O deputado estadual Wellington do Curso (PP), apresentou, na manhã desta quarta-feira (21) e fez a leitura do Requerimento solicitando a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Saúde, na Assembleia Legislativa do Maranhão, agora, o documento necessita da adesão de pelo menos 14 deputados, para ser iniciada.
“A CPI da Saúde tem por finalidade investigar contratos e/ou convênios firmados com a Secretária de Estado da Saúde, bem como os supostos serviços que foram objetos dos contratos e/ou convênios, no período de 2008 a 2017, fundamentando-se nas possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos destinados à saúde pública, como o desvio de mais de R$ 1 bilhão que deveria ser aplicado no sistema de saúde do Estado do Maranhão, conforme relatório da Operação Sermão aos peixes, na Polícia Federal, e ampla divulgação dos meios de comunicação, em especial, no quadro “Cadê o dinheiro que tava aqui?”, do Programa do Fantástico, da Rede Globo, exibido no dia 11 de junho de 2017. As constantes denúncias de irregularidades na saúde do Maranhão, como no caso dessa ultima investigação da Polícia Federal que identificou o desvio de R$ 18 milhões, já agora em 2017, são aliadas a problemas de estrutura, falta de medicamentos, atraso nos salários dos funcionários do setor, que resultaram na solicitação para criar uma CPI e para investigar os desvios de recursos na saúde,” disse Wellington.
Quem vai assinar o pedido de CPI? Uma assinatura será do próprio deputado Wellingon.
O deputado Eduardo Braide destacou, nesta quarta-feira (21), o abandono por parte do governador do Estado, Flávio Dino, à comunidade da Madre Deus, que não tem nenhuma programação oficial de São João, mesmo sendo considerada um dos berços culturais da capital.
“A Madre Deus foi simplesmente abandonada pelo Governo do Estado. Na Praça da Saudade sempre houve arraial. No Largo do Caroçudo, a mesma coisa. E o último resquício que ficou do São João na comunidade, que é na Capela de São Pedro, o governo não liberou nenhuma brincadeira para os dias de festejo. Eu não sei o porquê dessa discriminação com a Madre Deus. Eu não quero acreditar que seja por razões políticas. Seria muito pequeno por parte do governador do Estado”, reforçou o deputado.
Ainda no pronunciamento, Eduardo Braide repudiou a postura do governador pela forma como a comunidade da Madre Deus tem disso tratada culturalmente.
“Na Praça da Saudade, a única coisa que restou foi o nome: a saudade do que já foi um dia o São João lá. Porque se depender do governo comunista, a ordem é cortar tudo. Não ter nada na Madre Deus. E eu não sei qual o motivo da perseguição e essa maldade com a comunidade que historicamente vive da cultura. Poderíamos estar gerando renda na Madre Deus, elevando a autoestima do povo da comunidade, mas infelizmente o governador resolveu escolher a Madre Deus para massacra-la agora no período junino. Por isso, fica aqui o nosso repúdio ao governador Flávio Dino pela forma como vem tratando a comunidade da Madre Deus”, afirmou o parlamentar.
Ao finalizar o discurso, o deputado solicitou que o Governo do Estado envio de brincadeiras juninas para o Largo de São Pedro.
“Ainda há tempo do Governo do Estado reconhecer o seu erro e o absurdo que está fazendo com a comunidade da Madre Deus, que tem a cultura estampada no seu dia a dia. Que o governador do Estado envie as brincadeiras para o arraial da Capela de São Pedro e, quem sabe até, leve um palco e atrações para a Praça da Saudade. Mas aproveito para pedir que o povo do Maranhão, que o povo de São Luís tenha fé, força e esperança. Porque governo passa, mas a Cultura sobrevive a vários governos, inclusive àqueles que não admiram, não gostam e que repudiam a Cultura do Maranhão”, concluiu Eduardo Braide.
O Moto é campeão maranhense sub-19 ao empatar com o Sampaio por 1 a 1, nesta quarta-feira (21), no estádio Nhozinho Santos.
O Sampaio vencia o jogo por 1 a 0, e em pelo menos dois contra-ataques teve a chance de garantir a vitória que lhe daria o título e quando tudo parecia que o Tricolor venceria a partida, aos 49 minutos do 2ª tempo, depois de muita pressão, o Moto empatou com Mineiro. O árbitro Mayron Frederico Reis Novais diz ter dado 6 minutos de acréscimo.
No primeiro jogo, o Moto havia vencido por 2 a 1 e com o empate de hoje fez a festa.
Com a conquista, o time rubro-negro que tem como principal destaque do elenco o atacante Cléber Pereira garantiu vaga na Copa São Paulo 2018.
