Faltam professores em escolas de Monção

0comentário
Alunos do ensino médio estão sem professores, denuncia deputada Andrea Murad (PMDB)

Pais de alunos das escolas José Mota Amaral e Getúlio Vargas em Monção estão revoltados com a falta de professores de Física, Matemática e outras disciplinas que não estão sendo lecionadas nas unidades estaduais. A deputada Andrea Murad denunciou que desde 2015 os alunos vêm sendo prejudicados e que a Seductem conhecimento do problema.

“A Seduc é sempre informada sobre a falta de professores em Monção. A Secretaria diz que está tudo em ordem, só que até o momento os alunos estão vindo mais cedo para casa por falta de professores. Essa situação já é do conhecimento das autoridades estaduais como o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que depois chega dizendo que está tudo bem, vamos ver se responde isso aqui. No dia 10 de abril, numa reunião com os pais, a comunidade escolar e os representantes da SEDUC comprometeram-se a resolver, mas até hoje nada mudou, estamos chegando ao final do primeiro semestre e os alunos mais uma vez saindo prejudicados por causa da inoperância da secretaria de educação”, explicou Andrea.

Em seu discurso, a deputada disse ainda que existem os professores contratados, mas que não estão cumprindo a carga horária nas escolas de Monção por causa de compromissos em outros municípios vizinhos.

“O mais grave de tudo, no meu ponto de vista, dessa denúncia, vem agora: os professores assinam o contrato na Gerência Regional de Santa Inês, mas eles não dão aula, porque eles vão trabalhar em outros lugares. Têm concursados que não cumprem as 40 horas, porque têm outras ocupações em municípios vizinhos, simplesmente as crianças ficam sem aula e tudo isso com a cumplicidade, porque eu enxergo isso como cumplicidade, da SEDUC que não toma providências para resolver. Tenho recebido inúmeras denúncias sobre esse mesmo problema. Já não basta a mentira da propaganda criando uma realidade de reformas e construções de escolas que não existem, eles deixam alunos até sem professor, prejudicando estudantes? É essa a educação oferecida pelo governo Flavio Dino? Vergonha passa longe ao ter coragem de ir para a TV e inventar uma realidade na educação do estado que não existe” discursou.

Foto: Agência Assembleia

sem comentário »

Saúde avança em São José de Ribamar

0comentário
Unidades Básicas de Saúde de Ribamar ganham Ambulatório de Tratamento do fumante

A Prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Saúde realizou nesta quarta-feira (31), a implantação de 32 Ambulatórios de Tratamento do Fumantes da rede municipal de saúde. O serviço que será oferecido dentro das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de garantir tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar.

A oferta do serviço reflete diretamente na prevenção da saúde, o que de acordo com o prefeito Luis Fernando, vem sendo feito desde o primeiro dia de governo com o intuito de reconstruir e cuidar da cidade

“Não temos feito outra coisa se não atuar em prol da população, na reconstrução do que foi destruído. Na saúde, de forma específica, encontramos o hospital e a maternidade, construídos em minha primeira gestão com recurso exclusivamente próprio, em completo estado de abandono. Unidades de saúde fechadas, filas quilométricas para marcação de consulta, realidades desumanas e que hoje estão sendo corrigidas com muita responsabilidade e primando pelo dinheiro público, que aliás, antes era gasto quase um milhão e novecentos mil e hoje não chega a um milhão e quatrocentos mil”, detalhou o prefeito.

A implantação dos ambulatórios, completou, “foi uma das promessa de campanha que hoje sai do papel para a realidade, e significa avançar na oferta de serviços preventivos, verdadeiramente necessários para a população”.

Para o secretário de estado da saúde, Carlos Lula, que esteve no município e visitou as unidades, esse é um momento bastante simbólico e que remete ao que deve ser feito em prol de quem precisa de ajuda. “De parabéns o município, pois se temos um usuário de cigarro e ele pede ajuda é porque realmente necessita ser ajudado, e esse é o papel do poder público, estender a mão e com políticas públicas eficazes oferecer o que for preciso para ajudar”, falou o secretário.

O paciente atendido no Ambulatório de Tratamento do Fumante vai receber acompanhamento multiprofissional, com oferta de médico, psicólogo, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, odontólogo, agentes comunitários, dentre outros. No total foram capacitados 325 profissionais que deverão atuar a partir de agora nos ambulatórios de tratamento.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Sousa Neto cobra licenciamento ambiental

0comentário
Sousa cobra de Dino solução para a liberação do licenciamento ambiental dos produtores rurais

O deputado estadual Sousa Neto (PROS) subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (31), para fazer um balanço da audiência pública, proposta por ele, que debateu sobre os entraves burocráticos causados pelo Governo do Estado para a obtenção do licenciamento ambiental e da outorga do uso de águas superficiais (DOAS), em todo o Maranhão.

O evento foi realizado na última quarta-feira (20), no Auditório Fernando Falcão, com as presenças dos deputados Júnior Verde (PRB), Valéria Macedo (PDT) e Fernando Furtado (PC do B), representantes de órgãos e instituições ligadas à área e grupos de produtores rurais de todo o Maranhão.

“Fizemos essa audiência pública para reivindicar do Governo Flávio Dino (PCdoB) que tome às providencias juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), já que milhares de produtores rurais estão sendo prejudicados com esse entrave da liberação da dispensa de outorga e da licença ambiental. Foi um evento bastante produtivo, que contribuirá com o fortalecimento do setor produtivo maranhense”.

Sousa explicou que, hoje,há uma divergência entre o Decreto nº 31.109 publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 11 de setembro de 2015, que institui o Programa de Adequação Ambiental de Propriedade e Atividade Rural do Estado do Maranhão, que concede autorização para licença ambiental e outorga de 50.000 m² e a Portaria de nº 060 da SEMA, que entrou em vigor no dia 21 de outubro de 2016, determinando que essa área fosse diminuída para menos de 3.000 m². “Essas duas medidas estão criando um atravanque muito grande para os produtores, agricultores rurais e de toda a classe que tenta buscar o incentivo nos bancos”, disse Sousa.

(mais…)

sem comentário »

Leston não quer saber de euforia no Moto

2comentários
Treinador do Moto, Leston Júnior diz que time ainda precisa melhora muito na Série C

Conter a euforia no Moto. Este é o desafio do técnico Leston Júnior antes do jogo com o CSA, no próximo domingo (4) pelo Campeonato Brasileiro Série C, em Maceió.

O técnico Leston Júnior disse que o trabalho no Moto está apenas no começo. Apesar da goleada por 4 a 0, contra o Confiança, o time ainda tem muitos erros que precisam ser corrigidos.

“Da mesma forma que eu não me desesperei quando o resultado foi ruim, não vou me deixar levar pelo resultado positivo. O trabalho ainda está no começo, temos ainda muito para acertar, muitos erros para corrigir”, disse.

E está totalmente correto o técnico rubro-negro. De fato o Motyo não conquistou absolutamente nada. A vitória foi importante, mas já faz parte do passado. O Moto tem que entender que cada partida na Série C é uma decisão e assim deve tomar todo o cuidado com o CSA, mas não deve ter medo do adversário.

O Moto precisa ser cauteloso, mas deve buscas um outro bom resultado. Somente assim o time vai evoluir e ganhar definitivamente a confiança da sua torcida e entrar definitivamente na briga por classificação.

Foto: Welliandrei Campelo

2 comentários »

Base no MA está pronta para uso de países

0comentário
Centro de Alcântara está pronto para uso por países parceiros, diz ministro Raul Jungmann

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, já está pronto para uso pelos países parceiros, Estados Unidos, França, Rússia e Israel, que demonstram interesse na estrutura do local, disse hoje (31) o ministro da Defesa, Raul Jungmann, que participou do Fórum de Investimentos Brasil 2017, na capital paulista.

“Está pronta e acabada, é só virar a chave. Com aquela localização [privilegiada], a gente precisa, de fato, gerar recursos”, declarou o ministro.

Segundo ele, o Ministério das Relações Exteriores firmou acordo com os Estados Unidos, que deve ser o primeiro país a utilizar o centro. A França também enviou, há um mês, uma equipe que conheceu a unidade. Ainda não há prazo, no entanto, para o início das operações.

O ministro citou a dificuldade de expansão da base por causa da questão quilombola. A área de 60 mil hectares foi desapropriada, restando 8 mil hectares para os lançamentos da plataforma. “Se você tiver mais 12 mil hectares, e isto está em negociação, você vai poder colocar até seis países no centro de lançamento. Seria uma melhora muito grande nos recursos”, disse. Segundo ele, com a expansão, os recursos passariam de US$ 1,2 bilhão para US$ 1,5 bilhão.

A base opera no lançamento de foguetes em menor escala. “Não tem lançamento de satélites, tem de foguetes de pesquisa”.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Glalbert defende projeto na Vila Conceição

0comentário
Deputado Glalbert Cutrim defende projeto social para Vila Conceição em São Luís

O deputado Glalbert Cutrim (PDT), esteve reunido com o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, nesta terça-feira (30), para tratar sobre um projeto esportivo destinado às crianças da Vila Conceição, em São Luís. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), no Outeiro da Cruz.

Acompanhado de representantes da Associação de Moradores da Vila Conceição, do bairro Altos do Calhau, entre eles o presidente da associação, Carlos Henrique Figueiredo, o deputado Glalbert defendeu a importância de incentivar a pratica educacional e esportiva na comunidade.

“Recebemos uma demanda da Vila Conceição para um projeto com crianças, e viemos solicitar ao secretário, Márcio Jardim, a inclusão da associação e do projeto, que deve beneficiar em torno de 200 crianças, na Lei de Incentivo ao Esporte. O secretário deu encaminhamento para que possamos, no prazo mais rápido possível, fazer com que esse projeto saia do papel e venha beneficiar várias famílias”, disse o deputado Glalbert Cutrim.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Conceição, Carlos Henrique Figueiredo, falou da importância de ter políticos jovens atentos a causas sociais. “Falamos com o deputado Glalbert Cutrim, que prontamente se dispôs a nos ajudar junto ao secretário de Esporte, o que demonstra a sensibilidade de ter um político jovem, que sabe da importância do esporte na vida das crianças e adolescentes. O projeto tem o objetivo de atender 200 crianças com as modalidades de futebol e basquete, além de atividades de lazer”, disse.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Braide vistoria Barragem do Bacanga

0comentário
Braide participa de vistoria na Barragem do Bacanga e garante compromissos para comunidade

O deputado Eduardo Braide participou na tarde desta terça-feira (30), da vistoria nas obras de reforma da Barragem do Bacanga. A obra, retomada em dezembro de 2015, deveria ter sido entregue no ano passado. Por conta do atraso na obra e de incidentes ocorridos pela não conclusão da reforma – a exemplo da mortandade de peixes – a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia realizou a vistoria.

“Viemos aqui ver o andamento e pedir a agilidade na entrega das obras. Além disso, ouvir da comunidade, os principais problemas enfrentados durante essa reforma, que já deveria ter sido entregue em dezembro do ano passado”, disse o deputado Eduardo Braide.

A vistoria contou com a participação de pescadores, moradores da área, representantes do Governo e da empresa responsável pela obra na barragem.  “A gente só queria uma maneira de sobreviver, mas com dignidade. A gente quer ganhar trabalhando e trabalhando em prol desse lago que é nosso”, afirmou o pescador Domingos Viegas Sousa, que reclamou da falta de peixes, o que segundo ele, tem prejudicado os pescadores da região.

Ao fim da vistoria, Eduardo Braide conseguiu, em reunião com pescadores, moradores e representantes do Governo do Estado e da empresa responsável pela obra, os seguintes compromissos: recuperação emergencial da passarela da ponte sobre a barragem; providenciar a renovação da água do Lago do Bacanga para a oxigenação e entrada de peixes e a realização de um estudo ambiental no Lago do Bacanga em função do impacto do novo projeto de comporta executado.

“A vistoria foi muito produtiva porque conseguimos, além dos compromissos, a data de entrega da obra, marcada para o dia 21 de agosto, segundo os representantes da Sinfra. Mas continuaremos acompanhando o andamento das obras para que ao final da reforma da Barragem do Bacanga, a obra cumpra com o seu papel: regular a água não deixando alagar as áreas próximas do Lago do Bacanga e não tirar o emprego e renda de quem sempre viveu do lago”, finalizou.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Fé e devoção marcam festa em Alcântara

0comentário
Fé e Devoção movimentam abertura da tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara

Uma tradição secular marca uma das mais tradicionais festas religiosas do país, a Festa do Divino, em Alcântara Maranhão, preparada com pelo menos um ano de antecedência pelos moradores da cidade. Com a intenção de preservar essa expressão da identidade do povo maranhense e fortalecer o turismo da região, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, e o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão; estiveram na cidade de Alcântara na última sexta-feira (26) representando o Governo do Maranhão, que mais um ano apoia o evento garantindo o cumprimento do calendário religioso e popular da cidade histórica.

Iniciada na quarta-feira (24), a festa do Divino Espírito Santo acontece durante 12 dias, enchendo as ruas antigas e os casarões de Alcântara de alegria, diversidade cultural e turistas; em especial pela peculiaridade que a distingue de outras festas, a presença marcante das caixeiras que tocam e cantam contagiando todas as pessoas que acompanham os cortejos.

Para o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, a Festa do divino Espírito Santo é um valioso patrimônio cultural e como tal precisa ser preservado e renovado. “A maravilha da festa está justamente na simbologia de cada rito e na tradição. A comunidade toda se mobiliza para a festa, passando os ensinamentos para as próximas gerações. Vamos trabalhar para preservar e difundir esse maravilhoso patrimônio do Maranhão” – garantiu.

O prefeito de Alcântara, Anderson Wilker (PCdoB), comemora o desenvolvimento que a festa leva para a cidade, o que é reforçado pela parceria com o Governo do Maranhão. “Em nome do povo de Alcântara agradeço ao governador Flávio Dino e toda a sua equipe, que tem colaborado muito com o nosso município. Essa parceria é fortalecida durante a Festa do Divino, que movimenta a cidade e aquece a nossa economia”, pontuou o gestor municipal.

(mais…)

sem comentário »

Parceria viabiliza São João em Pinheiro

0comentário
Waldir Maranhão, Vinícius Louro, Marcelo tavares e Luciano Genésio no Palácio dos Leões

O prefeito Luciano esteve com o deputado estadual Vinicius Louro (PR) nesta segunda-feira (29), no Palácio dos Leões onde foram recebidos pelo secretário Chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, acompanhado do deputado federal Waldir Maranhão (PP).

Nesta audiência, Vinicius Louro levou a comitiva para tratar da viabilização dos recursos do Governo do Estado para o São João da população pinheirense.

O prefeito agradeceu a parceria através da emenda parlamentar junto ao Governo do Estado e ressaltou a amizade que tem com o parlamentar.

Entre as atrações do são João em Pinheiro que acontece entre 22 de junho a 2 de julho, no Parque do Povão estão: Bruno Shinoda, Banda Miragem, Forrozão Tropikália, Lucas Seabra, Forró Sacode, Gerrard Lima, Igor Oliveira e Bruna Karla.

Foto: Divulgação

sem comentário »

Ruy mostra otimismo com início do MAC

0comentário
Após bom início na Série D, Ruy Scarpino quer time do MAC com foco e vitórias na sequência

O técnico Ruy Scarpino está bastante confiante após o bom início do MAC no Campeonato Brasileiro Série D.

O time atleticano empatou com o Potiguar na estreia por 0 a 0, fora de casa e goleou o Ríver no domingo, por 3 a 0, no Castelão. Ruy acredita numa evolução ainda maior do MAC nos próximos jogos.

Mas ele adverte que o bom início não deve servir para acomodar a equipe. “Precisamos continuar focados e buscar mais um resultado positivo que nos dará mais tranquilidade na fase de volta”, disse.

De fato Ruy tem toda razão. O MAC precisa ganhar do Guarani de Sobral, no próximo domingo. Com 7 pontos ganhos, o MAC precisará de apenas mais uma vitória em três jogos para garantir a classificação.

Mas a partir daí terá que pontuar e tentar chegar entre as oito melhores equipes para que possa garantir vantagem no mata-mata e jogar a segunda partida em casa.

O MAC não deve se acomodar com a classificação. Tem que buscar a pontuação máxima que vai ser fundamental da segunda fase em diante.

Foto: Divulgação/ MAC

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS