Mais uma vergonha na Saúde no MA

10comentários

É impressionante como o setor de Saúde do Governo Flávio Dino tem sido um verdadeiro Calcanhar de Aquiles para o comunista. Depois do sucateamento das UPAS, do escândalo da Clínica Eldorado, entre outras tantas lambanças no setor, nesta segunda-feira (21) aconteceu mais um fato vergonhoso.

A repórter Alessandra Rodrigues, no programa Panorama da Rádio Mirante AM, ouviu familiares de um senhor de 74 anos, Francisco João da Silva, que passou por um enorme constrangimento nesta segunda-feira, no Hospital Carlos Macieira.

Ele está a um ano e três meses aguardando uma cirurgia de próstata e teve a confirmação que a cirurgia, enfim, aconteceria nesta segunda-feira. O senhor Francisco João chegou a ser internado no domingo (20) e chegou a ir para o centro cirúrgico, mas a cirurgia não foi realizada por falta de material específico para o procedimento.

“Não foi feito a cirurgia do meu pai por falta de material suficiente. Se não tinha esse material, não tinham que ter chamado ele para a cirurgia. Ele já está aguardando a um ano e três meses essa cirurgia, não haveria a necessidade de passarmos por toda essa situação”, desabafou uma das filhas do João Francisco.

O Blog, para que não reste dúvidas, publica o Resumo de Alta que teve acesso, onde demonstra claramente que a cirurgia não foi feita pela falta do material. Pior é que além de term internado o cidadão e não operarem, ainda deram alta “administrativa”. Veja acima.

E ainda tem gente que jura de “pé junto” que a Saúde melhorou no Governo Flávio Dino. Realmente meu caro governador, não dá para comparar a Saúde do Governo Roseana, na gestão Ricardo Murad, com a Saúde da sua gestão. A mudança foi infinitamente para pior.

Blog do Jorge Aragão

10 comentários »

Honorato pede intervenção em escola

7comentários

O vereador Honorato Fernandes (PT) esteve reunido no início da tarde desta segunda-feira (21), com o secretário de Municipal de Educação, Moacir Feitosa para solicitar a intervenção da Prefeitura de São Luís na Escola Roseno de Jesus, na Vila Janaína.

O vereador disse que esteve visitando a escola a convite de moradores e constatou o estado lastimável em que se encontra.

“De acordo com os moradores, a escola só não está completamente deteriorada, porque a própria comunidade, através de uma espécie de rodízio, faz a segurança do prédio, evitando que vândalos a destruam por completo”, disse.

Diante do quadro constatado, Honorato solicitou ao secretário Moacir Feitosa providências no enfrentamento à essa triste realidade.

“O secretário reconhece a necessidade de intervenções na escola e determinou realização de ações na área da gestão e engenharia para sanar as pendências com a comunidade. Quero crer que em pouco tempo essa situação será resolvida”, disse.

“Acredito que escolas abandonadas resultam em crianças ociosas e vulneráveis a criminalidade. Além de entender, que não garantiremos o futuro para jovens e crianças se não conseguirmos garantir minimamente as condições para se viver o presente”, finalizou.

Foto: Divulgação

7 comentários »

Boas notícias na Saúde em São Luís

8comentários

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) destacou nas redes sociais o fim das longas filas para marcação de consultas no Hospital da Mulher.

Isto foi possível, segundo o prefeito graças à implantação do Call Center.

“É gratificante ver que o nosso trabalho tem melhorado a vida de muitas pessoas. Com a implantação do Call Center no Hospital da Mulher, acabamos de vez com os transtornos dos usuários de ter que enfrentar longas filas para solicitar sua consulta médica”, disse.

Ainda segundo Edivaldo, o Call Center deu agilidade ao sistema e em apenas um mês foram três mil atendimentos.

“Em um mês, contabilizamos uma média de três mil atendimentos. Este resultado reflete o nosso esforço e compromisso em continuar investindo nos serviços de saúde oferecidos à nossa população”, destacou.

Hospital da Criança

Outra boa notícia na Saúde em São Luís foi dada pelo secretário Lula Fylho. Ele anunciou a retomada da obra do Hospital da Criança.

“Vamos retomar a obra em no máximo 10 dias. 2018 nossa população poderá contar com essa importante obra”, disse ao participar de reunião.

Lula também assinou nesta segunda-feira,  convênio com o Conselho da Criança para implantação do Teste do Ouvidinho em maternidades públicas de São Luís.

8 comentários »

Acidente provocado por deputado é abafado

11comentários

O deputado Fábio Macedo (PDT) se envolveu em um grave acidente no início da madrugada deste domingo (20) em São Luís.

Por volta de 0h15, o deputado dirigia uma Mercedes na avenida dos Holandeses quando atingiu quatro veículos – um deles teve perda total.

Logo após o acidente, o deputado foi colocado em um camburão de uma viatura da Polícia Militar.

Segundo testemunhas não foi feito nenhum teste do bafômetro para saber se o deputado havia ingerido bebida alcoólica.

O registro do acidente foi feito por um morador de um prédio na avenida dos Holandeses e publicado pelo jornalista Glaucio Ericeira.

Mesmo com a gravidade do acidente não houve qualquer registro do boletim de ocorrência. Se houve o registro da ocorrência por parte das vítimas, o B.O não foi disponibilizado à imprensa.

Fábio Macedo é deputado da base governista e o que também chama atenção é que, num artigo assinado pelo governador Flávio Dino, na edição de domingo, no Jornal Pequeno, ele faz referência à fiscalização da Lei Seca, que pelo visto não funciona para todo mundo.

“Antes, as pessoas dirigiam bêbadas sem serem fiscalizadas, porque não havia barreiras policiais; atualmente, a polícia faz operações para diminuir mortes no trânsito, com grande êxito”, escreveu Dino.

Pelo “abafa” no caso do deputado não é bem assim como diz o governador que as coisas estão funcionando.

Esclarecimento

Inicialmente divulgamos que os deputados Rogério Cafeteira e Weverton Rocha teriam chegado ao local logo após o acidente, mas por telefone, o deputado Rogério Cafeteira negou a informação incial.

No Twitter, o deputado Rogério Cafeteira explicou a sua presença no local. “Passei e parei como curioso, muito tempo após ter ocorrido o acidente, pois havia um amigo, que não era o Dep. Fábio, vitimado no acidente”, disse ele, destacando que no momento em que passou no local não registrou a presença do deputado Weverton Rocha.

Foto: Agência Assembleia

11 comentários »

Classificação e tranquilidade no Sampaio

4comentários

A classificação para o mata-mata de acesso à Série B com três rodadas de antecedência é o primeiro passo conquistado pelo Sampaio que busca retorno à elite do futebol nacional.

Com 28 pontos e a classificação garantida após a vitória por 2 a 0, contra o Fortaleza, o Sampaio agora foca na manutenção da primeira colocação com total tranquilidade.

O Tricolor que até aqui é o melhor visitante na Série C terá dois jogos seguidos fora contra Salgueiro, no próximo sábado, às 20h e na outra semana contra o Remo, em Belém, mas isso não intimida.

O Sampaio tem sido uma equipe muito competente e mostra uma crescente nesta reta final de primeira fase, por isso tem todas as condições de buscar bons resultados outra vez fora de casa.

Dedrau a degrau, o Sampaio vai chegando e mostrando que tem tudo para retornar à Série B e o que é melhor sem o clima de “já ganhou”. Se isso existe é por parte apenas de torcedores, pois em meio aos jogadores e comissão técnica o foco é total no trabalho e no ob jetivo principal que é o acesso.

O Sampaio está mais do que nunca no caminho certo e tem tudo para voltar para o lugar de onde jamais deveria ter saído.

Foto: Lucas Almeida

4 comentários »

Nagib acompanha mutirão em Codó

0comentário

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão, realizou no último sábado (19) o Mutirão de Oftalmologia, gratuitamente, para diagnóstico e tratamento do glaucoma, com exames de medição da pressão dos olhos e avaliação do fundo de olho. Mais de duas centenas de pessoas foram atendidas em Codó.

De acordo com dados da SEMUS e do Hospital Geral Municipal (HGM), foram 228 atendimentos na manhã e tarde de sábado, sendo 103 consultas sem glaucoma e 128 com glaucoma diagnosticado (28 de primeira vez e 97 retornos). A ação teve como objetivo realizar o diagnóstico precoce e promover o tratamento contínuo para evitar que a doença leve a cegueira. Durante os atendimentos, os pacientes passaram pela triagem de rotina.

Os que receberem o diagnóstico positivo para doença preencheram ficha para retirar o colírio de tratamento, gratuitamente, para a patologia em uma das unidades de referência da rede municipal. O Mutirão do Glaucoma é um programa do Governo Federal em parceria com Estado e Municípios. O hospital da Visão também realiza atendimentos na capital do Estado e mais em municípios de oito regionais de saúde do Maranhão.

Durante os atendimentos, o prefeito de Codó, Francisco Nagib, foi visitar os pacientes e falou da importância da parceria. “Foram mais de duzentas pessoas passando pelos procedimentos, recebendo seu diagnostico e o tratamento, além das pessoas que vem para o retorno de tratamento. Nossa população precisa muito desse serviço para a saúde da visão. É uma parceria entre prefeitura e estado, que vem dando certo e beneficiando milhares de pessoas”.

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Alcântara celebra Festejo de São Benedito

0comentário

O tradicional Festejo do Glorioso São Benedito começa nesta sexta-feira (25) na cidade de Alcântara, na região metropolitana de São Luís.

Serão 4 dias de tradição e muita devoção.

O Festejo é organizado pela Comunidade de Alcântara e será realizado na Praça do Rosário.

Na programação os devotos e visitantes vão poder participar de várias manifestações culturais e religiosas de 25 a 28 de Agosto, que são tradições.

O Festejo tem apoio da Prefeitura Municipal de Alcântara, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Governo do Estado e Deputado Estadual Othelino Neto

Programação:

25/08 – Sexta-Feira
– Tambor de Crioula
– Ladainha na Igreja de Nossa Senhora dos Pretos (20h)
– Fogos e Orquestra até às 23h

26/08 – Sábado
– Alvorada e Salva de Foguetes (5h)
– Tambor de Crioula (20h às 21h)

27/08 – Domingo
– Alvorada (5h)
– Missa e Tradicional distribuição de Pães e Farinha (9h)
– Procissão (17h)
– Ladainha e Tambor de Crioula (21h até ao amanhecer)

28/ 08 – Segunda-Feira)
– Ladainha (20h), Largo com Orquestra, Fogos e Tambor de Crioula

sem comentário »

Não dá para comparar

0comentário

Por Andrea Murad

Acossado, com um governo sem resultados, aprovação em queda livre, completamente perdido em meio ao lodaçal de corrupção que o envolve, Flávio Dino mais uma vez se apega ao jargão que o fez governador para justificar o seu fracasso: A culpa é do Sarney!!!

O artigo “Basta Comparar” que publicou é uma confissão de culpa, uma dissertação recheada de feitos virtuais, num Maranhão de “faz de conta”, real apenas na sua mente delirante, mas sentido na crueza dura do dia a dia pela população que indignada demonstra sua revolta medida nas pesquisas e explicitada nas redes sociais.

Sem um plano de governo, aproveitando-se das sobras do passado, faz um arremedo de administração em cima de obras e serviços que há anos se repetem no Estado. Não poupa ninguém para se auto defender. José Reinaldo e Jackson Lago, que tanto fizeram para ele chegar onde chegou, são tratados com o mesmo rigor que Sarney, culpados pelos “50 anos de descaso que atrasou o Maranhão” e que “essa página não pode ser virada de uma vez”, desculpas para as promessas ditas na campanha, que no ritmo e na eficiência de sua gestão jamais serão alcançadas.

Pinceladas superficiais daquilo que diz ter feito, sustentam sua argumentação de que faz um grande governo – “comparações entre nossa gestão e os mandatos da oligarquia”, e aí inclui José Reinaldo e Jackson, “vamos encontrar resultados sempre melhores a favor de nossa equipe” – num surto psicótico de uma mente conturbada.

Triste fim para alguém que se intitula redentor de um povo altaneiro, de um estado cheio de riquezas naturais, uma pessoa que em pouco tempo mostrou sua verdadeira face, a de um homem impregnado de ódio no coração, sem sonhos, mas cheio de orgulho, um projeto de ditador que terá vida muito curta para felicidade de todos.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Governo não cumpre acordo de repatriação

0comentário

O Governo do Maranhão está entre os estados que deixaram de cumprir os compromissos de ajuste nas contas que foram negociados com a União em troca da divisão dos recursos obtidos com a multa do programa de repatriação de recursos enviados ilegalmente ao exterior.

De acordo com balanço que consta de boletim sobre as finanças estaduais divulgado na quinta-feira, 17, pelo Tesouro Nacional, apenas três Estados cumpriram todos os acordos. O repasse total da repatriação foi de R$ 8 bilhões, sendo metade desse valor relativo à multa.

Os Estados inicialmente não tinham direito ao valor da multa. Ou seja, o repasse da repatriação para eles ficaria em cerca de R$ 4 bilhões apenas. Mas, diante das dificuldades financeiras, os governadores pressionaram a equipe econômica e o presidente Michel Temer para repartir os valores.

Para convencer o governo federal a ceder esse dinheiro, os governadores assinaram o “Pacto da austeridade fiscal pelo crescimento”, em que propuseram a elevação da contribuição previdenciária de servidores para 14%, a implementação de um teto de gastos e a redução de renúncias fiscais por meio da criação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF), que recolheria no mínimo 10% dos benefícios concedidos.

Nenhuma – O governo Flávio Dino (PCdoB) está entre os que não cumpriram nenhum dos compromissos firmados no ano passado, apesar de ser o que recebeu um dos maiores volumes de recursos da repatriação entre os Estados (R$ 568,9 milhões).

Além da gestão maranhense, também não cumpriram nenhuma cláusula do paco os governos do Distrito Federal – cujo governador, Rodrigo Rollemberg, foi o anfitrião de diversas reuniões para discutir o tem – de Minas Gerais, que vive situação financeira delicada, e de São Paulo.

Também não houve providências. Situação idêntica vivem Amazonas, Mato Grosso, Pará, Paraná e Roraima. Outros três Estados não forneceram informações. Cumpriram o compromisso integralmente os estados do Ceará, Piauí e Rio de Janeiro.

A adoção de medidas de austeridade pelos Estados é considerada necessária diante do quadro de avanço nas despesas, principalmente com pessoal e previdência de servidores.

O Estado

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS