Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
O deputado estadual Sousa Neto (Pros), criticou nas redes sociais, a remoção da delegada que relatou, no Facebook, as péssimas condições de trabalho na delegacia onde estava lotada.
A delegada Virgínia Loiola que comandava uma a 4ª Distrito Policial, em Imperatriz foi transferida após o episódio para Açailância, onde assume a Delegacia da Mulher e segundo o parlamentar foi mais uma demonstração de “punição e perseguição’ do governador Flávio Dino e do secretário Jefferson Portela.
“Como uma espécie de ‘punição’ e ‘retaliação’ por ter denunciado, nas redes sociais, às péssimas condições de trabalho, Flávio Dino removeu a delegada Virgínia Loiola do 4º Distrito Policial de Imperatriz para Delegacia da Mulher de Açailândia. Na época, fiz um pronunciamento sobre o caso e da insatisfação da polícia na Assembleia Legislativa, o que gerou grande repercussão na imprensa em todo o Estado, face a incompetência do secretário Jefferson Portela e do Governo Comunista em gerenciar o Sistema de Segurança, atestada pelos alarmantes índices de criminalidade e violência que afetam a sociedade. Mais uma vez, estamos assistindo a um ato abusivo, covarde e medíocre, como inúmeros já denunciados pela Oposição, de um governo ridículo, que tem como lema ‘perseguir os opositores e beneficiar protegidos’. Flávio Dino, respeite os profissionais que têm, verdadeiramente, o compromisso de bem servir o Estado; ao contrário de sua ‘curriola’, que só sabe maltratar nossa população”, disse.
Sousa Neto disse que levará o assunto à Tribuna da Assembleia Legislativa na próxima semana.
“Na segunda-feira (13), voltarei a tratar desse assunto na sessão plenária, e farei encaminhamentos pela Comissão de Segurança, solicitando que haja providências desta Casa para dar garantia de trabalho aos servidores da Segurança Pública e para frear esses desmandos, como temos visto nestes três anos do Governo Flávio Dino, contra aqueles que ‘ousam’ ir contra o domínio comunista”, finalizou.
Foto: Agência Assembleia
Categoria Notícias • Política | Tags Flávio Dino, Perseguição, sousa neto
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Após duas decisões que mantinham Zé Vieira (PP) no cargo de Prefeito de Bacabal (A 245 Km de São Luís), pela terceira vez a justiça o retira do comando da cidade. O desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo determinou, nesta sexta-feira(10) a prevalência da decisão do desembargador José Ribamar Castro, do dia 01/11, em detrimento da decisão da desembargadora Nelma Sarney, que recolocava Zé Vieira no cargo.
No dia 18/10, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) condenou Zé Vieira por improbidade administrativa e dano ao erário público, sem direito a recurso. Essa foi primeira decisão do caso, que também suspendeu os direitos políticos de Zé Vieira por três anos.
Porém, no dia 31/10 a desembargadora Cleonice Freire concedeu tutela cautelar favorável a Zé Vieira, mesmo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). No entendimento da magistrada, a alternância administrativa causaria instabilidade política e social em Bacabal.
Como era uma decisão de Cleonice era liminar, foi necessário passar pelo relator do caso, desembargador José Ribamar Castro. No dia 01/11, o desembargador derrubou a liminar da desembargadora Cleonice Freire.
Contudo, no dia 03/11 a desembargadora Nelma Sarney recolocou Zé Vieira no comando da prefeitura mais uma vez. Na decisão, ela afirma que o desembargador José de Ribamar Castro não tinha competência para julgar a questão, de acordo com o regimento interno da corte.
Nesta sexta-feira(10), o vice-presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Antônio Fernando Bayma Araújo, determinou que deve prevalecer a decisão do desembargador José Ribamar Castro. A decisão mantém o vice-prefeito Florêncio Neto no comando de Bacabal, que já havia sido empossado pela câmara de vereadores da cidade após a primeira decisão do Superior Tribunal de Justiça.
Em nota, a defesa de Zé Vieira informou que a decisão de Antônio Bayma gera danos ao município de Bacabal. Veja a nota na íntegra:
“A assessoria do Prefeito José Vieira entende que a decisão proferida pelo Ilustre Desembargador causa instabilidade política e sérios prejuízos a ordem política e econômica do Município de Bacabal, razão pela qual estão sendo tomadas as providências jurídicas necessárias”.
Leia mais
Categoria Notícias • Política | Tags Bacabal, Justiça, Zé Vieira
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Com o apoio da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e do Governo do Estado, via Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), foi realizada nesta quinta-feira (9), uma ação de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos na zona rural de São Luís. A ação contemplou os pequenos produtores agrícolas e foi realizada pelo Sistema Campo Limpo, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).
“Mais uma ação com a parceria da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, contemplando os agricultores familiares e pequenos agricultores da capital, mostrando a preocupação com o meio ambiente e a saúde da população que consome os produtos agroecológicos da nossa terra”, destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Já o Maranhão é o segundo estado do Nordeste em destinação adequada desse material.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a ação conjunta reforça a preocupação do Governo do Estado com a produção agropecuária sustentável. “Nós temos incentivado, não só no agropolo da Ilha, como nos demais agropolos, a produção agroecológica, com menor uso de agrotóxicos. Colaborar com uma iniciativa como esta, que trabalha mais uma etapa da cadeia produtiva, só reforça a intenção de termos uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou o gestor da Sagrima.
Foto: Renato Carvalho
Categoria Notícias • Política | Tags Ivaldo Rodrigues, Meio Ambiente, Semapa
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
Protocolo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) confirma: o senador Roberto Rocha está sim filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde o dia 4 de outubro, conforme ficha abonada pelo senador Tasso Jereissati e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Em 31 de outubro, o cartório eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, em São Luís, recebeu ofício que dá ciência da filiação do senador maranhense. No documento, assinado por advogados-delegados da executiva nacional do partido, comunicava a juíza Maria José França Ribeiro, e solicitava ainda, que o nome de Roberto Rocha fosse incluído na relação dos filiados da legenda.
De igual modo, a comissão provisória foi oficialmente comunicada para que fosse incluído o nome do senador na relação dos filiados e encaminhado ao juízo da 76º Zona Eleitoral. Logo, o procedimento de filiação do senador Roberto Rocha atendeu todas as exigências da lei.
Cabe a comissão provisória do PSDB em São Luís incluir na base de dados a filiação do senador junto ao TSE. A ausência temporária do nome dele não implica que Roberto Rocha não esteja filiado ao partido.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags PSDB, Roberto Rocha
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
O técnico Rogério Micale, campeão olímpico de futebol com a Seleção Brasileira no Rio 2016, estará em São Luís para participar da I Semana de Futebol no Maranhão. O treinador será um dos palestrantes do curso teórico e prático e compartilhará com os presentes seus conhecimentos, que ajudaram o Brasil na conquista inédita em 2016.
Com passagens pelas categorias de base do Figueirense, onde conquistou o título da Copa São Paulo de 2008, Londrina e Atlético-MG, onde recentemente comandou o time no Campeonato Brasileiro de 2017. O treinador será um dos palestrantes do curso ao lado do técnico Marcelo Vilhena, que é instrutor dos cursos nível C e B para treinadores da CBF.
Na I Semana de Futebol no Maranhão, Rogério Micale também encontrará o analista de desempenho Bebeto Sauthier, que compôs a comissão técnica da Seleção Brasileira no Rio 2016. O evento é o primeiro no Estado a reunir dois campeões olímpicos.
No curso de futebol, além das aulas teóricas e práticas, serão ministradas palestras pelos jornalistas Pedro Venâncio, que trabalha na cobertura das categorias de base, e o Ricardo Porto, que atuou durante 29 anos na TV Globo, com a cobertura de Copa do Mundo e grandes eventos esportivos.
A I Semana de Futebol no Maranhão também oferecerá um curso de direito esportivo, que será ministrado pelos advogados Luciano Brustolini, Adolfo Testi e Márcio Biguá. As inscrições podem ser feitas através do brunolavesblog.com.br/semanadefutebol. A I Semana de Futebol no Maranhão é organizada pelos jornalistas Bruno Alves e Pedro Venâncio, com correalização da Rádio Mirante AM e patrocínio da Universidade Ceuma.
Categoria Esporte • Futebol | Tags Rogério Micale, Semana do Futebol no Maranhão
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
O deputado estadual, Eduardo Braide (PMN) negou à coluna Estado maior, de O Estado que tenha descartado disputar a eleição para o Governo do estado em 2018.
Segundo a coluna, Braide disse que não poderá abrir mão de um projeto se o povo mostrar interesse em seu nome – como vem mostrando – nas pesquisas de intenção de votos.
Para reafirmar-se como pré-candidato, Braide vai voltar à TV na semana que vem, como protagonista do programa partidário do PMN.
Grande surpresa e segundo colocado na eleição para Prefeitura de São Luís e um dos mais atuantes deputados na atual legislatura na Assembleia, Eduardo Braide tem grande possibilidade de sucesso caso decida disputar a eleição majoritária ou para a Câmara dos Deputados e, também a reeleição para de deputado estadual.
E Braide vem avaliando e discutindo com assessores mais próximos e familiares todas as possibilidades para decidir no momento certo.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Eduardo Braide, Governo do Maranhão, PMN
Por Zeca Soares • sexta-feira, 10 de novembro de 2017
A fórmula de disputa proposta pela FMF e aceita pelos clubes para o Campeonato Maranhense para 2018 não garante um princípio básico que é o da igualdade da disputa às equipes. Erram clubes e Federação neste momento. Ou erram masi uma vez clubes e FMF como queiram.
Com oito equipes jogando entre si, jamais seria possível garantir o número de jogos iguais em casa e fora a todos os participante. O correto é fazer turno e returno, assim todas as equipes jogariam sete partidas em casa e sete fora. Nem vou falar de uma tabela divulgada onde o Moto viaja três vezes e Sampaio e MAC, apenas duas.
A FMF alega que dispõe de apenas 13 datas, mas dois exemplos de estaduais no Ceará e em Pernambuco derrubam a tese da entidade que organiza a competição. São dois estaduais com maior número de equipes e mais datas. Como eles podem fazer isso e nós não? Basta uma simples busca no Google que vocês verão o que a maioria das Federações irão fazer.
No Ceará, serão 10 equipes que jogarão em turno único na primeira fase e seis fazem um hexagonal, depois semifinal e finais, totalizando 19 datas. No Piauí são seis equipes e 14 datas.
Em Pernambuco terá um turno único com onze equipe e depois oito classificados para as quartas-de-final e depois semifinais em jogos únicos. A decisão será em dois jogos. A Paraíba, por exemplo vai iniciar seu Estadual no início de janeiro.
A FMF pode solicitar à CBF a antecipação do início do estadual para o início de janeiro, uma vez que os clubes já terão cumprido o período de férias dos atletas. Basta pedir a antecipação.
Não sou nenhum PHD em tabelas, mas numa análise simples com 8 equipes é possível fazer um campeonato justo e que garanta o mesmo número de jogos às equipes.
A FMF pode fazer dois grupos com 4 equipes jogoando entre si em sistema de ida e volta. As duas primeiras de cada grupo disputaria um quadrangular de ida e volta de onde sairiam campeão e vice. As outras quatro equipes disputariam um quadrangular da morte para definir a equipe rebaixada para a 2ª divisão. Todas as equipes jogariam 12 partidas.
Ainda assim para se manter o equilíbrio poderiam fazer turno e returno com pontos corridos e prontos. E teríamos direto campeão e vice. Neste caso, confesso que sou defensor das competições em pontos corridos, pois estas garantem sempre as equipes mais equilibradas nas primeiras colocações.
Pronto. Simples assim e o equilíbrio garantido. Pensem um pouco e façam o correto.
Categoria Esporte • Futebol | Tags Campeonato Maranhense, FMF