O prefeito Edivaldo entregou na manhã deste sábado (6) as obras de reforma da Escola Casa Familiar Rural (ECFR), localizada no bairro do Quebra Pote, zona rural de São Luís. A instituição integra a rede municipal de ensino e atende regularmente a 60 estudantes com conteúdos da grade curricular regular e também sobre técnicas de agricultura e criação de animais.
Durante a entrega da escola, o prefeito Edivaldo estava acompanhado do vice-prefeito, Julio Pinheiro; do secretário de Educação, Moacir Feitosa; e do Secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; dos vereadores Osmar Filho, César Bombeiro, Edson Gaguinho, Fátima Araújo, Francisco Carvalho, Joãozinho Freitas, Paulo Victor e Pavão Filho. O evento contou ainda com as presenças da gerente de meio ambiente, segurança do trabalho e relações institucionais da Alumar, Dulcimar Soares; e do gerente da refinaria da Alumar, Carlos Eduardo Caheté de Melo.
É a primeira reforma realizada na ECFR desde a sua inauguração, em 2002. Na época, a escola foi construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Instituto Alcoa. A unidade adota a pedagogia da alternância, inspirada no modelo francês implantado desde 1937, segundo o qual o aluno permanece na escola durante uma semana, de segunda a sexta-feira, e no período subsequente permanece em sua residência, colocando em prática os conteúdos aprendidos na escola.
O prefeito Edivaldo destacou que a reinauguração da escola é parte de um amplo pacote de ações da Prefeitura de São Luís na zona rural, em que se incluem ainda a entrega de sementes para produtores da região e a reestruturação de cadeias produtivas locais – ações realizadas nas últimas semanas. “Esta reforma é uma demonstração do grande esforço da administração municipal neste período de grave crise. Com esta obra, resgatamos um projeto para a zona rural de São Luís, garantindo tanto o ensino regular quanto a qualificação dos estudantes em temas pertinentes à área em que residem. Este projeto, assim como as outras iniciativas que já desenvolvemos na região, contribui para o desenvolvimento desta região da nossa cidade”, disse o prefeito Edivaldo.
Em visita, na última semana ao 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o Prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), acompanhado de sua equipe de governo, anunciou a parceria para a instalação de uma unidade do Colégio Militar e do Programa Bombeiro Mirim, naquele município.
“Agradecemos o convite do comando desta Corporação. Estamos aqui, hoje, para celebrarmos essa importante parceria para nossa cidade. Sabemos do importante trabalho dos Bombeiros, e vamos trabalhar conjuntamente para implantarmos um Colégio Militar, o Bombeiro Mirim, bem como outras atividades que atendam aos anseios da nossa população”, destacou o chefe do Poder Executivo Municipal.
O encontro fez parte das comemorações alusivas ao dia internacional dos bombeiros, e serviu para aproximar a gestão municipal e a Corporação. É a primeira vez, nos nove anos de funcionamento dos Bombeiros em Pinheiro, que um prefeito conhece às dependências e as atividades exercidas pelos militares na região. Ele foi recebido por oficiais e praças, e também pelas crianças da Creche do Padre Risso.
Na oportunidade, Luciano falou do seu plano de governo, das ações para melhorar qualidade de vida da população pinheirense e fez um balanço dos primeiros meses de sua administração. “Com essa união de esforços, quem sempre vai sair ganhando é a cidade, que hoje vive um momento de mudanças, de expectativas, de aproximação e diálogo com os moradores. Temos trabalhado para que retomar os serviços essenciais e para que nossa cidade cresça, e os Bombeiros tem um papel importantíssimo neste projeto”.
Para o comandante do 8º BBM, Tenente-Coronel Hilton Nogueira é um ato histórico e que engrandece o trabalho da Corporação, não só na cidade de Pinheiro, como em toda a região. “Foi um dia de festa para os Bombeiros e para Pinheiro. Em nove anos de fundado, o quartel nunca teve a visita do prefeito às suas dependências. A ideia do comando é implantar um Colégio Militar e o Bombeiro Mirim, e essa parceria veio no momento certo. Sabemos do compromisso do prefeito Luciano Genésio pelo melhor da cidade. Quero dizer que assim como o prefeito Luciano está trabalhando para garantir mais qualidade de vida à população, o Corpo de Bombeiros também tem como meta a prestação de um serviço com eficiência à comunidade”, afirmou.
Durante a visita, a tropa apresentou ao prefeito um plano de revitalização do pátio do quartel e solicitou apoio para que o mesmo receba recapeamento asfáltico.
Uma meta ambiciosa foi estipulada pelo prefeito Hilton Gonçalo em Santa Rita, o gestor quer elevar o IDEB para 6 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Ao deixar a administração municipal em 2012, a cidade tinha o segundo melhor indicador de todo o estado, porém agora regrediu e segundo a última avaliação do MEC possui a nota 3,7. Para mudar essa realidade, um investimento maciço está sendo feito na rede escolar e um dos primeiros passos foi a instalação de salas de informática com internet nas unidades de ensino.
No total, o município de Santa Rita possui 58 escolas e destas, 40 já contam com salas de informáticas, todas elas implantadas e reequipadas na gestão de Hilton Gonçalo nos primeiros quatro meses de 2017.
Além da oferta de computadores equipados com kit multimídia, Hilton Gonçalo também garantindo a instalação do serviço de internet, para que os estudantes possam ampliar seus estudos para além da sala de aula.
“Já deixei Santa Rita com o segundo melhor IDEB do Maranhão, agora nós vamos recuperar a qualidade do nosso ensino e temos uma ambição de chegar a nota 6. Só podemos transformar a realidade do nosso estado através da educação. Vou fazer o que for possível para garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, declarou o prefeito.
Além da instalação de salas de informática e internet, a Prefeitura de Santa Rita vem fazendo uma ampla recuperação em todas as escolas municipais e existe a intenção também de criar novas salas de aula.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu liminar ao Sampaio suspendendo o início da “nova decisão” do segundo turno do Campeonato Maranhense entre Cordino e Moto.
A primeira partida aconteceria logo mais às 15h45, no Estádio Leandrão em Barra do Corda.
Com a decisão, o Campeonato Maranhense ficará suspenso até que o pleno do STJD decida quem tem razão nessa briga entre Sampaio e Moto.
Essa é s decisão mais acertada e já deveria ter sido tomada antes inclusive do início da partida entre Sampaio e Moto, ainda pela semifinal do segundo turno, mas que só foi tomada agora após grande desgaste.
Por enqusnto, por conta de duas liminares concedidas pelo STJD em favor do Sampaio tudo leva a crer que o Tricolor levará mais uma no pleno.
A Prefeitura de São José de Ribamar divulgou na tarde desta sexta-feira (5), o resultado final dos aprovados no seletivo para ingresso gratuito no Curso Pré-Vestibular Municipal, instituição pública e especializada de ensino mantida com recursos municipais. As provas foram realizadas no ultimo domingo (30), na sede do Pré-Vestibular.
Cerca de 549 inscritos participaram do certame que oferece nesta edição, 160 vagas. Do total de oportunidades oferecidas não houve inscritos para as vagas destinadas ao programa Meninos do Santuário e candidatos com necessidades especiais.
O seletivo do Pré-Vestibular também contempla alunos que estejam cursando o 3º ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino e sejam residentes em São José de Ribamar e comunidade em geral.
A matrícula dos aprovados terá início a partir desta segunda-feira (08) e deverá se estender até quinta-feira (11), no prédio do Pré-Vestibular, localizado na Avenida Gonçalves Dias, Sede da cidade. Para efetuar a matrícula basta o candidato aprovado apresentar documento de identificação com foto no horário de 8h ás 13h e das 14h às 18h.
Cordino e Moto abrem neste sábado (6), a ‘nova decisão’ do segundo turno do Campeonato Maranhense depois que o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) cancelou a decisão iniciada na semana passada entre Cordino e Sampaio.
Muitos apostam que essa decisão não seguirá adiante ou até que nem aconteça, mas o fato é que a partida está marcada para às 15h45, no Estádio Leandrão.
Por ter melhor campanha do que o adversário, o Moto tem a vantagem e além de jogar a segunda partida em casa tem a vantagem dos dois resultados iguais.
Mas a vantagem neste confronto até aqui é do Cordino. Em dois jogos disputados na temporada, o Cordino venceu o primeiro em Barra do Corda por 2 a 1 e empatou no Castelão por 2 a 2.
O time do Moto fará a estreia do técnico Leston Júnior que fez experiências durante a semana e viajou cheio de mistério na escalação, mas com os desfalques de dois jogadores importantes Felipe Dias e Toni Galego.
O Cordino que fazer o resultado e inverter a vantagem do Moto na primeira partida e para isso aposta na boa fase do goleador Ulisses que sempre marca no Leandrão.