Ao final do jogo, o time do Sampaio, inconformado com o tempo de acréscimo dado pelo árbitro Mayron Frederico dos Reis Novais cercaram a arbitragem e uma confusão se formou em campo. Foi necessária a presença da polícia que teria utilizado gás e na confusão, o técnico do Sampaio, Arlindo Maracanã foi atingido e teria chegado a desmaiar. Ele foi atendido e passa bem. Detalhe: não havia uma ambulância no local.
Deixando esse episódio lamentável de lado, parabéns ao técnico Danilo Brito pelo trabalho importante de resgate nas divisões de base e que recoloca o Moto na principal competição da categoria.
Buscando a melhorar a infraestrutura na sede e nos povoados, a Prefeitura de Santa Rita está com um intenso programa de pavimentação asfáltica de ruas e abertura, assim como recuperação de estradas vicinais. Nos últimos dias, essas atividades foram intensificadas.
No último domingo (18), foram iniciadas as obras de recuperação das estradas vicinais que dão acesso aos povoados São Bernardo e Igarapé do Peixe – Centrinho. Os novos acessos vão possibilitar o acesso de veículos até um ponto que será perfurada uma vala que vai garantir a piscicultura na região.
Já no povoado Nova Vida, a Secretaria de Infraestrutura iniciou os serviços de recuperação e pavimentação asfáltica na avenida que dá acesso a localidade.
Na sede, o foco está na Rua do Sol, uma das mais importantes da cidade e que é uma antiga demanda da população. Esta obra se encontra em fase de acabamento. Na terça-feira (20), a Prefeitura de Santa Rita, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a fixação do meio fio de concreto entre a rua e a calçada.
O prefeito Hilton Gonçalo trata a recuperação asfáltica e de estradas vicinais como algo de extrema importância no município para garantir o fim do isolamento de várias comunidades, além de promover o desenvolvimento e progresso através do escoamento da produção agrícola e animal de diversas famílias e cooperativas de Santa Rita.
O secretário de Cultura e Turismo do Maranhão, Diego Galdino garantiu o apoio do Governo do Maranhão para o tradicional Festejo de São Marçal, no João Paulo. pelo gestor Diego Galdino.
Galdino tratou de esclarecer nas redes sociais as informações divulgadas pelo Instituto São Marçal sobre uma possívelretirada de apoio ao evento por parte do Governo do Maranhão.
“A proposta apresentada pelo instituto São Marçal foi de 117 mil, para custos com palco, som , iluminação, material gráfico, faixas e despesas extras. Através dos contratos licitados pela secretaria de cultura, oferecemos todos os itens e 20 mil reais para os ingredientes do feijao e demais despesas geradas no dia 30. Não aceitaram pois queriam tudo em dinheiro. Vocês decidam quem tem razão!!! Mais uma vez repito, faremos o São Marçal com ou sem o instituto! Viva a cultura do MA!”, disse.
E reafirmou que o evento será realizado pela Secretária de Cultura e Turismo.
“Informo que está mantido o apoio ao tradicional festejo de São Marçal, realizado todos os anos! Os recursos inclusive já foram repassados e toda infraestrutura de organização do evento como, palco, iluminação, som, etc, será realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo”, afirmou.
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (PV) e o deputado federal José Reinaldo Tavares (PSB) lideram a disputa. Sarney Filho tem 13% das intenções de votos e José Reinaldo Tavares 10,8%. Na terceira colocação em empate técnico está Gastão Viera (Pros) com 10%.
Com percentual abaixo de 10% aparecem Lobão Filho (PMDB) com 9,2%, seguido do deputado federal Waldir Maranhão (PP) que tem 6,3%. O sexto colocado é o também deputado federal Weverton Rocha (PDT) que aparece com 6,2% e Clóvis Fecury tem 2,1%. Nenhum deles aparece com o maior percentual 28,5% e não sabe;não responderam 13,9%.
A pesquisa foi encomendada pelo PMDB e realizada no início deste mês.
Em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (20), o deputado Raimundo Cutrim (PCdoB), voltou fazer duras críticas tanto ao sistema de segurança pública anterior como do governo Flávio Dino.
Ele enfatizou que a segurança do governo passado foi muito ruim, vindo numa decadência muito grande que chegou a extinguir. Em 2015, ele pensou que a situação ia pelo menos estabilizar, mas não foi isto que acontece, pois o índice de violência não reduziu.
“Vamos torcer, vamos abraçar essa causa porque a segurança ruim atinge a todos os maranhenses. Melhorando, melhora para todo mundo. Por isso, é que nós não podemos ter ideologia contra a segurança; vamos abraçar essa causa para melhorar, para conseguir que ela evolua. Se não conseguir reduzir, mas pelo menos que a gente estabilize. Eu não quero saber se São Paulo, se no Rio de Janeiro, e se no Rio Grande do Sul, está ruim. Nós temos que nos preocupar é com a nossa terrinha: o Maranhão é que não pode está ruim do jeito que está”, disse.
Mostrando dados técnicos que podem ser consultados nos documentos oficiais, Raimundo Cutrim, afirmou aos seus pares e à população maranhense que é aliado mais do que nunca do governador Flávio Dino.
“Dos 42 deputados, se por ventura saíssem 41, eu estaria com ele, porque eu não largo o barco. Com certeza, estaremos juntos, no ano que vem, na campanha de governador, eu estarei lado a lado. Agora, deixar de falar o que penso, de criticar aqui nós não podemos. Como deputados, nós temos que ser independentes, nós temos que falar aquilo que deve ser dito e a gente está para ajudar e colaborar e eu estarei junto com o governador aí para o que der e vier, mas evidentemente as críticas são construtivas, e isso é salutar na realidade da democracia”, afirmou Raimundo Cutrim.
Conhecidos os números da pesquisa do instituto Escutec que estava sendo guardada e que aponta a liderança da ex-governadora Roseana Sarney com 7 pontos de diferença sobre o governador Flávio Dino (PCdoB).
O levantamento é o primeiro realizado com os nomes de prováveis candidatos faltando um ano e quatro meses para as eleições de 2018.
A ex-governadora Roseana Sarney aparece com 32,9% pontos percentuais, enquanto o governador Flávio Dino tem 25,9%.
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) que foi o segundo colocado na eleição para prefeito de São Luís tem 11,4%. O senador Roberto Rocha (PSB), com 6,6% e a ex-prefeita de Lago da Pedra Maura Jorge (Podemos), aparece com 2,5%. Nenhum deles 12,6% e não sabe/não responderam 8,1%.
A pesquisa foi encomendada pelo PMDB e realizada no início deste mês.
Pesquisa Exata divulgada nesta quarta-feira (21) pelo jornal Pequeno aponta que o governo Flávio Dino (PCdoB) tem 58% de aprovação.
Ainda segundo a pesquisa realizada entre os dias 14 a 17 de junho, a gestão de Flávio Dino é reprovada por 38% dos entrevistados, enquanto 4% não sabem avaliar.
Pesquisa Exata divulgada no fim de 2015 apontava que a aprovação do Governo Flávio Dino era de 65%. No fim do ano passado, o índice era de 61% e agora é de 58%. A queda, portanto é de 7 pontos percentuais.
Nas redes sociais, o governador Flávio Dino comentou os números dessa pesquisa. “Nosso governo hoje tem 58% de aprovação. Vamos continuar fazendo o máximo possível, e até o impossível, em favor dos direitos da população”, destacou.
O secretário de Comunicação e Articulação Política, Márcio Jerry também comentou a pesquisa. “Aprovação elevada do governador Flávio Dino expressa reconhecimento do povo ao trabalho honesto, intenso e competente que ele realiza”, disse.
A pesquisa Exata ouviu 1.404 pessoas. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%.
Para o treinador, a condição do gramado é o problema e estaria longe da ideal para receber jogos de futebol.
“Eu sou totalmente contra. Você vai jogar precisando de um resultado de vitória, sai de um campo que você está acostumado a jogar para jogar em um campo que não tem total condição. Os adversários vem fechado, já estamos tendo dificuldade no Castelão e lá é que teremos mais dificuldade. Fazer isso é dar um tiro no pé. A gente não tem culpa do estádio lá não ter iluminação. Por que não coloca o jogo do Maranhão lá no Nhozinho e não o nosso? Temos o privilégio maior, porque estamos em uma série maior. Seria mais justo colocar o jogo do Maranhão lá ou então antecipar o nosso para sábado. O jogo no Nhozinho Santos será um suicídio total”, afirmou.
A declaração de Francisco Diá caiu como uma bomba até porque o presidente do Sampaio Sérgio Frota concordou com a mudança e deu o aval para que a partida fosse confirmada pela CBF para o Nhozinho Santos. De que adianta o treinador reclamar de algo se a direção do clube pensa diferente?
Além do gramado, ainda tem a questão do horário. Por conta da falta de iluminação, a partida terá que ser realizada às 15h30 sob um sol infernal.
Outra preocupação é o comportamento do torcedor. Como a campanha do Sampaio na competição é irregular ninguém sabe como será a reação do torcedor caso o time venha a ser surpreendido pelo Salgueiro.
Pimentinha
Sobre especulações do retorno do atacante Pimentinha ao clube, o treinador Francisco Diá descarta esta possibilidade. Quem chegou foi o zagueiro Carlos Alexandre, ex-Sergipe.