O Bom Dia Brasil denunciou em sua edição desta quarta-feira (23), o uso de verba parlamentar para pagamento de despesas pessoais na Câmara dos Deputados.
Cada um dos deputados federais tem direito a uma verba em Brasília para exercer o seu trabalho como parlamentar, mas tem deputados usando o dinheiro de outras formas, até para gastos pessoais e particulares.
E não é pouco dinheiro não. Por mês, esse dinheiro vaira de R$ 30.788,66 a R$ 46.612,53. Esse dinheiro teria que ser gasto exclusivamente com o mandato como por exemplo despesas com passagens aéreas, telefonia, hospedagem, manutenção de escritórios isto é bem claro na decisão da Câmara que estabelece as regras para o uso das verbas.
A verba não pode ser utilizada, por exemplo para custear despesa de diretórios de partidos e pagamento de viagem sem relação com a atividade parlamentar, mas tem deputado que não respeita nada disso.
A reportagem mostrou casos de deputados pelo país, dentre eles o deputado federal eleito pelo Maranhão, Aluísio Mendes, que alugou o seu apartamento e se hospeda num hotel de luxo quando vem a São Luís.
“Eu trouxe a minha família de São Luís, eu tenho filhos pequenos e nas minhas idas ao Maranhão, dificilmente eu via a minha família. Eu viajava pelo interior, então eu optei por desmontar a minha residência no Maranhão e mudar com a minha família para Brasília e isso fez que, quando eu vou ao Maranhão, tenho que ficar num hotel. Eu tenho que ir ao estado toda semana, então eu optei em trazer a família para cá e ir ao Maranhão e me hospedar em hotel”, explicou.
Aluísio Mendes disse à reportagem do Bom Dia Brasil que possui um apartamento em São Luís, mas este foi alugado.
Perguntado sobre a existência em sua prestação de contas de uma nota no valor de 4.347,80 reais referente a uma diária num hotel de luxo em São Luís, o deputado Aluísio Mendes disse ter havido algum equívoco.
“Depende do período em que eu fiquei no hotel. Eu não sei de que diária você está falando, mas se eu passei 15 dias, eu não acredito que o valor seja tão alto. [A nota consta uma diária]. Não, então eu acho difícil e deve ter acontecido algum equívoco porque a diária no hotel não é de 4 mil, eu tenho certeza disso”, finalizou.
Esse deputado deveria então se candidatar por outro estado pois ele não tem domicílio no Maranhão. Isso é vergonhoso para um parlamentar.
Que vergonha para um parlamentar aparecer em uma TV como a Globo para explicar uma diária de 4 mil reais no hotel. Não sei como a Câmara dos Deputados ainda aceita uma prestação de contas dessas deveria ser investigado pelo Ministério Público e Tribunal de Contas da União.
Esse é o Deputado bananeira, só dá uma vez. Vai aproveitando bem essa mamata , porque tenho certeza que esse será seu primeiro e último mandato. Não acredito que o trabalhador/eleitor maranhense vai dar seu voto para um Deputado que votou a favor de rasgar a CLT a favor do corrupto Temer na CCJ , em troca de migalhas e cargos. Essa moleza vai acabar em 2018.
ESSE AI É DEPUTADO DE UM MANDATO SÓ.
ALUÍSIO NÃO ME REPRESENTA COM ESSE GESTO.
Como pode um deputado usar verba para hospedagem em viagem para a cidade onde ele mora isso é um escândalo e ele deveria ter que devolver o dinheiro aos cofres públicos.
Você tem toda razão, Manoel.
Eu não sei mesmo como um parlamentar ainda tem coragem de afirmar que houve equívoco e ele coloca uma nota dessas na prestação de contas dele. Isso é desculpa, mas pegou muito mal para Aluisinho.
Gente essa diária é muito boa dava para fazer uma festinha por 4 mil.
Está mais do que claro que isso é desvio de finalidade da verba, pois mais de 4 mil por uma diária é um escândalo.
ISSO É TOTALMENTE IMORAL UMA VERGONHA DESSES POLÍTICOS MARANHENSES NO CASO DESSE ALUÍSIO MENDES.
Isso é totalmente imoral, o deputado tem um apartamento em São Luís, aluga e paga hotel com o nosso suor. Devia ser proibido isso.
Perfeito, Felipe. Concordo com você.