Em comemoração ao Dia do Trabalho – 1º de maio – o prefeito Edivaldo contemplou a comunidade rural produtora, no Quebra Pote, com veículo para transporte de hortifrutis. A entrega do caminhão frigorífico foi realizada na manhã deste sábado (29), na sede da Escola Casa Familiar Rural (ECFR), localizada na Estrada do Quebra Pote.
A entrega é fruto de parceria com o Governo do Estado e dá continuidade à política municipal de reestruturação da cadeia produtiva de hortaliças e frutas, promovida pela Prefeitura de São Luís, com ênfase na produção de polpas de fruta na região do Quebra Pote.
O prefeito Edivaldo destacou o momento como incentivo indispensável à produção agropecuária na zona rural da capital. “Estamos promovendo um conjunto de ações que têm como objetivo reestruturar esta cadeia produtiva e garantir as devidas condições ao produtor para que possa produzir e comercializar seus itens. A entrega deste caminhão é mais uma etapa incluída no projeto e que prossegue com mais iniciativas em beneficio destas comunidades produtoras. Frente ao momento crítico que o país enfrenta, esse impulso para a economia é de extremo significado”, enfatizou o prefeito Edivaldo, durante a entrega do veículo.
“Com esse veículo equipado e adequado, os agricultores terão melhores condições de transportar seus produtos, evitando avarias e com mais segurança. Era um desejo da comunidade conseguir um meio de transporte que auxiliasse no escoamento da produção e a Prefeitura está proporcionando isto a eles”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues.
Cordino e Sampaio empataram por 1 a 1, na primeira partida decisiva do segundo turno do Campeonato Maranhense. A partida esteve ameaçada de não ocorrer devido a uma disputa de liminares, mas acabou mantida graças a uma decisão no fim da manhã de hoje no STJD.
O Sampaio abriu o placar logo a 1 minuto com o volante Diego Silva. E teve a chance de ampliar o placar em cobrança de pênalti que Hiltinho chutou para fora.
O gol de empate do Cordino foi marcado por Alisson no fim do primeiro tempo.
Com o resultado, o Sampaio precisa de um simples empate para conquistar o segundo turno e garantir vaga na final contra o próprio Cordino. O time de Barra do Corda terá que vencer por qualquer placar para conquistar o returno e o título inédito de campeão maranhense.
A partida de volta entre Sampaio e Cordino será disputada na quarta-feira (3), às 20h15, no Estádio Castelão, em São Luís.
A prefeitura de São José de Ribamar por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, assinou nesta sexta-feira (28), convênio para a oferta de cursos profissionalizantes que beneficie a população ribamarense.
O convênio prevê inicialmente a oferta de treinamentos de iniciação profissional, aperfeiçoamento e qualificação, voltados há cinco áreas específicas com duração de 12 meses (doze) e carga horária de 40 à 160 horas a depender do curso.
Entre os cursos oferecidos, estão: Assistente Administrativo, Mecânico de Refrigeração, Pedreiro, Pintor, Instalador Hidráulico, Doces e Salgados, Operador de Computador. Cada curso terá um perfil diferenciado, devendo aos candidatos preencherem aos pré-requisitos necessários para obtenção da vaga.
De acordo com o prefeito Luis Fernando, a parceria vai possibilitar qualificação profissional apenas aos jovens como também adultos que necessitam de recolocação no mercado de trabalho.
“Essa é mais uma ação de valorização e reconstrução do nosso município. Uma vez que disponibilizamos oferta de cursos que qualifique nossa população, estamos oportunizando a recolocação de jovens e adultos no mercado de trabalho e com isso fomentando o aquecimento de nossa economia”, explicou o prefeito destacando a parceria do Sistema FIEMA, e sua excelência na oferta de educação profissional.
O Centro Histórico de São Luís ganhou mais uma Casa de Cultura completamente reformada pelo Governo do Estado. O prédio do Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) foi reinaugurado pelo governador Flávio Dino na noite desta sexta-feira (28), depois de passar por ampla revitalização em toda sua estrutura. O novo espaço dará dignidade e melhores condições e marca momento histórico da formação teatral de maranhenses.
O governador Flávio Dino enfatizou que hoje o Maranhão possui uma política cultura permanente, e não só em épocas como São João e Carnaval, como acontecia no passado. “É claro que o São João, o carnaval são momentos especiais da nossa ação cultural. Porém é preciso compreender que política cultural se deve fazer o ano inteiro, todos os dias. E os centros de formação, as escolas, tem um papel fundamental nisso”, destacou.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Diego Galdino, destacou que o Cacem segue um cronograma para a revitalização de todas as casas de cultura, conforme o programa ‘Mais Cultura e Turismo Infraestrutura’, implementado pelo governador Flávio Dino e que pretende dar condições de funcionamento para prédios que há muito tempo não recebiam nenhum tipo de reforma ou manutenção.
“Nós recebemos a gestão a Secretaria com as casas praticamente no chão, sem dignidade para os alunos e frequentadores. Já conseguimos entregar o Convento das Mercês, a Escola de Música do Maranhão e como parte desse projeto estamos entregando o Cacem, acredito que um dos prédios em condição mais críticas, com 30 anos sem intervenção físicas e estruturais. Assumimos e em 45 dias estamos deixando um espaço digno para o alunos, passando desde a reforma na parte elétrica ao forro, que estava prestes a cair, hoje estamos transformando isso, para que eles tenham oportunidade e condições para se tornarem artistas”, explicou Diego Galdino.
Localizado na Rua de Santo Antônio, nº 166, em São Luís, o prédio foi usado pela Escola de Música do Estado do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, durante dez anos, quando recebeu sua única reforma, no ano de 1987. O Cacem começou a funcionar no local somente em 1997. Desde então, a estrutura ficou sem reparos, o que deteriorou completamente a estrutura.
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) concedeu liminar que garante a realização da primeira partida decisiva pelo segundo turno do Campeonato Maranhense entre Cordino e Sampaio.
A informação é do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo Lobato Gonçalves.
A partida confirmada para hoje, às 15h45, no Estádio Leandrão, em Barra do Corda havia sido suspensa ontem, por meio de uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA) , Roberto Feitosa.
O julgamento do processo que suspendeu a partida será realizado na próxima terça-feira (2) pelo TJD, mas o Campeonato Maranhense prossegue com a partida de hoje e na próxima quarta-feira, às 20h15, no Estádio Castelão, no jogo de volta entre Sampaio e Cordino.
O professor, Procurador Federal, presidente da Fundação da Memória Republicana e Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tomou posse, nesta sexta-feira (28), no Convento das Mercês, na Cadeira 24 da Academia Ludovicense de Letras (ALL) e na Cadeira 13 do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Estiveram presentes o governador Flávio Dino e o prefeito de São luís Edivaldo Holanda Júnior, além de familiares e amigos.
“Uma noite memorável. Ser empossado como membro da Academia Ludovicense de Letras e sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi um momento indescritível em minha vida. Parafraseando Gabriel Garcia Márquez: nunca, em nenhuma circunstância, esqueci ou esquecerei que na verdade da minha alma não sou imortal, sou apenas um dos filhos de Phil e Rita, e pai de Alice e Júlia. Meu muito obrigado a todos que estiveram e estão comigo sempre”, destacou Felipe Camarão.
O novo acadêmico foi eleito para a ALL no dia 17 de dezembro do ano passado e será o primeiro ocupante da Cadeira patroneada por Viriato Corrêa. No IHGM, a aclamação do nome de Felipe Camarão para ingresso na entidade aconteceu em Assembleia Geral Ordinária, realizada em outubro de 2016, para ocupar a Cadeira patroneada por Raimundo José de Sousa Gayoso.
A Prefeitura de São Luís e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA), celebraram nesta sexta-feira (28), Convênio de Cooperação Técnica com objetivo de desenvolver ações para aprimoramento técnico, empreendedorismo e potencialização comercial da produção agrícola proveniente da zona rural do município.
A parceria institucional será desenvolvida por meio de consultoria e ações efetivas na parte de gestão, capacitação e comércio de produtos alimentícios. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Edivaldo, o diretor superintendente do Sebrae-MA, João Martins, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual da instituição, Edilson Baldez, em solenidade no Palácio La Ravardière com participação do vice-prefeito, Julio Pinheiro, secretários municipais, corpo técnico da entidade de desenvolvimento e imprensa.
“Neste momento em que enfrentamos uma crise sem precedentes, penalizando enormemente governos municipais, a realização de parceria é muito importante. O Sebrae-MA tem sido um grande parceiro ao longo da nossa gestão. Desta vez, estamos fortalecendo o pequeno produtor da zona rural do município e o segmento da agricultura familiar”, comemorou o prefeito Edivaldo.
Articulador da parceria, o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Ivaldo Rodrigues, acredita que o apoio técnico aos produtores na assistência técnica, e, principalmente, o aprimoramento da comercialização nos mercados e feiras darão resultados positivos.
“Esperamos consolidar uma política de abastecimento desenvolvido pela Semapa com o aprimoramento do trabalho. O Sebrae-MA é um parceiro extraordinário e desempenha papel fundamental para o desenvolvimento sócioeconômico do município por meio de seus programas”, disse Rodrigues.