Marcha para Jesus entra no calendário do MA

4comentários

Foi aprovado por unanimidade, na Sessão desta segunda-feira (30), o Projeto de Lei 287/2017 de autoria do deputado Eduardo Braide, que inclui a “Marcha para Jesus” no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão.

“Me sinto feliz em poder contribuir com esse ato cristão, que reúne milhares de evangélicos em todo o mundo, não sendo diferente aqui no Maranhão. A partir de agora, com a sanção do projeto, a “Marcha para Jesus” poderá contar de forma mais efetiva com o apoio do Poder Público”, avaliou o deputado.

A Marcha para Jesus começou em Londres, em 1987, instituindo uma nova modalidade de culto evangélico ao ar livre. O evento chegou ao Brasil em 1993, quando foi realizado na cidade de São Paulo. Em São Luís, a “Marcha para Jesus” é realizada há mais de 10 anos, tornando-se referência para as comunidades evangélicas de todo Estado.

“Nada mais justo que um momento tão bonito de fé, união e de família, ser oficializado por meio de uma lei, para que tenha o necessário apoio do Poder Público. Mais que um incentivo, incluir a ‘Marcha para Jesus’ no calendário oficial de eventos do Estado, é o reconhecimento ao trabalho da Associação de Ministros do Evangelho no Maranhão, que organiza a maior marcha no Estado”, ressaltou o projeto

O Projeto de Lei 287/2017 – de autoria do deputado Eduardo Braide – que inclui a Marcha para Jesus no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão, segue agora para a sanção do Governo do Estado.

Foto: Agência Assembleia

4 comentários »

Prefeitura e Sebrae estimulam setor agrícola

0comentário

Mais estímulos ao pequeno produtor e investimentos no setor agrícola de São Luís. Foi com esse propósito que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou, nesta segunda-feira (30), a Rodada de Crédito, em parceria com o Sebrae. A iniciativa visa oportunizar aos produtores locais a obtenção de informações sobre linhas de créditos para fomento da produção e regularização financeira, com vista à sua reabilitação para novas modalidades creditícias junto ao Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que também são parceiros da ação. Palestras sobre incentivo à formalização no setor agrícola; orientação para o Microempreendedor Individual (MEI) integraram ainda a programação do evento.

A abertura dos trabalhos foi realizada em solenidade ocorrida no auditório do Sebrae, com a presença do titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, que destacou a iniciativa como mais uma ação inovadora da gestão do prefeito Edivaldo executada com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento do setor agrícola, valorizar o pequeno produtor e consolidar uma política de credito agrícola voltada aos produtores da capital.

“A realização desse evento é uma orientação do prefeito Edivaldo, que quer consolidar, até o final da sua gestão, 10 cadeias produtivas de culturas sustentáveis em São Luís. Para atingirmos essa meta, uma série de ações está sendo adotada, entre elas essa Rodada de Crédito, para estimular e facilitar a negociação ou a renegociação com as instituições financeiras parceiras da ação, abrindo, assim, um leque de perspectivas para a aquisição de novas linhas disponíveis ao setor. Feita a negociação, imediatamente o produtor volta a ter alternativas de crédito abertas para sua produção”, afirmou Ivaldo Rodrigues.

O secretário pontuou ainda que a Rodada de Crédito é destinada a todo tipo de agronegócios, pequenos empreendedores das feiras e mercados locais e artesãos, beneficiando desde a produção até o abastecimento.

O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Raimundo Coelho, também ressaltou a iniciativa como uma junção de esforços em favor do pequeno negócio local. “O Sebrae está sempre se mobilizando para alavancar os pequenos negócios. E esta parceria com a Prefeitura de São Luís é mais uma importante ação nesse sentido, para orientar e mostrar os caminhos viáveis para o desenvolvimento das atividades produtivas locais. Em momentos de crise temos que buscar novas alternativas e é isso o que estamos fazendo com a Rodada de Negócios. São Luís tem muitas vocações e uma delas é a agricultura, um setor extremamente importante e que muito tem ajudado o país a vencer a crise”, observou Raimundo Coelho.

O vice-presidente do Conselho do Sebrae destacou, ainda, que os agricultores maranhenses têm dado exemplo às demais atividades produtivas. Segundo ele, o agronegócio do Maranhão registrou um crescimento de 22%, destacando-se como o primeiro estado da federação em crescimento percentual no setor. “Os números vertiginosos na área deram também ao Maranhão a segunda colocação em crescimento do PIB Brasil, com 3.2%”, acrescentou Coelho.

(mais…)

sem comentário »

Ricardo Murad denuncia abandono de ETE

0comentário

O ex-deputado e ex-secretário de Saúde, Ricardo Murad utilizou as redes sociais para denunciar o abandono da estação de tratamento de esgoto do Bacanga.

Segundo Murad, a ETE Bacanga que está sem funcionar há 3 anos é responsável pelo tratamento de esgoto do Centro e bairros próximos, incluíndo o Centro Histórico de São Luís.

“Minha gente querida, vejam como está hoje, 30/10/2017, a Estação de Tratamento de Esgoto do Bacanga – ETE BACANGA – completamente destruída, fechada e sem funcionar. Esgoto cru nos manguezais e no Rio Bacanga. Está assim há quase três anos. Pensem no tamanho da reconstrução que o novo governo terá pela frente. Por isso temos que pensar e votar bem. A ETE tratava o esgoto do Centro e bairros próximos inclusive o Centro Histórico de São Luís”, destacou.

Fotos: Arquivo pessoal

sem comentário »

Honorato visita diretórios do PT no interior

0comentário

O presidente do Diretório Municipal de São Luís, vereador Honorato Fernandes, acompanhado dos dirigentes do Diretório Estadual Francimar Melo e Ana Marinho, visitou no último sábado os municípios de Miranda do Norte, Bacabal e Pio XII. Por onde passou a comitiva foi recebida por dirigentes locais e as conversas giraram em torno da organização do Partido e a conjuntura estadual e nacional.

“Estas visitas são muito importante, pois em cada lugar que passamos conversamos e sabemos um pouco mais de como o Partido está estruturado naquela localidade”, destacou Honorato Fernandes.

Na cidade de Miranda do Norte foram recebidos pelo presidente do Diretório Municipal, D Assis e sua esposa a petista Ely. A conversa girou em torno da organização e ações do Partido na região.

“Ficamos felizes em trocar ideias e ver como podemos nos organizar de forma mais eficiente”, disse D Assis.

Em Bacabal a reunião aconteceu no Sindicato da Construção Civil com o Diretório Municipal e O diretório em Bacabal é presidido por Raimundo do PT.

As atividades do dia foram encerradas no município de Pio XII onde Honorato, junto com Francimar e Ana Marinho, participou de uma reunião com o Diretório.

“É muito importante a participação dos jovens neste importante momento político. Precisamos estar cada vez mais organizados para enfrentar os graves problemas por que passa o nosso País”, destacou Honorato Fernandes.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Moto vestirá material da Embratex Sport

3comentários

A Embratex Sport, a mesma empresa catarinense que veste o Criciúma e o Boa Esporte que disputam o Campeonato Brasileiro Série B será a nova patrocinadora de material esportivo do Moto Club.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira no site do clube.

O contrato que terá a duração de dois anos dará ao Moto exclusividade na venda do material e espera lucar 800% com a venda exclusiva. O clube anuncia com isso a abertura de uma loja exclusiva em um shopping da cidade, além quiosques em outros shoppings.

O Moto vai resgatar camisa rubro-negra horizontal e lançará novos modelos, além de camisas comemorativas masculinas, femininas e infantis.

A nova camisa será apresentada no dia 17 de novembro no lançamento oficial e será vendida ao preço de R$ 99,90.

Resta saber se o Moto vai continuar criando um monte de uniformes e deixando de lado o seu uniforme oficial que atualmente quase nem é usado.

3 comentários »

Codó festeja Dia do Servidor Público

0comentário

Em homenagem ao Dia do Servidor Público, que se comemora anualmente no dia 28 de outubro, a Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria de Administração, realizou a 1ª Festa do Servidor Público Municipal do governo Mais Avanço, Mais Conquistas. A cerimônia abertura aconteceu na manhã da última sexta-feira (27) na Praça Ferreira Bayma e contou com a presença dos secretários das oito pastas do governo, do Prefeito Francisco Nagib, da primeira-dama, Agnes Oliveira, do ex-prefeito Zito Rolim, entre outras autoridades do município.

O dia começou com um café da manhã de confraternização com o prefeito Nagib e primeira-dama junto com os servidores. Depois, dez equipes representando o governo, suas secretarias e o SAAE, disputaram uma animada gincana, que também contou com a participação do prefeito Nagib. Uma das provas de maior destaque foi a de arrecadação de alimentos, que conseguiu quatro toneladas de gêneros alimentícios para doação. A prova foi vencida pela secretaria de Desenvolvimento Social.

“É uma festa muito bonita, que teve uma programação diversificada até seu encerramento. O governo de Francisco Nagib se preocupa a cada momento em realizar ações que sigam o Programa de Valorização e Integração do Servidor Público. Nessa nossa primeira festa, além de contar com competições esportivas durante a semana, nós realizamos uma grande gincana, ginástica aeróbica e dança e sorteio de muitos prêmios para nossos servidores. Foi um dia de muita alegria para todos e uma bela homenagem àqueles que ajudam a administração a cuidar bem dos cidadãos”, comentou a primeira-dama Agnes Oliveira.

(mais…)

sem comentário »

Hilton aparece bem posicionado em pesquisa

0comentário

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Conceito aponta que o prefeito Hilton Gonçalo aparece bem posicionado para as disputas de governador e senador na cidade de Rosário. Em ambas as disputas, o médico aparece em terceiro lugar bem na frente de nomes tradicionais da política e que já anunciaram a pré-candidatura aos cargos majoritários.

Em um primeiro cenário estimulado para a disputa de governador, Hilton Gonçalo aparece com 17,1% à frente dele estão em primeiro lugar Roseana Sarney com 32,2% e o governador Flávio Dino em segundo com 29,5%.
Neste cenário o senador Roberto Rocha aparece com 6,2% e a ex-prefeita Maura Jorge com 1,4%. Nulos somam 8,2% ou não sabem e não responderam 5,5%.

No segundo cenário que é retirado o nome de Hilton Gonçalo e colocado do deputado estadual Eduardo Braide, os números ficam dessa forma: Flávio Dino com 33,6%; Roseana Sarney com 32,9%; Roberto Rocha com 8,9%; Eduardo Braide 7,5% e Maura Jorge com 2,1%. Nulos somam 9,6% e não sabem ou não responderam 5,5%.

Na disputa ao Senado, o Instituto Conceito desenvolve duas simulações, uma de primeira opção de voto e outra de segundo nome para a disputa, uma vez que vão ser disputadas duas vagas.

Na primeira opção, Eliziane Gama fica com 27,4%, seguida por João Alberto com 23,3% e Hilton Gonçalo com 17,1%. O trio é seguido por Sarney Filho com 8,2%; Zé Reinaldo 4,8%; Gastão Vieira 4,1%; Waldir Maranhão 4,1%; Lobão Filho 1,4% e Weverton Rocha com 0,7%. Nulo e Não sabem ou não responderam somam 8,9%.

Na segunda opção de voto, João Alberto assume a ponta com 21,2% contra 14,4% de Eliziane Gama, 10,3% de Waldir Maranhão e Hilton Gonçalo. Logo em seguida aparecem Zé Reinaldo e Lobão Filho empatados com 7,5%; Sarney Filho com 6,8%; Gastão Vieira com 5,5% e Weverton Rocha com 3,4%. Nulo e não sabem ou não responderam somam 13%.

O Instituto Conceito realizou a pesquisa na cidade de Rosário no dia 17 de setembro de 2017, ouviu 400 eleitores e tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.

sem comentário »

Desmistificar é preciso

3comentários

Por Joaquim Haickel

Para que se possa bem analisar o quadro político maranhense, é indispensável que primeiramente joguemos por terra alguns mitos que induzem à graves erros de avaliação.

O primeiro desses mitos é aquele que vem sendo difundido por todos os que se apresentaram como adversários de Sarney desde que ele subiu ao poder. Dizem que Sarney e seu grupo representa tudo que não presta, que eles são a escória da política maranhense. E não apenas isso, dizem que todos aqueles que se opõem ao grupo Sarney, são o que há de melhor em termos políticos e administrativos no Maranhão. Deste modo criaram um mito duplo, que demoniza uns e santifica outros.

Para desmontar esta farsa, estabelecida para satanizar uns e endeusar outros, basta observar que todas as vezes que os adversários de Sarney assumiram o comando do Maranhão, demonstraram ser muito piores que os sarneyzistas.

Quando os adversários do grupo Sarney conseguem ser muito bons, no máximo e com muito boa vontade só são capazes de se igualarem a eles, mas não por méritos seus, e sim por demérito dos sarneyzistas, que também não são assim tão bons como imaginam!

Para comprovar o que eu digo, basta fazer um retrospecto nos mais de trinta e seis anos de administração de políticos anti-Sarney em São Luís! A cidade é uma bagunça! Não há planejamento de qualquer tipo! Não há saneamento, a educação um desastre, a saúde é um caos, o transito é desastroso!… Não há nada que tenha sido feito em São Luís que credencie os políticos que a dominam, já lá se vão nove eleições consecutivas, como sendo melhores que os sarneyzistas.

O argumento usado pelos adversários de Sarney como desculpa para sua incompetência administrativa e incapacidade política no comando de nossa capital sempre foi a falta de apoio do governo do estado, o que é um outro mito, pois durante os quatro anos de Zé Reinaldo, os dois anos de Jackson e os três (quatro) anos de Flávio Dino, houve uma efetiva parceria do governo municipal com o governo estadual e nem assim mostraram a que vieram!?

Sobre os políticos de antigamente serem ultrapassados, ruins e nocivos, devo concordar que alguns deles realmente eram assim, mas há muitas e honradas exceções. No entanto soube de uma espécie de mote bem antigo que o governador Flávio Dino tem usado para tentar convencer alguns políticos, principalmente prefeitos, a alinharem-se a ele e ao seu governo.

Ele tem algumas vezes usado a mesma abordagem utilizada por vários políticos antigos, alguns considerados velhos coronéis do interior, outros tidos como raposas felpudas da política, e até mesmo por meu pai, que se tinha pouca instrução formal, era um homem de grande inteligência e profunda sabedoria.

Como meu pai, político tido por Flávio Dino como direitista pelego, patrimonialista e ultrapassado, o governador usa a velha abordagem do relacionamento interpessoal. Aquela em que seu operador diz ao interlocutor que acabou de conhecê-lo, que depois vai pedir em namoro, depois vai noivar, para só então vir a se casar com o coitado objeto de sua abordagem.

O que ocorre é que diferentemente de meu pai, que jamais abandonou seus amigos, Flávio Dino não titubeará em abandonar os seus, se este for o destino traçado para eles em seu roteiro de poder.

Sarney não é pior que nenhum outro político do Maranhão.

Flávio Dino pode até ser melhor que alguns políticos maranhenses, em alguns aspectos, jamais em todos. Em comparação a Sarney, Flávio é pior na grande maioria dos quesitos, como coerência, sabedoria, paciência e sangue frio; empata em vaidade e obstinação; e supera Sarney em juventude, arrogância e prepotência!

No final das contas, nem Sarney é o demônio pintado de vermelho, nem Flávio Dino é o messias salvador do Maranhão.

Serem parecidos deveria honrar Dino, Sarney nem tanto!…

3 comentários »

Feirinha São Luís apresenta atrações religiosas

0comentário

Desde junho a Praça Benedito Leite vem se tornando, aos domingos, um dos espaços mais democráticos da cidade com a realização da Feirinha São Luís, projeto da Prefeitura. A cada domingo uma nova proposta é pensada para se agregar cada vez mais ao gosto do público e na 21° edição, realizada neste domingo (29), foi incrementada atrações religiosas que devem ficar permanentes na programação cultural. Joel Mistokles (gospel) trouxe louvores e cânticos para o evento.

“Nesta edição trouxemos essa novidade. Vamos intercalar entre cantores gospel e católicos para agradar aos dois públicos. São Luís tem lindas vozes que cantam músicas religiosas e não podíamos deixar de fora da Feirinha esses talentos”, destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

A Feirinha São Luís é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), e acontece todo domingo das 7h às 15h. Além das atrações culturais, o espaço tem ainda comercialização de produtos agroecológicos, artesanato, artes plásticas, literárias e opções gastronômicas variadas.

“As atrações religiosas vieram pra somar com a Feirinha, espero que continue todo domingo, as pessoas gostam das atrações mais tranquilas de manhã cedo e o público que vem pra missa já vai entrando no clima”, disse a funcionária pública, Cristiane Viégas.

Foto: Renato Carvalho

sem comentário »

Flávio Dino encurralado

0comentário

 

Aliados políticos do governador Flávio Dino (PCdoB) começam a pressioná-lo de várias formas – uns mais, outros menos – pela sua decisão em relação à chapa de senadores com a qual vai para a disputa de 2018. Os pré-candidatos -Weverton Rocha (PDT), Waldir Maranhão (sem partido), Eliziane Gama (PPS) e José Reinaldo Tavares (PSB) – querem uma definição de Dino para que possam botar o bloco na rua e buscar viabilização entre prefeitos, classe política e população.

E essa pressão de vários lados encurrala cada vez mais o governador. Dino tem suas preferências para o cargo, mas sabe que não poderá contar apenas com elas para fazer suas escolhas. Se pudesse, já teria dado uma das vagas para um amigo pessoal (nomes como Mário Macieira, Francisco Gonçalves e Bira do Pindaré seriam os favoritos) e a outra para Waldir Maranhão, honrando o compromisso assumido quando da votação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O governador não tem afeições porWeverton Rocha, parece não confiar em Eliziane Gama e guarda ressentimento de José Reinaldo Tavares. Mas sabe que não pode, simplesmente, abrir mão desses aliados antes das convenções de julho de 2018. E vai querer empurrar a decisão até lá.

E é exatamente porque sabem da estratégia do governador que os pré-candidatos a senador começam a fazer pressão cada vez mais forte por uma decisão imediata. Afinal, sabem que, chegando julho, não terão tempo hábil para tomar outro rumo se forem preteridos.

E ele só tem duas vagas.

Estado Maior

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS