Por Zeca Soares • sábado, 16 de setembro de 2017
O Sampaio confirmou a fama de melhor visitante na Série C e fez mais uma vítima, desta vez foi o Volta Redonda, em pleno estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Se o 0 a 0 já era considerado um resultado positivo para o Sampaio, a vitória por 1 a 0, com um gol de Zaquel, nos acréscimos colocou uma grande vantagem nas mãos do time maranhense.
A vantagem é muito boa, mas o Sampaio não deve de forma alguma achar que já garantiu o acesso. O Sampaio apenas abriu uma vantagem nos primeiros 90 minutos, mas todo cuidado no jogo de volta é pouco.
O Sampaio agora precisa de um simples empate para garantir o seu retorno à Série B, em 2018. O Volta Redonda se classifica com uma vitória por 2 a 1 em diante. Uma vitória dos cariocas pelo mesmo placar do primeiro jogo leva a decisão para os pênaltis.
Certamente teremos o Castelão lotado, em São Luís, no próximo sábado (23), às 16h e o Sampaio tem tudo para confirmar o acesso.
Veja os confrontos de ida:
16/09 – sábado
16h – Fortaleza-CE 2 x 0 Tupi-MG
19h30 – Volta Redonda-RJ 0 x 1 Sampaio-MA
17/09 – domingo
19h – Confiança-SE x São Bento-SP
18/09 – segunda-feira
20h45 – Tombense-MG x CSA-AL
Categoria Esporte • Futebol | Tags Sampaio, Série B, Volta Redonda
Por Zeca Soares • sábado, 16 de setembro de 2017
Neste sábado (16), a Rádio Difusora AM divulgou mais uma pesquisa para o Governo do Maranhão. O levantamento feito pela Escutec apontou liderança, em todos os cenários possíveis, da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB).
Na pesquisa espontânea, onde não é apresentado a lista de candidatos ao eleitor, Roseana aparece em primeiro com 14,9% contra 13,3% do atual governador Flávio Dino (PCdoB). Depois aparecem Roberto Rocha (PSB) com 3,2%, João Alberto (PMDB) com 2,3% e Eduardo Braide (PMN) com 1,9%. Os demais citados não atingiram 1%, ainda teve 1,4% afirmando não votar em ninguém e 59,8 dizendo não saber em quem votar ou não respondendo.
Já na pesquisa estimulada, quando se apresenta a lista de candidatos ao eleitor, Roseana Sarney aparece com 36,9% contra 33% de Flávio Dino. Roberto Rocha tem 9,1% e Maura Jorge 5%. Nenhum deles 4,4% e não sabem ou não responderam 11,7%.
A Escutec também fez um levantamento retirando o nome de Roseana, já que até o momento a ex-governadora não confirmou que é candidata. Nesse cenário, Flávio Dino venceria com 36% contra 20,1% de Roberto Rocha. Maura Jorge aparece com apenas 8,1%. Nenhum deles 18% e não sabem ou não responderam 17%.
2º Turno – A pesquisa da Difusora também fez uma simulação de um eventual 2º Turno entre Roseana Sarney e Flávio Dino. No levantamento a vitória também é de Roseana. A peemedebista venceria o confronto por 39,4% contra 36% do comunista. Nenhum deles representa 11% e não sabem ou não responderam somam 13,6%.
A pesquisa Rádio Difusora AM/Escutec ouviu 2020 eleitores entre os dias 5 e 9 de setembro de 2017 em 60 municípios maranhenses.
Blog do Jorge Aragão
Categoria Notícias • Política | Tags Difusora, Escutec, Roseana Sarney
Por Zeca Soares • sábado, 16 de setembro de 2017
Uma das mais importantes e tradicionais escolas públicas municipais de São Luís, a octogenária Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro, no Centro da capital, está ativa novamente. Completamente restaurada pela Prefeitura de São Luís e entregue à população pelo prefeito Edivaldo na manhã deste sábado (16), a escola agora está apta a ofertar novamente o ensino de qualidade vivido nos tempos áureos da unidade, cujo prédio, devido ao seu valor histórico e arquitetônico, é tombado como patrimônio histórico do município. Com esta entrega, que faz parte da programação dos 405 anos de São Luís, a Prefeitura chega a marca de mais de 60 escolas totalmente reformadas.
Fundada há 85 anos, esta é a primeira reforma que requalificou totalmente o prédio histórico, atingindo todas as instalações. “Esta é uma escola tradicional e simbólica da nossa cidade. Estamos agora devolvendo este importante instrumento da Educação para a comunidade de São Luís. Mesmo diante da maior crise que se abateu no país estamos conseguido tocar o dia a dia da Prefeitura. Com a devolução da U.E.B Alberto Pinheiro estamos contribuindo para a história da cidade”, destacou emocionado o prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, e do vice-prefeito Júlio Pinheiro e do secretário de Educação, Moacir Feitosa.
As reformas das escolas é um dos pilares do programa Educar Mais, lançado pelo prefeito Edivaldo em junho deste ano. Dentro da melhoria da infraestrutura, o prefeito já entregou cerca de 70 escolas requalificadas para a população. Durante oito meses foram realizadas obras de melhoria de todas as instalações do prédio histórico, substituindo materiais da estrutura original seguindo normas do IPHAN.
“Desde o lançamento do Educar Mais, a prefeitura tem avançado bastante, principalmente na parte da infraestrutura. Em outros pilares também estamos avançando em outros focos, como do ensino e aprendizagem, sistema de avaliação próprio, de gestão; além do programa de formação do docente”, afirmou Moacir Feitosa. Segundo o secretário municipal de Educação, o Educar Mais se consolida e caminha para dar respostas positivas ao interesse maior, que é melhorar a proficiência do aluno em sala de aula. Isso consequentemente vai se refletir na melhoria do Ideb de São Luís a partir de 2020.
Foto: Honório Moreira
Categoria Notícias • Política | Tags Alberto Pinheiro, Edivaldo, Escola
Por Zeca Soares • sábado, 16 de setembro de 2017
Membros do Diretório Estadual do Partido Ecológico Nacional realizaram, nesta sexta-feira (15), reunião de trabalho na qual foi discutida a possibilidade do partido lançar, em 2018, candidatura própria ao governo do estado.
A ideia começa a ganhar corpo principalmente devido a imiente chegada do deputado federal Jair Bolsonaro, que irá se filiar ao partido em breve.
Pré-candidato à Presidência da República, Bolsonaro aparece em segundo lugar nas mais recentes pesquisas de intenção de voto realizadas junto ao eleitorado maranhense.
O bom desempenho de Bolsonaro no estado, na avaliação dos integrantes do Diretório do PEN, oferece todas as condições para que a sigla no Maranhão lance um nome à sucessão do governador Flávio Dino (PC do B) e ainda reforce os grupos de candidatos que irão disputar vagas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal.
“Já estamos, inclusive, conversando com alguns nomes fortes”, disse ao editor do blog o secretário municipal de Articulação Política de São Luís e presidente do Diretório Estadual, Jota Pinto.
Pinto informou ainda que o partido mantém o projeto de lançar um candidato ao cargo de senador – para a outra vaga, já foi definido apoio oficial ao deputado federal Weverton Rocha (PDT).
Nesta próxima semana, Jota Pinto estará reunido com coronel da reserva do Exército, José Ribamar Monteiro Segundo, um dos principais articuladores da pré-campanha presidencial de Bolsonaro no estado.
Leia mais
Categoria Notícias • Política | Tags Bulsonaro, Flávio Dno, Jota Pinto, PEn
Por Zeca Soares • sábado, 16 de setembro de 2017
Por Andrea Murad
A “Polícia Política do Maranhão” comandada pelo correligionário e candidato a deputado federal pelo PC do B de Flávio Dino, Jeferson Portela, diz que “não viu nada” no escandaloso caso de corrupção e propinagem, mais que comprovada de Márcio Jerry e Simone Lameira.
Eu denunciei Jerry às autoridades por ter oferecido propina aos indígenas para darem fim ao protesto na Assembleia Legislativa, e também a ex-assessora do governo, Simone Limeira (PCdoB), de ter recebido propina para agilizar o pagamento junto ao Governo do Estado para o transporte escolar indígena na região de Grajaú.
As provas foram divulgadas na época por uma liderança indígena, documentos e até troca de mensagens apresentados por Uirauchene Soares comprovam que Simone recebeu R$ 8 mil para resolver o problema das crianças indígenas sem transporte escolar.
O caso foi tão escandaloso, que logo após as denúncias, Simone pediu exoneração do cargo de Assessor Especial do governador Flávio Dino.
A oposição entrou com a denúncia junto ao Ministério Público Federal que encaminhou para o Ministério Público Estadual, onde foi apurada pela Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, esta pediu a abertura de inquérito que foi autorizada pela Juíza da 4ª Vara a Justiça diante de todas as comprovações, mas ao chegar na “polícia política” do governador, comandada pelo pré-candidato também comunista Jefferson Portela, alegou que não viu nada demais nas provas consideradas incontestáveis.
Lamentável a investigação não ter sido feita pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal já que se trata de verba federal para merenda e transporte escolar. Sorte da dupla de malfeitores!
Foto: Agência Assembleia
Categoria Notícias • Política | Tags Andrea Murad, Flávio Dino, Márcio Jerry