A comédia Pão com Ovo inicia nova temporada pelo Maranhão, dentro do projeto “É Mais Cultura e Turismo Teatro”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
Ao todo serão contempladas 10 cidades com apresentações de graça em praça pública.
A primeira cidade a receber o projeto será Estreito e a última Vargem Grande.
Além do Pão com Ovo, haverá a apresentação da Cia Cambalhotas com o espetáculo “Sganarelle e o Amor de Suzete”.
Veja a programação:
Estreito (09/07), Tuntum (11/07), Lago da Pedra (13/07), Santa Luzia (15/07), Zé Doca (17/07), Santa Helena (19/07), Araioses (21/07), Coelho Neto (23/07), Coroatá (24/07) e Vargem Grande (25/07).
Aprovado por unanimidade, na Sessão desta terça-feira (4), o Projeto de Lei n° 166/2017, de autoria do deputado Eduardo Braide, que inclui a Festa de São Marçal no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão. O parlamentar destacou a importância do Projeto de Lei para o evento que, em meio a polêmicas, chegou a sua 90ª edição este ano.
“O Projeto de Lei de nossa autoria é o reconhecimento e uma justa homenagem à essa cultura viva, que passa por cima de qualquer impasse, de qualquer dificuldade, vence polêmicas, gera renda e é um ponto forte para o turismo. Foi isso que vimos no João Paulo no último dia 30 de junho. E é exatamente o que queremos ver assegurado a partir de agora quando o Projeto virar lei”, ressaltou Eduardo Braide.
Em seu discurso, o deputado agradeceu aos demais parlamentares pela aprovação unânime do Projeto de Lei n° 166/2017.
“Agradeço a cada deputado que votou de forma favorável a este Projeto que não é meu. É da Assembleia Legislativa em prol da nossa cultura, por aqueles que bravamente resistem e fazem acontecer a Festa de São Marçal todos os anos”, afirmou Braide.
O Projeto de Lei n° 166/2017, de autoria do deputado Eduardo Braide, inclui a Festa de São Marçal no calendário oficial de eventos do Estado, realizada anualmente no dia 30 de junho. O Projeto segue agora para sanção do governador do Estado.
A Prefeitura de Codó, em parceria com Governo do Estado do Maranhão, iniciou nesta segunda-feira (3) as obras do programa “Mais Asfalto”, que ira recuperar ruas e avenidas da cidade. Nesta primeira fase o programa contemplará o município com nove quilômetros de asfalto, para melhorar a mobilidade urbana. O prefeito Nagib esteve visitando o início das obras, juntamente com o Secretário de Governo, João de Deus, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Roberto Albuquerque.
Homens e máquinas começaram pelo centro da cidade, colocando nova pavimentação asfáltica na Rua Antonino Lages, importante via que liga o centro a Praça Almirante Tamandaré. As obras ainda colocaram a massa asfáltica na Avenida Primeiro de Maio, Bairro Santo Antônio e Rua Barão do Rio Branco, Bairro São Sebastião.
“Uma das prioridades de nosso prefeito é justamente realizar a recuperação da massa asfaltica de nossa cidade. O período invernoso foi muito prolongado e abundante, o que sacrificou as vias. Mas a vontade política do nosso gestor é maior que qualquer adversidade, por isso sempre está em busca de recursos e parcerias para melhorar a vida dos cidadãos codoenses. Essa importante parceria entre a Prefeitura de Codó e Governo do Estado irá beneficiar muito nossa população”, disse o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Roberto Albuquerque.
Os moradores das ruas contemplada nesse início do projeto aprovaram a iniciativa e agradeceram pessoalmente ao Prefeito Nagib. “Estávamos com muita dificuldade de locomoção. Eu sempre faço a feira e estava com dificuldade de andar nessas ruas. Estamos muito satisfeitos de ver o trabalho sendo realizado, com asfalto grosso, de qualidade e com a presença do prefeito aqui nas ruas para falar com a gente”, agradeceu Dona Maria da Silva Lima.
Para o prefeito Nagib, a parceria é de grande valia e chega na hora certa. “Tivemos um período de chuvas intensas. Nossas vias firam bem danificadas e nossa população aguardava ansiosa pelo início das obras. É um momento muito importante, pois marca o início do programa Mais Asfalto em Codó, essa parceria tão importante, entre a prefeitura e o Governo do Estado, que irá beneficiar nossa população. Iniciamos em vias de muito fluxo e estratégicas para a melhor mobilidade urbana, como a Antonino Lages, que liga o centro a região da Trizidela e o bairro Santo Antônio, além da AV. Primeiro de Maio e Barão do Rio Branco. É apenas o começo, pois iremos recuperar todas as nossas vias, levando mais trafegabilidade e qualidade de vida aos codoenses”.
A Prefeitura de Pinheiro reforça a saúde com a aquisição de mais uma ambulância para o serviço de urgência do Hospital Antenor Abreu.
Segundo o prefeito Luciano Genésio, a contratação da amulância foi necessária para descongestionar a frota do SAMU que conta com algumas ambulâncias em manutenção, pois foram deixadas pela antiga gestão totalmente sucateadas e em condições precárias de circulação.
O prefeito Luciano tem feito mudanças importantes na saúde do município. “As melhorias podem ser observadas em todas as unidades de saúde”, destacou o prefeito Luciano Genésio.
Dentre as ações que apontam o avanço da Saúde em Pinheiro estão as reformas, ampliações e adequações foram feitas nos hospitais Materno Infantil e Antenor Abreu, Samu e postos de saúde, logo nos primeiros meses de governo, além da ampliação da equipe médica.
Os servidores públicos do Maranhão poderão parcelar o pagamento do IPVA dos seus veículos com desconto na folha de pagamento. É o que propõe o Projeto de Lei 152/2017, de autoria do deputado estadual Wellington do Curso (PP), em tramitação na Assembleia Legislativa.
De acordo com a proposta de Wellington, o servidor que optar pelo parcelamento do pagamento do imposto, pode requerer o desconto em folha em até doze parcelas.
“Essa é uma iniciativa que beneficia o conjunto dos servidores do Estado. A opção é para aqueles que preferem pagar o IPVA dos seus veículos de forma parcelada. Nós estamos com essa proposta, permitindo que o parcelamento em doze vezes e com desconto na folha de pagamento”, disse Wellington.
Ainda de acordo com o projeto, para ter os benefícios do Programa de Desconto em Folha Parcelado, o servidor deverá solicitar, pessoalmente, em seu órgão de origem, e se sujeitará às regras utilizadas na administração pública para empréstimos do mesmo tipo, a exemplo de empréstimo consignado. O projeto não altera os calendários de pagamentos, fixados pelo número final de cada placa.
“Essa ideia veio dos próprios servidores públicos e representa um avanço. Tanto para o servidor, que terá possibilidade de um número maior de parcelas quanto para o Governo, que terá a certeza do recebimento dos valores devidos. Assim, ganham os dois lados”, afirmou Wellington.
Tramita também na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Nº 099/2017, que é de autoria do deputado Wellington e prevê o impedimento da retenção, apreensão e recolhimento do veículo com o IPVA atrasado. A proposta tem justificativa firmada no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) e busca guardar algo que é assegurado na própria Constituição, ao proibir o efeito de confisco.
Na manhã desta segunda-feira (3), utilizando a tribuna da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Honorato Fernandes (PT) cobrou o cumprimento de acordos feitos, por meio de seu mandato, com a Prefeitura de São Luís e a Cemar. Do Executivo Municipal, cobrou ainda ações na área de infraestrutura e esclarecimentos com relação aos rumores de um suposto esquema envolvendo a Secretaria Municipal de Fazenda e a máfia fiscal.
Com relação ao acordo realizado, por meio de seu mandato, com a Prefeitura de São Luís e a Cemar, o parlamentar esclareceu que, há aproximadamente um ano, ele esteve com o ex-secretário de urbanismo Diogo Lima, acompanhando uma intervenção realizada de forma incorreta pela Cemar na Avenida dos Africanos. A intervenção consistia na instalação de uma linha de postes ao longo da via. O equivoco se deu, segundo o parlamentar, pois ”algumas instalações foram realizadas no meio do calçadão, comprometendo a mobilidade dos pedestres que circulam pela região, bem como o visual paisagístico da cidade”, afirmou Honorato.
De acordo com o vereador, a vistoria foi feita, a fim de constatar in loco o problema em questão. Ao final da vistoria, os técnicos da companhia energética reconheceram que os postes de algumas instalações não estavam bem posicionados e se comprometeram a apresentar um novo projeto, considerando os aspectos e urbanísticos e de mobilidade.
Entretanto, segundo Honorato, até hoje nada foi feito a fim de reparar a instalação realizada de forma incorreta, por isso, uma ação será ajuizada para cobrar o cumprimento do acordo. “Esta semana, entraremos com uma ação contra a Prefeitura e a Cemar, cobrando a devida medida legal para que o reparo da obra seja realizado”, disse o vereador.
Infraestrutura
A falta de infraestrutura em algumas comunidades da zona rural também pontuada pelo parlamentar. Em seu pronunciamento, Honorato afirmou que a prefeitura está em falta com as comunidades do Cajueiro, Cajupe e Rio Grande. Nesta última, uma das avenidas está completamente comprometida, elevando o risco de acidente na área.
“Não é de hoje que faço essa cobrança. Já denunciei por meio de fotos nas redes sociais, já falei com secretário, mas a situação continua do mesmo jeito. A questão não é só a trafegabilidade do local que está comprometida, mas o alto risco de acidente que o problema traz”, destacou.
Denúncia Semfaz
Outro tema abordado por Honorato durante o pronunciamento foi o suposto esquema de sonegação fiscal envolvendo empresas que teriam causado perdas aos cofres do município que ultrapassam os R$200 milhões. O parlamentar defendeu a apuração responsável das denúncias antes de atribuir qualquer juízo de valor aos envolvidos no caso.
“Precisamos ter acesso ao conteúdo real dessas denúncias, para que não corramos o risco de sermos levianos, mas também não corramos o risco de sermos omissos em ajudar o prefeito a intervir em qualquer distorção que possa estar acontecendo”, afirmou Honorato, que finalizou a fala ratificando a confiança na idoneidade do prefeito e no trabalho do secretário de governo, sem descartar, no entanto, a importância da averiguação dos fatos.
“Tenho certeza da honestidade do prefeito e acredito no trabalho do secretário Lula. Mas não se pode deixar fechar os olhos para os fatos que estão sendo apresentados. Por isso, eles precisam ser averiguados, a fim de que não cometamos nenhuma injustiça ou omissão”, finalizou.
O Ministério Público Federal (MPF) investiga o desvio de verbas públicas que deveriam ter sido utilizadas para reforma de escola e compra de meranda escolar no Maranhão.
A TV Globo mostrou uma reportagem de Alex Barbosa em uma escola no município de Bela Vista do Maranhão.
O esquema envolvia vários fornecedores de mentira que foram facilmente descobertos pela reportagem do Bom Dia Brasil.
O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de hoje, para fazer referência ao projeto ‘Casa Ninar’, que será inaugurado amanhã pelo governador Flávio Dino (PCdoB).
Sem entrar no mérito no que diz respeito à relevância do projeto – que utiliza a estrutura da ‘Casa de Veraneio do Governador’, o parlamentar apontou incoerência de Dino.
Ele lembrou que durante a campanha de 2014 Flávio Dino utilizou o discurso de venda do imóvel para aplicação do recurso público – com especulação imobiliária -, para a construção de um grande hospital do câncer no estado.
“O governador Flávio Dino passou toda a campanha dizendo que ia vender a Casa de Veraneio e ia investir esse dinheiro na saúde pública do estado, e assim ele não fez. E quando nós vamos falar desse projeto Ninar, ele se encontra no metro quadrado mais caro de nossa capital. Ali os vizinhos da Casa Ninar não vão utilizar, todos têm condição de pagar um particular se, por ventura, tiverem um filho com a microcefalia ou com alguma deficiência. Quem vai precisar do Projeto Ninar é quem está na periferia, é quem está na zona rural, é quem está no interior do estado e vai ter toda essa dificuldade para se deslocar até a antiga Casa de Veraneio”, disse.
Edilázio se colocou favorável ao projeto Ninar, mas defendeu a extensão do atendimento a todo o estado, e não apenas na Ponta d’Areia, onde há o metro quadrado mais caro do Maranhão.
“Aqui a matemática é bem simples, se [a casa] fosse vendida, quantos projetos Ninar dava para fazer no Maranhão todo? Quantos prédios davam para ser construídos em todo o Maranhão? Vendia a casa de veraneio e construía, podia ser no Olho D’água, com o metro quadrado muito mais em conta, construía um em Imperatriz, um em Balsas, um em Bacabal, um em Açailândia, um em Chapadinha, deputado Levi Pontes, construía pelo menos uns oito projetos Ninar só com um que ele está colocando aqui na ponta D’Areia, no metro quadrado mais caro do Estado. Então, fica aqui apenas o meu repúdio à hipocrisia do governador Flávio Dino e o discurso fajuto do governo”, concluiu.