Estão abertas as inscrições para o Concurso Artístico e Literário Josué Montello: Vida e Obra, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur). O objetivo é incentivar produções artísticas e literárias de estudantes, a partir da vida e obra do autor maranhense Josué Montello.
Os estudantes podem inscrever produções artísticas e literárias nas modalidades: redação, poesia, desenho e fotografia. As inscrições devem ser feitas até o dia 6 de novembro, por meio do envio dos documentos previstos no edital (www.educacao.ma.gov.br/
As três produções melhores colocadas de cada modalidade serão premiadas com mil reais e livro, e as escolas cujos estudantes forem premiados receberão um prêmio de R$ 4 mil, recurso que deverá ser utilizado para a qualificação do espaço e acervo da biblioteca escolar, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais na escola com foco na leitura, letramento e produção artística.
Josué Montello
O jornalista, professor, romancista, cronista, ensaísta, historiador, orador, teatrólogo e memorialista maranhense Josué Montello nasceu em São Luís do Maranhão, em 21 de agosto de 1917, onde passou sua infância e juventude. Filho de Antônio Bernardo Montello, de origem italiana, e de Mância de Souza Montello, de origem portuguesa.
Foi agraciado com 12 prêmios literários, um Fardão de Imortal da Academia Brasileira de Letras, no dia 4 de julho de 1955, ocupando a cadeira nº. 29, fundada por Arthur Azevedo e que tem como patrono Martins Pena. Membro da Academia Maranhense de Letras desde 1948 e sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Acumulou uma coleção de títulos e funções entre eles o de Reitor da Universidade Federal do Maranhão. Foi considerado um clássico de nossa literatura com muitos livros traduzidos no exterior, bem como versões cinematográficas de duas de suas novelas.
A obra literária de Josué Montello eleva-se a 160 títulos em vários gêneros, entre eles: romances, ensaios, crônicas, história, história literária, discursos, antologias, educação, novelas, teatro, biblioteconomia, literatura infantil e juvenil, memórias, prefácios, edições para cegos e cinema. Faleceu em 15 de março de 2006, aos 88 anos no Rio de Janeiro, onde vivia. Seu corpo está enterrado no cemitério São João Batista, naquela capital.