Nagib entrega premiação dos Jogos de Codó

0comentário
Prefeito Francisco Nagib entrega troféus na solenidade de premiação dos JECO’s 2017

O ginásio poliesportivo Carlos Fernando foi palco de mais um grande evento esportivo, com a solenidade de encerramento e entrega das premiações dos Jogos Escolares Codoenses (JECO’s) edição 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22). O evento contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Governo João dos Plásticos, o Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, o Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, vereadores e demais autoridades do município.

Os Jogos Escolares Codoenses – JECO´S 2017 foram realizados durante quinze dias do mês de junho, envolvendo 37 escolas da rede publica e escolas particulares. “Foram dias de muita emoção e competitividade entre as escolas em todas as modalidades, mas a rivalidade era apenas dentro das quadras e nas pistas, prevalecendo o respeito entre todos e a vontade de fazer o melhor por sua escola. Mais uma vez toda a equipe organizadora os cerca de dois mil estudantes e atletas envolvidos”, disse o presidente da Câmara Expedito Carneiro.

O Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para realização de mais uma edição dos JECOS e falou da importância de continuar investindo no esporte codoense. “É uma grande festa do esporte e um palco para a revelação de nossos talentos jovens, nossos grandes valores criados em nosso município. Codó tem uma grande vocação natural para vários esportes. Nossa juventude está despontando e conseguindo importantes resultados em eventos em outros estados. A forma de incentivarmos é também realizar os JECOS da melhor maneira possível”.

Para o prefeito Nagib foi uma grande satisfação em realizar e prestigiar seu primeiro JECO’s como gestor. “É muito gratificante e uma grande emoção em nosso primeiro ano na prefeitura poder realizar um evento tão importante e que envolve tantos jovens. Prefeitura de Codó fará a entrega não só das medalhas e troféus aos campeões, mas também o reconhecimento do brilhante trabalho executado durante esses 15 dias. Os jogos proporcionam a integração dos alunos de todas as escolas públicas e privadas, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Daqui sairão grandes talentos e valorosos cidadãos. Parabéns que eu Deus abençoe a todos”, concluiu.

A Escola Batista mais uma vez liderou o quadro de medalhas (34 medalhas de ouro/ 20 pratas/ 7 de bronze), seguido das escolas Matta Roma (16 medalhas de ouro/ 6 de prata e 3 de bronze), Ananias Murad (14 medalhas de ouro/15 de prata/12 de bronze), e IFMA (13 medalhas de ouro/10 de prata/7 de bronze).

Fotos: Divulgação

sem comentário »

Andrea defende que CPI apure desde 2004

0comentário
Deputada estadual, Andrea Murad (PMDB)

A líder do bloco de oposição da Assembleia Legislativa, deputada Andrea, argumentou na Assembleia Legislativa que a CPI proposta pelo deputado Wellington do Curso deve abranger desde a gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares, quando iniciou a contratação de OS e OSCIPS, passando pelos governos de Jackson Lago, Roseana Sarney e agora Flávio Dino.

“Em relação à CPI proposta pelo Deputado Wellington, eu como oposição, como uma deputada que também quer as coisas esclarecidas, pedi ao Deputado Wellington que a CPI fosse desde a gestão de Ricardo Murad, que tanto vocês incriminam e até hoje não encontraram nada contra ele. E vou além, vou pedir ao Deputado Wellington que vá desde o Governo José Reinaldo, quando foi implantado esse modelo de terceirização, passando pelo de Jackson Lago, Roseana Sarney, chegando finalmente ao governo Flávio Dino. Por que se quiser investigar profundamente tem que ser assim, do início até o fim” discursou hoje.

Andrea Murad criticou ainda o anúncio do governo sobre a realização de concurso para a saúde como medida de abafar os escândalos na área e o fato de muitos aprovados em seletivos do Estado em 2015 não serem chamados.

“Só após os escândalos na Saúde, ele anuncia o concurso público. E ano véspera das eleições. E cadê as pessoas que passaram no seletivo em 2015 que até hoje não foram chamadas? Depois de muita pressão inaugurou alguns hospitais – destacando que todos foram deixados prontos pelo ex-secretário Ricardo Murad somente para Flávio Dino inaugurar ou concluir – que todos nós sabemos que as vagas são preenchidas por indicações políticas. Se V. Ex.ªs quiserem, eu cito alguns deputados e prefeitos, muitos inclusive mandam e desmandam nas unidades, por isso que não chamam quem passou no seletivo e por isso que a Saúde está como está. Aí vem este secretário dizer que nunca se investiu tanto na saúde como agora. Ora, tenha paciência! Está de brincadeira? De fato, com esse tipo de declaração ele só demonstra que não sabe o que acontece na gestão dele, que sequer ouve a população. Eu denuncio quase que diariamente as filas nas unidades, sem médicos e sem atendimento para a população, médicos reclamando sem receber, hospitais abandonados ou sendo sucateados, em Upas chega a faltar buscopan e até gaze, a saúde está um um caos, a EMSERH quarteirizando serviço para INVISA e a BIOSAÚDE acusadas judicialmente de desvios de recursos em outros estados, mas a Saúde para o secretário está muito bem”, disse.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Honorato assume PT em São Luís

1comentário
Vereador Honorato toma posse como presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Luís

O vereador Honorato Fernandes (PT) tomou posse na manhã desta sexta-feira (23) como Presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de São Luís, ao lado dos demais membros da nova Executiva Municipal e da nova diretoria. Membros da sociedade civil, de movimentos sociais e representantes do poder público estiveram presentes na cerimônia.

O novo presidente do diretório Estadual do PT, Augusto Lobato; o vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB); o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim; os deputados federais, Zé Carlos (PT), Weverton Rocha (PDT); o secretário estadual de Direitos Humanos Francisco Gonçalves, além dos demais membros da Diretoria participaram ao lado do novo presidente da solenidade e se pronunciaram durante o ato.

Honorato destacou que o objetivo é dar continuidade ao processo de fortalecimento do PT, alicerçado nos princípios de inclusão, justiça e igualdade do partido, para que a legenda ganhe forças para as eleições de 2018.

“Seremos incansáveis na luta em defesa da classe trabalhadora, da justiça e da igualdade. O PT de São Luís, assim como o PT do Maranhão será o carro chefe na condução da construção de um novo momento para o estado do Maranhão e para a retomada do projeto de inclusão e de igualdade ensejado por Lula”, declarou o novo presidente do PT de São Luís.

O presidente empossado destacou ainda os motivos da escolha da data para realizar o ato simbólico de posse, lembrando que o dia é um marco na história de vida pessoal e política dele, pois sua mãe, a professora Ieda Cutrim Batista completaria 76 anos. Ieda Batista era professora da Universidade Federal do Maranhão, militante e uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores no Maranhão e integrante do Grupo de Mulheres da Ilha de São Luís.

“O dia de hoje não foi escolhido ao acaso. Hoje, 23 de Junho, minha mãe, a professora Ieda Batista completaria 76 anos. Desde criança pude acompanhar a militância dela nos movimentos sociais, na luta e discussão de políticas de inclusão das mulheres na sociedade. E Graças a ela que eu tenho orgulho de dizer que eu honro a minha bandeira, a bandeira do Partido dos Trabalhadores”, destacou Honorato.

O novo presidente do diretório Estadual do PT, Augusto Lobato, destacou a força articuladora do vereador que, segundo ele, o destacou dentro do partido e se disse disponível a para ajudá-lo no projeto de unificação da legenda, mesmo em meio às adversidades que o partido enfrenta por conta de fragmentações.

“Honorato não se elegeu presidente, porque ele é vereador, mas sim pelo seu poder articulação. E quero dizer que você vai ter um parceiro para ajudar a construir a unidade partidária. A nossa responsabilidade é muito grande, pois precisamos unificar o nosso partido na diversidade”, declarou o novo presidente do diretório estadual do PT.

A representatividade feminina na gestão

Na sua fala final, Honorato, que em suas atividades parlamentares, por inúmeras vezes, se posicionou a favor da luta pela causa feminina e contra a cultura do estupro, buscando sempre levar o debate acerca da questão de gênero para o Legislativo Municipal, falou sobre a escolha de duas mulheres para compor a 1º e 2º vice-presidência do diretório: Silvana Brito Vera Cruz e Neuseli Maria de Almeida Pinto, respectivamente.

“Sou um admirador das mulheres inquietas e que lutam pelos seus direitos, que lutam contra a opressão rotineira e habitual da nossa sociedade machista. E posso dizer que Silvana e Neuseli estão no rol das mulheres que são alvo da minha admiração. Duas mulheres capacitadas e de grande relevância na militância do nosso partido”, declarou o novo presidente do PT de São Luís.

A 1º vice-presidente do Diretório Municipal do PT, Silvana Brito Vera Cruz declarou que espera contribuir para uma “gestão coesa, democrática, que saiba dialogar para dentro e fora do PT, dando continuidade à luta do partido pelas causas sociais, das negras e negros, mulheres e demais classes menos favorecidas”, afirmou.

Foto: Divulgação

1 comentário »

Rogério Cafeteira destaca São João no MA

0comentário
Deputado estadual Rogério Cafeteira

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Rogério Cafeteira (PSB) destacou como positiva a organização do São João 2017 pelo Governo do Maranhão. Ele saiu em defesa do governo diante das críticas que tem sido feito ao festejo Junino. Esta semana, três deputados se manifestaram sobre o assunto: Edilázio Júnior, Eduardo Braide e Andrea Murad.

Respondendo às suposições da deputada Andrea Murad de que o governador apenas contratava artistas filiados ao PCdoB, o líder do governo questionou se a última artista a se apresentar no estado, a cantora Elba Ramalho, é filiada ao partido comunista.

“Eu não sabia que a Elba Ramalho era filiada do PCdoB é uma surpresa para mim”, disse o parlamentar, em tom descontraído, declarando que irá chamar a cantora Elba Ramalho e o cantor Geraldo Azevedo de companheiros, diante das suposições da deputada Andrea.

Ele também fez um convite para a parlamentar de Oposição, para que ela fosse a algum arraial da programação do Estado e conferisse de perto a excelente organização dos arraiais e beleza das apresentações culturais do Maranhão.

Cafeteira também se manifestou sobre a criação da CPI da Saúde. Ele disse concordar com o posicionamento pessoal do deputado Max Barros, quando expôs ser contra a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), quando já existe uma investigação em curso com a mesma finalidade.

O parlamentar deixou claro que o governador não faz interferência nas decisões tomadas pelos deputados da base governista e que apenas externou uma posição de que não há nenhuma orientação do governo contra a CPI. Segundo ele, os deputados devem agir de acordo com suas consciências e sua análise de juízo e de valor.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Precipitação e amadorismo da Federação

5comentários
Presidente da FmF, Antônio Américo e o diretor de competições Antônio Henrique

Foi no mínimo precipitada a declaração do diretor técnico da FMF, Antonio Henrique ao afirmar que existia irregularidade no caso Fredson.

Em entrevista à Rádio Mirante AM, ontem à tarde, o dirigente afirmou: “A Federação consultou duas fontes, primeiro a súmula que diz que ele jogou irregular e consultou o site da própria federação. E ele estava realmente irregular. Ele pegou os três cartões amarelos e jogou esta quarta partida na sequência quando ele deveria ter cumprido (suspensão) uma partida, e não cumpriu. Então, em o Sampaio perdendo esses pontos, o Cordino se sagra campeão do campeonato”, disse após consultar as súmulas.

Mas não havia irregularidade alguma segundo o Sampaio, por isso, o dirigente deveria ter evitado qualquer tipo de manifestação precipitada.

Até mesmo o presidente da FMF mergulhou no erro do seu diretor ao afirmar que o Sampaio era reincidente e que tinha que se profissionalizar. “isso tudo desencadeia vários problemas por falta de profissionalismo, essa que é a realidade. Falta de profissionalismo daqueles que fazem o campeonato e não atentam para os jogadores que estão aptos para serem escalados em um jogo de futebol”, disse o presidente da FMF.

Hoje, o presidente da FMF, Antonio Américo Lobato Gonçalves disse que a denúncia foi equivocadamente encaminhada ao TJD e pedirá a devolução e consequentemente o arquivamento da “denúncia”.

“Ante o erro na análise da Súmula do jogo Sampaio X Cordino, acerca do cartão amarelo, nas primeiras horas da tarde de hoje estarei oficiando ao TJD/MA, para devolver a denúncia formulado pelo Cordino, equivocadamente encaminhada”, disse.

A precipitação do diretor técnico é mais um elemento para Américo substituí-lo no cargo. É por isso que surge com toda força o nome do ex-presidente do Moto Hans Nina como foi divulgado aqui com exclusividade.

Foto: Flora Dolores/ O Estado

5 comentários »

Escritor português lança livro em São Luís

0comentário
Escritor português, Fernando Marques

O poeta e escritor português, Fernando Marques, na próxima terça-feira (27), o seu segundo livro, “Saudades, sonhos e emoções que alimentam a alma”. A noite de autógrafos vai ocorrer no auditório da sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, localizada na Rua 44, Quadra 59, nº 23, Bequimão, a partir das 20h. Na obra, o poeta, como um andarilho sonhador, nos faz viajar com ele por continentes, na companhia desses três sentimentos que nutrem nossa vida: saudades, sonhos e emoções.

Na mistura de sentimentos, uma história inspirada na vida do próprio autor, com sonhos que o despertam e o fazem acordar para persegui-los, e fazer disso a missão da sua existência.

“Escrever um livro a partir de um sonho, nem sempre deve ser uma façanha muito fácil. Esta obra nasceu inspirada pelas recordações e saudades que emanam da minha alma”, ressalta Fernando Marques.

Segundo o amigo do autor, e também escritor e poeta, Nicolau Barros, que assinou a orelha do livro: “Quando saudades, sonhos e emoções mesclam-se na alma de um poeta da dimensão de Fernando Marques na plena liturgia do fazer sonhar, o resultado só poderia ser um: uma belíssima história, recheada de poesias”.

A professora universitária e revisora da obra, Cecília Dutra, retrata o livro como reminiscências de um poeta português: “Muita sensibilidade, amor, emoção, afeto e saudade. Um autor do presente, mas que retrata passagens com um certo lirismo não fugindo do real e belo”, analisa Cecília.

Fernando Marques lançou seu primeiro livro “Mação – Rastos Existenciais”, que é a sua autobiografia, em 2006, que conta a sua vida, desde a sua infância e adolescência em Portugal, a sua vinda e estadia no Brasil, até os seus 65 anos. E agora se prepara para lançar sua segunda obra, onze anos depois, mas que já vem sendo idealizada e trabalhada há um certo tempo pelo autor.

“Nesta altura da vida, nunca foi tão fácil iniciar o roteiro de um livro. No caso deste, mergulhei no passado e deixei que as recordações viessem à tona, e com elas, as emoções desses acontecimentos, que foram inevitáveis, para me inspirar a escrever e colecionar em forma de linhas, as minhas saudades, sonhos e emoções”, comenta o autor.

(mais…)

sem comentário »

Surpresas da pesquisa Escutec

1comentário
Secretário de Educação, Felipe Camarão

Alguns dados novos surgiram do levantamento Escutec, o primeiro sobre a corrida eleitoral de 2018 publicado por O Estado, e que gerou forte repercussão nos meios políticos maranhenses.

Já era de se esperar a liderança da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), até como contraponto ao governador Flávio Dino (PCdoB). Também já se aguardava a presença do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) com potencial considerável na disputa por votos para o governo.

Surpresa mesmo foi a presença de nomes que sequer anunciaram o desejo de disputar cargos eleitorais, como Felipe Camarão e Gutemberg Araújo (PSDB).

Felipe Camarão, ora secretário de Educação do governo Flávio Dino, apareceu com 0,1% das citações entre os preferidos do eleitor para o governo, ao lado de nomes como o senador João Alberto (PMDB), que já foi governador.

Para se ter ideia da importância da lembrança de Camarão, nomes como o prefeito de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), que passou quase quatro anos em campanha pelo governo, sequer foram lembrados pelo eleitor.

Outra lembrança surpreendente, esta para a disputa de senador, foi a do vereador Gutemberg Araújo (PSDB), que figurou com os mesmos 0,1% dados a João Alberto, que já ocupa o mandato.

A Escutec mostrou, portanto, que o eleitor maranhense ainda tem os nomes gravados para o poder no estado. Mas revela o surgimento de novos personagens no cenário.

Coluna O Estado Maior/ O Estado

1 comentário »

Leston Júnior mantém Moto com Rafamar

6comentários
Técnico do Moto, Leston Júnior

Sem mudanças. Mesmo após duas atuações ruins e dois empates no Castelão, contra Botafogo-PB e ASA-AL, o técnico Leston Júnior mantém a mesma escalação do Moto para o jogo com o Remo, neste sábado (18), no Estádio Mangueirão, em Belém, pelo Campeonato Brasileiro Série C.

O treinador teve uma semana para testar mudanças que pudessem melhorar o rendimento da equipe, mas pelo jeito está satisfeito com o rendimento da equipe.

O atacante Rafamar – o pior jogador em campo contra o ASA – e que reagiu com gestos com a mão contra o torcedor rubro-negro ao ser substituído por Vinícius Paquetá está mantido no time. Incrível que o jogador passou a semana toda e o próprio clube sem dar um esclarecimento sequer sobre o episódio.

O time terá o retorno do zagueiro Michel que cumpriu suspensão e do lateral-esquerdo Loran que se recuperou de contusão.

A boa notícia no Moto é a inclusão no BID do meia Júnior Timbó e do goleiro Saulo que ficarão como opção do treinador.

O Moto enfrentará o Remo com: Márcio Arantes, Bebeto, Lula, Michel e Lorran. Diogo Oliveira, Felipe Dias, Raí e Válber. Vitinho e Rafamar.

Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

6 comentários »

Bira declara apoio à criação da CPI da Saúde

0comentário
Deputado estadual Bira do Pindaré (PSB)

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão para declarar apoio à proposição que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as situações relacionadas à Secretaria de Estado da Saúde, desde o ano de 2008.

“Estou inteiramente à disposição, deputado Wellington, embora eu tenha muitas dúvidas de que essa CPI tenha capacidade de produzir mais resultados do que a Polícia Federal, que está empenhada em enfrentar as questões referentes ao desvio de dinheiro público”, afirmou.

O parlamentar destacou que a Polícia Federal está na ponta de lança e isso é reconhecido nacionalmente. Ele lembrou que a Assembleia já havia tentando investigar a questão por meio de uma CPI anterior, onde vinte e nove deputados subscreveram a proposta, à época as investigações não chegaram a produzir resultados. Segundo pontuou, mais um motivo que gera dúvidas em relação à eficácia da Comissão.

“O que nos interessa é que seja apurado, é que seja investigado, que a gente chegue aos responsáveis pelo desvio do dinheiro público e que eles sejam punidos. É isso o que nós desejamos e é por isso que eu subscrevo a CPI. Não podemos ter medo disso. Agora, por outro lado, é preciso que a gente possa lançar luz nas origens de toda essa problemática e certamente, se houver a CPI, talvez tenha até a oportunidade de conhecer quem é quem no jogo do bicho”, declarou.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS