekkef Sallem Rocha foi quanto a atuação do delegado Válber Braga, que recebeu o agressor das mãos dos policiais militares. O MP disse que ele arbitrou fiança de R$ 4.685. Este valor foi pago e Lúcio Genésio liberado.

– Porém quanto ao pagamento de fiança, o Ministério Público entende que o delegado de Polícia Civil não poderia assim proceder. Isso porque o autuado já responde a outro crime de violência doméstica na Comarca de Pinheiro – diz trecho da fundamentação do Ministério Público.

O juiz Clésio Coelho Cunha recebeu o pedido e endossou a manutenção da prisão do agressor. “Além do mais, quando houver motivos para decretação da prisão preventiva, é impossível concessão e arbitramento de fiança”, diz o magistrado em parte do seu despacho.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Maranhão lançou nota sobre o caso. “Neste de violência contra a advogada Ludmila Rosa Ribeiro da Silva, a OAB/MA está vigilante e coloca à disposição da vítima a Comissão da Mulher e da Advogada e também a Comissão de Acompanhamento das Vítimas de Violência para que sejam tomadas todas as providências legais e cabíveis para que o ato violento seja submetido aos preceitos legais”, diz trecho da nota.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que determinou a imediata apuração do caso pela Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública.

Fotos: Reprodução/ TV Mirante

Leia mais

6 comentários »

Feirinha amplia espaço para ações sociais

0comentário

Nesse domingo (12), a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), teve ato-show promovendo a I semana de Combate ao Feminicídio do Maranhão, que tem como tema “Quem Silencia, dá Voz à Violência”. A Feirinha, além de expor a diversidade cultural da Ilha e de fomentar a economia com a comercialização de produtos da agricultura familiar, tem sido também um espaço de diálogo e conscientização sobre temas importantes como o desde domingo.

Ivaldo Rodrigues, titular da Semapa destacou a importância de temas como o feminicídio no espaço democrático da Feirinha. “Mais um tema relevante para a sociedade, que trazemos para mostrar que a melhor forma de prevenção é a denúncia de todo e qualquer tipo de agressão que pode inclusive ser feita por telefone, para o número 190, contribuindo com os movimentos de combate ao feminicídio”, disse o secretário.

A ação do Governo do Estado, por meio do Departamento de Feminicídio da Polícia Civil, tem como objetivo o incentivo ao diálogo e conscientização de homens e mulheres para combater a violência doméstica e os feminicídio.

O projeto Feirinha São Luís, que acontece todos os domingos das 7h às 15h na Praça Benedito Leite, trouxe ainda em sua programação cultural nessa 23ª edição, as apresentações do Boi Barrica, Eliesio do Acordeon, Erickson Andrade e Banda e o Ministério Sal e Luz na parte gospel. A “Feirinha” vai se fortalecendo como espaço de lazer, de comércio e de interação social. Famílias inteiras podem aproveitar para curtir a praça e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses.

As ações sociais também estiveram presentes e seguem durante todo o mês com o “novembro azul “novembro, em um espaço especial voltado para ações de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de próstata. Assim como a campanha “Natal sem Fome”, uma iniciativa da ONG Ação da Cidadania, que visa a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados a famílias em situação de vulnerabilidade social. O objetivo é contribuir para amenizar a fome dos excluídos, na noite de Natal. A campanha também será fortalecida durante todo o mês de novembro, com um stand de arrecadação, na Feirinha São Luís, próximo à praça de alimentação dos foodtrucks.

Foto: Renato Carvalho

sem comentário »

Adepol aponta abuso de Jefferson Portela

1comentário

A Associação dos Delegados do Maranhão (Adepol) divulgou moção de repúdio contra o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela e em solidariedade aos delegados Gustavo Tavares Barbosa de Matos, Virgínia Loiola Beserra e Fábio Silva Cordeiro Pessoa.

Segundo a Adepol, o secretário cometeu “abuso de poder e desvio de finalidade, além de improbidade” ao instaurar processo administrativo disciplinar em razão da manifestação de opinião e pensamento e, não satisfeito, decidiu remover os delegados Virgínia Loiola Beserra e Fábio Silva Cordeiro Pessoa em “retaliação” pelo exercício da profissão e liberdade de expressão.

A delegada Virgínia Loiola Bezerra foi transferida de Imperatriz para Açailândia, após desabafar nas redes sociais que não tinha condições de trabalho. Gustavo Barbosa responde a processo por informar ao Ministério Público em Imperatriz que o Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo) estava desativado e Fábio Cordeiro foi tranferido da Dlegacia de Peritoró, após ter sido despejado do imóvel que era alugado pela Secretaria de Segurança.

Na nota, a Adepol diz que “não se trata de briga ou qualquer outra querela, como alguns gostam de vislumbrar, mas sim o dever de resguardar direitos dos associados, impedir injustiças perpetrada por gestores contra a classe de Delegados de Polícia Civil do Estado do Maranhão”.

Tentamos contato, por telefone com o secretário Jefferson Portela, mas ela não atendeu as ligações.

Foto: Biné Morais/ O Estado

Leia a nota na íntegra

1 comentário »

Sampaio faz nova vítima na Libertadores

0comentário

O Sampaio vai muito bem na Taça Libertadores das América de futebol de areia que está sendo disputada em Assunção, no Paraguai.

O time maranhense que conta com uma base da Seleção Brasileira e Maranhense, derrotou, na estreia o derrotou o Garden Club (Paraguai) por 7 a 3, com gols de Felipe (2), Serginho (2), Mão, Xavier e Datinha.

Ontem, a vítima Tricolor foi o Monagas Difalo, da Venezuela. A goleada foi por 13 a 1. Marcaram para o Sampaio: Bruno Xavier (2), Eudim (2), Felipe (2), Nelito (2), Paulinho (2), Serginho (2) e Datinha.

O Sampaio fecha a fase de grupos nesta segunda-feira, às 17h45, contra o Ferrocarril, do Peru.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS