Reforma Política é discutida em Imperatriz

0comentário
Audiência Pública sobre Reforma Política é destaque na Câmara de Vereadores em Imperatriz

A Comissão Especial da Reforma Política, presidida pelo deputado Eduardo Braide realizou, na manhã desta segunda-feira (5), em Imperatriz, uma audiência pública sobre o tema. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores.

“Pelo momento que o país passa, essa discussão se torna cada vez mais importante. É preciso entender o que vai ser feito e como o processo eleitoral vai se dar a partir dessa reforma política. Aliás, toda reforma para ser boa, precisa mudar para melhor”, destacou Eduardo Braide.

Dentre os assuntos abordados na Audiência Pública, voto em lista fechada, financiamento público de campanhas eleitorais, voto distrital, fim da reeleição, das coligações, dos cargos de vice, etc.

“A lista fechada é um retrocesso. Já pensou sair de casa no dia da eleição para votar e em vez de você escolher o seu candidato, deixar que um partido decida por você? É o que pode acontecer se a lista fechada for aprovada. E junto dela, vem o financiamento público de campanha. Seria justo usar dinheiro público para investir em campanhas eleitorais, principalmente por conta do momento de crise por que passa o Brasil?”, questionou o presidente da Comissão Especial.

Para o vereador de Imperatriz, Ricardo Seidel, autor do requerimento que solicitou a Audiência Pública na cidade, a discussão permite o conhecimento da população sobre o assunto.

“Um assunto extremamente importante, já que a Reforma Política interfere diretamente no que diz respeito aos mandatos. A população precisa conhecer o assunto, entender as propostas como essa da lista fechada, uma vez que é o cidadão que deve ter o poder de escolha de seus candidatos, não partidos políticos”, afirmou o vereador.

Já para o vereador Graciliano Reis, da cidade de Balsas, a reforma política precisa ser antes de tudo, uma reforma moral.

“É o momento oportuno para que pensemos como cidadãos para que se possa desenvolver uma reforma política que venha a ser, acima de tudo, uma reforma moral”, garantiu o parlamentar.

O deputado federal Rubens Pereira Júnior, coordenador da bancada maranhense, e advogado Marlon Reis, autor da lei da Ficha Limpa e representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), foram os palestrantes da Audiência Pública, que contou com a presença dos deputados estaduais, Rafael Leitoa (relator da Comissão Especial), Marco Aurélio, Sérgio Vieira, Edilázio Júnior, Wellington do Curso; do deputado federal Deoclides Macedo; do ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; de entidades como a OAB-MA; de representantes de mais de 10 municípios da Região Tocantina; além da população. Outras duas audiências públicas sobre Reforma Política já estão confirmadas: na cidade de Timon e em Pinheiro.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Governo cancela contrato com IDAC

2comentários
Governo cancela contrato com IDAC e anuncia providências após a operação Sermão aos Peixes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) rescindiu o contrato com o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (IDAC), alvo de investigação da Polícia Federal na fase Rêmora da Operação Sermão aos Peixes. O ato foi uma das medidas tomadas pelo Governo do Estado diante da apuração de indícios de desvio de recursos destinados ao instituto para administração de seis unidades de saúde no interior do estado. Além do cancelamento do contrato, a SES solicitou à Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) uma auditoria em todos os contratos que o IDAC tinha com a secretaria.

A deliberação do Governo do Estado foi tomada com base na decisão da Justiça Federal e a SES solicitará acesso à íntegra do processo para verificar a necessidade de outras providências.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que o objetivo das medidas é contribuir com a operação, que conta com participação do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB).

“Mesmo não tendo sido notificada, é obrigação da Secretaria enquanto órgão público contribuir com as investigações. É desejo comum que tudo seja esclarecido e que isso sirva para aprimorar nosso sistema de controle. É bom que se tenha a polícia e o Ministério Público para dar maior agilidade e transparência às investigações. Reiteramos que, de acordo com a própria decisão da justiça federal, não há servidor da Secretaria de Estado da Saúde envolvido na operação, que diz respeito exclusivamente ao IDAC e à forma que ele geria os recursos que eram disponíveis a ele”, contou o secretário.

O contrato do IDAC com a Secretaria de Saúde do Estado é de 2013 e remonta ao governo anterior. Os contratos foram legalmente mantidos pela atual gestão. “Isso não foi identificado antes. Em relação ao IDAC, não havia nada que desabonasse a sua conduta e, por isso, o contrato havia sido renovado com a empresa, mas diante dos fatos é impossível permanecer com o contrato”, acrescentou o secretário Carlos Lula.

