Audiência na Câmara discute feminicídio

1comentário

A vereadora Barbara Soeiro promoveu nesta sexta-feira (6), na Câmara Municipal, uma importante audiência pública para tratar da atual conjuntura da aplicabilidade e implicações da Lei do Feminicídio, com o intuito primordial de divulgar e esclarecer para a população ludovicense as referências da Lei 13.104/15 que trata o feminicídio como homicídio qualificado quando o crime for praticado contra a mulher por razões da condição do sexo feminino.

O evento contou com a participação de lideranças ligadas à causa da mulher e de outras causas sociais, além da presença de reconhecidas autoridades do legislativo, executivo e judiciário maranhense.

Um momento bastante marcante da audiência foi o testemunho de Carolina Costa, advogada e irmã da publicitária Mariana Costa, vítima de um caso de feminicídio de grande comoção em nossa cidade no ano passado. Mariana foi estuprada e morta por axfixia dentro do seu próprio apartamento pelo cunhado, o empresário Lucas Porto.

Participaram da audiência a coordenadora municipal da Mulher, Vânia Albuquerque, a chefe do departamento de Feminicídio do MA, delegada Viviane Azambuja, a doutora Helena Lúcia Heluy, juíza da segunda vara da Mulher, Alan Paiva, advogado criminalista e autor do livro “O caso Pontes Vigueiro da Barbárie do Feminicídio” e Maria Lúcia Gato, presidente do Conselho Estadual da Mulher.

Os vereadores Honorato Fernandes, Ricardo Diniz, Joãozinho Freitas, Prof. Sá Marques, Marcelo Poeta, Raimundo Penha, Chico Carvalho, Marquinhos, Antônio Garcês, Paulo Vitor e as vereadoras Concita Pinto e Fátima Araújo também participaram da audiência pública.

Foto: Divulgação

1 comentário »

São Luís inicia vacinação antirrábica animal

1comentário

A primeira etapa da campanha de Vacinação Antirrábica Animal começou nesta sexta-feira (6) e causou muita expectativa na pequena Juliana, de 7 anos, moradora do Lira, que desde cedo preparou a gatinha Ariel para tomar a vacina porque, disse ela, ” é importante para proteger contra a raiva”. A campanha, realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) foi bem recebida nos distritos do Centro e Coroadinho, onde os 245 técnicos visitaram as residências para vacinar cães e gatos contra a raiva. A meta da campanha é imunizar 160 mil animais até o fim do ano.

“A vacina contra a raiva é apenas uma dose, e organizamos um calendário que vai cobrir toda a cidade até dezembro para garantir que todos os animais sejam vacinados e a doença continue longe da capital maranhense”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, o trabalho da gestão municipal está direcionado para manutenção do controle epidemiológico com a oferta permanente da vacina; por isso, os proprietários de animais que não estiverem em casa durante a visita dos agentes vacinadores deverão procurar na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), localizada na Estrada de Ribamar, nº 5, Forquilha, para realizar a vacinação.

No primeiro dia, a campanha contou com o apoio da população que colaborou com o trabalho, seguindo as orientações da Prefeitura. “É importante o morador da casa verificar a identificação do vacinador e segurar o cão ou gato para tomar a vacina. Sempre pedimos que o animal seja conduzido por um adulto”, explica João Batista Pires, coordenador da UVZ.

A campanha está imunizando cães e gatos com idades a partir de três meses, e a única restrição é para animais que estejam doentes e fêmeas no último mês de gestação. As visitas domiciliares vão acontecer sempre às sextas-feiras (13h às 17h) e sábados (7h às 13h).

Foto: Maurício Alexandre

1 comentário »

Sampaio precisa vencer para ir à final

2comentários

O Sampaio está definido e terá várias mudanças para a partida de volta pela semifinal do Campeonato Brasileiro Série C, contra o Fortaleza, neste sábado (7), às 17h, no Estádio Castelão.

O técnico Francisco Diá fará mudança nos três setores da equipe. O lateral-esquerdo Esquerdinha retorna ao time. No meio-campo, Hiltinho será titular e no ataque Reginaldo Júnior e Willian iniciarão a partida.

O Sampaio está definido com Alex Alves; Pedro Costa, Odair Lucas, Maracás e Esquerdinha; Diego Silva, Valderrama, Hiltinho e Marlon; Uilliam e Reginaldo Júnior.

Derrotado em Fortaleza por 1 a 0, o Sampaio precisa vencer por dois gols de diferença para ir à final. A vitória por 1 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Tudo sobre Sampaio e Fortaleza você acompanha pela Rádio Mirante AM.

Foto: Lucas Almeida

2 comentários »

Wellington denuncia Caema e Governo do MA

0comentário

O deputado estadual Wellington do Curso (PP) protocolou, na tarde desta sexta-feira (6), o ofício Nº 90/2017 no Ministério Público Federal e o oficio Nº 089/2017 na Delegacia da Polícia Federal em Imperatriz. A denúncia é para que seja apurada a possibilidade de prática de crime ambiental no município por parte da Caema e do Governo do Estado do Maranhão.

Na fundamentação da denúncia, Wellington apresentou fatos que comprovam que esgotos correm a “céu aberto” em Imperatriz e são despejados no riachos que cortam a cidade e consequentemente despejados diretamente no Rio Tocantins.

“Recebemos inúmeras denúncias da população, visitamos o local e comprovamos a prática contra o meio ambiente. Por isso, solicitamos que sejam adotadas as devidas providências quanto às denúncias de despejo direto de esgoto in natura no Rio Tocantins e, como consequência, a ocorrência de graves crimes ambientais ocorridos na bacia do Rio Tocantins”, destacou.

“Apenas 20%, do esgoto, de acordo com o próprio diretor da Caema, é tratado. O restante (80%) são despejados diretamente no Rio Tocantins, causando sérios problemas ambientais. Já existe uma Ação Civil Pública no Ministério Público Estadual e fomos orientados também a apresentar denúncia no MPF e na PF em Imperatriz. É uma prática que tem que ser apurada e, então, os responsáveis identificamos e punidos”, disse Wellington.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Nagib dá posse ao Conselho de Saúde em Codó

0comentário

O prefeito Francisco Nagib deu posse à nova composição do Conselho Municipal de Saúde em solenidade realizada nesta sexta-feira (06), no auditório da Associação Comercial de Codó. Eleitos durante a IX Conferência Municipal de Saúde, em agosto, o conselho é composto por 48 pessoas, sendo metade suplentes, que atuarão pelos próximos dois anos.

A gestão do conselho é formada pelo presidente, vice e dois secretários. As funções do grupo são elaborar estratégias e controlar a execução da política de Saúde de Codó, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros. Os integrantes têm mandato de dois anos e não são remunerados.

O prefeito Nagib falou sobre as principais ações na Saúde neste início de mandato e os maiores desafios a serem enfrentados. “Estamos trabalhando em todas frentes e fazendo todos os esforços para melhorar nossa Saúde, reformando e reequipando nossas UBS’s, fazendo um novo HGM para nossa população e fortalecendo a prestação de serviços, de forma a conseguir estabelecer todas as metas exigidas pelo Ministério da Saúde”.

“É imprescindível a atuação e deliberação do conselho. É pelo conselho que os novos programas são aprovados ou não e que o orçamento é aprovado antes de ser enviado à Câmara. É de suma importância para nossa sociedade uma atuação diligente e compromissada de nosso Conselho Municipal de Saúde. Desejo um ótimo trabalho a todos”, disse o secretário de Saúde Suelson Salles.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Codó

sem comentário »

Eleita nova comissão do PV Jovem do MA

1comentário

O PV Jovem do Maranhão elegeu nesta sexta-feira (6), a comissão que vai coordenar os rumos da militância no estado pelos próximos dois anos. Marcelo Pereira da Silva, de Timon, foi eleito presidente. Ele foi o candidato de consenso escolhido durante o II Encontro da Juventude Verde do Maranhão, evento realizado no bairro Olho D’água, que reuniu representantes de todo o Estado.

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), principal idealizador e maior incentivador do PV Jovem no Maranhão, acompanhou com entusiasmo o processo de escolha. “Queremos uma juventude que tenha um projeto político bem definido e compromissada com o desenvolvimento do Maranhão”, declarou Adriano, durante a posse da nova comissão do PV Jovem.

Confira a lista dos eleitos no PV Jovem Maranhão no biênio 2018/2019:

Marcelo Pereira da Silva, de Timon: presidente do PV Jovem Maranhão
Bruno Rodrigues, de São Luís: primeiro vice-presidente
Paulinho Araújo, vereador PV de Montes Altos: segundo vice-presidente
Gildásio Brito, de Barra do Corda: secretário de Militância Virtual
Jasiel Alves Silva, de Açailândia: secretário de Comunicação
Cleiton Gonçalves de Sousa, de São Francisco do Brejão: secretário de Integração Social
Robert Valporto, de Mirinzal: secretário de Formação
Ana Quitéria, vereadora PV de São Francisco do Brejão: secretária Jovem Mulher
Jéssica Araújo, de Morros: secretária de Direitos Humanos e Diversidade
Gerson Nunes, de Arari: secretário de Organização
Lucas Marques, de São Luís: secretário de Mobilização Juvenil

1 comentário »

Penha discute solução para Cobal do Bequimão

1comentário

O vereador de São Luís, Raimundo Penha (PDT) e os secretários de Agricultura, Pesca e Abastecimento do Município e do Estado, respectivamente Ivaldo Rodrigues e Márcio Honaiser, visitaram, esta semana, as antigas instalações da Cobal, no bairro do Bequimão, que se encontram desativadas. Eles discutiram uma solução no sentido de reativar o mercado.

Os secretários atenderam a um pedido do vereador que recebeu inúmeras demandas da Associação dos Moradores do Conjunto Bequimão-AMBE, pedindo a recuperação e reativação da Cobal, único mercado do Bequimão. Durante a visita, os secretários ficaram de realizar um estudo para ver como Estado e Município, em parceria, podem atuar para recuperar as instalações no ano que vem.

“Essa é uma demanda de praticamente todos os moradores do Bequimão e bairros vizinhos. O local está abandonado e poderia ser uma referência na comercialização de produtos e até mesmo, a destinação de uma parre do espaço para exposições e atividades culturais” destacou Penha.

Raimundo Penha disse que procurou os secretários diante das inúmeras demandas que chegam a seu gabinete, pedindo a recuperação e o retorno da Cobal. Uma vez revitalizado, o mercado atenderia, além do Bequimão, bairros vizinhos como a Cohama, o Maranhão Novo, o Ipase e o Vinhais.

Em seu mandato, Raimundo Penha tem dado atenção especial às demandas relativas ao abastecimento. Na semana passada, ele se reuniu com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues, que estava acompanhado de sua adjunta, Lizetânia Soeiro, para  tratar de requerimento, de sua autoria, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal, que solicita o retorno da Feira Livre do bairro da Alemanha.

Raimundo Penha pediu celeridade no retorno da feirinha da Alemanha, que acontecia aos sábados, e justificou que, no bairro, não há mercado fixo, daí a necessidade urgente da volta da mesma para suprir a demanda das famílias.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Concurso da PM repercute no Bom Dia Brasil

0comentário

A polêmica sobre o edital do concurso da Polícia Militar do Maranhão que excluiu a participação de mulheres para as vagas existentes de veterinários ganhou repercussão no Bom Dia Brasil, na TV Globo.

A veterinária Nathália Martins, formada há 7 anos resolveu denunciar nas redes sociais a falta de vagas para as mulheres no edital do concurso.

Pelo edital do concurso estão sendo oferecidas 1.215 vagas para candidatos com nível médio, superior e de ambos os sexos. Mas, nas duas vagas oferecidas para o cargo de primeiro tenente da Polícia Militar para médico veterinário, as mulheres estão fora da disputa.

O que chama atenção é que até o momento, não houve qualquer manifestação por parte do Governo do Maranhão, principalmente depois que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA) e o Conselho Regional de Veterinária classificaram de inconstitucional e discriminatório o edital do concurso público da PM.

A reportagem é de Alex Barbosa

Foto: Reprodução/ TV Globo

sem comentário »

Glalbert prestigia cavalgada em Brejo de Areia

0comentário

O deputado Glalbert Cutrim (PDT) esteve na última terça-feira (3), no povoado São Domingos, zona rural do município de Brejo de Areia, para prestigiar a 2ª Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida, um dos eventos mais esperados da região e que marcou a abertura do Festejo em comemoração à Santa padroeira do povoado. Acompanharam o deputado os ex-prefeitos de Brejo de Areia, Ludmila e Dr. Miranda; o prefeito de Altamira do Maranhão, Dr. Ricardo Miranda (PDT), e vereadores e lideranças políticas da região.

Glalbert Cutrim ressaltou a importância de eventos como esse para a região. “A Cavalgada está na cultura local, e faz parte da identidade de São Domingos e de municípios da região. Estou aqui hoje, como forma de demonstrar o meu desejo em dar condições para que eventos desse tipo, sejam cada vez mais valorizados, pois além de fazer parte da cultura dos vaqueiros, fomenta o comercio local”, disse o deputado.

A programação aconteceu durante todo o dia, iniciando com o despertar da Alvorada, seguido de Missa. A tarde, centenas de cavaleiros participaram da 2º Cavalgada em  referencia à Santa padroeira do festejo.

A noite, um grande leilão de gado animou os participantes do festejo, e o deputado Glalbert, junto com o prefeito Dr. Ricardo, contribuíram com a Igreja, arrematando alguns garrotes, e em seguida, doando-os para que um novo leilão seja realizado em favor da comunidade.

A festa ainda teve a animação da Banda My Love e do cantor Amado Edilson, que agitaram o publico presente.

Foto: Divulgação

sem comentário »

FMF sugere campeonato curtinho em 2018

10comentários

Os clubes e a Federação Maranhense de Futebol (FMF) discutiram ontem a fórmula de disputa do Campeonato Maranhense. Se vingar a fórmula proposta, o estadual 2018 terá característica de um torneio com apenas 11 datas.

A FMF alega que a Copa do Mundo, a Copa do Nordeste e até “fatores climáticos” vão diminuir ainda mais o calendário para o futebol maranhense na próxima temporada e que a cada ano parece mesmo caminhar para o fim.

Mas ontem mesmo a CBF decidiu que a Copa do Mundo não influenciará nas Séries B, C e D que não serão paralisadas. A menos que aqui queiram parar para assistir a Copa do Mundo pela TV.

Pela fórmula discutida, as oito equipes disputarão um “torneio” com apenas 7 jogos na primeira fase, apenas no sistema de ida. As quatro primeiras disputam semifinal e final. É só isso. Os clubes se quizerem que invistam para jogar só sete partidinhas.

O diretor de competições, Hans Nina disse que a FMF marcará os jogos aos sábados, segundas, quintas e até domingos pela manhã para fugir da concorrência com a TV.

A FMF também sugeriu uma outra competição no segundo semestre valendo apenas vaga para a Série D.

10 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS