Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
Após série de denúncias, a deputada estadual Andrea Murad esteve hoje (27) na UPA da Cidade Operária e constatou longa espera de pacientes que deveriam ter sido transferidos para hospitais como o Hospital Dr. Carlos Macieira. A parlamentar encontrou os idosos acomodados na Sala de Medicação da UPA, muitos há mais de uma semana esperando um leito. Andrea Murad anunciou que vai marcar uma audiência com o Procurador Geral de Justiça, Luiz Gonzaga, para tratar pessoalmente da situação constatada na UPA da Cidade Operária, envolvendo pacientes graves com risco de morte.
“Os idosos estão sentados em poltronas vários dias esperando ser transferidos para hospitais. Os acompanhantes desses idosos passam dia e noite em pé. E estamos diante de casos graves. Exemplo do senhor João Jorge Diniz de 74 anos. Ele teve trombose, está em uma poltrona na UPA há 9 dias esperando para ser transferido, trombose mata e mata rápido. O senhor Davi Santos, de 62, teve um infarto e chorou pedindo ajuda para ser transferido porque precisa de uma cirurgia. A pessoa sofreu um enfarte e está sentado em uma cadeira. Isso não existe! E muitos outros idosos em situação grave estão nesta condição e, apesar de regulados, só escutam que não tem leito. Isso precisa ser resolvido imediatamente”, alegou a parlamentar.
De acordo com a parlamentar, a sala de medicação estava lotada e a maioria dos idosos está em situação inadequada. No setor, uma senhora de 103 anos está há dias também em uma poltrona, o que Andrea considerou irregular e desrespeitoso. “Duas pessoas já morreram na sala de medicação esperando ser transferidas”, relatou Ana, filha de um dos pacientes.
Outro caso é o do senhor Joaquim Aguiar, de 64 anos. Ele veio de Barreirinhas onde tem um Hospital Regional que deveria ter dado toda assistência ao paciente, mas teve que vir para a UPA da Cidade Operária, em São Luís, sentindo fortes dores abdominais, para descobrir que está com um cisto no fígado. Já se passaram 9 dias e nem previsão de transferência para o Joaquim.
“Eu também estive no setor de emergência e recebi muitas reclamações de pacientes que estavam mais de 4 horas esperando atendimento, inclusive crianças de colo. O nome do setor já diz, é emergência, desde as primeiras horas do dia até à tarde e as pessoas não conseguiram ser atendidas. A situação é grave para os pacientes regulados e é grave para os pacientes que buscam emergência. O secretário Carlos Lula precisa ficar mais atento às condições que se encontram as unidades estaduais, procurar garantir mais eficiência da rede e resolver essa demora, porque as pessoas correm risco de morrer a qualquer momento e o governo não consegue garantir leito para os pacientes mais graves”, disse Andrea.
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Andrea Murad, Cidade Operária, UPA
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
“A total desativação do lixão da Ribeira é, sem dúvida, um dos grandes legados que a nossa gestão deixa para a população de São Luís. Por muitas décadas considerado um dos piores gargalos a ser enfrentados pelo município, por acarretar problemas de toda a ordem, o Aterro da Ribeira é, hoje, uma área em permanente processo de monitoramento para recuperação ambiental do espaço e em nada mais lembra a situação degradante de outrora”, afirmou o prefeito Edivaldo, em visita realizada nesta quinta-feira (27), ao antigo Aterro da Ribeira, que nesta semana completou dois anos de fechamento de suas atividades.
Acompanhado do vice-prefeito, Julio Pinheiro, de secretários municipais e convidados, Edivaldo percorreu toda a área monitorada e acompanhou o trabalho nas modernas Estações de Transbordos da Ribeira, único serviço atualmente operacionalizado no terreno do antigo lixão. Nas estações, veículos compactadores coletam os materiais e depois transportam-nos para à Central de Gerenciamento Ambiental Titara, que também foi visitada pelo prefeito nesta quinta-feira. A Central é um dos mais modernos aterros sanitários do país, localizado no município de Rosário, onde atualmente é realizada a deposição adequada do resíduo sólido gerado na capital maranhense, cerca de mil toneladas de lixo, diariamente.
“O fechamento do lixão da Ribeira foi mais um problema histórico da cidade solucionado com muito planejamento e responsabilidade, para disponibilizar à população uma nova realidade na gestão de resíduos sólidos da nossa capital”, frisou Edivaldo, acrescentando ainda que a paralisação das atividades na Ribeira é o marco da profissionalização da coleta de lixo na capital e da gestão de resíduos sólidos executada pela Prefeitura, em conformidade com as diretrizes que regem a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), fazendo com que São Luís figure como uma das primeiras capitais do país a obedecer e ser regida pela PNRS.
Dois anos após a desativação das atividades de deposição inadequada de lixo no local, a realidade atual na área comprova os inúmeros benefícios gerados com a iniciativa de fechar o lixão. Atualmente, o aterro ganhou características de um imenso jardim, onde é realizado permanentemente o acompanhamento ambiental da área, com monitoramento dos lençóis freáticos, do ar, da fauna, o controle da população de aves, entre outras ações estabelecidas pelo Programa de Recuperação de Áreas Degradas, documento aprovado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). As ações visam eliminar os danos ao meio ambiente ocasionados pelos anos de utilização inadequada da área.
Fotos: A. Baeta
Leia mais
Categoria Notícias • Política | Tags Aterro da Ribeira, Edivaldo Holanda Júnior
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
Com apenas 11 pontos ganhos conquistados após 11 rodadas, o Moto é o oitavo colocado e luta contra o rebaixamento para a Série D, mas a grave situação financeira pode acelerar a queda rubro-negra.
Ontem, pela segunda vez neste Brasileirão, os jogadores do Moto se recusaram a treinar por conta de três meses de atraso de salários e o presidente Célio Sérgio está sozinho e inclusive não conta com a ajuda daqueles “conselheiros” que tanto o aconselharam a assumir o clube.
O único recurso que o Moto tem pela frente é R$ 250 mil oriundos da Lei de Incentivo ao Esporte que foi autorizada ontem, mas não se sabe quando o clube receberá o dinheiro. Além disso, o Moto esperava receber pelo menos R$ 1 milhão para conseguir chegar até o fim da Série C.
O presidente da FMF, Antônio Américo e outros presidentes de federações do Nordeste tem feito pleitos junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que ajude financeiramente os clubes da região, mas não obtiveram resposta até o momento.
Os jogadores alegam que estão com três meses de salários atrasados e essa situação no Moto se agrava a cada dia, pois além da falta de patrocínio, o clube não pode contar com as arrecadações pífias nos jogos e os dirigentes demonstram total falta de habilidade para contornar esses movimentos de greve.
O resultado é esse que estamos vendo. Jogadores fazendo greve e outros pedindo para deixar o clube. O último caso foi o goleiro Márcio Arantes que não fica mais no clube. Sem oportunidade no clube, quem também pediu para sair foi o volante Max Carrasco.
“Vai ficar no Moto quem quer”, afirmou o presidente Célio Sérgio após saída de atletas.
Sem dinheiro, o Moto corre risco de ficar sem time para o restante da competição, além de ter que amargar o rebaixamento pela frente.
Tudo isso é triste e lamentável!!!
Foto: Welliandrei Campelo
Categoria Esporte • Futebol | Tags Greve, Lei de Incentivo, Márcio Arantes, Moto
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
A edição da última quarta-feira (26) do Jornal Agora Santa Inês destacou a atuação do deputado Sousa Neto (PROS), como o parlamentar que mais trabalha na busca de melhorias e da oferta de serviços públicos para a população de Santa Inês e de toda região do Vale do Pindaré.
O parlamentar é querido não só pelos moradores, como também pelas lideranças, pela própria classe política e empresarial. Todos sabem do compromisso e do amor que o parlamentar tem pelo povo daquela cidade, onde, na eleição de 2014 obteve mais de 15 mil votos só em Santa Inês.
Sousa tem estado em Santa Inês praticamente todos os meses, e aproveita para visitar suas bases e conviver com seus eleitores. Lembrado de vez em quando, como potencial futuro candidato a prefeito de Santa Inês em 2020, ele prefere pular esse assunto e focar por enquanto em sua reeleição.
Mas se não fala nisso, muitos de seus correligionários, mesmo admitindo que ainda está muito longe para se pensar em eleição de prefeito, o veem nessa condição. Uma coisa parece ser certa; Sousa Neto não disputará em 2018 eleição para deputado federal, sua assessoria diz que ele prefere ficar mais perto de seus eleitores.
Foto: Agência Assembleia
Leia mais
Categoria Notícias • Política | Tags Santa Inês, sousa neto, Vale do Pindaré
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, lançou na última terça-feira (25), um serviço inovador, que trará melhoria e eficiência no sistema municipal de Saúde, trata-se do Disk Hospital. A partir de agora qualquer morador da cidade e dos povoados vão poder marcar consultas, fazer chamadas de emergências e obter informações sobre pacientes através de dois números.
De acordo com Hilton Gonçalo, o serviço visa modernizar a rede municipal de Saúde. “Agora o morador dos povoados distantes, não vai precisar se deslocar até a sede para marcar uma consulta. De casa, ele vai poder marcar uma consulta através do telefone”, explicou o prefeito.
Além da marcação de consultas, Hilton Gonçalo também quer agilizar o serviço de emergência da cidade por isso, os dois números também serão utilizados para chamados que necessitam de urgência de atendimento. Assim como serão disponibilizados veículos para levar pacientes até a capital maranhense para realizar procedimentos como hemodiálise ou outros tratamentos.
“Estamos disponibilizando quatro veículos, todos adquiridos com recursos próprios, para realizar o atendimento de emergência em Santa Rita e transportar pacientes se for necessário até São Luís. Estamos oferecendo mais qualidade, comodidade e um melhor atendimento para salvar a vida das pessoas em Santa Rita”, declarou.
No Hospital Maria Helena Freire que foi reformado e equipado recentemente, atualmente estão disponibilizadas as seguintes especialidades médicas: clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cardiologia, ortopedia e cirurgia geral.
O Disk Hospital vai funcionar diariamente por 24 horas e a central de telefone vai ficar no próprio Hospital Maria Helena Freire.
Telefones para informações e emergência: (98) 987816107 – 992320778
Foto: Divulgação
Categoria Notícias • Política | Tags Consulta, Disk Hospital, Hilton Gonçalo, Marcação, Santa Rita, telefone
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
O Sampaio iniciou a venda de ingressos para a partida deste sábado (29), às 17h, contra o ASA-AL, pelo Campeonato Brasileiro Série C.
Estão sendo disponibilizados os bilhetes para os setores 1, 2 e 3 ao preço de R$ 20 e cadeiras cobertas R$ 50. Os setores 4, 5 e 6 não funcionarão.
Hoje os ingressos estão à venda nas lojas oficiais e parceiras do clube. A partir desta sexta-feira (28) nas bilheterias do Nhozinho Santos e Castelão.
Com 16 pontos ganhos e ocupando a quarta colocação, o Sampaio pode subir ainda mais na classificação em caso de vitória e se aproximar ainda mais da classificação para o mata-mata de acesso à Série B.
O Tricolor até aqui não cumpre uma boa campanha em casa. Em cinco jogos, venceu o Salgueiro (no Nhozinho Santos), empatou com Cuiabá e Remo e foi derrotado pelo CSA e Moto.
No Castelão, o Sampaio realizou 4 jogos e ainda não venceu.
Chegou a hora…
Foto: Lucas Almeida
Categoria Notícias • Política | Tags ASA, Campeonato Brasileiro, Sampaio, Série C
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deslocou R$ 9 milhões da verba destinada para uso exclusivo de serviços da dívida interna do Estado para gastos com a divulgação de ações de seu governo.
O decreto que remaneja a verba foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 12.
Para 2017, ano pré-eleitoral, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP) já possui a previsão de orçamento de R$ 58,9 milhões.
A pasta, como se sabe, é comandada pelo presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry. Alvo de inquérito policial da Superintendência Estadual de Prevenção e Combate à Corrupção (Seccor) por possível corrupção passiva, ele é a principal aposta do Palácio dos Leões para a Câmara dos Deputados em 2018.
Atual7
Categoria Notícias • Política | Tags Flávio Dino, Márcio Jerry, propaganda, Secap
Por Zeca Soares • quinta-feira, 27 de julho de 2017
O governador Flávio Dino (PCdoB) e seus mais apaixonados seguidores bem que tentaram, mas não conseguiram negar o abalo que as mais recentes pesquisas causaram em suas hostes.
Mais especificamente os levantamentos do instituto Escutec, que desde o mês passado tem feito consultas em vários municípios do estado – todos apontando, até, agora, vitória da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) sobre o comunista.
E a prova cabal veio ontem, depois de o chefe do Executivo cumprir agenda na cidade de Codó.
O governador desembarcou na cidade com seu séquito para anunciar, como sempre, diversas obras e ações. Prometeu o que podia e um pouco mais.
O pano de fundo para a visita, no entanto, é o resultado de dois questionamentos feitos pelo Escutec aos eleitores da cidade. O primeiro deles: qual a preferência local na disputa pelo Governo do Estado em 2018. Roseana Sarney apareceu com 40%; Flávio Dino, 31,5%.
Mas o que mais incomodou os comunistas foi o resultado do segundo questionamento: para 61% dos codoenses, a peemedebista fez mais pela cidade do que o atual governador.
E a visita de ontem, então, pode ser considerada um “efeito Escutec”.
Estado Maior/ O Estado
Categoria Notícias • Política | Tags Codó, Flávio Dino, Obras, Pesquisas, Roseana Sarney