Conhecidos os grupos da Copa do Nordeste

1comentário

Conhecidos nesta quarta-feira (6) os grupos da Copa do Nordeste 2018. O sorteio foi realizado na sede da Fiema, em São Luís.

Antes do sorteio, o anfitrião do evento, presidente Antônio Américo, presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF) foi chamado ao palco para falar em nome dos presidentes das nove federações do Nordeste e deixou escapar uma oportunidade de ouro de pedir apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ao futebol da região, pois as equipes, principalmente as que disputam as Séries C e D, atravessam grande dificuldade financeira. Ninguém mais do que o presidente da CBF, Marco Pollo Del Nero estava entre os convidados na primeira fila.

O futebol maranhense será representado na Copa do Nordeste 2018 pelo Sampaio, atual campeão maranhense e pelo vice Cordino que ainda disputará uma seletiva contra o Treze-PB.

O Sampaio ficou no grupo considerado o mais difícil, enquanto o Cordino em caso de classificação, também não terá nenhuma moleza. Os grupos são os seguintes:

Grupo A: Santa Cruz, CRB , Confiança e Treze ou Cordino
Grupo B: Vitória, ABC, Ferroviário-CE e Globo
Grupo C: Bahia, Botafogo-PB, Altos-PI e Itabaiana ou Náutico
Grupo D: Ceará, Sampaio, Salgueiro e CSA

Na primeira fase, as equipes de cada grupo jogam entre si, no sistema de ida e volta. Duas equipes de cada grupo se classificam para a segunda fase da competição que a partir daí será disputada em sistema de mata-mata até a grande decisão.

A CBF ainda não divulgou a data de inicio da competição.

1 comentário »

Edivaldo entrega Ecoponto no Renascença

0comentário

O prefeito Edivaldo entregou, nesta quarta-feira (6), o sexto Ecoponto para descarte adequado de material reciclável na capital. A entrega do mais novo equipamento público de limpeza urbana, localizado no bairro Jardim Renascença, integra a programação de comemoração do aniversário de 405 de São Luís. Com a abertura deste espaço, a Prefeitura de São Luís soluciona mais um problema de deposição irregular de lixo há anos verificado nessa área, fortalecendo a gestão de resíduos sólidos na cidade e promovendo mais qualidade ambiental à população.

Além do Ecoponto do Jardim Renascença, a Prefeitura de São Luís já entregou outros cinco equipamentos nos bairros Turu, Angelim, Bequimão, Jardim América e Avenida dos Africanos. “Nossa meta é fechar 2017 com 10 Ecopontos entregues na capital e iniciar no próximo ano um novo planejamento de execução desse importante projeto, para que possamos disponibilizar à comunidade uma nova leva de equipamentos de coleta seletiva de resíduos, estendendo a ação para novas áreas da cidade”, afirmou o prefeito Edivaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda.

Além de destacar a importância da instalação desses equipamentos urbanos para a melhoria da qualidade ambiental da cidade, o prefeito Edivaldo ressaltou ainda os avanços conquistados na área do saneamento. O prefeito pontuou ações pioneiras implantadas com vistas ao cumprimento das metas estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a exemplo do novo Aterro da Ribeira. O local hoje se destaca no gerenciamento de resíduos sólidos e orgânicos e em nada mais lembra o cenário de degradação humana e ambiental verificado anteriormente.

“Realizamos a ação de forma integrada com as cooperativas de reciclagem de lixo, que recebem todo o material reciclável coletado nos Ecopontos, promovendo, assim, o trabalho e a geração de renda entre os cooperativados”, frisou Edivaldo.

Participaram também do ato de entrega do Ecoponto do Renascença, os secretários municipais Antonio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Pablo Rebouças (Governo), Lula Fylho (Saúde), Jota Pinto (Articulação Política), Ivaldo Rodrigues (Agricultura Pesca e Abastecimento), Tati Lima (Informação e Tecnologia), José Cursino Moreira (Planejamento); e os vereadores Osmar Filho, Paulo Victor, Raimundo Penha, Joãozinho Freitas, Genival Alves e o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA), Fábio Nahuz, entre outras autoridades.

Fotos: A. Baeta

sem comentário »

Andrea diz que Lula esconde pagamentos

0comentário

 

A deputada Andrea Murad levantou mais uma discussão com base na má gestão do Secretário Lula a frente da SES. A falta de transparência. A parlamentar está questionando a publicação no portal dos pagamentos de gratificações de desempenho. Andrea usou as redes sociais para explicar que essas “gratificações são feitas pelo Fundo Estadual de Saúde, diretamente nas contas bancárias através de uma folha separada daquela do contracheque, estabelecida na forma da Lei 5.637/93, com alterações previstas na Lei 9.987/2014 e Portaria / SES nº 679 de 9 de agosto de 2016”, porém a falta de transparência nesses pagamentos pode estar acobertando mais um possível crime cometido pelo secretário Lula.

“Por que será? Qual o motivo do secretário Lula esconder essa folha? Será porque a sua ex-sócia, Alana Valéria, também está recebendo essa gratificação, ainda sendo assessora especial com salário de quase R$ 10 MIL REAIS, recebendo sem trabalhar, uma funcionária fantasma, que segundo o secretário Lula está afastada para se tratar de uma depressão após um desentendimento pessoal com ele próprio, fato sem comprovação até hoje? Ou talvez porque constam nessa folha outros fantasmas com valores elevadíssimos, funcionários desviados de suas funções apenas para receberem um extra mensalmente?”, questiona Andrea Murad.

A deputada também criticou o gestor da Secretaria de Transparência e Combate a Corrupção, que vem fechando os olhos para as diversas irregularidades denunciadas pela oposição.

“Como a ‘secretaria da perseguição’, que Flávio Dino criou para Rodrigo Lago perseguir seus adversários, é cega para a roubalheira que tomou conta do governo, já está mais do que na hora de o Tribunal Contas do Estado, o Ministério Público de Contas e o Ministério Público do Estado agirem”, finalizou.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Eduardo Braide presta homenagem a São Luís

0comentário

O deputado Eduardo Braide usou a tribuna nesta quarta-feira (6) para homenagear a cidade de São Luís, que completa, no próximo dia 8 de setembro, 405 anos de fundação.

“Quero primeiramente deixar registrado hoje aqui nesta Casa que serei eternamente grato ao que São Luís fez e continua fazendo por mim. O carinho com que sou recebido, a forma como o povo de São Luís me trata. Isso faz com que a cada dia eu possa dedicar minhas ações e as minhas atividades enquanto homem público para melhorar a cidade na qual nós vivemos”, destacou o parlamentar logo no início do pronunciamento.

Braide também ressaltou a importância de São Luís no cenário nacional.

“Dentre os mais de 5.500 municípios brasileiros, São Luís – de acordo com a última estimativa do IBGE – ocupa a 15ª posição como uma das cidades mais populosas do país. Isso por si só já demonstra a importância que a nossa capital tem no cenário nacional. Mas nós sabemos que a grande riqueza de São Luís está exatamente na sua cultura, no seu patrimônio, mas principalmente, nas pessoas que moram aqui. Tanto os que nasceram em nossa capital quanto aqueles que foram e são acolhidos todos os dias por São Luís”, disse o deputado.

Ao finalizar o pronunciamento, Eduardo Braide, parabenizou a cidade de São Luís, desejando dias melhores à capital maranhense.

“Desejo um futuro melhor para São Luís. Que a nossa cidade possa continuar sendo abençoada por Deus, que possa ter o seu desenvolvimento – há tanto tempo almejado – colocado em prática, melhorando de verdade a vida das pessoas. Sem dúvidas, esse será o melhor presente no aniversário de 405 anos da nossa cidade”, concluiu.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

sem comentário »

Moto tem que fazer sua obrigação e vencer

11comentários

A polêmica envolvendo a última rodada do Campeonato Brasileiro Série C é grande, porém desnecessária, mas ainda bem que ela parte apenas de “torcedores apaixonados”, míopes e que em sua maioria nem paga ingresso e que nutrem mais do que a rivalidade, um ódio pelo adversário.

Mas isso não é apenas futebol? Sim, mas futebol tem dessas coisas e muitas polêmicas desnecessárias.

De um lado, torcedores do Moto acreditam que o Sampaio vá abrir o jogo ao Botafogo-PB porque sempre quis ver o adversário em crise. Do outro torcedores do Sampaio pedindo ao clube exatamente que o clube entregue o jogo.

É necessário colocar as coisas no devido lugar para que não piorem ainda mais.

O Sampaio nada tem a ver com a situação do Moto. Não é o Sampaio que tem a obrigação de vencer para classificar o Moto, mas sim vencer porque é superior ao adversário e cumpre excelente campanha e nada mais. Como já disse, um time com a grandeza do Sampaio entra sempre em campo para ganhar.

O Moto não depende do Sampaio. Depende de si mesmo, por isso deve tratar de vencer o Fortaleza para escapar do rebaixamento. Mesmo tendo feito uma campanha ruim, o grupo é equilibrado e o Moto tem sim condições de vencer o Fortaleza lá fora. É melhor não esperar dos outros aquilo que você pode fazer por si mesmo. E jogadores e comissão técnica estão muito conscientes disso.

Bom, mas se o Moto cair porque o Sampaio facilitou? Caiu…. pois o Moto fez por onde e o mundo não acabará por isso.

Aconteça o que acontecer na última rodada, o Moto não pode atribuir ao adversário a responsabilidade pelo seu fracasso e muito menos o Sampaio achar que somente ele pode salvar o Moto. Se os clubes pensarem dessa forma, infelizmente estarão pensando errado.

Que o Moto faça a sua parte e o Sampaio também, afinal isso é apenas futebol.

O resto é mimimi de torcedor que sequer vai ao estádio….

Foto: De Jesus/ O Estado

11 comentários »

Cutrim diz que Segurança está muito ruim

0comentário

O deputado estadual e ex-secretário de Segurança, Raimundo Cutrim (PCdoB), voltou a criticar a gestão de Jefferson Portela à frente da Secretaria de Segurança no Governo Flávio Dino.

Ao destacar a entrega de viaturas pelo governador, Cutrim ressaltou que Flávio Dino está investindo no setor, mas que os resultados são poucos e que a Segurança está ruim.

“O governador está investindo muito na segurança, embora os resultados sejam muito poucos. Se a gente disser que a segurança está boa no Estado estaríamos mentindo, está muito ruim”, afirmou o parlamentar que recentemente também fez duras críticas a Portela.

Cutrim também afirmou que as reformas da Polícia Civil e Militar fez com que o Maranhão retroagisse 20 anos. O parlamentar comunista ainda criticou a quantidade de coronéis existente, já que para ele é um número excessivo.

“Tudo que tem ainda hoje no sistema de segurança pública foi na nossa gestão. Essas duas reformas da Polícia Civil e da Polícia Militar retroagimos 20 anos atrás. Veja bem que hoje temos 36 ou 37 coronéis e precisávamos no máximo de 15. Em São Paulo, se a gente verificar, tem 100.000 policiais militares e só tem 61 coronéis. Aqui nós temos 12, não sei se chega a 12.000, temos mais de 36 coronéis”, ressaltou.

O ex-secretário de Segurança encerrou criticando colegas deputados e prefeitos do Maranhão que estão tentando colher dividendos políticos com a chegada das viaturas. Cutrim disse que o critério precisa ser técnico e não político.

“Nós temos que ter em mente que nem deputado e nem prefeito tem interferência em levar viatura para um lado ou para outro, isto é um trabalho técnico. Os comandantes elegem suas prioridades e ai vai a viatura”, encerrou.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

Blog do Jorge Aragão

sem comentário »

Fufuca aprova texto da Reforma Política

0comentário

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, do Senado, que veda coligações para eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda em rádio e TV. A proposta, relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR), teve 384 votos favoráveis e 16 votos contrários, em votação em primeiro turno.

O presidente interino da Câmara, deputado André Fufuca, comemorou o avanço de parte da reforma política, depois de semanas de impasse. “Independentemente do resultado que nós iremos ver ao abrir as urnas, esta Casa é vencedora. Esta Casa não se furtou a ser pai da sua própria decisão, a ser pai do seu próprio destino”, disse.

A votação foi realizada depois de um acordo de procedimento feito entre os líderes dos principais partidos. Pelo acordo, a análise da proposta só será retomada depois que os deputados decidirem sobre outra PEC da reforma política: a PEC 77/03, relatada pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), que altera o sistema para eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para o financiamento das eleições.

A decisão sobre o sistema eleitoral terá prioridade porque influencia diretamente as regras sobre coligações: por exemplo, se for aprovado o chamado “distritão”, que seria a eleição pelo sistema majoritário de deputados e vereadores em 2018 e 2020, o sistema de coligações não afeta a distribuição das cadeiras. Por outro lado, se as mudanças forem rejeitadas e ficar mantido o sistema proporcional atual, as regras para as coligações são determinantes para o resultado.

Foto: Luís Macedo/ Câmara dos Deputados

sem comentário »

Sousa denuncia ‘fantasma’ da Saúde ao MPF

0comentário

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) ingressou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o governador Flávio Dino (PCdoB) e o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por denúncia de manutenção de uma “funcionária fantasma” na estrutura da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Na representação, o parlamentar pediu apuração do MPF à postura de Dino no caso, pela suposta prática de conduta tipificada no art. 319 do Código Penal Brasileiro – Crime de Prevaricação -, uma vez, segundo ele, que o governador tem sido omisso em relação ao caso.

“[…] Por manter-se inerte frente aos atos de improbidade administrativa praticados pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e pela servidora Alana Valéria Lopes Coelho Almeida”, pontuou.

Sousa argumentou que Alana Valéria tem recebido vencimentos de R$ 9.627,73 mil, além de uma espécie de gratificação da ordem de R$ 4 mil. “[…] sem a efetiva contraprestação de seus serviços, circunstância conhecida comumente como ‘servidor-fantasma’”, disse.

Ele pediu, ao final da representação, a proposição de uma ação penal contra o governador Flávio Dino.

Repercussão – No fim do mês passado o deputado denunciou o caso na tribuna da Assembleia Legislativa e protocolou representação no Ministério Público Estadual (MP) contra o governador e o secretário Carlos Lula.

No documento, encaminhado ao procurador-geral de Justiça do Maranhão, Luiz Gonzaga Martins Coelho, o parlamentar assegurou que Alana apesar de nomeada na Saúde, Alana dá expediente desde janeiro deste ano no local.

Segundo ele, a servidora sempre esteve assessorando o secretário Carlos Lula – desde sua posse como assessor especial da Casa Civil, em 2015 – mas foi afastada compulsoriamente para tratamento de saúde, em dezembro de 2016, após desentendimentos com o atual titular da SES.

Depois disso, segundo Sousa Neto, ela não mais foi vista trabalhando na SES e, agora, dedica-se a um negócio próprio no ramo de buffet para festas, a Cozinha Prati.

“Em vez disso, passou a se dedicar à prestação de serviços de buffet em estabelecimento comercial aberto em sua própria residência, conhecido por ‘Cozinha Prati’, de sua propriedade […], cuja pessoa de referência é a própria Alana Valéri, divulgada nas redes sociais como Alana Coelho”, destaca trecho da representação.

(mais…)

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS