O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) se manifestou nas redes sociais sobre o que chamou de “falsos boatos” que vêm sendo disseminados por conta de quem classificou como “oportunistas políticos”.
Em um vídeo, o prefeito Edivaldo ratificou o compromisso firmado com a população de São Luís de continuar trabalhando por uma cidade melhor para todos.
“Como homem público e servidor de cada cidadão ludovicense, tenho trabalhado com determinação, planejamento e honestidade para solucionar os problemas de São Luís. Seguirei enfrentando os desafios, fazendo a gestão responsável que a nossa cidade precisa”, destacou.
Ações conjuntas visando o desenvolvimento da agricultura familiar de São Luís são o fundamental propósito do acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, em solenidade realizada nesta quinta-feira (18), no Palácio La Ravardière. O prefeito Edivaldo e o secretário estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, assinaram o termo que estabelece uma gama de ações voltadas ao fortalecimento do setor na capital.
“Será mais uma parceria exitosa entre Prefeitura e Governo. A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia de qualquer cidade. Para isso, estamos imbuídos em fazer com que o setor cresça cada vez mais em nosso município, empenhando esforços conjuntos no sentido de implementar ações que venham contribuir com a melhoria de várias cadeias produtivas, ofertando apoio técnico, concessão de insumos e implementos, sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor, na geração de renda no campo e o desenvolvimento da economia local como um todo”, afirmou Edivaldo.
As ações na área para efetivação da parceria serão articuladas e coordenadas pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF), por meio da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e Instituto de Terras e Colonização do Maranhão (Iterma).
“A realização dessa parceria tem o empenho pessoal do prefeito Edivaldo, ciente de que o desenvolvimento do setor reflete diretamente no desenvolvimento socioeconômico do município e na melhoria da qualidade de vida da população. Não tenho dúvida de que o apoio do Estado vai contribuir sobremaneira para que as unidades produtivas aconteçam de fato e sejam fortalecidas”, disse o secretário da Semapa, Ivaldo Rodrigues
Participaram também do ato de assinatura do acordo de Cooperação Técnica o presidente da Agerp, Júlio Mendonça; a presidente do Iterma, Margareth Mendes; o secretário municipal de Governo, Lula Fylho; de Articulação Política, Jota Pinto e o vereador Raimundo Penha, entre outras autoridades estadual e municipal.
Não foi por falta de aviso, mas o meia Válber não viajou com o Moto para Salgueiro, no interior de Pernambuco onde joga neste domingo, às 16h, contra o Salgueiro pelo Campeonato Brasileiro Série C.
O jogador alegou ter perdido o voo devido a um tratamento dentário que teve que se submeter com urgência. O substituto será Toni Galego ou Raí.
O que menos importa é o motivo, a verdade é que todo mundo sabe que Válber não quer saber de jogar no Moto e este é mais um sinal, mas a diretoria do Moto parece estar cega. O alerta já havia sido feito aqui.
Contra o Sampaio, no último sábado, Válber deu uma bela assistência a Tote no início da partida e fez o gol rubro-negro. Bem pouco para um camisa 10.
Agora, pelo que apuramos o jogador deve ser multado ou mesmo dispensado.
O pior de tudo é que além de não querer jogarm, o Moto ainda apostou e inscreveu o jogador na competição, perdendo assim uma de suas 35 vagas.
O mesmo caminho segue o meia Marcos Paulo que anda muito mal e sequer foi relacionado pelo treinador para o jogo diante do Salgueiro.
O juiz titular da 4ª Vara do Tribunal do Júri, José Ribamar Goulart Junior, determinou que o acusado Lucas Leite Ribeiro Porto seja submetido a exame de avaliação mental, a ser realizado por peritos psiquiatras do Hospital Nina Rodrigues. A decisão resultou de pedido dos advogados da defesa, durante audiência de instrução, realizada nesta quinta-feira (18), no salão de julgamento do 4º Tribunal do Júri, que colheu o depoimento da última testemunha que restava ser ouvida no processo. Foram expedidas cartas precatórias para ouvir outras duas testemunhas.
A defesa de Lucas Porto instruiu o pedido de laudo psiquiátrico com base no Artigo 49 do Código de Processo Penal, que diz que “quando houver dúvidas sobre a integridade mental do acusado, o juiz ordenará (…) seja este submetido a exame médico-legal”. O promotor de justiça Gilberto Câmara França Júnior reconheceu o direito do acusado de ser submetido a este procedimento e se manifestou pelo acolhimento.
Ao instaurar o incidente de insanidade mental, o magistrado formulou alguns quesitos para a avaliação psiquiátrica: 1 – O acusado era, ao tempo do crime, doente mental ou portador de desenvolvimento mental incompleto ou retardado? 2 – Em caso positivo, era inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com este entendimento? O incidente de insanidade mental deixa suspensa a ação penal até a conclusão do laudo médico, sem prejuízo do cumprimento das cartas precatórias, já expedidas e as diligências no procedimento de quebra de sigilo de dados telefônicos.
Lucas Leite Ribeiro Porto é acusado de estuprar e matar, por asfixia, Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, cunhada dele. Conforme a denúncia, os crimes ocorreram no dia 13 de novembro de 2016, entre as 15h14 e 15h54, no apartamento da vítima, no Edifício Garvey Park, bairro do Turu. O acusado foi incurso pelo Ministério Público nos artigos 121, Parágrafo 2º, III, IV, V e VI c/c artigo 69 e 213, caput, todos do CPB.
O deputado Glalbert Cutrim (PDT), que está em Brasília, cumprindo agenda com a Bancada Federal e Prefeitos do Maranhão que participam da XX Marcha dos Prefeitos, usou as redes sociais para agradecer ao Governador Flávio Dino (PCdoB), por ter atendido indicação na qual o parlamentar pediu urgência na tramitação da Lei que altera a Organização Judiciárias do Estado.
“Atendendo pedido de urgência, solicitado através de indicação do nosso Gabinete, o Governador Flávio Dino sancionou a Lei que altera dispositivos do Código de Divisão e Organização Judiciária. Quero aproveitar a oportunidade e parabenizar todos os magistrados em nome do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, e do presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Ângelo Santos. A lei representa um avanço para o Poder Judiciário e para a justiça no Maranhçao”. Destacou Glalbert.
Os presidentes do TJMA e da AMMA estiveram na segunda-feira (15), na Assembleia Legislativa, onde entregaram pessoalmente os Projetos de Leis ao presidente em exercício, Deputado Othelino Neto (PCdoB), e ao deputado Glalbert Cutrim.
No mesmo dia, o deputado Glalbert Cutrim protocolou indicação pedindo urgência na tramitação dos projetos.
O Sampaio está definido para a partida contra o CSA-AL, neste sábado (20), às 16h, no Estádio Castelão pelo Campeonato Brasileiro Série C com transmissão ao vivo pela Rádio Mirante AM.
As duas equipes venceram na primeira rodada. O SAmpaio levou a melhor no clássico com o Moto e venceu por 2 a 1. o CSA também venceu o clássico alagoano 3 a 0, contra o ASA de Arapiraca, por isso o dueloé considerado um confronto de seis pontos e vale a liderança do grupo A, da Série C.
O time terá a estreia do meia Fernando Sobral. O atacante Isaac que cumpriu suspensão, também estará de volta. O volante Valderrama com problemas médicos durante a semana deverá ser o desfalque. No seu lugar deve atuar César Sampaio.
O técnico Francisco Diá escalou o Sampaio com Alex Alves; Roniery, Fredson, Maracás e Esquerdinha; César Sampaio (Valderrama), Diego Silva, Marlon, Fernando Sobral e Hiltinho; Isaac.
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), participou nesta quinta-feira (18), da caminhada que marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ao final, o prefeito Edivaldo recebeu, no Palácio La Ravadière, uma comissão do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes de São Luís que entregaram os documentos ‘Pacto de Enfrentamento de Violência Contra Crianças e Adolescentes’ e a ‘Carta Compromisso’
“Este é um momento muito especial. Me sinto muito feliz em perceber o despertar da consciência destas crianças para este tema e também da sociedade que deve se mobilizar para que criemos uma rede de proteção em torno da infância e adolescência. Na nossa gestão temos trabalhado para que ações de combate à todas as violências sejam duramente combatidas”, disse Edivaldo.
“Um dos objetivos da sua gestão é justamente garantir a proteção dos nossos meninos e meninas. Queremos convocar toda a sociedade para assumir o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável”, destacou a secretária Andreia Lauande, da Semcas.
O vereador de São Luís, Raiumundo Penha, representando o legislativo municipal, chamou a atenção para importância dos atos de defesa pelas crianças e adolescentes. “Nós estamos aqui como legislativo, unindo as mãos com a sociedade civil e o poder público, porque esta é uma pauta que diz respeito a todos e é necessário somar forças para que se tenha um resultado positivo. É um trabalho que funciona em rede, porque ele faz a prevenção e conscientização das pessoas sobre essa temática”, disse.