Edivaldo entrega casas no Coroadinho

3comentários

O Polo Coroadinho, um dos mais populosos da capital, vem recebendo, nos últimos anos, uma série de obras e serviços implantados pela Prefeitura de São Luís. Na gestão do prefeito Edivaldo a área foi alvo do maior programa de urbanização desde seu surgimento, há 40 anos. Estas ações beneficiaram mais de 50 mil pessoas. A última delas foi a entrega, feita pelo chefe do executivo municipal, nesta quinta-feira (21), de 21 unidades habitacionais do Residencial Rio das Bicas II, área prioritária de reassentamento do Polo Coroadinho. Com a entrega das casas, a Prefeitura conclui o programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga.

“As pessoas que estão morando nestas casas, antes estavam em palafitas. Estamos entregando estas residências e dando dignidade à população. O Polo Coroadinho tem recebido um volume de investimento muito alto do poder público municipal na nossa gestão”, destacou o prefeito Edivaldo. O gestor refere-se à série de obras feitas pela Prefeitura no local a exemplo da reforma da Unidade Mista de Saúde, asfaltamento de ruas e avenidas, regularização de títulos de terras, construção de espaços de lazer, do Centro de Referências de Assistência Social (Cras), dentre outros serviços que visam dar mais qualidade de vida à população.

O titular Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), Gustavo Marques, destacou a importância da presença do poder público na área do Coroadinho, em especial no que tange à política habitacional. “As habitações suprem papel social relevante, pois, ao mesmo tempo em que representam uma melhoria da qualidade de vida dessas famílias, atendem a um remanejamento gerado por conta de obras de cunho ambiental e sanitário. Sem dúvidas, essas famílias terão, a partir de agora, uma vida melhor e mais digna”, pontuou o titular da Sempe, Gustavo Marques. O projeto de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga foi coordenado e executado pela Sempe com o financiado do Banco Mundial.

Na solenidade, o prefeito Edivaldo entregou simbolicamente o Termo de Concessão Especial para Fins de Moradia, documento que permite a expedição do título definitivo do imóvel, para os moradores já alojados. Edmilson Dutra, morador da casa 15, foi o primeiro a receber as chaves e o documento de concessão. Ele acompanhou todo o processo de construção das casas. Acompanharam o prefeito os secretário Gustavo Marques (Sempe), Pablo Rebouças (Governo), Tati Lima (Semit), José Cursino (Seplan), Antonio Araújo (Semosp) e os vereadores Paulo Victor, Concita Pinto, Pavão Filho, Nato Júnior, Edson Gaguinho e Josué Pinheiro.

Foto: A. Baeta

3 comentários »

Andrea repercute caso raro de paciente

1comentário

A deputada estadual Andrea Murad levou para a tribuna da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (21) a situação da paciente Ariadne Weba, portadora de um câncer raro, Linfoma Não Hodgkin, que no caso da Ariadne atinge a pele. Só existem 2 casos em todo o Brasil e um deles é o da maranhense de 32 anos e mãe de dois filhos. A luta tem se tornado mais difícil sem a assistência mínima do Governo, através da Secretaria de Estado da Saúde, pedido que já foi negado várias vezes à paciente.

“No governo passado, essa mesma paciente recebia auxílio da Secretaria de Saúde para passagens, medicamentos, o que fosse preciso. Agora, na gestão do governador Flávio Dino, ela simplesmente não recebe mais passagem nem ajuda para medicamentos. Em 2015, ela finalmente recebeu o diagnóstico da doença, é um tratamento que custa muito caro, R$ 100 mil por mês a medicação. Ela não pode trabalhar, tem dois filhos pequenos, não tem como arcar com essa despesa mas o governador Flávio Dino e o secretário Carlos Lula não se sensibilizam com essa situação tão triste. O que a Ariadne quer é pelo menos lutar pela sua vida. Então, eu queria que o secretário Lula olhasse com atenção esse caso porque, se ele quisesse, arcaria com os custos dessa medicação, mesmo não sendo obrigação do SUS, mesmo que o SUS não pague. Mas o que se quer ao menos que assumam as despesas dela em São Paulo, as passagens, as diárias, isso seria o mínimo”, discursou Andrea.

Uma vez por mês, Ariadne precisa estar em São Paulo para a quimioterapia e todo o custeio vem da paciente com ajuda da família, amigos e seguidores nas redes sociais. Na semana passada, ela passou por mais uma sessão de quimioterapia que está causando fortes reações e nos últimos dias agredindo fortemente a pele, parte do corpo mais atingido pela doença. A deputada Andrea Murad criticou fortemente os altos gastos do Governo Flávio Dino com publicidade enquanto pacientes têm assistência negada pela Secretaria de Estado da Saúde.

Colabore:
Banco do Brasil
Agência: 4323-0
Conta corrente: 28759-8
CPF: 005.258.193-47

Fotos: Divulgação

1 comentário »

Reino Infantil é ouro nos JEBs

2comentários

O Reino Infantil é campeão brasileiro de voleibol infantil feminino. As maranhenses venceram com facilidade, a Escola Municipal Dona Amélia Garcia Cunha, de Goiás, por 3 sets a 0, na decisão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em Curitiba e garantiram o primeiro ouro do Maranhão na competição.

As maranhenses fizeram 25 a 12 no primeiro set, 25 a 21 no segundo e 25 a 18 no terceiro 25 a 15. Com a vitória, além da medalha de ouro, o Reino Infantil garantiu o Maranhão na 2ª divisão do JEBs em 2018.

Na semifinal, as meninas do Reino haviam vencido a Escola Estadual Reynaldo Massi, por 3 sets a 1, com parciais de 25 a 19, 25 a 21, 18 a 25 e 25 a 21. Para chegar à final, as maranhenses venceram na primeira fase os três jogos por 2 sets a 0: a Escola Estadual São José (25 a 6 e 25 a 16), Escola Módulo, da Bahia (25 a 3 e 25 a 9) e o NEI, do Amapá (25 a 15 e 25 a 10).

Parabéns ao timaço de ouro: Alires Luiza dos Santos Moura, Ana Karoliny Marques dos Santos, Any Karhem Sousa Matos, Camila Muniz Soares, Gabriela Cavalcante Honda, Isadora Cristine, Isadora Fernanda, Maria Eduarda Souza dos Santos, Maria Fernanda Muniz Costa, Thais Facundes Santana Santos da Silva. Técnico: Antonino Alves de Araújo Neto e coordenador Jorge Gobel.

Masculino

No voleibol infantil masculino, o Adonai, de Açailândia decide o ouro contra o Colégio Regina Mundi, do Paraná, às 17h, também nesta quinta-feira.

Handebol

No handebol feminino, o Barbosa de Godóis bateu o Ulbra de Rondônia por 15 a 10 e conquistou a medalha de bronze para o Maranhão.

2 comentários »

Sousa Neto cobra providências do MP

0comentário

Usando a Tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (20), o deputado Sousa Neto (PROS) cobrou respostas do Ministério Público Estadual (MPE-MA) sobre a denúncia protocolada naquele Órgão, a respeito da funcionária fantasma Alana Valéria Coelho, lotada na Secretaria de Saúde do Governo Flávio Dino (PCdoB).

“Estou cobrando um posicionamento do Ministério Público do Estado, a respeito da representação que dei entrada naquele Órgão, e que até agora não saiu da assessoria especial do gabinete do Procurador Geral. Irei até às últimas instâncias para que haja alguma medida que impeça que a funcionária fantasma Alana Valéria Coelho, da Secretaria de Saúde do Governo Flávio Dino, mesmo sem trabalhar, continue recebendo mais de R$ 9 mil por mês, já que o governo não toma qualquer providência para combater esse ilegalidade. Essa denúncia não pode ser engavetada. A sociedade quer uma resposta para mais essa vergonha nesse governo comunista”, disparou.

Representação – O parlamentar deu entrada na denúncia junto ao Ministério Público Estadual desde o dia 29 de agosto, e segundo consulta no sítio da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, o processo ainda se encontra na assessoria, aguardando despacho. “Acredito no Ministério Público e espero que se manifeste e se posicione contra essa caso da servidora fantasma do Governo Flávio Dino. Estou acompanhando diariamente o andamento do processo, e caso seja necessário, vamos levar ao conhecimento do Conselho Nacional dos Membros do Ministério Público e do Conselho Nacional de Justiça essa ilegalidade, para que os envolvidos não fiquem impunes. Isso porque, quem está pagando o salário dessa funcionária somos nós contribuintes de todo o Estado do Maranhão”, pontuou.

Sousa Neto criticou a omissão e o silêncio da base governista e do próprio Flávio Dino. “Até agora, estamos aguardando a ala governista para sair em defesa do secretário de Saúde Carlos Lula e do governador Flávio Dino. Já dei oportunidade para a Secretaria de Saúde se manifestar, inclusive entrei com Requerimento para que Carlos Lula respondesse aos nossos questionamentos. Até com relação à própria servidora Alana, já entramos com um requerimento que garanta a ela o direito de se defender. Até o meu próprio gabinete já disponibilizei para essa funcionária Alana, para que ela se defendesse, já que ninguém aqui a defende e que ficou exposta a toda opinião pública, que tem cobrado um posicionamento”.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Perseguidor

0comentário

O estudo está sendo feito por um grupo de WhatsApp que tem o sugestivo título de “Liberdade de Expressão” e reúne os principais jornalistas políticos do Maranhão.

Trata-se de um levantamento criterioso do número de processos, ações, interpelações e imposição de direitos de resposta usados pelo governador Flávio Dino (PCdoB) ao longo dos seus quase três anos de mandato. E os números são assustadores.

Não há registro nos últimos 30 anos – desde que o então senador Epítácio Cafeteira assumiu o comando do Governo do Estado, em 1987, de um número tão grande de ações judiciais tentando impor constrangimento a quem pensa ou se expressa diferente do que apregoa o Palácio dos Leões.

De lá para cá, além de Cafeteira, o Maranhão teve como governador os senadores João Alberto de Sousa, Edison Lobão e Roseana Sarney (todos do PMDB), o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB), o ex-prefeito Jackson Lago (PDT) e Roseana Sarney novamente, sem que tenha havido qualquer tipo de registro de ação que implicasse em castração ao direito de informar e de criticar.

No governo comunista de Flávio Dino, por outro lado, não há um único jornalista, advogado ou intelectual que tenha ousado pensar diferente do que quer o Palácio dos Leões e não tenha sofrido pelo menos uma ação promovida pelo governador ou seus agentes.

A situação é grave do ponto de vista da liberdade de expressão, porque revela um estado de exceção, uma espécie de tirania, onde é proibido pensar diferente de quem comanda.

E revela ainda traços de perseguidor no perfil de Flávio Dino, já caracterizado pelo autoritarismo.

Estado Maior/ O Estado

sem comentário »

Expectativa de 40 mil torcedores no Castelão

7comentários

Faltando três dias para a decisão entre Sampaio e Volta Redonda, cresce a expectativa em torno do público que deve mesmo alcançar a lotação máxima de 40 mil torcedores no Estádio Castelão.

Até ontem à noite já haviam sido vendidos mais de 20 mil ingressos antecipados. Esse número deve aumentar ainda mais hoje e amanhã, pois na cidade este é um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversas.

Os ingressos estão sendo vendidos com os seguintes valores: setores 1, 2, 3, 5 e 6 custam R$ 20,00. O setor 4 é vendido a R$ 30,00 e as cadeiras cobertas R$ 50,00.

Também estão sendo comercializados os camarotes no valor de R$ 3.000,00 (à vista) ou R$ 3.300,00 (cartão de crédito) com direito a 15 pessoas, comida e bebida.

O Sampaio venceu o primeiro jogo, em Volta Redonda por 1 a 0 e joga esta decisão por um simples empate para garantir o acesso à Série B.

Tudo sobre Sampaio e Volta redonda, neste sábado (23), às 16h30, você vai acompanhar pela Rádio Mirante AM.

Foto: Elias Auê

7 comentários »

Luis Fernando entrega mais duas UBS’s

0comentário

A prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS), entregou nesta quarta-feira (20), de uma só vez, duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma beneficiando o bairro São José dos Índios e a outra o Jardim Tropical. Os aparelhos públicos compreendem o complexo de obras que estão sendo entregues no período do aniversário de 65 anos de emancipação do município.

Acompanhado do vice-prefeito, Eudes Sampaio, autoridades e secretários, o prefeito Luis Fernando entregou a unidade em São José dos Índios totalmente equipada. Da recepção aos consultórios, todos os espaços receberam nova mobília, além de ampliação e outros serviços de infraestrutura. Durante a solenidade de entrega, o prefeito falou sobre a satisfação em poder entregar mais esta importante obra que, para a comunidade, significa trabalhar em favor do povo.

“É fundamental que as pessoas se sintam bem e a função dos administradores municipais é dar total apoio às estruturas físicas e de pessoal, possibilitando um atendimento humanizado, trabalhando com a saúde preventiva e proporcionando qualidade de vida à população”, parabenizou.

No período da tarde, o prefeito seguiu o cronograma de entregas e realizou a inauguração da UBS do Jardim Tropical. A unidade, totalmente reconstruída, que hoje conta com atendimentos de Clínico Geral, Ginecologista e Odontologia, também deverá promover à realização de exames, projetos e programas, voltados a saúde da família.

Para dona Antônia do Carmo de 64 anos, moradora da região, ter uma unidade de saúde com o padrão oferecido atual, além de ser um presente, significa ter de volta o respeito e a dignidade de quem precisa ser atendido pelo serviço, “Faz tempo que a gente não olha uma unidade assim, tão bem feita e em pouco tempo. Agora sim nós podemos receber os serviços que a gente tinha que buscar longe”, disse a aposentada.

Para o vice-prefeito, Eudes Sampaio, a entrega da nova unidade é mais que uma realização, é um sonho tirado do papel e posto em prática pela atual gestão. “Não apenas a inauguração desta unidade como toda a programação de entregas que ocorrerá até domingo, data do aniversário da cidade, mostra o comprometimento do prefeito Luis Fernando em cumprir todos os seus compromissos de governo, e essa unidade simboliza a concretização do trabalho em menos de nove meses de gestão”, salientou o gestor.

Castigada na gestão passada pela falta de manutenção e conservação, a Avenida Paraíso, principal via do bairro Jardim Tropical será a próxima reconstrução a ser executada. A avenida foi uma obra linda entregue na primeira gestão do prefeito Luis Fernando e que, por falta de manutenção e conservação nos últimos seis anos, foi totalmente destruída. O edital para a elaboração do projeto da obra já se encontra em sua fase final.

A programação de aniversário dos 65 anos do município segue com a entrega nesta quinta-feira (21), das Praças do Cruzeiro e Cemitério, além da entrega de título da propriedade à Paróquia de São José de Ribamar e a ordem de serviço para Requalificação da Maternidade e do Hospital Municipal.

Foto: Wanderson Silva

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS