Os clubes e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) discutiram ontem a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense. Se vingar a fórmula proposta, o estadual 2018 terá característica de um torneio com apenas 11 datas.
A FMF alega que a Copa do Mundo, a Copa do Nordeste e até “fatores climáticos” vão diminuir ainda mais o calendário para o futebol maranhense na próxima temporada e que a cada ano parece mesmo caminhar para o fim.
Mas ontem mesmo a CBF decidiu que a Copa do Mundo não influenciará nas Séries B, C e D que não serão paralisadas. A menos que aqui queiram parar para assistir a Copa do Mundo pela TV.
Pela fórmula discutida, as oito equipes disputarão um “torneio” com apenas 7 jogos na primeira fase, apenas no sistema de ida. As quatro primeiras disputam semifinal e final. É só isso. Os clubes se quizerem que invistam para jogar só sete partidinhas.
O diretor de competições, Hans Nina disse que a FMF marcará os jogos aos sábados, segundas, quintas e até domingos pela manhã para fugir da concorrência com a TV.
A FMF também sugeriu uma outra competição no segundo semestre valendo apenas vaga para a Série D.
Zeca, achei uma lástima essa fórmula. Quem vai querer investir $ em um time do interior com o risco de jogar apenas 7 partidas no ano sendo três ou quatro em casa?
se for pra evitar da fmf fazer a merda que fez em 2017
que mude logo
porque esse ano de 2017 foi um circo
todos prejudicados em função de um
Poderia ser com 2 turnos.No primeiro as equipes jogariam entre si e apenas as duas primeiras estariam classificadas para o quadrangular final do campeonato.No segundo,o mesmo roteiro do primeiro e mais duas equipes classificadas para o quadrangular.Para não haver reclamação que time A,foi mais para o interior que o time B e assim por diante;se o Maranhão jogasse no primeiro turno com o São José em Ribamar,no segundo turno seria em São Luís e com as equipes como Cordino,Santa Quitéria e Imperatriz,a mesma coisa aconteceria.Caso algum clube ficasse em primeiro ou segundo nos 2 turnos,aquele que tivesse feito mais pontos durante todo o campeonato entraria para formar o quadrangular.
Essa fórmula é ótima. Campeonato maranhense não tem atrativo(só serve pra classificar pra copa BR e Copa NE). Vide a média de público. CopaNE, copa do Brasil e brasileiro são mais rentáveis.
Vejo que dessa vez, não se trata de um problema da FMF. Acabei de ver no site nacional do Globo Esporte que todos os estaduais da região nordeste terão as datas reduzidas.
É problema sim da FMF e demais Federações que precisam brigar por mais datas com a CBF que quer tudo para as competições dela e não ajudam aos times das Séries C e D.
Para as Federações que não ligam mesmo para os Campeonatos estaduais a FMF vai decretar logo o fim do maranhense, infelizmente.
Eu gosto do Campeonato Maranhense desse jeito vai ficar sem graça !!!
Esses duirigentes da Federação Maranhense querem mesmo curtir os campeonatos do Rio e São Paulo e de outros países pela TV só você não enxerga isso Zeca.
Realmente você tem razão Zeca Soares porque somente sete jogos times como Imperatriz, Moto e MAC podem se preparara que vão cair para a Segunda Divisão do Maranhense.