O deputado estadual Rigo Telles (PV) propôs nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades cometidas pela Federação Maranhense de Futebol (FMF) e pode acabar atingindo o Governo do Maranhão.
O pedido de CPI é uma espécie de satisfação que o deputado está dando à população de Barra do Corda em virtude da decisão da FMF que retirou a possibilidade do Cordino fazer a decisão do Campeonato Maranhense, no Estádio Leandrão.
Mas o que pretende o parlamentrar?
Rigo Teles defende que a CPI servirá para prestação de contas dos recursos públicos recebidos pela entidade. “Só agora através de uma CPI, que é um direito nosso, que é um direito obtido por esta Casa de Parlamentares, nós possamos chegar e saber se tem realmente alguma irregularidade, algum desvio ou se está tudo regularizado”, disse o deputado que sempre defendeu a ajuda do governo aos clubes de futebol.
O problema é que o objetivo de Rigo Teles que é um parlamentar da base de Flávio Dino na Assembleia pode deixar o Governo em situação bem delicada se essa CPI for adiante.
Há dois anos o Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Futebol, criado pela FMF, repassa recursos aos clubes e isso Rigo Teles sabe muito bem. O que vamos saber como foi feita a divisão de R$ 3,6 milhões, nos últimos dois anos. Apenas metade desses recursos ficou com os clubes.
Vamos saber mais detalhes sobre repasse de recursos para as televisões para a transmissão dos jogos. Em 2016, sem que houvesse licitação, a TV escolhida foi a TV Guará. Este ano, novamente sem licitação, a TV escolhida foi a TV Difusora como afirmou o presidente da FMF, Antonio Américo. Diferentemente da TV Guará, a TV Difusora recebeu os recursos, mas não transmitiu os jogos.
Como o Governo do Maranhão pagou uma TV sem que ela cumprisse o contrato e nada aconteceu? Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado, nenhum órgão viu nada disso? A CPI, então, deve chegar nesse ponto.
E é isso que uma CPI na FMF vai descobrir agora. Resta saber se o Governo vai querer que essa história vá adiante….
Em tempo, o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, procurado pelo deputado Rigo Teles alertou: “O deputado ontem me procurou na minha bancada ali e me mostrou a solicitação. E eu fiz ver a ele que essa solicitação carecia de fundamentação”, afirmou.
Foto: JR Lisboa/Agência AL
Porque esse pobre deputado,sem expressão,nunca destinou emendas parlamentares em prol do estadio de futebol de Barra de corda e etc.Agora que está chegando eleições,ele quer aparecer.muito tarde!
Essa figura esta querendo aparecer pra populacao de Barra do Corda, o povo deveria lembrar que nunca fez nada em prol do futebol, muito menos pra equipe de sua cidade onde o pai foi prefeito e poderia muito bem ter feito melhorias no estadio que com isso teria condicoes de sediar a decisao do campeonato, que qualquer cidadao de bom senso ja entendeu perfeitamente o porque da decisao nao ter sido la, a FMF simplesmente esta obedecendo recomendacoes da CBF, FIFA, ESTATUTO DO TORCEDOR etc.
jocca, a CBF aprovou o estádio, no 1.º turno foi lá….porque mudar agora,,,somente porque é o sampaio! você é boliviano….e os outros! onde anda teu espirito de amor e respeito pelo outro! tudo tem que ser o sampaio…..precisamos olhar e fazer o correto….sampaio sozinho não vive o futebol maranhense meu bom vizinho…..