(mais…)

2 comentários »

MAC encaminha classificação na Série D

1comentário
Maranhão lidera o Grupo A5 do Campeonato Brasileiro Série D com 7 pontos ganhos

O Maranhão encaminhou a sua classificação para a segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Com mais uma vitória, o time de Ruy Scarpino garantirá vaga no mata-mata.

Até aqui a campanha é muito boa. São duas vitórias e um empate. Foram quatro gols marcados e a defesa não levou nenhum.

Com 7 pontos, o MAC lidera o Grupo A5 com três a mais do que o segundo colocado. Ainda restam três jogos, os dois próximos fora contra Guarani de Sobral e Ríver, além do confronto com o Potiguar pela última rodada em São Luís.

Mesmo estando em condição confortável, o MAC não deve acomodar. Tem que tentar fazr o máximo de pontos para ficar entre os melhores colocados e garantir vantatagem nas outras fases. O ideal é que o MAC consiga pelo menos mais 7 pontos para se posicionar entre as melhores equipes.

Após três rodadas, três equipes tem 100% de aproveitamento e somam 9 pontos: Atlético-AC, São Bernardo-SP, América-RN e Rio Branco-AC. Com 7 pontos aparecem Fluminense de Feira de Santana-BA, Ceilândia-DF, Luziânia-DF, Portuguesa-RJ, Itumbiara-GO, Boavista-RJ e Maranhão.

O Campeonato Brasileiro Série D é uma competição onde as equipes precisam acumular o máximo de pontos nas três primeiras fases para que possam chegar no mata-mata final com a vantagem de jogar em casa o acesso.

Foto: Divulgação/ MAC

1 comentário »

Pacientes com problemas renais sofrem no MA

0comentário
Jornal Hoje mostra o drama de pacientes com problemas renais no interior do Maranhão

0 Jornal Hoje tem mostrado com muita frequência, a dificuldade que milhares de brasileiros enfrentam quase todos os dias para conseguir tratamentos de saúde.

Em São Luís, a rotina de alguns desses pacientes inclui viagens de até 10 horas para chegar a um hospital e conseguir fazer hemodiálise.

A reportagem de Alex Barbosa mostra o sofrimento de pacientes que se deslocam de Chapadinha, Pinheiro e Cururupu até a capital maranhense.

A dificuldade para os pacientes renais crônicos do interior do Maranhão foi mostrada nove meses atrás pelo Jornal Nacional. Após horas de hemodiálise e mais horas na estrada, os pacientes chegavam em casa exaustos e abatidos.

De lá pra cá, nada mudou. Veja mais detalhes aqui.

sem comentário »

Joaquim Haickel diz que JEM’s era prioridade

2comentários
Joaquim Haickel diz que os Jogos Escolares eram vistos como prioridade em sua gestão na Sedel

O ex-secretário de Estado de Desporto e Lazer (Sedel), Joaquim Haickel se manifestou no Blog do Zeca Soares sobre a matéria publicada hoje com o título ‘Descadso do governo com o JEM’s’.

Hackel lembrou que em sua gestão, o JEM’s era uma das prioridades no governo de Roseana Sarney.

“Não sei se você tem notado que eu venho me abstendo de comentar notícias sobre fatos envolvendo a Sedel, pois imagino que pelo fato de ter sido secretário desta pasta na administração anterior, qualquer coisa que eu viesse a falar poderia ser interpretada como crítica política ou partidária, coisa que não é e jamais seria de meu feitio.
Porém devo me manifestar sobre essa notícia em relação ao JEM’s, pois se a Sedel tiver outras missões, essa será sempre a maior delas”.

“Ao contrário de muitos, sempre tive uma postura crítica ao grupo do qual faço parte e sempre disse tudo o que pensava sobre ele, mas se há uma coisa que a administração jamais deixou faltar foi apoio e recursos para que a Sedel realizasse, da melhor maneira possível os JEM’s. Poderíamos passar o ano inteiro lutando para conseguir os recursos para os jogo, a luta era dura, mas sempre os recursos eram liberados, mesmo que fossem posteriormente a realização dos jogos, mas havia sempre segurança, material esportivo, como bolas, material humano”.

Haickel também se manifestou sobre a recuperação dos ginásios Costa Rodrigues e Rubens Gullar.

“Quero também comentar sobre as duas últimas notícias sobre a Sedel veiculadas aqui em seu Blog, que dizem respeito aos Ginásios Costa Rodrigues e Rubens Gullar, pois os dois foram deixados em estado de uso!… Há também o caso das piscina do Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz que até hoje não foram reformadas e assim que o atual governo assumiu fez duras criticas à administração anterior, criticas essas que se mostram infundadas uma vez que até agora eles também não conseguiram resolver o problema!”, disse.

Por fim, Joaquim disse esperar que o governo dê à Sedel as condições necessãrias para que os JEM’s possam ocorrer dentro das condições esperadas por todos.

“Mantenho uma ótima relação com o secretário Márcio Jardim e acredito que os problemas que a Sedel estejam atravessando não deva ser culpa dele, mas sim de uma diretriz equivocada de governo que estabelece que em dificuldade financeira se sacrifique primeiramente itens que alguns achem “menos importantes” como esporte, lazer e cultura. De modo algum e por nenhum motivo os JEM’s podem ser sacrificados! Que o governo dê a Sedel condições de promover da melhor maneira possível esse que é o evento mais importante do calendário esportivo do Maranhão”, finalizou.

Foto: Divulgação

2 comentários »

Duas cidades do MA entre as mais violentas

0comentário

Os números divulgados nesta segunda-feira (5), no no Atlas da Violência pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) apontam que São José de Ribamar e São Luís estão entre as 30 cidades mais violentas do país

No Maranhão, a cidade mais violenta é São José de Ribamar que fica na Região Metropolitana da Ilha.

Em 2015, ano base da pesquisa, foram 159 homicídios e nove mortes violentas com causa indeterminada (MVCI) para uma cidade que tem pouco mais de 174 mil habitantes. Assim, a taxa de homicídio gira em torno de 89,2% e a taxa de mortes violentas com causa indeterminada chega a 5,2%.

Segundo relatório, São Luís aparece no ranking das 30 cidades mais violentas. A capial ficou na 23ª posição com 758 homicídios e 36 mortes violentas com causa indeterminada. A população ludovicense supera 1 milhão de pessoas.

Leia mais

sem comentário »

CBF sorteia confrontos na Copa do Brasil

0comentário
Pelo sorteio, Botafogo, Santos, Cruzeiro e Atlético-PR mandarão as partidas de volta

Definidos os confrontos pelas quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (5) pela manhã, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Os confrontos serão: Atlético-MG x Botafogo, Flamengo x Santos, Atlético-PR x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro.

As datas dos jogos ainda serão divulgadas pela CBF. Pelo sorteio, Botafogo, Santos, Cruzeiro e Atlético-PR terão mando de campo na partida de volta.

O vencedor do confronto entre Atlético-MG x Botafogo enfrenta o vencedor de Flamengo e Santos. A outra semifinal será entre o classificado de Atlético-PR x Grêmio contra o vencedor de Palmeiras x Cruzeiro.

Ida:
Atlético-MG x Botafogo
Flamengo x Santos
Palmeiras x Cruzeiro
Grêmio x Atlético-PR

Volta:
Botafogo x Atlético-MG
Santos x Flamengo
Cruzeiro x Palmeiras
Atlético-PR x Grêmio

sem comentário »

Adriano Sarney destaca força política do pai

4comentários
Deputado Adriano se diz impressionado com a força política do pai, o ministro Sarney Filho

O deputado estadual Adriano Sarney (PV), afirmou estar impressionado com a força política do seu pai, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. A declaração foi durante o encontro promovido pelos amigos em homenagem a Sarney Filho, na última sexta-feira (2), que contou com a presença de prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais, do senador João Alberto e da ex-governadora Roseana Sarney que declararam total apoio à candidatura ao Senado Federal de Sarney Filho (PV).

“Estou impressionado com a força política demonstrada por Sarney Filho. Nunca tinha visto algo parecido, aglutinar tantas lideranças políticas das mais diversas regiões do nosso estado e de partidos das mais variadas posições políticas, só com amizade, amor, gratidão, dedicação e estima aos serviços prestados ao longo de sua trajetória política de mais de 40 anos sem nenhuma mácula”, destacou Adriano.

Durante o evento, Sarney Filho garantiu estar qualificado para o novo desafio e, afirmou ainda, conhecer os “caminhos de Brasília” para ajudar ainda mais o Maranhão. Sarney Filho tem em sua trajetória 1 mandato de deputado estadual, 9 mandatos de deputado federal e, pelo seu engajamento na área ambiental, foi nomeado Ministro do Meio Ambiente pela segunda vez.

Foto: Divulgação

4 comentários »

Codó abre Jogos Escolares 2017

0comentário
Prefeito Nagib e autoridades participam da abertura do XXVIII Jogos Escolares Codoenses

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, e autoridades municipais participaram da abertura oficial dos 28º Jogos Escolares Codoenses (JECOs), que aconteceu na última sexta-feira (2) no Ginásio de Esportes Carlos Fernando. Além do prefeito, estavam presentes secretários de governo, vereadores, coordenadores e gestores da educação, professores e os mais de dois mil alunos, que representavam as 37 escolas participantes.

A edição de 2017 dos Jogos Escolares Codoenses, a primeira realizada pelo governo Mais Avanço, Mais Conquistas, contará com 15 modalidades, dentre elas o futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquete, Dama, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol de areia, atletismo e o jiu-jitsu.

O público lotou as arquibancadas do Ginásio de Esportes Carlos Fernandes para assistir a cerimônia de abertura dos jogos, onde viram a entrada das trinta e sete escolas da rede pública e particular de Codó. A atleta Laiana Timóteo dos Santos, aluna da Escola Batista, carregou a acendeu a tocha, e Milena Catarina realizou o juramento em nome dos atletas participantes.

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Nagib interagiu com os atletas, incentivou e motivou os alunos de cada escola participante e falou da emoção de seu primeiro JECOS como gestor. “Nesta edição, a primeira de nossa administração, estamos batendo recordes de alunos inscritos e temos uma novidade: a inédita participação dos jovens mais do que especiais da Escola Lala Ramos, Pestalozzi. Quero parabenizar a todas as autoridades presentes, nossos professores e profissionais da educação, pais e alunos. Investir na educação é a melhor forma de também desenvolver a saúde, a educação e a segurança pública. Investir no esporte é acreditar na formação da grande geração de valores humanos que teremos em Codó. Que Deus abençoe a todos”, finalizou o prefeito.

De acordo com o Superintendente Municipal de Esportes, Goiabeira Júnior, os jogos serão realizados entre os dias 02 e 16 de junho, contando com quatro ginásios a duas arenas. “Por determinação do Prefeito Nagib, foram três meses de planejamento, para que tudo fosse realizado com muita eficiência e conforto para os alunos. É uma festa do esporte, da educação, da juventude. Esporte é sempre a melhor porta de entrada para o desenvolvimento físico, mental e social de nossos jovens. Também é um momento pedagógico, de formação para essa faixa etária. Está tudo pronto para quinze dias de muita emoção e festa”.

Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Codó

sem comentário »

Wellington articula melhorias em bairros

0comentário
Deputado Wellington do Curso articula ações de melhorias para a área Itaqui-Bacanga

Por meio do Projeto “Conversando com a comunidade” que leva o Parlamento Estadual até à população, o deputado Wellington do Curso (PP) participou de reunião com representatividade da comunidade da área Itaqui-Bacanga. Ao ouvir os membros do Movimento Comunitário e Articulação (Macaib) e moradores dos bairros, o deputado Wellington tomou ciência de uma série de reivindicações, principalmente, quanto à falta de infraestrutura, ao transporte deficiente na região e, ainda, falta de escolas e hospitais para garantir os direitos básicos como saúde e educação.

“Aqui no Itaqui-Bacanga a gente tá abandonado. Falta creche, escola, posto de saúde. É como se nem fizesse parte de São Luís. Quer dizer: é como se nem no Maranhão a gente estivesse. Eu vejo tanto essa propaganda de ‘Mais IDH’, e fico me perguntando: eles pensam que só precisa de escola quem mora no interior, é? A gente aqui também precisa. Nossos filhos estão todos entrando no mundo das drogas por falta disso”, desabafou Maria das Dores.

Sobre a situação, Wellington deixou claro que encaminhará as solicitações às autoridades competentes. “Sabemos que essa responsabilidade para efetivar políticas públicas não cabe ao deputado estadual. A minha função é a de legislar e fiscalizar. É o que tenho feito. No entanto, não poderia me omitir e, por isso, todas essas solicitações, inclusive quanto ao Fundo Social, iremos encaminhar às autoridades competentes, sejam elas vereadores, secretários ou até o próprio Prefeito. Esse é o objetivo do nosso mandato popular: levar as reivindicações da população até quem pode, de fato, resolver”, disse Wellington.

Estiveram presentes o líder comunitário Sebastião Santos e também os vereadores Francisco Chaguinhas (PP) e César Bombeiro (PSD); além do representante do Sindicato dos Usuários do Transporte Público e do representante da SEMCAS; bem como o presidente da Feira do Anjo da Guarda e membros da Comissão da OAB-MA. Como um dos encaminhamentos, agendou-se uma audiência pública no mês de junho, que acontecerá na Câmara Municipal de São Luís.

Foto: Divulgação

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS