Indústria das cortesias no futebol do MA

6comentários
É alto o número de não pagantes nos jogos de Sampaio e Moto no Campeonato Brasileiro Série C

Nos jogos de Sampaio e Moto no Campeonato Brasileiro Série C tenho defendido firmemente a importância da participação do torcedor em grande número, primeiro para que nossas equipes possam ser incentivadas a buscar bons resultados e depois para que possam ter boas arrecadações, mas um aspecto também precisa ser discutido.

Enquanto Sampaio e Moto vivem uma dificuldade financeira enorme, uma situação parece não ter importância alguma para os dirigentes dos dois clubes: o grande número de não pagantes, sobretudo cortesias nos jogos.

O número de não pagantes tem sido mais da metade do público nos jogos. Chama atenção, por exemplo que nos dois últimos jogos do Moto, contra Botafogo-PB e ASA, o número de cortesias foi o mesmo, em torno de 700. Mas porque tantas cortesias em um futebol falido como o nosso? Quem são as pessoas que entram de graça?  Porque os clubes dão tantas cortesias?

Em todos os jogos que tenho frequentado o Castelão, tenho sido abordado por cambistas oferecendo ingressos das cadeiras amarelas (setor coberto). No geral, são ingressos de cortesias colocados à venda.

Os dirigentes dos dois clubes e da Federação Maranhense de Futebol (FMF) são sabedores da situação, mas não tomam qualquer providência. Fico imaginando quanto dinheiro não é tirado dos clubes em jogos com grandes públicos. Qual o motivo da conivência e omissão dos dirigentes?

Mas como acabar com a indústria da cortesia? Sampaio e Moto poderiam adotar o modelo que é feito por produtores em shows músicais. A maioria elabora uma lista com nomes e somente após apresentar um documento é que tem acesso ao local do show. Esse modelo acabaria com a venda das cortesias por cambistas.

Se isto for adotado e surgirem novos ingressos é porque estão confeccionando ingressos falsos. Isto seria um bom assunto para a polícia.

Vejam só alguns números e tirem as suas conclusões:

Moto x Sampaio – cortesias: 1147 // não pagantes: 1.486
Moto x Confiança – cortesias: 621 // não pagantes: 898
Moto x Botafogo-PB – cortesias: 764 // não pagantes: 946
Moto x ASA – cortesias: 764 // não pagantes: 946
Sampaio x CSA – não pagante: 1.395
Sampaio x Cuiabá – não pagante: 1.189

Foto: Divulgação

6 comentários para "Indústria das cortesias no futebol do MA"


  1. jose carlos silva

    Zeca, acho que acertei, esse Antonio Carlos ficou muito nervoso. Provavelmente é um dirigente postando com outro nome. Vou mandar fiscalizar essa venda e ¨doação¨de ingressos. Boa tarde

  2. antonio carlos

    esse jose carlos é um louco, vai no estádio e ver com teus olhos de coruja cara, tá demais…..e tú ainda desconfia dos dirigentes….tá brincando…

  3. Laercio Feitosa

    controlar isso é complicado , vejo muitos vendendo tambme essas cortezias lá ….Pior os que recebem as cortesias tem condições de pagar(classe alta) , e os que compram na bilheteria somos nois torcedores comuns classe media e baixa !!!!!!!!!!! vamus repensar ese campeonato para ano que vem q o desse ano foi um dos piores emais polemicos !
    nem se quer o barra podera jogar em casa e o moto totalmente prejudicado do começo ao fim ! BASTA#FMF

  4. TORCEDOR

    BELO COMENTÁRIO CARO ZECA, MAIS EU QUERIA FALAR ALGO GRAVE, É SOBRE ESSA DECISÃO ENTRE CORDINO E SAMPAIO, OS CARAS QUE ESTÃO DEFENDENDO ESSE JOGO PARA BARRA DO CORDA, NÃO TEM A MÍNIMA DIMENSÃO DO APELO QUE GERA UMA DECISÃO DE CAMPEONATO, ATÉ QUEM NÃO CONHECE FUTEBOL VAI QUERER IR, ONDE SÓ CABEM 600 PESSOAS, É DIFERENTE DE UM JOGO DE SERIE D, OU UMA DECISÃO DE TURNO, AÍ É TITULO INÉDITO PARA A CIDADE, PODE ACONTECER UMA CATÁSTROFE COM UM ESTÁDIO LOTADO, COMO ACONTECEU, NO ESTÁDIO DE S. JANUÁRIO FINAL DE VASCO E SÃO CAETANO PESSOAS PISOTEADAS. QUEM VAI ASSUMIR SE ACONTECER O PIOR? O CORDINO TEM CONDIÇÕES DE GANHAR O SAMPAIO EM IMPERATRIZ,POIS JÁ GANHOU DO PRÓPRIO IMPERATRIZ E O TIME BOLIVIANO TÁ RUIM. ANTES DE PENSAREM EM TÍTULOS PENSEM EM VIDAS.

  5. JORGE MORAES

    É PURA REALIDADE, E O QUE É PIOR ELES VENDEN COM VALORES INFERIORES AOS DA BILHETERIA.
    SE A CADEIRA VALE R$ 50,00, COMO ELES NÃO GASTARAM NADA PELO INGRESSO, ELES VENDEM POR R$ 30,00.

  6. jose carlos silva

    Zeca esses números de não pagantes é real ou os dirigentes do futebol estão MAQUIANDO os números para não pagar encargos sociais? Isso dá uma boa investigação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: